Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Muito Planejamento e Pouca Ação ...

.
.

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Estou planejando demais ...


Colocando muitos obstáculos nas ideias que tenho ...

Pensando na opinião dos outros, sobrepondo as minhas próprias.

Na última postagem, recebi conselhos valiosos, uma verdadeira aula, sobre administração de tempo e de força de vontade e foco exclusivamente em mim, ao invés de ficar se preocupando com a opinião e comparando minha trajetória com a de outras pessoas.

Não é atoa que eu mantenho este blog: Eu aprendo muito com ele.

Um salve especial ao amigo e leitor H. que realmente me fez acordar para a vida, com um comentário muito detalhado sobre cada parte do que escrevi. Sem palavras para agradecer o aprendizado passado, e para quem não leu, vale a pena conferir o último post aqui: https://viverdeconstrucao.blogspot.com.br/2017/04/tempo-e-dinheiro-e-eu-nao-tenho-tempo.html#comment-form

.
.

Fato é: Estou numa fase de muito planejamento e pouca ação.

Eu sou muito chato para qualquer investimento a ser feito. Eu penso demais antes de agir. Eu analiso todos os cenários possíveis e calculo as minhas possíveis perdas, no pior cenário.

E neste momento eu vivo esta incógnita.

Percebo que este medo de fracassar, este medo de perder, nos tira realmente a vontade de vencer.

Este é um sentimento deveras perigoso, pois nos trava e nos mantêm na média.

Se por um lado nos protege de perdas ou frustrações, por outro não nos deixa evoluir e buscar aqueles sonhos vagos em nossa mente, longínquos, que parecem estar fora da realidade, mas que sem o primeiro passo realmente permanecerão assim para sempre.

Não, eu não pretendo "chutar o balde" no emprego e dar no pé para empreender.

Ainda prefiro a moderação de manter meu emprego (e buscar crescer nele), e manter meus negócios adicionais em paralelo, terceirizando o que for possível, afinal, eu sou um só.

Pretendo, após cerca de 8 meses de meu último empreendimento digital, realizar novamente algo novo, mas desta vez pretendo ir colocando os passos aqui.

Se eu errar, eu assumirei o fracasso.

Se eu acertar, andarei a passos largos rumo à Independência Financeira.

Não se trata de um investimento vultuoso, mas demandará tempo e muita força de vontade.

O difícil é conciliar tudo que eu faço com meu Trabalho.

Mas eu preciso trabalhar, ainda preciso ...

Próximos passos, nas próximas postagens ...

.
.

Ixi! Já são 23:25 ... Meu tempo acabou por hoje!

Um abraço e até a próxima postagem!


.
.

VDP – VIVER DE PLANOS

27 comentários:

  1. Aprendemos muito tendo um blog e lendo os comentários mesmo, realmente VdC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza MP.

      Recebo algumas dicas melhores do que de cursos pagos de coaching aqui.

      Vale a pena mesmo.

      Abraço

      Excluir
  2. VDC, também sou meio medroso com esse tipo de coisa.

    Até mesmo para fazer uma aplicação de renda fixa protegida pelo FGC e com liquidez diária eu fico com receio, olho e re-olho a coisa mil vezes até criar coragem e comprar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Madrugasssss,

      Somos dois. Eu sou o cliente chato, investidor chato, eu martelo a ideia varias vezes na mente ate tomar coragem de agir.

      Kkk eu sou assim também nos investimentos que não conheço.

      Com FIIs e obras ai já é diferente, parece (eu acho) que já conheço alguma coisa, então compro tranquilo.

      Abração

      Excluir
  3. VDC,

    Opa agora vai ... vamos aprender a ganhar dinheiro com o VDC ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo,

      Seu milionário, ganhou 5K do Uó.

      Vou fazer uma promoção igual, distribuir 50 centavos aos amigos kkk.

      Na verdade seguirei as dicas do Uó kkk, ele que é uma máquina e deixou meus projetos digitais parecendo coisa de criança.

      abraçaõ

      Excluir
  4. Olá VDC

    Cara aprendemos demais com o blog! Ele é um baita investimento! rs

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. II,

      Às vezes pensamos que não, mas o conhecimento que obtemos é fantástico, participando desta grande família chamada Blogosfera.

      Se eu pego postagens minhas de 1, 2 anos atrás, vejo o quanto evoluí como pessoa, investidor, profissional, fruto da ajuda e compartilhamento de todos.

