Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Por que Compro Ações? E como o Blog VDC te Ajuda Financeiramente?

.
.

Olá amigos e amigas do blog! Tudo bem com vocês?

A vida vai bem, obrigado! (Sempre quis usar esta frase).

Tenho percebido certa relevância de meu blog no mundo financeiro.

Recebi algumas solicitações de parceria, alguns elogios, vi meu blog sendo citado em outros sites / discussões, isto é bem legal.

Isto me leva a pensar sobre o que eu posso fazer para melhor agregar e ajudar as pessoas em aspectos financeiros e comportamentais.

Como sempre, minhas postagens falam sobre aportar (investir mensalmente), investir em imóveis (construção, leilões), compras em ações, fundos imobiliários, algumas notícias mais interessantes financeiras, carreira (tenho falado pouco, devo voltar a falar de forma mais impessoal), e alguns outros assuntos correlacionados.


SE EU FOSSE IGUAL ELE NÃO ESTARIA AQUI ...
Às vezes eu me pergunto: O que eu agrego neste mundo financeiro? Qual a diferença que eu faço aqui? Qual a minha missão?

Talvez a minha missão seja reforçar justamente os conceitos mais básicos de finanças, que a maioria acaba esquecendo (e aqui incluo eu mesmo): Gastar menos do que se ganha.

Já perceberam o quanto complicamos as coisas?

.
.

O balanço financeiro extra numérico referente aos ativos consolidados do CAPEX estão sobrepondo ao budget orçado, acarretando uma perda superavitária baseado na Selic e na cotação do dólar no mercado de contratos futuros”.

Não, eu não disse realmente nada com nada.

Apenas vejo que as pessoas se complicam quando falamos de investimentos, para aqueles poucos que investem.

Quero comprar ações, não sei por onde começar ...

Aqui a pessoa já vai direto em Petrobrás, Vale, Usiminas, CSN, Gerdau ... Pois são as maiores, mais comentadas, as ‘Bluechips’ do mercado.

Aí depois vem a vontade de ver o dinheiro triplicar, e começa o ‘investimento’ em ações menores, as ‘small caps’: Forja Taurus, CSU Card Syst, Pomo, Marcopolo ...

Depois vem os micos: Plascar, Estrela, OGX, Oi ... Entre outras.

A frase mais descrita: “Comprar na baixa e vender na alta”.

Comprar ao som dos trovões e vender ao som dos violinos”.

Minha humilde opinião?

Não existe nada disto! Você deve simplesmente comprar, seja ouvindo hip-hop, rap, funk, sertanejo ou mesmo axé.

Qual a missão do meu blog? Tentar ensinar um pouco da minha visão e história financeira para pequenos investidores, gente normal mesmo.

E eu vejo esta mesma missão em vários blogs aqui da comunidade. Quer um exemplo? Veja uma nova forma de ganhar dinheiro, detalhada aqui pelo amigo e blogueiro Cowboy Investidor! Ele chamou de "Projeto Boi Gordo" e realmente há várias formas de se ganhar dinheiro, muitas desconhecidas, onde basta buscarmos conhecimento para saber os riscos e investir. Veja que bacana a postagem clicando aqui.

Parando um pouco para raciocinar sobre, eu vejo que tenho um grande diferencial: Eu atingi um milhão!

Tem Youtuber que ganha dinheiro falando sobre isto, enquanto eu sou apenas uma pessoa simples, que divulga aqui neste humilde blog os seus feitos, e tenta apresentar uma metodologia (já conhecida) para que outras pessoas possam chegar lá.

Na verdade talvez seja bobo, deveria rentabilizar isto, sei lá como.

Não foi com Criptomoedas que eu cheguei lá! Não foi um golpe de sorte.

Foi com muito trabalho!

 E continuo na mesma luta, pois minha renda chega muito longe dos demais milionários ...

O ‘escolhido dos deuses’ que sabe fazer trades, que sabe quando comprar e vender criptomoedas (e tem tempo pra isto), que sabe analisar o detalhe dos balanços financeiros das empresas elétricas, detalhando o detalhe do detalhe, estes caras não estão aqui lendo este humilde blog.

Você não é o escolhido! Você não vai ficar rico fazendo trades!

.
.

O blog VDC foi feito para o povão, onde me incluo, em alguém que nasceu em família classe média e vê uma luz fora do túnel, da Matrix em que vivemos: É possível sim atingir a Independência Financeira.

