Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Erro na Construção


Olá queridos leitores do Blog do Povo!

O Blog VDC teve um repentino aumento de acessos, desde que migrei o site do template padrão da plataforma Blogger para este novo layout customizado, e isto me deixou um pouco preocupado, em como permanecer criando bons conteúdos e manter o atual número de acessos. Para quem não conferiu, no site Informaremos temos o passo a passo para a migração que fiz neste blog e você pode conferir neste link: http://informaremos.com/mudando-o-layout-do-blog/, e digo que, após esta migração, parece que a responsabilidade subiu muito e travou a minha mente, pois, pensei em vários temas, porém nenhum que me agradasse ao ponto de criar uma nova postagem. O que decidi fazer então? O mesmo que elevou o Blog VDC aos patamares atuais: Falar um pouco sobre os percalços da minha luta rumo à Independência Financeira.

E o tema de hoje é: Erro na Construção.


O BLOG DOS CATIOROS!

Para quem não se lembra das histórias e aventuras deste investidor aqui, nesta postagem, de Novembro do ano passado (2017), eu relatei a compra de um novo imóvel para fins de venda e lucro em poucos meses: http://www.viverdeconstrucao.com/2017/11/rico-com-imoveis-voltando-as-origens.html

E nesta outra postagem aqui, eu relatei a venda deste mesmo imóvel: http://www.viverdeconstrucao.com/2018/03/ganhando-dinheiro-com-imoveis-novo.html

Praticamente, foram 5 meses até a venda do imóvel, praticamente um ‘trade de valor’.

Foi um bom lucro, acima do que eu ganharia com este valor aplicado em renda fixa, ações ou fundos imobiliários.

Porém, como nem tudo na vida é perfeito, tive um pequeno problema que vou colocar aqui na íntegra.

Como disse também em um dos últimos posts, eu relatei que o casal que adquiriu o imóvel me procurou por estar com problemas para efetuar a ligação de água no imóvel.

Basicamente a mulher me ligou e disse "Temos um Erro na Construção"!

Resolvido os trâmites de praxe, onde expliquei detalhadamente os procedimentos que deveriam ser feitos para deixar predisposta para a equipe da Sabesp realizar a ligação de água, recebo uma nova ligação dos compradores relatando que, por algum motivo desconhecido, a água da ligação da rua (hidrômetro) não estava chegando à caixa d’água.

Mesmo não sendo da área de construção civil propriamente, ou seja, sendo um mero investidor, na minha vida eu sempre divido um grande problema em problemas menores, afim de facilitar a resolução do mesmo.

Neste caso, tente imaginar a seguinte situação:

# Problemática:

A água estava ligada no hidrômetro, de forma correta. A torneira da garagem de entrada do imóvel (ligação direta com a água da rua) estava com a água saindo normalmente.

Nos quintal do imóvel (fundos), outra torneira no jardim com ligação direta com a água da rua estava com a água saindo normalmente.

Por fim, as demais torneiras do imóvel com ligação direta com a água da caixa d’água estavam secas, ou seja, a água da caixa d’água estava vazia e não havia vazão para a chegada da água do hidrômetro da rua até a caixa d’água.

Este esquema abaixo dará uma melhor visão.


Bem ... Diante destes fatos, era claro que havia um problema exclusivo na tubulação que levava a água do hidrômetro (muro de entrada) até a caixa d’água.

# Solução 1

A mais básica de todas: Confirmar se o registro estava aberto, tanto na parede central, quanto na própria Caixa D’água.

Resultado: Ambos os registros estavam abertos.

# Solução 2

O famoso ar na tubulação ... Em geral, quando uma rede de tubulação fica sem água durante um período, é comum que entre ar nesta tubulação, e que desta forma quando se tenta enviar água da rua até a caixa d´’agua, o ar impede a entrada desta água, aparentando um entupimento na tubulação.

Minha solicitação foi que os novos moradores retirassem o registro da parede, afim de liberar o ar que estivesse impedindo o acesso da água.