      Abração

      Excluir
  5. É isso aí VDC,
    Tenho várias idéias, mas tenho medo de colocar a mão na massa. No momento estou estudando e irei colocar em prática.

    Sucesso aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto aí CI!

      Não planeje demais, vamos executar os planos. A derrota já temos se ficarmos parados, se conseguirmos vencer executando, melhor ainda.

      Abração

      Excluir
  6. Você citou empreender no seu post.
    Aproveitando o seu conhimento e o dos seus leitores eu pergunto: Quais são riscos ao patrimônio que alguém sofre ao empreender? Já lí uma boa quantidade de informações sobre empreendedorismo, mas sempre há aquelas opiniões de que não vale a pena empreender no Brasil, pela burocracia, impostos etc.
    Por outro lado quem está em emprego mediano ou de baixo escalão e não tem muitas perspectivas de evolução não tem muitas opções para mudar essa situação a não ser empreender.
    Talvez pudesse ser um bom tema pra post. Vejo que tem muita gente com idéias para empreender, mas não sabe como e tem medo de acabar falindo, sendo processado, tendo qe pagar idenizações trabalhistas etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A chance é de perder tudo e ainda ficar devendo. A chance de uma pequena empresa fechar nos primeiros anos é alta e isso é uma coisa completamente normal.

      O empreendedor deve aceitar este fato e continuar tentando se esta for sua vontade, até "dar certo", sem arriscar seu patrimônio. Minha sugestão pra quem quer abrir uma empresa é a mesma de quem vai investir em ações ou qualquer outra coisa, só invista o que puder perder.

      Uma coisa que o autor de Pai Rico Pai Pobre disse e concordo é que ser empregado é o mais arriscado (referindo-se ao cara medíocre), pois vai chegar ao fim da vida pobre de qualquer jeito.

      Peço licença ao VDC pra recomendar o livro Me.Inc do Gene Simmons pra quem pensa em ter uma empresa. Crie produtos e ideias de valor sempre, poupe, corte custos, uma hora dá certo.

      Não precisa abrir uma empresa padrao. Da pra abrir algo pela Internet e trabalhar part-time da casa dos pais... arrisque só o que puder perder sem sofrer.

      Excluir
    2. CF, sou o anon 10:37. Agradeço pela sua resposta.
      Se eu vier a empreender vou buscar algum negócio que não custe muito dinheiro.Tenho um emprego razoável pro local onde vivo, porém com pouca perspectiva de mudanças ou valorização.
      Entendo que há várias formas de mudar de vida profissionalmente falando, mas como empregado geralmente você tem um teto muitas vezes baixo e até pelas funções repetitivas de médio a longo prazo o entusiasmo com o trabalho tende a cair, fora ter que conviver com colegas ou superiores com comportametos ruins como: fofoca, soberba, arrogância etc.
      Empreender traria ao menos num primeiro momento uma sensação de liberdade.
      Mas pra isso temos que ter uma visão bem realista dos fatos e dos riscos que isso oferece.

      Excluir
    3. Amigo Anon, sim, excelente ideia de postagem. Anotado na lista. É uma tema que eu gosto de escrever e ler a opinião dos amigos.

      Bom, digamos que empreender seja como Ações no mercado de renda variável, e o emprego seja a Renda Fixa.

      Para fazer valer a pena empreender, os seus resultados devem ser superiores a ser empregado. É a mesma ideia entre Ações e Renda Fixa.

      O risco é muito maior sendo empreendedor, até por isto as chances de você melhorar financeiramente são maiores também.

      Se você abre uma loja, e ela começa a dar lucro, você pode abrir outra e se tiver sucesso duplica seu lucro (sendo bem simplório).

      No emprego, não é assim: Por mais que você seja um cara excepcional, promoções, bônus, levam tempo.

      Eu tive um problema trabalhista em uma de minhas obras, e te falo, para 3 meses de “emprego” o prejuízo foi grande.

      Tenho um post explicando, na verdade não foi um erro meu, foi de um tio que trabalhava pra mim, e, por ser família, não tinha como deixar ele pagar tudo sozinho.

      Grande CF,

      Você tem acesso TOTAL aqui no blog, nem precisa pedir licença. Você é referencia na Blogosfera e é sempre uma honra receber seus comentários aqui.

      O que eu faço é um mix entre ser empregado e empreender, me cercando de gente boa que pode coordenar minhas obras enquanto eu estou trabalhando, mas claro, eu gasto mais tempo, tenho que ir verificar aos finais de semana, precisa realmente de dedicação.