Os fundamentos são a matemática e os exemplos de outros blogueiros e pessoas mais ‘famosas’ no mercado que conseguiram.

Não acredita? Faça contas usando Juros Compostos, aportando mensalmente durante anos. Veja o que acontece. Não sou eu quem fala, é a matemática!

Então voltando, qual a missão do blog? Justamente prover este caminho, compartilhando meus pensamentos, minhas ações (no sentido de dizer o que estou fazendo).

Algumas pessoas pedem minha carteira, mas o legal é justamente o contrário: Eu falo as ações que devem ser tomadas, na minha ótica.

Eu não entrego o peixe pronto, eu ensino a pescar! Ou pelo menos eu acho que ensino alguma coisa que preste ...

Percebam que as pessoas que entram no mercado de ações estão mais preocupadas em comprar na baixa para revender com lucro, sendo que eu percebi na prática, tanto nos fundos imobiliários quanto em ações, que, devemos fazer o oposto disto: Devemos comprar bons ativos e permanecer o máximo de tempo neles, enquanto houver valor, extraindo dali até o último pingo de valor.

É como espremer um limão, para fazer a sua limonada, sendo o limão os investimentos e a limonada a Independência Financeira.

Meio Dilma esta frase, eu sei ... Mas após fazer sua limonada usando seus limões, você poderá curtir a sua limonada, ou seja, a sua Independência Financeira.

AH É?
Podem reparar: Num papo sobre ações, ninguém chega e diz:

“Vou investir em Ambev, pois ela paga dividendos e já gera lucros há muitos anos. Acredito que continuará gerando, pois é uma grande empresa”.

Ou mesmo:

“Vou investir em Itaú, pois é o melhor banco da América Latina e a cada ano tem lucrado mais, propiciando bons dividendos que podem ser reinvestidos na empresa”.

Eu mesmo já errei e feio nesta parte, já fiz cada coisa idiota na bolsa, tenho que agradecer aos céus por ter tido um limite de perdas, e ter me afastado por anos deste mercado.

Quando voltei, aí sim, mais maduro e após mais uma tentativa de ‘Viver de Trades’ frustrada, eu encontrei nos Fundos Imobiliários o meu refúgio, e entendi o básico e mais importante lição do mundo financeiro:

PREÇO NÃO IMPORTA!

O preço vai importar para quem realiza grandes compras (maior volume de capital) e para os experts financeiros (ou aqueles que acham que são).

Caras experts como o Mestre dos Dividendos, cara que eu tiro o chapéu sempre, é um exemplo: O cara sabe o que está fazendo, então para ele o preço importa!

PREÇO NÃO IMPORTA para mim e para você leitor, que não tem tempo e nem conhecimentos detalhados de balanços e política macroeconômica.

.
.

E eu nem quero ter, para falar a verdade.

Eu invisto em Ações justamente para não ter que conhecer os detalhes.

Uma vez ao ano você vê o balanço.

Se a empresa continua gerando lucro e mantêm a dívida controlada, continue sócio.

Se algo está diferente e você ficou apreensivo, deixe a Ação em carteira, porém acompanhe mais de perto, trimestralmente.

Agora, se ficou ruim, sem dó no coração, simplesmente venda e reaplique em outra!

É algo tão simples!

Você não precisa vencer todas as batalhas, você vai errar, o Bill Gates vai errar, eu já errei, e não importa: Você vai lá, com toda humildade, pega o que sobrou e aplica onde tem valor.

Uma batalha que eu nunca me esqueço: XTED! Eu fui o cara que talvez comprei o preço mais caro de XTED antes da queda gigantesca, pós saída da Petrobrás.

Eu estava aprendendo a investir ainda em FIIs, e acabei realizando um aporte justamente um dia antes da queda da cotação.

Não pensei duas vezes, era premissa que a Petrobrás continuasse no prédio em Macaé para eu me tornar sócio.

Saí às pressas, reapliquei em outro FII e a vida seguiu.

Poderia estar até hoje com dinheiro preso lá e sem rendimentos, esperando a salvação ...

Pra que?

Entendem o conceito?

.
.


BLOG DOS 'CATIOROS'
O que eu quero das Ações: Manter o valor aplicado, receber os dividendos daquelas que pagam dividendos, e mensalmente ir reaplicando.

Não temos que complicar tanto.

Esta é a minha missão aqui, tentar ensinar aquilo que deu certo para mim.

Não tem fórmulas mirabolantes, cálculos de PL, VP, e sei lá mais o que.

