Total de visualizações de página

domingo, 23 de abril de 2017

Construir Casas Geminadas: Vale a Pena? Boa ou Má Ideia?

.
.

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Ao som de Alice in Chains, Green Day, Queens of the Stone Age, Pearl Jam, dando uma lida em algumas coisas na internet, pesquisando, achei este texto legal e decidi compartilhar aqui com meus comentários.

O texto aborda sobre Casas Geminadas, as minhas queridinhas!


...
..
.

.
.

Construir uma casa geminada pode parecer uma boa ideia, principalmente devido à possibilidade de conseguir uma poupança substancial, mas como vamos ver ao longo deste artigo, esse tipo de construção também é sinônimo de muitos problemas.

Há alguns anos existia uma grande tendência de construir casas geminadas. Aliás, basta caminharmos um pouco pelos bairros mais antigos das nossas cidades para que logo consigamos identificar muitas casas geminadas.

Uma casa geminada partilha o telhado e a estrutura, mas é composta por duas moradias separadas. Muitas pessoas optam por construir duas casas no mesmo terreno, conseguindo assim poupar a esse nível.

Mas com a poupança também vêm inúmeros problemas, que em muitos casos fazem com que a escolha de construir uma casa geminada se possa transformar em um autêntico pesadelo.

Conheça os principais problemas de construir uma casa geminada:

.
.

>>> Mais ou menos, não é assim não. Se bem construídas, com boa estrutura, e com uma boa definição de regras – leia-se Convenção de Condomínio – Nada a se reclamar.

Ruído

Como as moradias são separadas apenas por uma parede, o ruído é um problema real e constante deste tipo de construção. O problema se torna ainda mais grave quando a construção é de fraca qualidade e não consegue isolar o barulho de forma apropriada.

O resto é fácil de imaginar: Caixa de som a tocar todo o dia, vizinhos que gostam de ver a TV alta noite fora, vizinhos que têm filhos pequenos que choram todo o dia ou até vizinhos que deixam os cães a ladrar todo o dia dentro de casa.

Os problemas a nível de ruído pode ser os mais variados e são difíceis de resolver.

>>> Tijolo 12 furos nas paredes centrais. Dependendo do nível das casas, vale a pena pesquisar por isolantes acústicos.

.
.

Infiltrações

A mesma parede que muitas vezes não consegue atenuar o ruído, também pode sofrer de infiltrações. E se essa parede que faz a divisória entre as casas sofrer de uma infiltração, poderá ser necessário fazer a manutenção em ambas as casas, para assegurar que a questão fica resolvida.

>>> Tudo se trata de uma estrutura única, logo, reparos estruturais afetam ambos os donos. É  a mesma coisa em prédios ...

Ventilação e Iluminação

Este é outro dos grandes problemas de construir uma casa geminada. Um dos lados da casa terá que ser sempre uma parede sem janelas e portas. Para que a casa não se torne demasiado quente e escura é necessário fazer um planejamento cuidado, dotando o lado inverso da casa de muita luz.

É necessário fazer um bom trabalho a nível de disposição dos cômodos para tentar garantir que a luz natural chega a todos os cantos da casa.

>>> Basta usar os outros lados ué!

Legislação

Em algumas cidades brasileiras já existem regras que condicionam a construção de casas geminadas. Continua a ser possível construir casas paralelas, desde que todas as estruturas sejam independentes, mas a construção de casas geminadas (casas que partilham estruturas como o telhado), vem sendo alvo de restrições.

Se pensa construir uma casa geminada é melhor consultar antes o departamento de urbanismo de sua prefeitura, ou em alternativa, contate um engenheiro civil.

Construir uma casa geminada é uma Boa Ideia?

Depois de tudo o que você acabou de ler aqui a resposta deve ser simples: não. É claro que existem situações muito particulares em que este tipo de construção pode ser ponderado, mas mesmo nesses casos é importante que você entre em contato com a prefeitura, para saber se pode realmente construir uma casa geminada onde pretende.

