Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sábado, 24 de março de 2018

Bate Papo Finansfera - Comentários Liberados - Sábado






Fala galera!

Alguem aí quer falar de finanças e assuntos no geral?

Abrindo este post para falarmos sobre o que desejarem, responderei perguntas e vou interagir com a turma.

Alguem aí?

Falar da troca de ativos do BRCR?

Preço Importa ou Não?

Imóveis?

Leilão?

Construção?

Ações?

Que estão fazendo neste sabadão?

Estou num churrasco, tomei muita cerveja, e animado para falar de finanças.

Talvez seria bacana um espaço todo sábado para discutirmos temas gerais, o que acham?

Se alguém estiver por aí, online, responderei.

Abraço a todos!

VDC - VIVER DE CHURRASCO

88 comentários:

  1. Como está a sua alocação de ativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anon,

      40% imoveis, restante uns 30% fiis, 10% açoes, restante renda fixa.

      Foco em aumentar o % em açoes com novos aportes agora.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Opa.

      Vi sua msg no contato, vou dar uma olhada no seu blog.

      Bem vindo a blogosfera amigo!

      Um grupo de amigos virtuais buscando a tranquilidade financeira :)

      Excluir
  3. Sobre leilão, qual foi sua rentabilidade com a venda do imóvel comprado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entao, o imovel que adquiri em leilao esta para ser alugado. Nao venderei, pois o yield do aluguel frente ao custo dele sao muito atrativos, e pela qualidade e localizaçao do imovel e para proteger meu patrimonio optei por alugar ...

      O outro imovel que vendi foi o que comprei de um construtor conhecido que estava com problemas de caixa, estimo algo em torno de 20% de lucro em menos de 6 meses.

      Excluir
  4. Boa noite senhores. Vou começar querendo a opinião de vcs. Vale a pena quitar financiamento imobiliário? Já quase tenho o dinheiro que está no tesouro selic e tenho outra parte em tesouro ipca e ações. Lembrando que as prestações pago tranquilamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alison, minha opiniao:

      Eu venderia tudo e quitaria o imovel.

      O principal disto: Voce nao tera mais dividas, tera um patrimonio em seu nome (atualmente o imovel é do banco) e nao correrá riscos.

      Segundo ponto: Sem uma prestaçao mensal, seu aporte vai aumentar, e pelo pouco que sei o aporte é que defini as chances da IF, para pessoas normais como nos.

      Eu quitaria feliz o imovel o nais rapido possivel.

      Divida nunca é bom, é aceitavel divida de imovel quando nao se tem ainda o capital.

      Nao existe investimento com divida para nos Pessoa Fisica.

      Minha humilde opiniao amigo Alisson!

      Excluir
    2. Bons conselhos viver de construção.

      Não pague juros!
      Receba juros!

      E outra coisa que não falam sobre financiamento imobiliario no banco.

      Tudo fica bonito enquanto juros esta em trajetória de queda , mas quando vem uma crise e você perde emprego posteriormente juros dispara, não é preciso ser gênio para saber o desfecho da história.

      O imóvel é do banco até que você pague ultima parcela:
      Se quer ter imóvel próprio ideal logo dar entrada grande, ou até mesmo pagar a vista.

      Nunca opte por estender financiamento , isso aqui é Brasil! não sabemos nem o que vai acontecer no próximo ano imagina daqui 30 anos.


      Abraço

      Excluir
    3. Concordo 100% mestre.

      Uma canetada do governo e sua divida muda totalmente.

      Melhor pagar e ficar livre.

      Excluir
    4. Sera que nao depende da taxa de juros? No meu caso eh 5% a.a. Vale a pena quitar? Esta alugado, a regiao esta crescendo, nova avenida, penso em vender daqui alguns anos. E ai? O que acham?

      Excluir
    5. A questão é que 5% a.a hoje pode virar 10% daqui alguns anos dada dívida pública brasileira.

      Estamos na parte baixa do ciclo tudo fica barato , mas dado fiscal do governo a coisa vai ficar feia.

      Espere até começar aumento da rodada de impostos nos próximos anos para ver massivo desemprego .


      Excluir
    6. Veja o caso de moradores, se nao me engano de brasilia, que apos 28 anos pagando e nas ultimas prestaçoes dos imoveis descobriram uma mudança de regras e que deviam quase o dobro que ja tinham pago ... Imagina o desanimo.

      Melhor quitar logo e ficar livre.

      Nenhuma divida, mesmo de 5% ao ano, sera melhor do que viver sem divida e aportando o valor.

      Mas é a minha opiniao apenas.

      Excluir
    7. Amigos, eu discordo que quitar é a regra. Depende muito da taxa de juros pactuada.
      Eu tenho um financiamento imobiliário no momento, tenho total condições de quitá-lo (meu saldo devedor hoje é de R$ 93mil), porém não o faço, pois não vale a pena.

      A taxa de juros acordada em contrato não varia de acordo com a Selic. A única variavel desconhecida para quem contrata financiamento é a TR. Só que esta tem um valor muito baixo.

      Eu tenho um controle FINO do meu financiamento, inclusive com simulação em uma carteira virtual onde retiro o valor pago e 'aplico' a rentabilidade que tive. Como minha rentabilidade atual é maior que o valor que estou pagando com juros, TR, taxas (Seguro de Vida e seguro do imóvel, além de taxa de adm).

      Nesse momento, eu estou R$ 9.032,99 mais rico justamente por não ter quitado.
      O dinheiro que eu tinha para quitar usei em aplicações.

      Em resumo:
      Se você é um investidor com relativa experiência, controla sua rentabilidade e riscos, e está com uma performance acima do que você paga de juros e taxas, vale sim a pena MANTER o financiamento.