Eu só compro empresas que dão lucro nos últimos anos, com margem aceitável (margem  baixa significa que a qualquer momento pode ocorrer um prejuízo se o mercado mudar ou os gastos aumentarem), e com perspectivas boas de continuidade.

Um banco vai continuar existindo ao longo do tempo.

Uma cervejaria vai continuar existindo ao longo do tempo.

Uma geradora de energia tende a continuar existindo ao longo do tempo.

Se eu não entendo o negócio, eu não invisto.

Seguradora WISS: Sei lá o que é isto, um rolo com a Caixa, contratos.

Não invisto nisto.

Criptomoedas são o futuro, vai multiplicar por 1000: Não invisto meu capital grosso nisto!

Pode até especular com baixo capital, porém isto não é investimento nunca!

Bom, fico por aqui.

Espero que seja útil a alguém!

Quer ficar rico com Ações: Simplesmente compre boas ações e seja paciente! Não olhe preço! Não importa o preço em empresas boas de longo prazo, acredite nisto!

É por não acreditar que PREÇO NÃO IMPORTA, que muitos ficam neste gira gira interminável! Compra ação X, vende, recompra.

No final das contas é só prejuízo.

Aí num dia aquele que esta comprado e tem paciência descobre que a ação subiu 50%!

Olha aí o exemplo de ITSA! E eu vou vender por que subiu? Não.

Seria o mesmo comportamento se estivesse caindo. Não vendo.

Não tem esta bobeira de comprar mais por que caiu, de fazer PM, de vender 30% da posição: Simplesmente compre.

Ações são ativos.

Se eu compro um lote e espero 4, 5 anos para revender com lucro, por que com Ações eu faria diferente? A diferença aqui é que eu quero viver de dividendos, e é por isto que eu compro Ações.

Um abraço!

VDA – VIVER DE AÇÕES

.
.

31 comentários:

  1. Olá VdC! Não teria como eu concordar mais com você! Também sigo a sua filosofia de que preço não importa para o pequeno investidor, porque a grande verdade é que se vc fez um trade espetacular de 20% em 1 dia, mas era so R$ 1.000,00, beleza, praticamente não mudou muita coisa, inclusive, tirando os custos de corretagem o lucro ainda foi menor ainda.

    O importante é ganhar dinheiro sempre, aportar sempre e manter o barco seguindo em frente, corrigindo o curso quando a perda for muito grande, como por exemplo seu XTED.

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é RC, pelo que vi e o que funcionou pra mim ate o momento foi justamente focar em trabalhar e buscar rendas extras.

      Tenho colegas focados em trade em criptomoedas.

      Ao inves de descansar, ficam grudados a noite e durante o dia, com graficos e mais graficos.

      Nao quero isto pra mim ...

      Valeu, abraço

      Excluir
  2. É isso mesmo, aportar sempre, "investindo" em boas empresas. Se for o caso de especular, que seja com pouco dinheiro. Vejo algumas empresas que tiveram mais de 90% de queda desde sua maior alta, e que estão nesta posição faz mais de 4 anos, quem sabe quando a mesma poderá chegar ao mesmo patamar? Se alguém investir e der sorte, poderá ganhar mais 1000% na valorização, mas isso vai depender de inúmeros fatores e teremos que ter muita paciência, então para estes casos, devemos usar pouco dinheiro!

    ResponderExcluir
  3. O negócio é simples mesmo, comprar bons ativos, ficar o máximo de tempo cm esses ativos na carteira, receber dividendos, reaplicar, a bola de neve vai aumentando. abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem segredo ne Beto,

      Todo dia que cai alguma coisa la na corretora, vou la, reinvisto.

      Inicio de mes recebo salario e aporto.

      A cada mes este dinheiro la na corretora que reinvisto vai aumentando.

      Chegara um dia pra todos nos aportadores onde poderemos reinvestir parte e curtir o restante ja na IF.

      Abraço

      Excluir
  4. Show de bola!

    A maioria dos leigos diz que bolsa é arriscado, que é cassino, mas investindo em valor é muito difícil ter prejuízo na bolsa. Claro que uma ou outra queda pode acontecer (como XTED), mas investindo em empresas/fundos de valor e diversificando o patrimônio, é muito difícil sair no prejuízo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ministro, sou grato ao Xted pela liçao que foi me passada. Eu investi errado nele, baseado em yield, e aprendi a importancia de pensar no pos-inquilino, caso haja a saida (nenhum contrato é eterno).

