Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

domingo, 3 de junho de 2018

Qual é o Seu Objetivo Financeiro: Ter luxo ou Tranquilidade Financeira? (Guest Post)

Olá amigos e amigas do blog!

Esta postagem é o que chamamos de 'Guest Post', escrito e enviado pelo site xBinOP, que me contatou pedindo um espacinho em nosso site, para divulgação da postagem e de seu site. Segue abaixo na íntegra!

Quer publicar um artigo aqui no Viver de Construção? Clica ali na parte de Contatos, e me escreva um e-mail, tá bom?

Vamos ao artigo!




Você busca viver com luxo ou ter tranquilidade financeira? Qual é o seu objetivo financeiro?

Considerando a sua vida financeira, você trabalha para obter tranquilidade financeira ou para ter uma vida luxuosa? É importante entender que cada decisão que tomamos em relação às finanças, possui um significado em nossas vidas. E você se vê preparado para tomar decisões acertadas?




Considere a sua aposentadoria, então, o que você espera? Ao considerarmos a maioria das pessoas, queremos uma aposentadoria com estilo, certo? A pergunta agora é: você está preparado para alcançar esse objetivo?

Planejamento é a chave do sucesso financeiro

Para um futuro financeiro tranquilo ou com luxo, não adianta apenas ter um bom planejamento financeiro após os 30 anos de idade. É necessário, em ambas as situações, planejar desde o primeiro dia de trabalho.

Mesmo que não perceba, você já começou a se planejar desde a primeira vez que tomou decisões sobre como usar ou investir o seu dinheiro. Naquela época você já aprendeu que o investimento é importante, mesmo que ele tenha sido para gastos básicos.

Porém, para alcançar o seu objetivo e ter um futuro financeiro como sempre sonhou, é preciso tomar as decisões necessárias.

Definindo seus objetivos financeiros

É neste exato momento que você deve parar tudo e refletir sobre seus propósitos de vida. Com certeza você deve estar querendo diversas coisas a curto prazo, mas está considerando o seu futuro? Se você investir em coisas que sejam positivas a longo prazo, está no caminho certo.

Não temos como falar no que você deve investir, já que os objetivos financeiros é algo bastante pessoal. Ele deve ser traçado dentro da configuração familiar e de seus planos para o futuro.

Entre as coisas que as pessoas mais investem ainda quando não atingiram a meia-idade, estão: casa própria, veículo, viagens, abrir seu próprio negócio, bem como também reformas no imóvel, troca de veículos a cada um ou dois anos e outras.

Porém, muitos ainda só vão se atentar às reservas para a aposentadoria na meia-idade. Por isso é fundamental definir objetivos financeiros que visam um futuro mais distante. Dessa forma você terá tempo para planejar e acumular bens para atingir suas metas, seja um futuro financeiro tranquilo ou luxuoso.

Dicas para obter o sucesso financeiro




Se planejar e poupar são os primeiros passos para ficar rico ou financeiramente tranquilo. Porém, é preciso seguir ainda outros passos. Um deles é se informar sobre o mercado financeiro para saber em que deve investir.

Depois, você deve focar na sua capacitação e isso você consegue lendo sobre o assunto e participando de eventos ou até mesmo fazendo um curso.

Esses passos são essenciais para que você entenda sobre estratégias de finanças e aprenderá como muitos dos grandes investidores definiram uma linha, conforme seu estilo e necessidade.


Através dessas ações você vai compreender como boa parte do sucesso desses grandes investidores é resultado de investir na compra de ativos de qualidade e no momento certo. Ou seja, quando estavam baratos, como é o caso do bitcoin e outras criptomoedas existentes no mercado hoje. Aqui você também pode conferir as criptomoedas mais baratas para melhor entendimento do tópico.

Mas atenção! Jamais perca o foco em sua estratégia, pois investidores bem-sucedidos realizam aplicações em determinados ativos quando as perspectivas são positivas. Lembre-se de que o diferencial está na avaliação dos riscos e após isso, você estará preparado para o último passo para conseguir atingir o seu objetivo financeiro, seja ele de ficar tranquilo ou viver luxuosamente.

Investindo na construção de imóveis de alto padrão

Pensando em construir um imóvel de alto padrão? Saiba que bitcoin já está sendo aceito por algumas construtoras. Você pode seguir o exemplo de grandes investidores e utilizar essa criptomoeda para investir no seu futuro.

O mercado já conta com construtoras de imóveis residenciais de alto padrão que estão apostando na moeda digital e assim, conseguir diversificar as opções financeiras. Essa é uma forma das construtoras lucrar e abrir portas para que novos clientes surjam.