...
..
.

>>> Conclusão terrível deste texto!


É claro que vale a pena construir Casas Geminadas!

Alguns clientes tem certo preconceito com Casas Geminadas, mas, em apartamentos às vezes é até pior: Você terá vizinhos em cima, em baixo, e ao lado!

.
.

Logicamente, qualquer construção deve constar sempre com um engenheiro civil, ter projeto, aprovação da prefeitura.

Construção não é brincadeira!

Compartilhar a estrutura, o lote, telhado e ter a mesma assimetria, é o que faz com que o lucro de um construtor seja maior: Ao invés de vender uma casa por R$ 500.000,00, por exemplo, você vende duas a R$ 250.000,00! Isto dá liquidez ao seu negócio, pois convenhamos, é mais fácil vender duas casas de 250K do que uma de 500K.

Bom, demais dúvidas, postem aí que vou respondendo.

Abração e boa segunda-feira pós-feriado!

.
.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

26 comentários:

  1. Nos tempos de hoje que ninguém mais quer aturar ninguém, nem mesmo o cônjugue, ganhar uma família de malas do lado pode tornar tudo um inferno, além do que morar em casa de rua (fora de condomínio fechado) é pedir pra ser assaltado, ter a casa arrombada e/ou sofrer um latrocínio do primeiro zé droguinha que entrar com um 38 enferrujado com duas balas pra fazer merda.

    Se fosse num país decente e com uma vizinhança possivelmente decente até que vai, mas no Brasil acho totalmente pra mim, eu nunca moraria numa casa dessas. É exatamente o tipo de casa que beneficiar o construtor e não o morador. Claro que compra quem quer, mas tem que dar sorte com o vizinho e com a segurança do bairro. De qualquer forma não acho saudável, porém, pra muita gente ir pra uma casa dessas depois de morar numa favela pode ser um salto de qualidade de vida enorme. Cada ser humano tem sua história que precisa ser respeitada.

    Abraço!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Frugal, infelizmente até nos condomínios fechados esta ocorrendo roubo e em alguns casos latrocínio.

      A violência é o que mais me desanima no país, até mais do que a roubalheira dos políticos, pra ser sincero.

      Eu tenho sorte na região que moro, pois, moro em AP, muito tranquilo. É a melhor região que já morei, silenciosa.

      Estou te respondendo neste exato momento, não escuto nem um barulho, é excelente pra dormir.

      Os vizinhos são todos muito bons, foram raras as vezes onde tivemos algum problema.

      Concordo contigo que é um pouco "sorte", não se sabe quem será seu vizinho.

      Ajuda sim ao construtor, são duas casas num lote, mas, mesmo se for uma casa num lote, quem te garante que seu vizinho não ouvirá funk de 08:00 as 23:00 da noite aos finais de semana?

      Eu tenho vontade de morar em casa, mas, atualmente morar em apartamento esta bem mais seguro mesmo.

      Abração

      Excluir
    2. Comentário totalmente preconceituoso do Frugal.

      Por ser um que foi tratado com Danone a vida toda, não sabe o salto em qualidade de vida em morar em uma construção ao menos digna para sua família.

      Excluir
  2. Eu quis dizer que acho totalmente inviável para mim.

    ResponderExcluir
  3. Cara, metade da minha vida foi em casas germinadas, outra metade em AP, posso dizer com toda a certeza que em uma casa germinada eu era muito mais feliz, o que conta é que a vizinhança ajudava, cidades do interior são diferentes... mas em cidade grande, tu pode viver em um bunker que mesmo assim será incomodado.

    Resumindo, apoio totalmente esse tipo de construção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk gostei da frase do bunker, concordo.

      Onde meus pais moram as vezes os vizinhos sao chatos, tipo, era um otimo bairro familiar, mas, nas casas maiores começaram a construir barracos de aluguel, ai vem gente mais baixa renda morar.

      Resultado: Funk o dia todo, rap o dia todo, carro de som, forro. Tudo na maior altura.