Digamos que este registro ficava exatamente no meio da parede do imóvel, e com a retirada dele, se fosse realmente ar, o problema seria resolvido.


Resultado: Apesar de ter sido feita a retirada do registro, deixando o vão de acesso direto ao cano, ao abrir o registro de água da rua não houve vazão para a chegada da água, e foi aqui que eu consegui restringir o problema ... Explico:

O registro controla a entrada ou bloqueio de água da rua até a caixa d’água.

Sem o registro controlando esta passagem, se houvesse passagem de água, logicamente come esta abertura na tubulação a água sairia nesta parte do registro retirada, o que não aconteceu.

Isto me indicou que, o problema estava concentrado somente nesta pedaço, ou seja, da água da rua até o registro central da parede de entrada.

# Solução 3

Ciente deste problema, não haveria outro meio de saber, a não ser colocando a mão na massa e verificando algum entupimento.

A estratégia inicial foi atuar justamente na junção do cano inferior para o cano da parede, conforme este esquema maravilhoso que desenhei usando a ferramenta ‘paint’ da Microsoft.


Dito e feito!


Resultado: Era aqui o entupimento!

Como a obra não foi minha, não sei como havia sido realizada, porém por ser simples, meu próprio bombeiro já resolveu isto.

Foi necessário quebrar uma das cerâmicas da garagem rente ao chão / parede, e foi sugerido manter uns dias apenas para garantir que a junção tenha sido feita com sucesso e sem vazamentos (a cerâmica será reposta em 5 dias no máximo, após este teste de garantia).

Neste caso, sendo um erro na construção, fica comigo o pagamento (não paguei ainda, mas deve ficar entre R$ 50,00 a R$ 80,00, sendo um serviço de menos de 2 horas).

Para quem gosta de construção, este é um caso real dos percalços e do pós-venda a ser realizado aos clientes!

Um abraço e até a próxima postagem!

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

11 comentários:

  1. Sempre passando boas dicas de construção de imóveis.

    O seu blog VDC ainda vai crescer muito mais!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dil,

      Pessoal cobra conteudo de construçao, mas sao os menos comentados. Vai entender.

      Abraço

      Excluir
  2. Olá VDC,

    O pior é que muita gente constrói casas com erros. Conheço muitas residencias que dão problemas elétricos e hidraúlicos por causas erros na construção.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente CI, conheço gente que usa os piores materiais e metodos, so pensam na venda e que se dane o cliente. Eu discordo, tem que entregar com qualidade.

      Abraço

      Excluir
  3. Suas horas para descobrir o problema "custaram" mais do que o valor do serviço rsrsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Andre.

      Se colocasse meu custo hora sairia bem mais caro, mas eu nao fui pessoalmente mao.

      Abraço

      Excluir
  4. Boa noite VdC,

    Realmente é um problema de fácil resolução e que poderia ter sido evitado na construção, infelizmente não foi obra sua então o padrão foi inferior (creio que você seja como eu, preza sempre pela qualidade), mesmo assim, parabéns pela tratativa coerente, conheço muitos donos de imóveis que deixariam essa situação persistir por um bom tempo.

    At.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VF,

      Sim, tenho muita preocupação com tubulação e passagem dos fios.

      Já deixo tudo fechado na construção (peço este cuidado de tampar e só destampar na entrega final cada joelho, cada parte que pode entupir) e já deixo sondas passadas nos dutos de fiação.

      Resolvemos rapidamente ... Este é do construtor.

      Valeu amigo!

      Excluir
  5. VdC, isso é empreendimento.
    Não é investimento.
    Deve ser mais lucrativo que bolsa ou FII. TEM QUE SER.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo Anon.

      O problema é que não está sendo tão mais lucrativo, logo, optarei pela renda variável.

      Abraço

      Excluir
  6. Amigo, em certa obra que executei e vendi o cliente reclamou que a caixa não enchia, encontrei uma conta de água entupindo a bóia kkk

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...