      Anon,

      Complementando: O emprego pode sim ajudar a obter a IF, mas, por ter menor risco, levará mais tempo. Leia a quanto tempo estou aportando para conseguir montar um patrimônio em FIIs. É muito tempo e dinheiro.

      Cada 1 real que eu compro eu pago caro ... Mas, esta é a única saída.

      Abração

      Excluir
    4. Anon,

      Complementando: Empreender significa trabalhar muito mais do que sendo empregado. Esta suposta liberdade de horários e de ter chefe é inexistente, pois você terá que se dedicar ainda mais ao seu negócio. A pressão é bem maior também sobre você.

      Excluir
  7. VDC, bom dia.

    Me sinto lisonjeado em ser mencionado no blog e por ter ajudado, reli o meu comentário e achei normal, não pensei que pudesse ter ajudado tanto, muito obrigado pelo elogio.

    Fui muito humilhado nessa vida, mas segui adiante, sem carregar o peso das críticas alheias, foi o que não me deixou desistir.

    Acompanho a blogosfera de finanças há um bom tempo, sempre que posso, tento ajudar.

    Quanto ao tema do post, apenas digo que a prática/agir é o complemento da teoria/pensar, o equilíbrio está em utilizar as duas coisas sempre, pois, estas, aliadas com o tempo e uma boa estratégia, conduzem ao aprimoramento e aos resultados satisfatórios.

    Por fim, indiquei o vídeo lá no log do Soulsurfer e deixo o link aqui também, vale a pena, são quinze minutos.

    https://www.youtube.com/watch?v=cmv8P1IASmQ&feature=youtu.be

    Abraço amigo VDC, te desejo sucesso na nova caminhada.

    H.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. H.

      Acredito que suas palavras serviram para todos aqueles que acompanham o VDC, incluindo a mim mesma.

      Ler seu comentário me fez refletir profundamente, e rever certas coisas, onde vou sentar, pensar e realinhar a direção de algumas coisas.

      Muito obrigada.

      Lila.

      Excluir
    2. Lila, fico feliz por ter te ajudado de alguma forma.
      Abraço.
      H.

      Excluir
    3. Legal H.,

      Eu também já levei muito “Não” na cara e fui rejeitado em entrevistas, nos meus planos sempre riram de mim. Tá aí o resultado: 10 anos de muita luta, tranquilo financeiramente e consolidando o patrimônio a cada dia, com riscos calculados e muita fé e esperança que chegarei num patamar ainda melhor.

      Grato pela indicação de vídeo, tenho 3 na fila pra assistir de indicações de amigos da blogosfera, ultimamente meu tempo tem sido mais curto do que o normal.[

      Valeu meu caro,

      Lila, concordo! Ajuda não apenas o blogueiro, mas todos os leitores.

      Sei que meu blog não é tão bom quanto de outros colegas, mas, aqui pelo menos esta troca de ideias se ajudar aos leitores como me ajuda, já faz valer a pena postar quase todos os dias aqui.

      Um abraço amigos

      Excluir
  8. A vida é feita para pensar, ponderar e agir, a parte da ação é uma parte muito importante pois pode levar ao resultado esperado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza amigo,

      Não adianta apenas planejar, e também agir sem planejamento pode ser ruim.

      O ideal é planejar e executar, nem que seja em partes, pois, esperar demais também não leva a lugar algum.

      Abração

      Excluir
  9. VdC,
    O novo sempre assusta. Fracasso seria nem tentar.

    Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza KB ...

      Não há nada pior na vida do que a tristeza de não ter ao menos tentado.

      Abração

      Excluir
  10. Boa noite! Passando para divulgar um novo blog: http://finansferas.blogspot.com/. Criei o blog para compilar as postagens da blogosfera financeira e oferecer acesso rápido aos respectivos sites. A ideia é auxiliar e dar visibilidade aos blogs de finanças, matéria ainda pouco debatida entre nossos círculos sociais. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Bem vindo à Blogosfera.

      Desejo sucesso no seu projeto.

      Abração

      Excluir
  11. É assim mesmo VDC as vezes ficamos procrastinando a atingir nossos objetivos de vida e acho que isso é extremamente normal as vezes, só não podemos ficar a vida toda parados, mas boa sorte nos seus projetos, logo vc chega na IF.
    Se puder dar uma olhada no meu novo blog de finanças ficarei grato.
    https://mundoeconomic0.blogspot.com.br/

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa.

      Obrigado pela mensagem amigo.

      Vou dar uma passeada la sim.

      Valeu, abração

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...