Entre as empresas que aceitam os bitcoins como forma de pagamento, está a Construtora Katz, que atua no mercado de Minas Gerais. Essa construtora cobra um preço médio de R$ 700.000 a R$ 1 milhão por apartamento e começou a aceitar a moeda digital como parte ou para pagamento total da construção de prédios residenciais luxuosos em 2018.

Outra construtora a aceitar a criptomoeda é a Tecnisa, que desde 2014 passou a vender apartamentos através de bitcoins. De acordo com o executivo da empresa, o bitcoin não será a principal forma de pagamento, mas aceitar a moeda digital dá notoriedade aos negócios.

Ele ainda informa que a Tecnisa efetou o pagamento de um ágio de 5% para quem comprar os imóveis utilizando bitcoins em 2017. Para vendas finalizadas em 2018, a empresa pretende elevar esse percentual.

No geral, a moeda digital pode ser usada tanto para a aquisição de imóveis, como de lotes e outros empreendimentos, conforme cada empresa. Se você quer ter uma casa luxuosa, essa é mais uma forma para comprar o seu bem.

Se você ainda não utiliza o bitcoin, saiba que essa é a criptomoeda mais utilizada em todo o mundo e são muitos os estabelecimentos que estão aceitando como forma de pagamento.

Conclusão

Após entender o funcionamento do mercado, você deve avaliar se ele está sub-avaliando ou superestimando determinado risco. 

Se você vai investir em ações, esteja preparado se precisar absorver uma queda significativa em sua carteira, de forma mais tranquila.

Quando conseguir dominar isso, você vai saber que a princípio as suas aplicações estarão sendo colocadas em risco, porém, conseguirá não tomar decisões precipitadas. 



Ou seja, você estará pronto para avaliar o risco e, se errar, conseguirá aprender e crescer com os seus erros.

Artigo escrito e enviado pelo site xBinOp.

18 comentários:

  1. Olá, VDC e Luana.

    Muitos não estão preparando para a aposentadoria, mesmo na meia idade. Para piorar ainda mais, muitos acham que estão investindo (carro, casa de campo, etc), mas na verdade estão adquirindo passivos quando atingem a maturidade no trabalho.

    Como você disse, planejamento é crucial para se ter uma vida confortável no futuro, porém, o que a grande maioria das pessoas está fazendo? Vivendo no luxo ou se preparando para ter uma vida confortável e sustentável?

    Ótimo artigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá G65!

      Realmente o texto nos abre a mente, gostei bastante, a Luana e o site Xbinop estão de parabéns!

      Eu luto diariamente para manter o foco na IF e na qualidade de vida, ao invés do luxo.

      A vontade de comprar uma cobertura de 1 milhão é alta, porém não farei isto rs.

      A propósito, acabei de postar isto sobre FIIs de Aposentadoria lá no Informaremos. http://informaremos.com/fundos-imobiliarios-para-aposentadoria/

      Abraço

      Excluir
  2. Achei bem interessante este artigo, pois tem haver comigo, atualmente estou com 35 anos e só agora estou começando a investir, antes não tinha cabeça e muito menos interesse.
    Comecei a aprender ano passado sobre educação financeira, assistindo canais do Youtube do Guastavo Cerbasi principalmente e outros educadores financeiros.
    Atualmente não estou no patamar financeiro que gostaria, mas o que está me ajudando antes de tudo é que estou com minha vida financeira um pouco equilibrada e tenho uma planilha de despesas que comecei ano passado e desde que comecei a anotar minhas despesas deu um grande diferencial e o dinheiro tem rendido um pouco mais.
    No meu caso nao quero uma vida de luxo e muito menos me interessa, quero ter uma vida financeira tranquila e aos poucos estou conseguindo me adequar.
    Estou cortando os gastos supérfulos, cartão de credito e cheque especial é algo que não tenho mais.
    Já tive muitos prejuízos financeiros com eles, passei em um concurso público e estou esperando me chamarem e o dinheiro que receberei do salário pretendo fazer aplicações mensais.
    Atualmente so tenho uma previdência privada pela caixa econômica que está rendendo muito pouco e as taxas de carregamento e administração são altas, quando fiz esse plano nem sabia dessas duas taxas e guardo um dinheiro na poupança.
    Quero adquirir um bom conhecimento em renda variável para poder investir na bolsa de valores.
    Em relação a comprar carro isso passa bem longe da minha mente, pois moro no RJ, mas futuramente pretendo sim ter um imóvel próprio, pois aluguel pra mim não vale muito a pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon!