      Nao acho tao ruim assim as casas geminadas, mas de fato nunca morei em uma.

      Abraçao AA

      Excluir
  4. ja pensei em construir isso futuramente tambem,mas pensando daqui uns anos nao sei até que ponto é valida a ideia...acredito que daqui um tempo a maioria das pessoas irá morar em predio! tanto pela facilidade como pela falta de terras obrigado pelo resumo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Veterinario,

      Ainda tem muito espaço vago, nao nas cidades grandes, mas cidades proximas a capital ainda se encontram lotes e locais oara construir.

      Na capital concordo contigo, so da pra construir predio mesmo, devido ao alto custo do terreno.

      Valeu amigo,.abraçao

      Excluir
  5. Nas construções antigas realmente é muito comum casas geminadas. As casas ocupavam todo ou quase todo o terreno, eram "coladas" umas as outras e lógico, não tinham garagem, pois não haviam carros.
    De uns tempos pra cá venho notando um aumento desse tipo de construção, nesse caso principalmente por ser vantagem para o construtor.
    Principalmente em cidades médias e grandes e até em parte das pequenas vão acabar aqelas casas gandes que existiam no passado. Mesmo pessoas do povão muitas vezes moravam em casas espaçosas, isso vai ficar na memória.
    Nas grandes cidades estão partindo pro estilo japonês de moradia, apartamentos que parecem uma caixa de fósforo, mas claro com preços altos pelo que oferecem. Se as casas e apartamentos diminuissem seu tamanho e seus preços diminuissem proporcionalmente até seria aceitável, mas não é o que eu vejo.
    Moro em interior e discordo um pouco do Almofadinha. Cidades de interior não são tão diferentes, tem lugares em cidade grande que parecem um cemtério de tão parados. E mesmo em cidade pequena você pode ter a infelicidade de ter uma vizinhaça ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde assino seu comentario amigo? Concordo tambem.

      Casas grandes em cidades grandes so para os tubaroes, ou seja, ricos.

      Dia destes fui cair na bobeira de ligar pra ver preço de casas e lotes num bairro bem valorizado na cidade onde moro. Era de 800K pra cima, a maioria acima de 1,5M.

      O sonho de viver em casa grande, com piscina, parece bem distante pra mim.

      Fora a questao da segurança ne, casa é bem menos seguro que apartamento, que mesmo assim tambem pode ser roubado.

      Vizinhança ruim tem em todo lugar mesmo.

      Abraçao

      Excluir
  6. Casa geminada é a favela da classe média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, obra para pobretões!

      Excluir
    2. A classe média nasceu para sofrer.rsss

      Excluir
    3. A casa geminada é classe media pra baixa mesmo, afinal, uma pessoa rica optaria comprar uma casa sozinha num lote, sem divisao e sem dividir parede com desconhecido.

      Na otica da construcao é mais facil vender duas casas de 250K ao inves de uma de 500K, sendo esta tambem uma das vantagens.

      Apartamento é a mesma coisa galera, divide parede ao lado, em cima e em baixo tambem.

      Se fossemos ricos teriamos mansoes igual a do Neymar kkk.

      Valeu

      Excluir
  7. Eu moro em AP, mas não gosto. Moro porque tem mais "segurança". Há vários vigias onde moro, mas como morei na zona rural por muitos anos, até hoje não acostumei muito em ficar dividindo paredes com outras pessoas. Sempre vai ter um vizinho que vai mover móveis durante o dia e a noite toda.

    Prefiro a tranquilidade da roça. Isso talvez seja porque nasci e morei lá, mas para mim a qualidade de vida é maior e melhor. Claro que estou falando de um lugar que tem água e luz.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CI,

      Sempre.morei em casa, pensei q nao acostumaria, mas hoje ate gosto de morar em AP.

      O que eu sinto falta: Tomar cafe no quintal e ter espaço pra ter um cachorro. E claro, um espaço pra ter uma pequena horta, com couve, cebolinha, pimenta e outras plantas.