      Vantagens:
      o dinheiro fica com você, ao invés de já imobilizá-lo.
      financiamento imobiliário possui normalmente baixa taxa de juros (a minha é de 8,75% a.a. nominal e ~10% efetiva X minha rentabilidade 12 meses está em 13,85%)
      Possibilidade de liberar o FGTS para amortizar o saldo devedor (isso sim vale a pena, tendo em vista a rentabilidade de 3% a.a. )

      Para quem controla a dívida e os investimentos, é uma boa.

      Para toda a massa de brasileiros, que não investe (e quando investe, é na poupança) aí sim, vale a pena quitar o quanto antes....

      Excluir
  5. Vc compraria um imóvel em leilão ocupado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imovel em leilao em 99% dos casos estara ocupado, se o imovel e preço forem bons.

      É algo normal para quem investe em leilao.

      Meu caso tive uma sorte absurda (agradeço a Deus sempre pela oportunidade que me deu de comprar imovel ocupado na caixa, mas que estava ja desocupado).

      Acho que vira algo normal o processo de negociaçao com os moradores.

      A receita é: Trate o morador ex mutuario como gostaria de ser tratado ... Empatia sempre!

      Excluir
  6. Alison

    Tenha um valor para emergência, se quitar e sobrar um valor para vc pagar suas contas durante um ano eu quitaria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faria tudo pra quitar o quanto antes. Dormiria tranquilo apos quitar e tirar a hipoteca, e usaria a antiga prestaçao aportando forte em açoes e fiis ...

      Excluir
  7. VDC já pensou em profissionalizar este investimento em imóveis de leião, tipo comprar mas de imóvel por mês, ter uma estrutura de apoio(profissionais), pareceria com imobiliárias para venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De vez em quando penso em algo do tipo, porem é complicado conciliar com meu trabalho.

      Os imoveis "files" mesmo advogados e escritorios especializados que repassam para investidores ja ficam de olho, principalmente extra-judicial.

      Tendo tempo, daria pra andar e ver os imoveis, ir ao cartorio de registro de imoveis e pedir os detalhes para saber se ha pendencias juridicas, situaçao real do imovel, etc.

      Em cidade menor acho que é mais facil, cidade grande acho que tem muita gente dedicada a este negocio.

      Talvez daqui ha uns 3, 4, 5 anos, se conseguir continuar aumentando o patrimonio com poupança e reinvestimentos ... Espero que Deus me ajude nesta empreitada.

      Construir tambem seria possivel se eu nao trabalhasse e tivesse capital separado pra obra e pra viver.

      Imobiliaria é algo que quero comentar depois aqui numa postagem, uma venda por mes ja daria uma boa renda em cidade menor ...

      Excluir
  8. Pelo risco envolvido no negócio de leilões, qual rentabilidade mínima líquida esperada por você na venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualque investimento acima da poupança tem riscos.

      Depende muito do negocio IS, acho uma rentabilidade entre 20% a 40% excelente, entre 1 ano,.2 anos.

      Excluir
  9. Boa noite, VDC.
    Passando só pra cumprimentar e acompanhar msm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu amigo!

      Vamos ver o que sai deste papo.

      Acho que falta pra gente um espaço pra discutirmos assuntos diversos sobre finanças.

      Valeu

      Excluir
  10. Olá VDC! Hoje fiz uma postagem sobre prejuízo em ativo. já teve algum em sua carreira de investidor ? abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ai Beto.

      Claro que tive! Porem, a diversificaçao me salvou, como vejo que lhe salvara tambem, tranquilo.

      Meu pior caso: XTED.

      Nao sabia comprar FIIs, comprei pelo yield e por ter a Petrobras como inquilino.

      Pra voce ter ideia, fui tao sem sorte que aumentei 50% da posiçao 1 dia antes da grande queda ... A noticia da saida da petrobras.

      Eu acreditei que a petrobras ficaria, pelas noticias e pelo preço de XTED subindo (por isto nunca mais tomo decisoes baseadas em preço).

      Criptmoedas, foi metade do seu prejuizo em eternit.

      Nao desanime,.bola pra frente e continue na luta.

      Apenas uma sugestao minha: Eter apresentou sinais fortes de problema. Pra mim é assim, se dej prejuizo, ta.fora da carteira.

      BRFS seria um caso que se eu tivesse me obrigaria a vender, independente do prejuizo.

      Nao olhe o prejuizo, apenas aloque o que vendeu em outro ativo.
      ,abraçao

      Excluir
    2. Um dia quando tiver mais tempo vou escrever sobre isso.

      O investidor tem que entender um pouco dos processo da empresa , não basta só ler tabelas de lucro subindo ou caindo.

      Tem umas coisas que você só entende quando se propõem estudar como empresa faz dinheiro, este foi o caso corriqueiro de BR foods e Eternit.

      Abilio é velho conhecido no mercado ( conhecido como Zé receitinha)

      BR foods é uma empresa afetada por ciclo de commodities que foi gerenciando como empresa financeira.

      Tiraram caras que estavam tocando o negocio fazia anos para querer transformar a empresa numa ambev.

      Este tipo de empresa sofre com variações de commodities tem que trabalhar com pouco dívida, exatamente o contrario que aconteceu quando entrou Abílio e Tarpon . A empresa se alavancou visando aumentar receita e deu nisso.

      As vezes você ouve aquela papagaiada de boas empresa, lucro crescente, mas esquece de se focar no negocio. A pergunta chave é como a empresa faz dinheiro, e isso não aparece no balanço.

      Por isso empresa boas podem se tornar ruins quando ficam inventando muito, ou caem na mão de controladores idiotas, consequentemente ao fazer um gestão financeira e amadora destruíram valor do negocio.


      A primeira analise de uma empresa começa pelo controlador e depois vem um estudo básico para entender da onde vem o dinheiro no negocio e como empresa faz dinheiro.

      Existe vários vídeos na internet falando sobre isso.
      Resumo da obra: mercado de ações é complicado mesmo.

      Para fazer gestão de ações tem de olhar tudo mesmo não basta só ver balanço até as picuinhas do controlador você tem que prestar atenção.

      Abraço




      Excluir
  11. Qual % recebido mensalmente dos seus fundos imobiliários?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao faço ideia da minha rentabilidade, sobre o preço de compra.

      Uma dica minha é nao olhar rentabilidade, na fase de acumulaçao e focar no acumulo de ativos amigo

      Excluir
  12. Como vc separa o dinheiro para o aporte? Vc tira um percentual do seu salário assim que o recebe, ou vc aporta o que sobra do mês?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebo salario. Pago as contas fixas,

      Apos, deixo uns 700 reais no maximo e aporto tudo que sobra.

      As demais contas menores pago com os demais rendimentos que recebo ao longo do mes.

      Se aparecer algum gasto extraordinario, tenho o dinheiro dos FIIs para sacar, mas normalmente aporto tudo reinvestindo.

      Hoje aporto mais que meu salario mensal, vivendo assim.

      Praticamente nao compro nada, pq nao preciso e meu custo de vida é baixo (so saio final de semana).

      Excluir
  13. Acabou de ler o livro do Décio bazin?

    O que achou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei sim Mestre, gostei muito mesmo.

      Achei bacana as historias do mercado financeiro, e entendi a essencia do calculo do preço de açao, junto com as suas duvidas.

      Por exemplo, usando as metricas que voce passou, nao sei se estou enganado, mas vi a CCRO como uma boa compra, pelo payout, p/l e perspectivas de lucros ... Estou pensando em incluir na minha lista de açoes. O que acha sobre esta açao?

      Proximo livro que lerei sera o outro que voce indicou.

      O que esta lendo atualmente mestre?

      Excluir
    2. Não expliquei a segunda parte da analise.

      - Analise qualitativa e risco regulatório

      CCRO: Não passa no teste de governança



      Não gosto do modelo de negócio da CCRO , envolvida com governo e dependente de concessões com baixa rentabilidade, ademais é um negócio até previsível mas que ao meu ver trabalha com muita dívida exatamente pela previsibilidade das receitas.

      Estou para ler mais outro livro de valuation do Damodaran, e mais um livro do Tabeb.

      Recomendo que você leia:
      O jeito Peter lynch ( Peter lynch)
      Investidor inteligente ( Graham)

      Quando terminar estes dois livros ai você pode entrar no grosso do valuation.

      Alexandre Póvoa
      Damodaran
      Buffet e afins.

      Sobre as métricas não use 100% ao pé da letra, é preciso fazer adaptações aos métodos: Não se trata de uma formula mágica.

      Fiz adaptações ao métodos, importante entender msg por de trás.

      Quer exemplo do que do operacional do livro:

      O que acontece quando você compra empresa de crescimento por múltiplos muitos caros.

      https://www.youtube.com/watch?v=81MznsGL_Ro

      https://www.youtube.com/watch?v=aPYFBAC_i-E&t=919s

      Excluir
    3. Mestre e VDC

      Umas das métricas que mais gosto e admiro do investimentos em ações trata-se de como o poder do juros compostos em cima do dividendo das em presa proporcionam uma ascensão em nossos investimentos.

      Um exemplo é Itub, o preço pago por uma ação nos anos 2000 é praticamento o mesmo valor que vc recebe em dividendo da mesma ação hoje.

      Outra questão bacana é que quando adquirimos uma ação estamos a colocar as mentes mais brilhantes e celebre os melhores CEO e engenheiros trabalhando para você e gerando valor para você.

      Impressionando e cativador o funcionamento do mercado de ações

      Excluir
    4. Acho que não expliquei bem, o 5%a.a é a minha taxa do financiamento. Tenho o dinheiro para quitar o imóvel (um apartamento). O aluguel paga com sobra o valor financiado. Visto que até a poupança paga mais que isto será que vale a pena quitar? Sendo que penso em vender daqui uns anos? A região está crescendo, ruas abrindo, avenida em construção ... Creio que pode ter uma valorização.

      Excluir
    5. A taxa do financiamento segue curva de juros.

      Supondo que taxa foste fixa, o que ia ter de gente arbitrando juros não estaria escrito no jornal.

      Hoje compensa você fazer o que esta fazendo, mas subir para 10% nos próximos anos vai compensar?

      Nada no mercado financeiro é eterno tem que ter esta visão que a coisa caminha em ciclos.

      Ai esta, porém muita junta usa parte funda do ciclo de juros para quitar financiamentos exatamente porque é onde você paga menos juros.


      O aluguel não é garantia, imóvel fica vago de tempo em tempos, além dos gastos com depreciação.

      Resumo: Fazendo a conta agora parece negocio do outro mundo ,mas pergunto se ciclo da economia virar isso pode se tornar um pesadelo.



      Excluir
    6. Bacana Mestre, inclui os livros na lista.

      Achei os numeros de CCRO bons, e com a queda da cotaçao atual os numeros para entrar agora me pareceram interessantes, porem ainda nao estudei a empresa em si, para ver se é algo que quero ser socio mesmo! Grato pela informaçao.

      Anon, eu ja tive meu primeiro imovel alugado, com aluguel acima da prestaçao.

      De qualquer forma voce estara pagando juros a Caixa, melhor pagar, ficar livre e aportar 10% o aluguel em outro investimento.

      Excluir
    7. Aporte Vs tempo.

      No Brasil até prefiro investir em empresa na bolsa do que abrir meu negocio dado valution extremamente descontados das empresas brasileiras.

      Por estes tempo comprei uma empresa extremamente descontada logo depois de estudar seu case de negocio por meses.

      No próximo Mês vou receber + 5 mil reais de dividendos com apenas 25% de payout da empresa.

      Investi 100 mil reais na empresa :

      A empresa me pagando 90% do payout pelo lucro atual ganho 20 mil reais por ano fácil, e o melhor lucro ainda vai aumentar nos próximos trimestres.

      Itau tenho + 75 mil que investi na época, e nos Valores de mercado minha posição já soma 108 mil reais, ou seja recebi 6 mil reais no ultimo mês.

      O mais interessante é potencializar efeito do juros compostos comprando sempre a melhor oportunidade da época.

      Abraço

      Excluir
    8. Muito interessante Mestre.

      Payout de 25% e dividendos nesta faixa estao muito bons mesmo.

      Neste ritmo em poucos meses voce atingira o milhao.

      E melhor: Sem ter que apelar para as criptomoedas como ultima esperança

      Abraçao

      Excluir
    9. Mestre e Anons,

      Voces viram a troca do BRCR dos imoveis? So li por alto, o que acharam?

      Excluir
    10. Um lixo!

      Fizeram gestão financeira

      Pode enterrar o fundo ! Nada muito diferente do que já tinha feito antes anos destruindo valor.

      Totalidade do Edifício MV9.

      O Mayrink Veiga 9 está localizado na Rua Mayrink Veiga, 9, na região Centro da cidade Rio de Janeiro
      O Mayrink Veiga 9 possui ar-condicionado Central
      O edifício possui um total de 27 andares com lajes a partir de 339 m²e conta com 6 elevadores sociais.
      Passados 42 anos desde o término da sua construção, o Mayrink Veiga 9 tem a classificação C.
      De acordo com nossa última atualização, o edifício não possui salas disponíveis para locação.
      Com padrão corporativo de ocupação, o edifício é sede de empresas dos segmento Órgãos Públicos, e .

      Sylvio fraga

      O Centro Empresarial Dr. Sylvio Fraga está localizado na Rua Jardim Botânico, 97, na região Zona Sul – Outros da cidade Rio de Janeiro Com padrão corporativo de ocupação, o edifício é sede de empresas dos segmento Telecomunicações, e .
      De acordo com nossa última atualização, o edifício não possui salas disponíveis para locação.
      O Centro Empresarial Dr. Sylvio Fraga possui ar-condicionado Não Central (Self) com distribuição
      Passados 12 anos desde o término da sua construção, o Centro Empresarial Dr. Sylvio Fraga tem a classificação B.
      O edifício possui um total de 6 andares com lajes a partir de 449 m²

      Centro empresarial senado

      O Centro Empresarial Senado – Torre A1 está localizado na Rua dos Invalidos , 50, na região Centro da cidade Rio de Janeiro
      De acordo com nossa última atualização, o edifício não possui salas disponíveis para locação.
      Passados 5 anos desde o termino da sua construcao, o Centro Empresarial Senado – Torre A1 recebe a classificação Buildings AA (double A) e está entre os melhores edifícios da região Centro devido a sua imagem corporativa e especificações técnicas.
      Com padrão corporativo de ocupação, o edifício é sede de empresas dos segmento Petroquímico / Petróleo, e . Possui uma fachada de altíssimo padrão, sendo referência de imagem corporativa para as grandes empresas.
      O edifício possui um total de 21 andares com lajes a partir de 1143 m²e conta com 10 elevadores sociais.
      O Centro Empresarial Senado – Torre A1 possui ar-condicionado Central, certificação green building e um total de 1705 vagas de estacionamento.

      Cidade jardim

      O Cidade Jardim está localizado na Av. Cidade Jardim, 803, na região Faria Lima / Itaim Bibi da cidade São Paulo
      De acordo com nossa última atualização, o edifício não possui salas disponíveis para locação.
      Passados 5 anos desde o termino da sua construcao, o Cidade Jardim recebe a classificação Buildings AA (double A) e está entre os melhores edifícios da região Faria Lima / Itaim Bibi devido a sua imagem corporativa e especificações técnicas.
      Com padrão corporativo de ocupação, o edifício é sede de empresas dos segmentos Bancário / Financeiro, Jurídico e Administração e Participação. Possui uma fachada de altíssimo padrão, sendo referência de imagem corporativa para as grandes empresas.
      O edifício possui um total de 10 andares com lajes a partir de 1395 m²e conta com 8 elevadores sociais.
      O Cidade Jardim possui ar-condicionado Central, certificação green building Gold e um total de 397 vagas de estacionamento.


      Excluir
    11. Vendas

      SP: 46.403 m²
      Eldorado 23.154 x 0,51
      BFC 31.959 x 0,75
      Cargil 10.626 x 1

      RJ: 32.551 m²
      Almirante 24.881 x 1
      Flamengo 7670 x 1

      Vendeu 42% mais m² em São Paulo que no Rio… vendeu 50% mais em quantide (3×2) em SP que no RJ


      Na “Troca com Troco” levou:

      SP: 3.729 m²
      Cid Jardim: 7.458 x 0,5

      RJ: 20.813 m²
      Senado: 19.262 x 0,2
      S Fraga: 2.153 x 0,83
      MV9: 15.174 x 1

      ou seja, 5,6 vezes mais no “decadente mercado do RJ” que em SP… só que com imóveis menos competitivos e de pior localização


      Trocou
      1 prédios AAA * torre almirante rio)
      1 prédio AAA ( Edlorado SP)
      1 Prédio B ( Flamengo tower)
      1 Prédio B ( Cargil sp)

      Trocou por

      1 Prédio C ( Mayrink Veiga 9) RJ
      1 Prédio B ( Sylvio fraga) RJ
      1 prédio AA ( Centro empresarial senado)RJ
      1 Prédio AA ( Cid Jardim)

      + 700 milhões

      Se entubou de lixo no rio de janeiro nova detroit brasileira, vendeu vários prédios bom em sampa.

      Provavelmente vai amortizar os 700 milhões em troca + 0,10 na renda.

      Brookfield ta de parabéns ! hahahhaha

      Gestão ativa em fundo imobiliario é uma piada, quando mais vejo menos eu quero ter fundo ativo. hahahah

      Por isso vivo falando fundo de transição !

      Não tem 15 FII que presta no mercado brasileiro ahahha






      Excluir
    12. Puxa vida, sabia que tinha coisa errada kkkk.

      Felizmente me livrei de BRCR acho que uns 2 anos antes.

      A gestao da BTG esta de brincadeira mesmo.

      Entendi 100%, so tinha visto comentarios no Tetzner, mas sem muitos detalhes.

      Valeu Mestre

      Excluir
    13. Também achei um lixo. Me livrei das cotas. Quero reduzir meus FIIs a no máximo 20. Depois que está com uma renda legal já, melhor concentrar nos melhores, pode ter menor rendimento porém mai segurança.

      Excluir
    14. E pensar que em 2015, olhando preços e rendimentos ao inves de fundamentos, eu comprei XTED, Euro, ao inves de Max Retail que cresceu acho que quase 100%, pois achava o retorno yield baixo ... E por ter pagamento semestral de uma das lojas ao inves de mensal.

      Deixei de comprar PQDP e SHPH por estarem "caros" na epoca.

      Por isto aprendi uma grande liçao de que comprar FIIs perenes com yield menor no longo prazo tenderao a dar retornos maiores e mais seguros.

      Anon penso que voce esta certo. Segurança, valor e diversificaçao. Bom plano.

      Excluir
    15. Unipar deve ser a empresa que fala MD. ..Qtos anos vc tem? É formado em que área. ? E sua carteira atual, é publicada. ? Parabéns vc é fera

      Excluir
    16. Sim é a unipar , mas não vou sair falando porque existe risco do controlador ( Frank ladrão de galinha), vai que todo mundo entra na empresa me seguindo e leva nabo, mas sem entraves da governança a empresa vale mais de duas vezes preço atual no mercado, vide que é negociado apenas 4 vezes ebitda, quando comecei comprar era negociada apenas 1 vez e meia.


      O barsi começou comprar quando estava sendo negociada 0,5 do ebitda atual, muita gente ficou rica com esta empresa vide alta de 600% na cotação, e por incrível que pareça ao meu ver ainda esta barata frente ao múltiplos e perenidade do setor.

      - Tenho 30 baixo.
      - Não tenho formação pública ( teórica), mas sim experiência prática nas seguintes áreas.

      - Metalurgia
      - Operador de caixa
      - Pião de obra
      - Vendedor de rua
      - Músico erudito amador ( Piano)
      - Mais recentemente me especializei no mercado de capitais brasileiro.

      Trabalhei com tudo um pouco na minha vida ! Não vou falar no que trabalho atualmente , mas já adianto que o mercado esta virando minha segunda profissão vide que faço mais dinheiro analisando empresas do que trabalhando CLT.

      Por isso falo se você tem aporte elevado e noções de economia& valuation e se propõem estudar mercado pesadamente suas chances de bater a média são maiores no Brasil.

      Obviamente no começo não interessa muito sua rentabilidade porque seu aporte é quem manda no jogo ( Foco em aumentar aporte), mas depois isso inverte.

      EX Melhores players fazem em média histórica 20% a.a, não espere ganhar muito acima disso ao longo de 10 ou mais de carteira.

      O tamanho da carteira é uma ancora.

      20% a.a numa carteira de 1 milhão são nada menos que 200 mil reais a.a
      Numa carteira de 2 milhões são incríveis 400 mil a.a.


      Não pense que tu vai conseguir sustentar isso com uma carteira gigante , quanto maior for sua carteira menor tende a ser sua rentabilidade,mas aquele 1% vai representar uma diferença brutal.

      Por isso é difícil para gestores que gerenciam bilhões bater o mercado consistentemente, não existe liquidez para fazer isso.

      Leia o livro lynch que ele explica porque o pequeno investidor tem uma vantagem imensa sobre gestores ativos profissionais, basicamente tudo se resume a tamanhão e liquidez.



      Quando você possui uma carteira de 400 , 500 mil + a coisa começa ficar séria pois 5% a.a a mais passa representar quantias cada vez maiores que dificilmente você faria num emprego CLT de cargo mediano.

      A minha atual carteira não é mais pública exatamente porque não vou revelar mais minhas movimentações no período, muita gente seguindo e vai dar merda.
      Além disso tenho que guardar vários segredos a sete chaves! Primeiro ganho dinheiro e depois revelo como fiz.

      Porém todo final de todo ano farei um resumo com todas movimentações acertos e erros com uma tabela mostrando se consegui ou não bater índice no ano base.


      Na parcial 2018 estou com 18% de rentabilidade contra 11% do índice.

      A meta foi batida com 3 meses de movimentações sendo o grande carro chefe: Itaú e unipar minhas maiores posições, ou seja quase 12 mil reais de dividendos destas duas empresas ao longo do ano.

      As barganhas estão acabando no mercado, agora esta na hora de começar preservar ganhos e deixar carteira em setores mais conservadores energia e afins.

      Se queres saber como aumentei muito meu patrimônio nos últimos 4 anos.

      Lhe apresento estratégia combinada:

      Aportes maiores

      - Frugalidade
      - Aportes dentro do limite do aceitável

      Investir melhor:
      Rentabilidade sempre acima dos índices passivos.


      O amigo investimento e lazer explica como funciona estratégia combinada neste post.

      https://dinheiroinvestimentoelazer.blogspot.com.br/2018/03/como-ficar-rico-mais-rapido.html#more

      Não existe garantias na renda variável: Por isso vivemos perigosamente, mas também não existe garantias no seu emprego CLT e no empreendedorismo.

      Estamos sempre vivendo perigosamente!

      Abraço

      Excluir
    17. Show cara. ..vc é realmente bom...
      Me permita uma questão. ..No atual momento de valuation do mercado , além de riscos externos como vc alocaria 7M? Aos poucos. ? Espera uma crise e melhores valuations. ? Se puder detalhar seu racional seria um enorme aprendizado. ..muito obrigado MD.abraço e sucesso

      Excluir
    18. Com todo este dinheiro estaria só comprando ninharia 10% ou 20% do carteira estourando em renda variável, com este nível de dinheiro não tem como achar barganhas, anda tudo caro.

      O negocio é ser conservador esperar uma próxima crise, os riscos de perder são maiores do que ganhar.

      A maiores distorções estão no setor de small caps, mas o pessoal se esquece que este setor cai do penhasco nas crises.

      Não faria nada ficaria de boa só comprando ninharia em renda variável e só compraria pesado numa próxima crise.

      Excluir
    19. Obrigado MD .É o que tenho feito há algum tempo. Esperar .15% em multimercado, 15% em Fiis e 15 % em ações. 55% em lft stand by. E qto a história de viver de patrimônio ? Com esse dinheiro, como vc estruturaria a idéia. ? Obrigado novamente

      Excluir
    20. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    21. Muito dificil viver 100% de patrimônio.

      As pessoas vivem de proventos sendo este uma alternativa no boom de mercado.

      Compre sempre FII perenes , ações de elétrica etc
      Faça retirada sempre que receber tais proventos.

      Uma taxa de remuneração de 7% a.a lhe daria em capital de 2 milhões aproximadamente 14 mil reais a.m.

      Reinvista o resto para ir aumentando sempre o bolo; a cada 20 mil reinvestidos você aumenta sua renda mensal em 120 reais.

      Fazendo este processo seria como se você tivesse recebendo aumento todo mês sem precisar trabalhar e aportar dinheiro novo na carteira.

      Excluir
    22. você possui 3 milhões destinado a renda investidos a uma taxa média de 7% a.a., cada milhão lhe rende 7 mil a.m.

      Posteriormente você possui mais 4 milhões em standy by que lhe rendem mais 7% a.a, revestidos este dinheiro mensalmente seu padrão de vida aumenta em 200 reais a.m.

      No próximo mês você pode retirar mais 200 para melhorar seu padrão de vida e assim sucessivamente, já que 4 milhões de rendimento reaplicados mensalmente você vai garantir aumento exponencial da renda renda no tempo.

      A questão esta mais para o padrão de vida que você pretender levar, quanto maior mais dinheiro você precisa, mas nestas quantias milionárias o cara só fica pobre se for muito ruim de gestão patrimonial e se não inventar de especular na bolsa.






      Excluir
    23. MD 7% aaDy em empresas de segurança com diversificação setorial (elétrico, seguros, alimentos , bebidas, bancos ) tá impossível de conseguir. Fiis a mesma coisa. Tô achando é caro. E vc? Abs

      Excluir
  14. Boa noite, Caro VDC

    Admiro e muito o seu esmero e dedicação com seu blog, creio que demande muito tempo para a criação de conteúdo a seus leitores.

    Referente ao tema leiloes de imoveis, aonde vc busca informações/oportunidade de leiloes de imoveis? site da CEF, ZUKERMAN, MEGALEILOES?

    Atual tenho disposto 140/150 mil para investimento neste nicho de mercado, um valor maior que este iria desbalancear em muito minha alocação de ativos, vc acredita ser factível o investimento nesta faixa de valor?Outro ponto vc busca imoveis próximo a sua região ou abre o leque para todo o pais?

    Desde ja agradeço pela sabia resposta

    Um grande abraço, e boa sorte em sua jornada meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anon,

      Sim, analiso pelo site da Caixa apenas, e acredito ser um valor que voce consiga adquirir um imovel para a revenda.

      Problemas: Quanto menor o preço, maior a concorrencia e menor o lucro.

      Vantagem: Giro rapido do imovel e menor capital sob risco.

      Lembre que num caso muito ruim voce podera ficar com capital "preso" durante 2 a 3 anos, caso haja açao do ex mutuario contra a caixa, solicitando anular o leilao. Avalie bem antes para evitar esta situaçao de processo em curso pelo ex mutuario.

      Alem disto, importante mencionar que alem do valor do imovel voce precisa ter 5% do valor de venda para abertura da conta calçao, e tambem o valor para pagar ITBI, escritura e demais burocracias da transferencia.

      Seus 150 mil se transformariam em 135 mil para o preço de compra, se tiver dinheiro alem disto pra cobrir calçao e transferencia, da pra considerar 150.

      Ps.: O valor do calçao volta pra voce apos alguns dias da transferencia do imovel, requerendo na caixa.

      Sobre o blog realmente gasto nuito tempo, infelizmente os retornos sao pifios perto do tempo, porem gosto muito de escrever e trocar ideia com os amigos, entao compensa.

      Busquei imoveis de leilao onde eu conhecia, perto da minha casa, pois eu tinha maior ciencia dos preços praticados e da margem de segurança para a compra.

      Pesquise muito antes de dar a primeira proposta.

      Valeu, abraçao amigo

      Excluir
  15. VdC, boa noite!
    Parabéns pela sua jornada!
    Assim como vc, estou iniciando do zero uma jornada rumo a um futuro mais tranquilo e acompanho sua jornada de perto!

    Grande abraço,
    Financeiramente Melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Flavio,

      Seja bem vindo.

      Torço pelo seu sucesso nesta longa caminhada e espero voce aqui conosco!

      Abraçao

      Excluir
  16. Caro MD , a WIZS3,mesmo com a perda do contrato com a caixa já estaria entrando numa zona atraente de compra não. ? Se não perder o contrato então. Vixe . valeu abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não quero saber de rolo com wiz, isso aqui no máximo é para trade hahaha.
      Toda informação que temos no mercado desta empresa são meramente especulativas.

      Não existe nada concreto sobre os contratos:
      Para ser sócio não compensa o risco.

      Empresa que depende de contrato da falida caixa econômica, e ainda por cima comandada por um grupo de sindicalistas e uma fundação francesa com objetivos escusos aos minoritários.

      A resposta : Antes de fazer analise de múltiplos estude profundamente diretores da empresa, contratos e afins.

      Acredite você vai surpreender! E perceber que não existe bobo no mercado de capitais, tem é muita raposa que comprou inflou ação para estratosfera e depois desovou em cima da sardinhada com matéria comprada em jornal e indicação em casa de analise.

      Quando sai matéria compra em mídia especializada desconfie!

      Analista indicando também, tenha sua próprias convicções no mercado.

      O mercado brasileiro é uma selva perigosa para quem se aventura no campo da especulação!
      Vide caso recente da eternit que omitiu uma dívida enorme no balanço oficial e entrou em RJ.

      Nem nos balanços você pode confiar no Brasil! Tem que fazer uma investigação na empresa a nível de criminologista.

      Não pense que ler meia dúzia de livros e consultar alguns múltiplos vão lhe fazer entender mutretas da empresa.

      Todo cuidado é pouco aqui!

      Minha opinião não existe dados suficiente para estimar o valor da empresa, e por isso teoricamente tudo se resume a mera especulação do mercado.

      Firmando contrato dispara
      Não firmando explode

      Simples assim, se trata de loteria pura.

      Excluir
    3. Pura especulaçao, prefiro ficar fora tambem.

      E outro: Depende exclusivamente da Caixa!

      Acho muito arriscado investir em empresas assim, incluo aqui a Smiles e a MPLU, que sao de aviaçao.

      Qualquer mudança do controlador / cliente principal, ja era.

      Excluir
    4. Muita gente empilhada com a Mplu, principal problema é o contrato com a TAM! Já pensou em uma renegociação ruim ?!? Já Elvis b

      Excluir
  17. "Não tem 15 FII que presta no mercado brasileiro ahahha"

    MD, quais vc poderia citar em setores diversos com perenidade?obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Setor com perenidade:

      Shopping classe B+ em regiões muito baladas.

      PQDP
      SHPH
      ABCP
      HGBS ( Shopping penha)

      Faculdade: FCFL

      Escritório: Perinidade na renda aqui não existe , setor mais propenso ao ciclos economicos e que deve pagar sempre mais do que os demais acima.

      O melhores são:
      KNRI
      HGRE
      CBOP
      RNGO
      ONEF
      VLOL
      Se não foste BTG
      TBOF
      TRNT

      Logística
      FIIB
      HGLG

      Fuja de ativo no rio de janeiro.
      Rio se tornou a nova detroit tupiniquim e possui estoque para mais de 5 anos sem lançamentos dada absorção líquida atual.

      Ainda existe questão de violência urbana e afins.

      Resumo tudo isso acima é minha opinião baseada do que tenho analisado ao longo dos anos.







      Excluir
    2. Verdade, fuja do Rio (Famb da vida, Edga, etc.).

      Mestre, eu incluiria Max Retail na lista.

      Apesar de nao ter, considero diversificado e esta rodando redondinho deste que colocaram la uma gestao adicional ao BTG, esqueci o nome.

      Onef e vlol sao surpresas, vou ate olhar os numeros, pois nao sou fa de escritorios.

      Excluir
  18. VDC e MD.. o que voces acham da minha estrategia? Estou aportando praticamente tudo em FII buscando fluxo de caixa. Assim que alcançar uns R$800 a 900 reais de aluguel (ainda recebo quase R$ 300,00), começar a aportar em ações e um pouco ainda em FII. Renda Fixa vou deixar só como reserva de emergencia ou entao caso eu queira trocar de carro aqui uns 5 anos. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto dos FII , mas tome cuidado com as porcarias que existe no mercado.

      Prefira sempre yield menor e qualidade, não coloco mão no fogo por metade dos FII no mercado Br.

      Gosto muito de fundos imobiliários e fiz o mesmo no inicio da carteira, porém atualmente estou atuando mais no mercado de ações porque vislumbro maior potencial de dividendos que os fundos imobiliários, embora com maior risco, nos próximos meses estarei comprando mais FII.

      A meta aqui é voltar ter 1000 reais em fundo imobiliario atualmente estou com 600 reais e já cheguei ter 1200 de proventos mensais.

      Não sou entusiasta da renda fixa , mas ela importante para constituir reserva para comprar barganhas e emergência.

      Portanto também estou aumentando minha reserva de emergências a qual não contabilizo no patrimônio principal



      Excluir
    2. Eu tenho os seguintes FII:

      ABCP11
      MFII11
      HGLG11
      RNGO11
      CBOP11
      FFCI11
      BBRC11
      JSRE11
      KNCR11

      Estou mais concentrado em ABCP11 e MFII. Pretendo aumentar mais opções em ABCP. Provavel que lá na frente eu acrescente SHPH e FIIB (isso se caírem de valor. Estão mto esticados.) Abraço

      Excluir
    3. ABCP11 já comprei um banheiro no shopping.
      MFII = Maior risco não entendo fluxo de caixa da SPE, mas da para manter pequena posição.

      HGLG11: Comprou imóvel porcaria da air liquid e andou vendendo FIIB.

      RGNGO11= Não é melhor , mas quebra o galho
      CBOP11 = Padrão construtivo melhor que RNGO e contratos melhores.
      FFCi11= Gestão ativa meia boca cagaram no pau na ultima movimentação
      BBRC11= Melhor FII de agência disparado! O resto não tem futuro.
      JSRE11= Mix de papel tijolo mediano
      KNCR11 = Melhor FII de papel
      KNRI11= Regular, mas paga altas taxas de ADM que toram o cotista no ciclos de baixa do mercado de lajes corporativa.

      Carteira muito boa não vejo nenhum lixo por aqui:

      Abraço

      Excluir
    4. Ativos ruins classe B e C situados em cidades do interior.
      Kroton tem faca e o queijo na mão.


      Vencimentos dos contratos:
      Os imóveis de Valinhos e Leme no ano de 2020.
      Imóvel do Taboão da Serra no ano de 2024.

      Lembrando que a faculdade pode abandonar estes prédios , ou exigir reformas relevantes, posteriormente cotista entra com a bunda.


      No pior cenário estes prédios não tem competitividade nenhuma.
      A situação aqui é dependência extrema com inquilino.

      Perenidade é algo que não encontro neste fundo por qualquer aspecto que olhe.

      O inquilino saindo o que seria do fundo?
      Você confiaria sua aposentadoria a este tipo de imóvel?

      E para piorar é ADM pela BTG ! KKK


      Excluir
    5. FAED tem alguns beneficios.

      A locaçao ja dura anos, estes imoveis sao importantes e ja sao pontos conhecidos como faculdade.

      Numa saida, a alternativa seria a locaçao para outros grupos de faculdade.

      Tenho posiçao, FII Classe C pra mim.

      Excluir
    6. RNGO e CBOP sao da mesma regiao, considero concorrentes e prefiro o CBOP pelo predio e contratos.

      RNGO fechei posiçao pois vejo como atrativo a isençao fiscal do local, receio em caso de retirada a completa saida dos inquilinos.

      Excluir
  19. MD.. O que voce pensa do VISC11 e bitcoins? Perigoso? Eu decidi aportar buscando um minimo de renda passiva de FII depois que voce respondeu ao desanimo do SOLDADO DO MILHAO neste post:

    http://soldadodomilhao.blogspot.com.br/2017/11/fechamento-outubro-2017-r3665616-495.html


    Mestre dos Dividendos1 de novembro de 2017 18:09
    "Se você visa aluguel esquece mercado imobiliario direto FII é melhor.

    Se visa incorporação vai precisar de mais grana já que a coisa anda preta.

    Você começou evoluir bem seria terrível regredir justo agora que o jogo vai começar ficar interessante.

    100 mil em FII medianos te dão 8% a.a ou 800 a.m para quem é fudido como a gente já é uma baita grana, pense nisso.

    Abraço"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nem como comparar KKKK

      Bitcoin atualmente se tornou especulação pura.

      Visci tem uns shopping bem classe C no rio que não colocaria um puto, porém comprou alguns ativos de melhor qualidade recentemente.

      Não acho ruim , mas também não é tudo isso não! Vale exposição na carteira , mas em menor quantidade que os demais ativos.

      Não gosto de ativos com mandato ativo: Gestão ativa é meu ovo ! ahhaha
      A maior parte das gestoras faz gestão financeira que é bem diferente de gestão imobiliária.

      FII é nosso ganha pão ! O lucro das posições mais agressivas jogo tudo aqui.

      Investir em fundo imobiliario não vai deixar ninguém rico fato, mas vai evitar do cara fazer um monte de merda que faria no mercado acionário isso vai hahaha.

      Nunca deixo menos que 30% da minha carteira em fundo imobiliario. Nos próximos meses vou investir uns 20 mil reais por aqui para ver se faturo mais uns 130 pilas a.m.



      Excluir
    2. Haha verdade.

      Estao fazendo muito aue com Visc, ainda gosto do HGBS, apesar dele estar fora da minha carteira ainda, apos a ultima venda.

      Bitcoin e criptos: Pessoas pioneiras ganharam grana antes e durante o boom.

      Quem vendeu, embolsou belos lucros, quem nao vendeu ainda ta no lucro, mas bem menor.

      A blogosfera estava uma festa no boom das criptos, gente se dizendo especialista e que viveria de criptos ... Depois da queda, muitos sumiram, infelizmente.

      Apos o boom, os bobos pagariam a festa, e eu fui um dos bobos.

      Coloquei capital de aposta, perdi 70%. Tentei usar fundamentos num mercado especulativo, levei ferro.

      Compreo BTC a 48 mil, olha a situaçao ... Depois vendi pra fazer um trade, que chegou a atingir os 5% pretendidos, mas ai eu fiz uma lambança e me perdi com os numeros, pois o preço da cripto varia conforme BTC.

      Fiquei doido: Meu trade atingiu 5% de alta e o preço da carteira era menor ... Motivo: Cripto subiu, porem BTC caiu, e o valor da carteira seguia BTC.

      Nao soube o que fazer, deixei la ... Dia seguinte com a cabeça fria, uns 20% de perda.

      O que sobrou decidi comprar Cardano ... Nem era minha escolha, a que eu queria nao tinha ainda na Binance.

      Mais prejuizo e mais prejuizo.

      Por isto cheguei a 70% de perdas.

      Estrategia mudou: Especulaçao se combate com especulaçao.

      Detesto fazer isto, porem estou fazendo UM trade. Ate o momento dupliquei meu capital praticamemte, mas ainda nao vendi.

      Mesmo duplicando ainda esta muito longe do dinheiro perdido, que nunca sera recuperado, posso ate ganhar outro mas este ja era rs.

      O mercado de criptos acabou a mamata. Agora faz grana quem sabe.

      Excluir
    3. Gari,

      A renda passiva é muito importante para complementar o aporte.

      Eu comecei aportando 100% em FIIs, somente agora com a carteira dando um bom valor mensal é que estou migrando para as açoes, mas escolhi aquelas boas pagadoras de dividendo e mais consolidadas, nao busco crescimento patrimonial agressivo, prefiro dividendos para aumento de posiçao mensal.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Penso como voce VDC!! Estou focado primeiramente em ter uma renda passiva mensal de mais ou menos R$ 800, 900 reais e assim depois partir para as ações.

      Excluir
    6. Neste caso os FIIs propiciaram exatamente o que precisa Gari.

      Valeu

      Excluir
  20. Olá Viver de Construção,

    estou passando por aqui pois criei um blog para relatar minha trajetória em busca do sucesso e da felicidade.

    O link está aqui:

    www.blogdofutvenc.blogspot.com.br

    Espero que leia e goste.

    Obs: Te adicionei em minha blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo amigo.

      Acompanharei, participando aqui e criando mais postagens te adicionarei.

      Abraçao

      Excluir
  21. Respostas
    1. Este ano dificilmente Lucas.

      Se eu aplicar o capital de venda em FIIs e Açoes sera a minha aposentadoria em construçao, pelo menos pelos proximos 2, 3 anos ate juntar novo capital.

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...