      Nunca é tarde para começar. Parabéns pela visão e planejamento.

      Eu atingi uma etapa que chamo de Tranquilidade Financeira, escreverei mais uma postagem sobre o tema, e digo: Valeu a pena cada esforço.

      A tranquilidade de saber que se me demitirem eu conseguirei pagar as contas e nem precisarei correr pra arrumar novo emprego, é muito grande. Tenho imensa paz.

      A propósito, como você está pensando em investir pra aposentar, lhe convido a ler meu novo artigo no Informaremos sobre FIIs de Aposentadoria: http://informaremos.com/fundos-imobiliarios-para-aposentadoria/

      Um abraço

      Excluir
  3. VDC e Luana,

    Gostei do post.
    Capacitação é muito importante. Se com ela já erramos, imagine sem.
    Acredito que a blockchain e as criptomoedas vieram para ficar - só não sabemos quais realmente estarão presentes a longo prazo. Das mais de mil criptos, acredito que poucas, bem poucas, ficarão.

    Boa semana!
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simplicidade,

      Eu já tenho as minhas dúvidas quanto às criptomoedas, sinceramente.

      Um abraço

      Excluir
  4. Olá VDC e Luana.

    Parabéns pelo post.
    Eu procuro atingir a IF, mas sem luxos. Quando vivemos uma vida simples é bem mais fácil, pois não ficamos preocupados em atingir milhões para conseguir a IF.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy!

      Concordo 100%. Com cobertura, Hilux e viagens a cada 6 meses pro exterior fica muito difícil atingir a IF, para nós trabalhadores.

      Abraço

      Excluir
  5. Pra mim quem vai definir o estilo de IF serão os resultados dos meus investimentos, quando os dividendos entrarem a prioridade vai ser reinvestir o necessário para manter o poder de compra, pagar as contas básicas e por último oq sobrar vai para o "luxo" que possível. Sei que precisarei me "desintoxicar" dessa obsessão por poupar e farei um esforço para realmente gastar esse dinheiro do "luxo" (caso sobre) ao invés de investir em um ativo que andou caindo muito....rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IF.

      Faz todo sentido. Meu plano de IF é receber uma renda passiva que me permita viver o mês e aportar parte, pelo menos 20% a 30% do valor.

      Um mês ou outro pode gastar tudo, mas é obrigatório reinvestir pro patrimônio não acabar.

      Abraço

      Excluir
  6. sem luxos, apenas tranquilidade. vida de classe média para mim é luxo.

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Scant!

      A IF não é carro importado e jatinho, e sim manutenção de um bom padrão de vida com renda passiva.

      Abraço

      Excluir
  7. Minha meta é tranquilidade de vida!
    Imagina vc não dependendo tanto do seu trabalho, vc poder fazer algum outro trabalho com maior prazer mesmo ganhando menos! Vc não aturar desmandos de ninguém, viver sem medo de desemprego.. vc poder comer o que gosta sempre. Ter possibilidade de viajar ( sem necessariamente gastar rios de dinheiro , podem ser viagens pra lugares bons e em conta ).

    Enfim essa liberdade na vida é algo que almejo e considero ser a Felicidade de verdade.. Mto mais do que um carro caro ou outros luxos que no fundo são coisas supérfluas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      É exatamente este meu objetivo. Ter a opção de dizer "Não".

      Abraço

      Excluir
  8. Artigo interessante e completo, mostrando uma visão geral do assunto.

    Em relação a escrever um artigo para o blog Viver de Construção recomendo a todos. Fiz um parte de um artigo para o site Informaremos (que é outro site do viver de construção, se ainda não conheces, passa por lá para conhecer) foi uma ótima experiência!

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Dil!

      O post sobre ações ficou muito completo mesmo.

      É isto aí!

      Abraço e obrigado!

      Excluir
  9. O ideal é um equilíbrio. Na minha opinião não vale de nada eu ter uma vida ruim (carro velho, casa na periferia, etc) só pra poder ter uma renda passiva que cubra esse custo de vida e me considerar independente financeiramente.

    Também não adianta cair nas armadilhas do consumismo e ser um escravo das coisas. É preciso achar um equilíbrio!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo SM! Tem que saber qual o status de vida quer levar, e baseado nele obter a renda que garanta este padrão com uma sobra de pelo menos 20%. Abraço

      Excluir

Obrigado pela presença! Aprovarei rapidamente seu comentário e responderei brevemente! Grande abraço, VDC - Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...