      Onde.moro é tranquilo por ser apartamento, se fosse casa seria mais perigoso mesmo.

      Nao sei se me adaptaria na roça, mas pretendo no futuro morar numa cidade mais pacata.

      Abraçao

      Excluir
  8. Tá aí um verdadeiro post "Viver de Construção" !!
    Gostei do Post VdC, comentou com propriedade a matéria.

    Eu já pensei seriamente em "Viver de Construção", mas a crise veio, e abandonei por hora a ideia.
    As casas que eu iria construir seria justamente Geminadas. O difícil é achar terreno com tamanho de fachada adequada né? Bem localizado, com bom preço.

    Provavelmente um dia eu irei me aventurar nisso também!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PJ.

      Tenho que voltar as origem e postar mais sobre obras.

      Em breve teremos mais coisas, se Deus quiser, sobre obras.

      Por enquanto Viver de Construção pra mim é um plano adiado, preciso aumentar bem a minha renda passiva de FIIs pra me aventurar de vez.

      Geminadas são a melhor pedida pra quem quer ganhar dinheiro com obras com menor capital e menor risco.

      Abração

      Excluir
  9. Deve ser horrível morar numa casa germinada.
    Fico pensando que não teria privacidade para peidar sossegado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É igual apartamento mesmo, colado uma na outra.

      Depende da casa geminada.

      Abração

      Excluir
  10. Uma vantagem da casa geminada em relação ao apartamento é que não precisa pagar condomínio, que no meu caso é um roubo, pago R$ 220,00 de condomínio em um imóvel que vale atualmente R$ 110.000,00, decidiram em assembléia que iriam pagar salário para síndico, zelador, são somente 36 apartamentos bem modestos, em um lugar que não pega nem celular, tem uma galera inadimplente pois entre prestação e condomínio dá quase mil reais, que seria um aluguel em uma localização bem melhor, me arrependi muito de ter financiado este apartamento, pra piorar a vizinha de cima ainda é uma dessas desocupadas que passa o dia inteiro no apartamento reclamando de tudo e criando confusão com todo mundo, não vejo a hora de quitar o financiamento e vender para comprar uma casa geminada, já que ainda vai demorar para juntar os 500k para comprar uma casa de verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Sim, não paga condomínio, apesar que criamos a convenção de condomínio.

      Seu condomínio tá caro mesmo ...

      Será que não dá pra vender seu AP? Talvez alugar (vender seria melhor).

      Você pode tentar uma troca também, mas neste caso estando quitado seria mais fácil a negociação.

      Vizinho chato é fogo ... Estou passando bem onde moro, graças a Deus os vizinhos são tranquilos.

      abração

      Excluir
    2. Caso curioso: Meu advogado me disse uma vez que tinha um vizinho que tinha como hobby a marcenaria. Todo sábado e domingo de manhã ele acordava com barulho de serra elétrica, furadeira, etc.

      Eu perguntei: E o que você fez como advogado?
      Ele respondeu: Mudei de prédio.

      Excluir
  11. VdC, bom texto. Eu por enquanto vou focar nos FII mesmo, deve dar dor de cabeça isso aí rsrs

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mestre,

      Tem que ter alguem que conheça da area.

      Entrar no ramo sem conhecimento = prejuizo.

      FIIs são excelentes, gosto demais tambem.

      Abração

      Excluir
  12. Eu acho que quem constrói casas geminadas deveria morrer kkkk brincadeira minha casa eu comprei geminada mas totalmente independente as paredes porém mesmo assim o ruído incomoda bastante , a noite quando vou dormir o vizinho vai tomar banho e eu escuto ele cantando no banheiro ! Pqp , a parte boa que qndo comprei a casa consegui um bom desconto pois a mesma já estava parada a mais de anos a venda justamente por ser. Geminada

    ResponderExcluir

Obrigado pela presença! Aprovarei rapidamente seu comentário e responderei brevemente! Grande abraço, VDC - Viver de Construção

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares