Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

terça-feira, 29 de maio de 2018

Tamanho Ideal para Garagem - Para as Principais Marcas (Fiat, GM, Volks, Citroen, Toyota ...)

Olá a todos!


Post sobre obras, com a junção das informações encontradas nos demais sites de construção. Ps.: Algumas parcerias firmadas e posts de outros blogs sendo postados aqui. O Blog está crescendo ...

Qual é a largura e o comprimento ideal de uma garagem que deverá receber um ou mais automóveis? Veja a análise que mostra o tamanho de um carro e o tamanho de uma garagem.



Uma das preocupações de quem vai construir uma casa é com a garagem, nos últimos tempos a quantidade de automóveis por residência aumentou muito, isto graças às facilidades na compra de um automóvel financiado e acrescente necessidade de transporte individual das pessoas. Desta forma a construção de uma garagem deve ser bem planejada visando atender a demanda que a família terá para abrigar todos os automóveis dos membros da casa.
Diante disso é importante definir qual tamanho da garagem e a quantidade de carros que ela suportará. Para fazer este cálculo você deverá levar em consideração um fator bastante importante, que é o tamanho do automóvel que ficará ali. A má notícia é que os automóveis têm tamanhos diferentes e dependendo do caso tem também larguras diferentes, desta forma a simples troca de um automóvel pode trazer problemas para a guarda do mesmo se a garagem não foi feita considerando é esta possibilidade.

Qual o tamanho de um automóvel?

Conforme explicado anteriormente os automóveis têm tamanhos diferentes, portanto a melhor coisa a fazer para obter esta resposta é medindo o seu próprio automóvel. Vou usar como exemplo o meu carro que é um Volkswagen Gol, neste caso ele tem aproximadamente 4 metros de comprimento e 2 metros e vinte centímetros de largura. Mas a largura é um valor um pouco relativo, afinal você precisa considerar o carro com o retrovisor e ainda precisa pensar que no caso de uma garagem você precisará abrir as portas, e ai esta largura aumenta bastante.


Veja abaixo uma tabela comparativa com as dimensões (comprimento e largura) de alguns dos veículos mais usados no Brasil:

Chevrolet

ModeloComprimentoLargura
Classic4.152 mm1.768 mm
Onix3.930 mm1.964 mm
Prisma4.275 mm1.964 mm
Cobalt4.481 mm2.005 mm
Spin LT/LTZ e Active4.360 mm e 4.424 mm1.953 mm
Cruze4.603 mm2.098 mm
Captiva4.576 mm2.085 mm
Montana4.515 mm1.918 mm
S105.347 mm2132 mm
Na Chevrolet a largura é de retrovisor a retrovisor.
Fonte: http://www.chevrolet.com.br

Fiat

ModeloComprimentoLargura
Novo Uno3.810 mm1.636 mm
Palio3.875 mm1.704 mm
Nova Strada4.471 mm1.740 mm
Idea4.207 mm1.753 mm
Doblo4.252 mm1.722 mm
Linea4.578 mm1.730 mm
A Fiat não informa se a largura é de retrovisor a retrovisor.
Fonte: www.fiat.com.br

Volkswagen

ModeloComprimentoLargura
Gol G43.931 mm1.902 mm
Kombi4.505 mm1.902 mm
Crossfox4.053 mm1.904 mm
Amarok5.254 mm1.944 mm
Fox3.823 mm1.901 mm
CrossUp3.628 mm1.914 mm
Saveiro4.493 mm1.893 mm
Polo3.890 mm1.939 mm
Tiguan4.427 mm2.041 mm
Novo Passat4.767 mm2.083 mm
Novo UP3.689 mm1.910 mm
Touareg4.801 mm2.208 mm
Na Volkswagen a largura é de retrovisor a retrovisor, exceto a Amarok que não indica se era ou não.
Fonte: http://www.vw.com.br

Citroen

ModeloComprimentoLargura
C33.944 mm1.708 mm
Air Cross4.307 mm1.767 mm
C4 Lounge4.621 mm1.789 mm
C4 Picasso2.785 mm1.826 mm
A Citroen não informa se a largura é de retrovisor a retrovisor.
Fonte: www.citroen.com.br

Toyota

ModeloComprimentoLargura
Etios Hatch3.884 mm1.695 mm
Etios Sedan4.369 mm1.695 mm
Corolla4.620 mm1.775 mm
Hilux5.330 mm1.855 mm
RAV44.605 mm1.845 mm
A Toyota não informa se a largura é de retrovisor a retrovisor.
Fonte: www.toyota.com.br
Outras montadoras não disponibilizam essas informações de seus veículos nos seus respectivos websites, como a Ford e Hyundai, por exemplo.

Tamanho da garagem

Para definir o tamanho da garagem devemos levar em conta no primeiro momento o tamanho do carro conforme explicado no item anterior, mas cuidado, pois se você considerar então que um carro tem 4 metros de comprimento e aproximadamente 2 metros e meio de largura, por exemplo, então seria correto dizer que se eu precisar de uma garagem para 2 automóveis ela teria a 4 metros de comprimento e 5 de largura? A resposta será provavelmente não. Veja algumas considerações
Garagem fechada
Se você considerar o exemplo do Gol que citei acima, teremos de levar em conta que se a garagem for fechada precisará de um espaço entre o portão e o automóvel, neste caso é o comprimento da garagem precisaria ter pelo menos 5 metros.
Portas abertas
Já a largura deve seguir o mesmo raciocínio, pois se um automóvel tem 2 metros e meio de largura, quanto ele terá ou quanto ele precisará de espaço para manter pelo menos uma porta aberta? Neste caso você precisará deixar pelo menos 3 metros de largura para cada automóvel.
Espaço de movimentação
Além disso, existe o espaço para movimentação de pessoas para entrar e sair dos automóveis. Sendo assim é preciso levar em conta esta fato. Se estivermos falando de pessoas que exigem mais espaço para locomoção, como cadeirantes, quem usa andador ou mesmo uma pessoa que esteja bem acima do peso, essas medidas podem ser maiores.

Cada caso é um caso ...



Mas observe que eu estou me baseando nem modelo de carro específico, essas medidas mudarão dependendo do automóvel que você tenha ou que você pretende colocar na garagem. Então a recomendação é fazer a medida do seu carro, tanto no comprimento como na largura e ainda considerar o automóvel com as portas fechadas e abertas. Só depois de fazer esta análise é que você terá a largura ideal ou mínima para fazer a sua garagem.

A minha garagem como exemplo

Vou citar o exemplo da garagem da minha casa que foi projetada para dois automóveis. Ela tem as seguintes medidas:
  • largura: 4,60 mts
  • Comprimento 5,60 mets
  • Conceito: aberto
O espaço é muito bom, mas é preciso considerar que não há portão de fechamento e neste caso o comprimento para mim não é um problema já que tem muito espaço antes de entrar na garagem propriamente dito. Eu não tenho caminhoneta, mas se tivesse, certamente uma parte dela ficaria para fora.
Já testei com o Gol, Renault Scenic, Air Cross e outros modelos pequenos e para todos ficaram bom, portanto, considero um bom tamanho para uma garagem aberta.

Gostou? Compartilhe


36 comentários:

  1. Bom post VdC

    Vc acha viável fazer casas com duas garagens, visto que hj em dia grande parte das famílias tem mais de um carro ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VD,

      Sim, algumas das pesquisas e postagens legais que eu ler, colocarei aqui, ou criarei novas, mais focadas em construçao e imoveis ... Uma tentativa de voltar as origens do blog.

      Faz toda a diferença ter espaço para 2 veiculos, principalmente para venda de imovel.

      Quando voce nao tem 2 veiculos na familia, ajuda muito no caso de receber visitas e poder guardar em casa, dando maior tranquilidade.

      Um tipo de imovel que eu nunca compraria: Sem garagem.

      Isto desvaloriza muito, mesmo casas ou apartamentos mais simples.

      Abraço

      Excluir
    2. Aqui em casa a garagem cabe dois carros um do lado do outro, mas antes de comprar um carro tenho que fazer um teste-drive de garagem, kkk. Última vez que comprei um carro tive que pedir o vendedor para trazer o carro aqui. O primeiro carro que tentei não funcionou, coloquei um Cobalt do lado do outro carro da família e não consegui sair do carro. Aí trouxe um Prisma e consegui sair, meio espremido mas saí, então acabei comprando o Prisma, kkk.
      Abraço!

