Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Aviso de Compras em Ações - Reinvestimento + Pequeno Aporte de Fevereiro

.
.

Olá amigos (as) do Blog, bom dia!

Mais um reinvestimento, com pequeno aporte em dinheiro novo (R$ 400,00).

Pra eu não esquecer, hoje também debitaram da minha conta os valores da subscrição de HGLG. Subscrevi uma cota a menos do que teria direito, para poder finalmente comprar a ação que eu mais queria ...

Como eu gosto de comprar Ações e FIIs ...

Plagiando o título do amigo Guardião do Mobral mas infelizmente não plagiando a imensa capacidade de aporte do mesmo, que tristeza!, acabo de adquirir 50 unidades da Ação EGIE3 (Engie Brasil)!


Foi a minha primeira vez no mercado de Ações fracionário, ou seja, comprei Ações da EGIE3F (este ‘F’ ao final indica o mercado fracionário).

Quase desisti pessoal, pois existe os ‘traders dos centavos’, meu Deus, como tem gente que contabiliza até os centavos.

.
.

Tem gente que vai lá no fracionário pra vender 99 ações! Brincadeira isto.

A liquidez é péssima, mas bastou aumentar um pouquinho a minha ordem de compra, e logo alguém veio e aceitou a negociação.

Bom, como Preço Não Importa, ao longo do tempo isto não fará diferença alguma na minha vida mesmo, então optei por comprar no fracionário. Preço não importa pra mim, se importa pra você não tem nada de errado também não. Sabia que podemos ter pensamentos diferentes e mantermos diálogo, amizade? Não precisa brigar por pontos divergentes! Olha que maravilha esta forma de viver em paz!

Se tivesse desistido, teria comprado KNIP, conforme meu plano, mas agora pelos meus cálculos provavelmente com meu próximo Salário conseguirei atingir a posição desejada em EGIE3, “se pá” quem sabe não consigo fechar as compras em KNIP.

Optei também por adquirir mais 10 cotas de KNCR, para ter o mesmo número de cotas de KNIP, um número mais bonito, digamos assim.

Às vezes invisto baseado no meu ‘feeling’ e aumentarei mais 10% a posição em KNCR.

Ou seja, próximo aporte provavelmente alcanço a posição desejada em EGIE3.

Após irei dedicar um aporte inteiro aos Fundos Imobiliários, indo de KNIP (prioridade) e mais 1K e pouco em KNCR (para seguir o irmão KNIP).

Após estes 2 meses acima de Aportes + Reinvestimentos, aí sim atingirei a 3ª parte desejada do meu plano, que consistirá em dividir o Aporte entre Ações e FIIs, tipo, comprar 60% em ações e 40% em FIIs, e logicamente aumentarei e muito a minha posição em Itaú.

Pretendo comprar bastante Itaú neste ano, seja ITSA3 e suas demais empresas, e a minha queridinha ITUB!

De elétricas já estarei satisfeito, então devo buscar a segurança em FIIs mais perenes e de aposentadoria ... Quem sabe VISC, um novo FII de Shopping que pode tomar o lugar do meu antigo HGBS (que saiu da minha carteira).

Bem, por hoje é isto!

Sou acionista da Engie Brasil. E você?

Abraços



 VDA – VIVER DE AÇÕES

.
.

31 comentários:

  1. Boa VDC !!!

    Egie3 está na minha lista de prioridades, Visc vai se tornar um dos melhores FIIs de shopping em breve, já tem boa liquidez e dia 26.02 tem assembleia para definir nova emissão de cotas - previsão de 370 milhões, já paga um DY mensal médio de 0,61.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Anon, Visc me chama muito a atençao, o yield e perspectivas futuras sao boas.

      Se propiciar uma boa entrada como abcp propiciou, talvez eu altere a ordem dos meus aportes.

      Ainda nao estudei a fundo visc, mas no geral parece ser excelente mesmo.

      Abraço

      Excluir
  2. Tenho EGIE3 faz um tempo já, dentro das perspectivas analisadas e o dos meus critérios, gostei bastante. Na minha concepção, acredito ser a melhor do setor. Permaneço comprado e aumentando a fatia.

    Específico aos FIIs, encarteirei logo que saiu, gostei do que li no material, dos projetos e unidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IP,

      Tambem gostei bastante do que vi.

      Foi uma bela compra em Visc, eu ate vi, mas estava sem dindin.

      Abraço

      Excluir
  3. Eu nem invisto em FII ainda e nem vou investir se vão taxar. Vai render menos que a poupança.

    O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguem sabe se vao taxar, mas quem investe precisa aceitar este risco de 20% de perda em renda e patrimonio aplicado.