      Diversificaçao é a nossa arma.

      Abraço

      Excluir
  5. Ótimo conselho pra quem está iniciando (como eu). Parabéns pelo blog e obrigado por compartilhar seus conhecimentos. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu AR.

      Funcionou pra mim e funcionara pra todos os investidores leigos, como eu sou.

      Foco em valor e acumulo, esquecer preço e estas bobeiras que o mercado impoe.

      Abraço

      Excluir
  6. Muito interessante o seu ponto de vista e realmente, os detalhes são para os especialistas, o que não somos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Roberto, so nos resta focar em nosso trabalho, comprar boas empresas e deixar o detalhe pra quem entende.

      Nao muda nada ao longo do tempo comprar uma açao por 100 reais a mais ou menos no aporte total.

      Abraço

      Excluir
  7. Mais uma boa reflexão sobre preço, mostrando o seu pensamento.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Dil.

      Inclusive lendo seus posts vi que voce tem grande conhecimento neste mercado.

      Abraçao

      Excluir
  8. Pomo e marcopolo sao a mesma coisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Anon. Acabei colocando as duas coisas.

      Depois corrijo la.

      Valeu

      Excluir
  9. O blog não ajuda financeiramente porque não dá dinheiro pra gente.

    ResponderExcluir
  10. Fala Serio! Vão a merda com esse migué de investimento de vcs, caos do caralho, mercado financeiro desanimador e volatil, devem tomar na tarraqueta direto, mas isso não contam!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ta doido? Tudo subindo, FIIs, Bolsa.

      Quem deu uma desanimada foi o time criptomoedas, mas esta melhorando.

      Excluir
    2. O cara caiu aqui de paraquedas e vem falar merda...
      Volta pra Matrix, Rafael!

      Excluir
  11. Ótimo tópico!
    Mostra que realmente o mindset tem que ser focado exatamente no que escreveu. É difícil, mas tem que se esforçar para se tornar um hábito. E quando vê, as coisas estão acontecendo.

    Como diz o prof. Arthur Vieira de Morais: "NÃO TEM COMO DAR ERRADO. NÃO TEM!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lucio, é a formula, mas ninguém gosta pois o caminho é longo, árduo e tedioso.

      Não entendo esta tara com risco que o pessoal tem, bem mais tranquilo comprar o que já é bom, do que ficar tentando achar o investimento do século ...

      Abração!

      Excluir
  12. excelente post.
    enriquecer é simples e fácil, só que é tedioso e lento.
    por isso as pessoas ficam fissuradas buscando emoção, o investimento do século, o melhor rendimento da década, etc.
    enriquecer demanda autocontrole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Marcelo as pessoas buscam atalhos.

      Não é atoa que criptomoedas se tornaram o assunto do momento ... Todos alucinados pelo ganho fácil de dinheiro.

      Eu já defini: Vou seguir o que vem dando certo e me deixa dormir a noite: FIIs, Ações, Imóveis, Renda Fixa ...

      O caminho é longo e tedioso ...

      Abração

      Excluir
  13. Amigo VDC,
    Belo post.
    Subscrevi Itausa hoje, agora 4 mil queridinhas trabalhando pra mim.

    Sucesso
    Bagual de culhão roxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Bagual!

      Eu estou com 4 vezes menos, mas tem um mar de dividendos me esperando kkk.

      Vou comprar tudo de Engie, depois voltarei a aportar todo mês em ITSA, ITUB e Ambev!

      Estou pensando em dedicar uns aportes só para estas ações, durante uns 4 meses por aí.

      Só devo subscrever JSRE (tá mais ou menos, mas vamos nesta) e CXRI, que se não me falha a memória entrei por sua indicação, analisei, e gostei demais do FII!

      Abração

      Excluir
  14. Preço importa sim. Luiz Barsi quem o diga mas como vc eh melhor investidor que ele sqn kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Barsi não frequenta blogs.

      Você frequenta.

      Logo, você é pequeno investidor, como todos aqui.

      Se o preço não importa pra você, e você soubesse fazer valuation ou trade, você já estaria rico e não estaria aqui comentando no local onde os investidores são pequenos e não tem a noção de preço, por isto preço não importa.

      Excluir
  15. Isso ai, também sigo a filosofia. Demorei um pouco focando em renda fixa mirabolante, acordei pra vida. Menos de um ano focado e pela primeira vez vejo 100k na conta. Abraço

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...