      Excluir
  2. Legal VDC,

    Estes posts são bem interessantes principalmente para quem está construindo ou pensando em construir. Tenho um amigo que não pode comprar uma Tiguan por causa do tamanho da garagem. Outro comprou um SUV mas teve que alugar garagem fora, pois não cabia na vaga dele.

    Tendemos a não medir antes de comprar um carro.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala BPM,

      Estou voltando a ler mais sobre e postarei o que achar interessante aqui, as vezes criando, as vezes remodelando postagens legais pra nao ficar reconstruindo a roda.

      Medir a garagem é muito importante e muita gente se esquece, antes de trocar de veiculo.

      Nos dois imoveis que tenho cabe uma pickup hilux, onde moro ficaria muito apertado ate para descer e abrir a porta, sem chance.

      Outra coisa que nao esta citado mas que faz a diferença é aquela rampa quando a garagem vem de cima para baixo.

      Alguns carros podem encostar o parachoque na hora de descer, e em alguns casos precisa ser feita uma nova entrada para evitar que isto ocorra.

      Ja vi Civic novo saindo do predio e arranhando o parachoque e caixa de rodas.

      Um abraço

      Excluir
    2. Aqui em casa, para alargar a garagem tenho duas opções: invadir o lote do vizinho ou diminuir a sala de estar, prefiro então comprar um carro estreito, rs

      Excluir
  3. Uma garagem que possa ser convertida em área de convivência com churrasqueira e que tenha um canto pra fazer uma arrumação, mesmo que de steelframe e gesso é legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CF,

      Com certeza.

      É bom ter aquele espaço para uma festa, churrasco, colocando o carro na rua.

      A garagem é algo de extrema importancia antes de construir ou adquirir um imovel.

      Abraçao

      Excluir
  4. Interessantes estes detalhes sobre construção, bem úteis.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. É melhor construir uma casa ou ter um apartamento pequeno? O que acha.

    ResponderExcluir
  6. Construção, me venderam 13 mil unidades de certa criptomoeda e quando transferi pra uma corretora essas 13 mil moedas se transformaram em 13 moedas!

    Já viu um negócio desses? Falaram pra mim que no caso daquela moeda era assim mesmo. Que estranho.

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda achei que minhas 13 mil moedas estavam valendo 4 mil reais pela cotação de cada moeda, mas 13 moedas valem só 4 reais.

    É pra matar com o investidor. Como que 13 mil moedas me viram 13 moedas? Vergonhoso.

    ResponderExcluir
  8. Construção, você que tem esposa e já namorou, as mulheres tratam bem os homens num relacionamento amoroso? O que elas fazem pra gente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 16:55 é um segredo que os casados não podem contar aos solteiros, é como se fosse uma máfia, quem conta sofre sanções.
      Arrume uma esposa e você descobrirá.

      Excluir
    2. Amigo, vou te passar um conhecimento histórico: você só conhece sua namorada quando se casa com ela, e você só irá conhecer sua esposa quando se separar dela, kkk

      Excluir
  9. De forma geral uma vaga de 5 x 2,5 a 6 x 3 é o suficiente para a maioria dos veículos, tendo bom espaço nas laterais e atrás (abertura de porta malas e circulação).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo ES.

      É bom ter em mente o que se deseja antes de executar a obra em si.

      Abraço

      Excluir
  10. Caro VDC!!Você possui algum e-mail ou whatsapp para contato com o VDC?Obrigado e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IA,

      Meu email oficial é contato@viverdeconstrucao.com, mas raramente acesso.

      Se mandar algo avisd por aqui.

      Abraço e obrigado

      Excluir
  11. Muito bom VDC!

    Da pra ter uma noção ja. haha

    Boa postagem.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu meu caro Steynd,

      Trarei outras coisas que achar interessante sobre construçao.

      Tenho deixado muito a desejar nesta area.

      Abraço

      Excluir
  12. A análise do terreno é fundamental para a elaboração do projeto da garagem, pois cada terreno tem suas nuances, alguns são estreitos, outros largos, rasos, profundos, o ideal seria uma garagem para dois carros, nem que seja uma vaga coberta e outra descoberta, entretanto, em alguns casos isso se mostra inviável, tendo em vista o fato de que os brasileiros não têm o costume de construir sobrados, em virtude do custo, apesar de que o steel frame e o wood frame ajudam a reduzir o valor, já foi melhor, atualmente os preços já se equipararam ao das casas de alvenaria, ressalto também que os brasileiros não gostam de fazer uma boa fundação no terreno, afinal, normalmente constroem por etapas e a casa dos sonhos se limita a dois quartos, cozinha, sala, banheiro e uma área de serviço, se a fundação fosse bem feita, não teria problema para construir um sobrado, mesmo que fosse por etapas, o que liberaria um espaço pra garagem, mas essa não é a mentalidade.

    Ainda acho que para se basear na construção da garagem primordialmente deveriam ter em mente um sedã, assim, creio que o espaço ideal seja 5,20 x 3,00, assim, mesmo que a família se utilize de um veículo considerado popular, vai que as condições melhoram e a família resolve "investir" em um carro melhor, assim, pelo menos a vaga na garagem não será responsável pela dor de cabeça, apenas o preço do seguro, ipva, combustível, financiamento, etc.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentario Anon, mais explicativo e melhor elaborado que a postagem.

      A analise do terreno é fundamental, e em geral o brasileiro constroi a casa com 1 andar unico, e apos decide aumentar e fazer o 2, 3 andar.

      Ja vi cada coisa mal feita ...

      Abraçao e grato pelo excelente comentario

      Excluir
  13. Quando projeto uma garagem parto sempre das medidas de um carro grande, tipo caminhonete, geralmente 3m x 5,5m com um espaçamento de 80 cm na lateral para as pessoas se movimentaram com facilidade. Geralmente casas populares tem meio lote, 5m de frente com 25m de fundo, então fica legal uma garagem larga para um carro somente. Mas já peguei casos de o cara querer construir duas garagens num lote de testada de 5m aí faço a garagem com 4mx5m sobrando 1 metro para o portão social. Aí cabem dois carros populares e mesmo assim fica meio apertado - motorista tem que ser bom senão raspa tudo. Tem alguns macetes, como fazer um recuo na parede para encaixar o capô ou fazer um portão em formato de "C" que avança pra calçada.

    ResponderExcluir
  14. VDC, sei que vc está desanimado com o baita prejuízo que tá tomando em Bitcoin kkk.... mas volte com as postagens sobre investimentos/vida pessoal/IF!

    Agora me diz, vc colocou 10k reais em bitcoins? Se sim, perdeu 5k reais em um mês... aquela máxima: não perder dinheiro, já elvis rssrs

    ResponderExcluir
  15. e o que me dizem do Jovem de "Sucesso" kkkkkk

    o cara ta com 400k, sendo que hj não está mais... Raiblocks cotando a 45 reais... deve ter perdido uns 200k no mês...

    Cara já pensando em largar clt, achando que venceu na vida KKKK

    ResponderExcluir
  16. Amigos e leitores,

    Criei uma postagem pessoal ontem a noite sobre Bitcoin e criptomoedas, nao sabia que ia derreter tudo nesta manha heuaheuaheu.

    O problema é que agora eu faço parte, investi 3K nestas porcarias, nao devo ter nem 1K mais convertendo pra real.

    Postagem saindo agora, programei 08:55.

    Depois respondo a todos aqui.

    Vamos rir Brasil, todos nos tomando no c* nas Criptos.

    Eu disse que era extremamente pe frio nestes investimentos malucos ...

    Aheusheu

    Abraçao

    ResponderExcluir
  17. Legal cara.
    A minha garagem é parecida com a da foto. Na vaga da direita como tem uma parede na frente cabe no máximo um hatch médio ou sedã pequeno. Na vaga da esquerda cabe praticamente tudo, acho que só não cabe se for uma picape média muito alta, mas de comprimento tem a vantagem de ser aberta na frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bacana Vira lata!

      Sua garagem foi bem planejada então! É um ponto muito importante.

      Abração

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...