      Como é algo que nao posso controlar, invisto tranquilo, sabendo que se forem taxados continuarei recebendo 20% a menos, mas ficara igual ao que recebo com locaçao de imovel fisico.

      Valeu

      Excluir
  4. Olá VdC!!

    Gosto muito do seu jeito de investir.

    Estou começando agora a investir em renda variável, estou estudando bastante sobre ações e principalmente FII's.

    Me tira duas dúvidas: O que a EGIE3 tem de tão bom assim? E o que eu devo estudar/me preocupar antes de investir em algum FII? (A princípio estou olhando P/L, DY, vacância, localização).

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A EGIE3 possui uma base bem diversificada, tanto nas tradicionais de geração de energia e indo a eólica com muita naturalidade (compare com a uma novata na Bolsa, por exemplo, a Ômega Geração, que possui apenas eólica). Isso é fundamental para se proteger em um futuro que requer cada dia mais inovação. Sempre busca inovar e não fecha as portas sequer pra energia nuclear (Ela já afirmou que topa encarar esse espaço, desde que o governo brasileiro dê mais espaço). Das privadas é a maior do Brasil, sendo sua matriz francesa uma das maiores do mundo no ramo de energia.

      Excluir
    2. Muito obrigado pela resposta InvestidorInvisivel...

      Excluir
    3. Complementando, fiz uma postagem ano passado sobre a EGIE3, pode ser que hoje já seja diferente os números, mas escolhi ela por ser a "menos dependente do governo".

      Sua controladora é um grupo franco-belga que atua desde 1958 no país, e é o maior distribuidor independente de energia do mundo, com atuação em toda a cadeia: exploração / produção / transporte / distribuição e comercialização.

      Na época que eu fiz o levantamento, possuíam 9 hidrelétricas; 3 termelétricas; 13 termelétricas complementares (biomassa, eólica, PHC, solar); e mais 6 em construção (sendo 5 eólicas e 1 carvão).

      Ela está em expansão constante, tendo expandido 89% desde 1998. Ainda, ela possui contratos com diversas distribuidoras (fazendo com que esteja menos refém das turbulências) e foi pioneira no mercado de Cliente Livre (que permite que determinados consumidores escolham diretamente o fornecedor de energia elétrica), possuindo diversos contratos nesse segmento isso dá mais previsibilidade e garantia do fluxo do caixa.

      Distribui semestralmente 55% do líquido. Em 2013, como estava com caixa e sem necessidade de investimentos, distribuiu 100%.

      Receita aumentando ano a ano, atualmente em 6,6 BI
      Lucro líquido consistente, atualmente de 1,7 BI
      Margem de 26,9%
      Caixa de 1,5 BI e dívida de 3,2 BI, portanto, 1,6 BI de dívida, mas com patrimônio de quase 7 BI, situação bem confortável.

      FCL CAPEX de quase 1 BI (dinheiro novo gerado pela empresa)
      CAPEX de 1,8BI (valor investido em instalações, equipamentos etc)

      Esses dados mostram que a empresa é sólida, está com investimentos constantes e apresentando resultados consistentes.


      Excluir
    4. Muito obrigado tb Investidor Precoce... vou lá no seu blog dar uma olhada.

      Excluir
    5. Olá pessoal,

      Nem vou complementar pois vocês sabem melhor do que eu.

      Anon, análise simplista: Empresa deu lucro nos últimos 5 anos e tem tendência de continuar gerando lucros e distribuindo aos acionistas.

      Abraço

      Excluir
  5. Vou acumular na poupança até a IF, do jeito que está nada está valendo a pena em renda fixa.

    O que importa é tentar aportar 100k por mês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é opção ruim. Pelo menos na poupança você não perde dinheiro. Abraço

      Excluir
  6. Também tenho EGIE3. Boa ação, muito perene. Vai dar ótimos frutos no longo prazo, a gestão da EGIE é uma das melhores, pessoal do RI muito profissional e gentil.

    E estão investindo pesado em negócios muito bons!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. IW, e aí, beleza? Verdade, a EGIE das elétricas é uma das melhores, pelo pouco que conheço e analisei vi isto.

      Espero que gere bons frutos no futuro.

      Abração

      Excluir
  7. Sempre acumulando bons ativos, as elétricas são ótimas geradoras de caixa.

    Estou fazendo um enquete sobre se na hora de comprar ações o preço importa ou não importa, passem pelo meu site para votar.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Dil!

      Já deixei meu voto!

      Elétricas são renda passiva ao longo do tempo!

      Abração

      Excluir
  8. EGIE3 é excelente, tenho aumentado minha posição nela a cada dia, assim como ITUB3, aliás próximo mês vem um dividendo pesado dela!! VISC11 entrei nesse inicio de mês, comprei com os lucros de trades do Bitcoins kkkk HGLG também entrei na subscrição e aumentei posição em ABCP11. Vem por aí subscrição de CXRI11, o que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana Anon! Eu também quero ter mais ITUB em carteira, eita banco bom, os caras são foda!

      Feliz você hein? Fui comprar Bitcoin me ferrei, uns 60% de prejuízo agora com a alta (estou com Cardano) e não pretendo voltar a comprar tão cedo, só depois que acabar minha interminável lista de aportes em ações e fiis.

      Tô afim de comprar VISC também, talvez eu coloque na lista de aportes futuros, tenho um capital maior pra receber e pra manter na segurança devo aumentar significativamente a posição em ABCP e VISC vejo com bons olhos pra ser um FII Classe A do meu portfólio.

      CXRI vai subscrever? Não vi notícias sobre, mas se for sou OBRIGADO a entrar, é um FII que gosto bastante também!

      Abração

      Excluir
  9. VDC, tenho EGIE3, excelente empresa. Knip e Kncr também excelentes.
    VDC, comprei um imóvel em Curitiba-PR, bagualistico!!!! Seguindo os passos do amigo rsrs....

    Abraço
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bagual,

      Que boa notícia amigo! Desejo todo sucesso nesta nova aquisição.

      Conheço um pouco Curitiba, já estive nestas bandas, me hospedei ali na região do Batel, show de região viu.

      É tanto ativo bom Bagual, fica difícil escolher viu! Próximo aporte EGIE3, KNIP e KNCR se sobrar grana ... Vamos ver!

      Abração

      Excluir
  10. Ainda não estudei os números dessa empresa mas vejo que muitos aqui gostam. Ontem comprei CMIG4 ( uma que estou apostando em uma boa desalavancagem da dívida e crescimento da cotação e payout no futuro) , além de mais um aporte em itsa4 que é minha segunda maior alocação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samurai,

      Acho boa a sua aposta, pra ser sincero até pensei em fazer o mesmo, mas acabei seguindo a ideia Bastter de não buscar turn-around, apesar de achar a Cemig uma mina de fazer dinheiro, se bem administrada.

      Se ela reduzir as dívidas, realmente volta a ser boa.

      Boa, só uma sugestão, compre ITSA3, sou a favor de comprar ON também, exceto nas elétricas que engulo as UNITs.

      Também pretendo que Itaú seja minha maior posição, 50% ITUB e 50% ITSA.

      Abraçao

      Excluir
  11. Olá VDC, estou começando um blog agora e se puder gostaria que colocasse o link dele no seu blog. Você tem textos muito bons aqui, vou te acompanhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá BC,

      Bem vindo.

      Vou dar uma olhada no seu blog, tendo mais textos e participando aqui te adicionarei sim!

      Abração

      Excluir
  12. Grande VDC,

    Também comprei EGIE3 esse mês. Essa empresa entrou recentemente em um leilão no segmento de transmissão de energia. O endividamento está sob controle e agora é acompanhar o desenrolar destes investimentos recentes.
    Não é nenhuma barganha, mas com a Selic a 6,75% ao ano um dividend yield de 6% ao ano não é desprezível.
    Acredito que o dividendo poderá diminuir um pouco devido aos investimentos/financiamentos recentes.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AF,

      Realmente parece promissor, vamos acompanhando.

      Estas elétricas que comprei é pra ver lá em 2023 o comportamento, onde incluo esta e a TIET.

      Vamos acompanhando e reinvestindo os dividendos!

      6% realmente é algo que vale a pena!

      Abração

      Excluir
  13. Caro VDC,
    É animador ver suas postagens. Esta semana eu fiz minha primeira aquisição de ações, apenas o equivalente a 100 reais. Porém, já no primeiro dia a mesma teve uma valorização de 2,37%, se não fossem as taxas de DOC para depositar o dinheiro na corretora e a taxa de corretagem, este seria um belo ganho. Mas só foi mesmo para dar o start. Acredito que em alguns meses minha carteira estará recheada de ações.
    Sucesso nos negócios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LJ,

      Uma dica minha é não se preocupar tanto com estas variações. O que vai fazer estes seus R$ 100,00 crescerem ao longo do tempo é manter os mesmos investidos em boas ações e receber os dividendos e reaplicar.

      O caminho é este mesmo, investir em valor, mesmo com valores menores.

      Procure reduzir ao máximo suas taxas, por exemplo, neste caso da TED paga, talvez um banco que não cobre a transferência.

      Abraço

      Excluir
  14. Ola Allan.

    Bem vindo.

    Tendo mais postagens e participando aqui eu adiciono sim, pra eu tambem acompanhar seus posts,
    Abraço

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...