Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 17 de março de 2017

Como Abrir uma Construtora Civil? Um Sonho de Empreender ...




Bom dia Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Empreender ...




Por mais que eu venha tendo um excelente desempenho em meu Trabalho, seria impossível ter a certeza que eu não serei demitido, neste ano ou nos próximos a vir.

O motivo? Isto depende de vários fatores.

Às vezes até pelo tempo de empresa mesmo, para reduzir a folha de encargos trabalhistas, ou por qualquer outro fator (renovação do quadro funcional), mesmo tendo bom desempenho, eu poderia ser substituído.

Por mais que eu me ache bom no que faço, eu sei que sou apenas um número na organização, e para evitar minhas chances de demissão, até por gostar de fazer o que eu faço, eu sempre tento ser o melhor e entregar os resultados que se esperam de mim. Não perco nada sendo assim, pelo contrário, apenas aumento as minhas chances de permanência e promoções.

Tudo isto que eu faço tem única e exclusivamente um só objetivo: Aportar mais, para reduzir o tempo para atingir a Independência Financeira.

Neste momento eu posso dizer que, caso eu tivesse sido demitido, ou no ano passado ou neste ano (a crise continua em todos os setores e áreas de várias empresas de vários segmentos), uma das coisas que eu tinha em mente era justamente dedicar mais aquilo que sempre encheu os meus bolsos: A Construção.

O mercado de Construção em si é amplo, e não necessariamente eu precisaria trabalhar apenas com Construção em si (comprar lote, aprovar projeto, construir, vender).

Há também a área de prestação de serviços, principalmente a área de reformas ou mesmo de Construção terceirizada para outros investidores da área de Construção Civil.

Poderia dar certo? Acredito que sim.

Na verdade às vezes fico pensando que, se eu abrisse a minha própria empresa, talvez eu poderia ganhar até mais, pois eu me esforçaria pelo meu próprio negócio, por aquilo que é meu.


Mas, quem é CLT sabe a dificuldade em abandonar um bom Salário e relativa segurança, com Plano de Saúde, FGTS, Benefícios e outras coisas a mais, que para quem é dono do próprio negócio não existem, a não ser que os valore saiam do próprio bolso.

Meu caso é ainda mais específico, pois eu realmente gosto do meu Trabalho, o que dificulta ainda mais arriscar, e largar algo que gosto para arriscar em outra coisa que gosto ...

Com a minha experiência em Projetos e TI, a criação de um site, talvez um aplicativo, pagamento parcelado em cartão, maior confiabilidade para quem contrata os serviços, poderiam ser o diferencial.

Provavelmente eu trabalharia focado na parte gerencial, me apoiando em alguns membros de minha família que eu poderia convidar para trabalharem pra mim, que seriam as pessoas mais técnicas e que colocariam a “mão na massa” e me suportariam nos orçamentos ...

É uma ideia que fica matutando em minha mente, e por isto, lhes apresento o texto abaixo, retirado de um outro site, que mostra um pouquinho do que seria Criar a Minha Própria Construtora!

“Investir na construção civil atualmente é uma das melhores opções e se você está procurando ideias de negócios para abrir, recomendo que continue lendo e veja como montar uma construtora de pequeno porte em sua cidade!

De antemão eu preciso lhe dizer que uma construtora não é um negócio simples e exigirá de você não só um alto investimento, mas também um intenso trabalho constante. Por outro lado, a tendência de bom faturamento é sempre muito alta, pois existe um mercado muito amplo para atuar e em algumas regiões acaba sendo escasso a quantidade de construtoras prontas para atender a demanda.

Então se você chegou até aqui querendo dicas de como montar uma construtora de pequeno porte, eu preparei algumas informações muito importantes que poderão lhe ajudar nesse inicio de negócio!



Planejamento e pesquisa para abrir uma construtora

Eu acredito que todo negócio merece o mínimo possível de planejamento e por se tratar de uma construtora, você deverá avaliar muito bem o mercado em sua região. Aqui na minha cidade, por exemplo, a construção civil é uma das áreas mais fortes atualmente, pois a cidade vem crescendo cada vez mais e a quantidade de construções só vem aumentando dia após dia, com isso várias empresas construtoras foram montadas nos últimos tempos. Então acredito que você deverá começar avaliando se essa área tem uma boa procura em sua região, veja a quantidade de outras construtoras já em funcionamento e de que forma você poderá se posicionar nesse mercado, mesmo sendo de pequeno porte.

Coloque tudo em um plano de negócios bem detalhado para ter um maior controle sobre o seu negócio e trace seu próprio planejamento para iniciar essa empresa. A partir desse momento você já deverá ter uma noção básica de como sua construtora irá funcionar, quem serão seus clientes alvos e o que precisará adquirir para montar sua estrutura de funcionamento.

Como montar uma construtora de pequeno porte?

O próximo passo nesse processo de como montar uma construtora de pequeno porte em sua cidade consiste em escolher um local de instalação. Apesar de ser uma empresa prestadora de serviços, é fundamental ter seu próprio espaço, onde serão guardados os equipamentos e onde receberá seus clientes. Com isso, divida o espaço em um amplo galpão para guardar seus equipamentos e em um escritório de atendimento ao publico. Assim que tiver tudo isso definido, recomendo que você procure um contador de confiança para cuidar da parte burocrática do negócio, como obtenção do CNPJ, registro na junta comercial, licença da prefeitura municipal e outros detalhes!

Não podemos esquecer também que uma construtora precisará contar com um engenheiro registrado no CREA que será o responsável pelas construções que a sua empresa irá fazer. Caso você não seja um engenheiro e esteja apenas querendo investir nesse negócio, poderá firmar uma parceria ou sociedade com um profissional de sua cidade.



Equipamentos para uma construtora pequena


O investimento em equipamentos será algo inevitável para você que ainda não sabe como montar uma construtora de pequeno porte e apesar de ser um negócio menor que as grandes empresas do ramo, você precisará ter uma série de equipamentos sempre prontos para uso. Além dos acessórios comuns como colher de pedreiro, luvas, pá, martelos e outros mais, você precisará investir na compra de alguns maquinários utilizados na maioria das construções civis, como betoneira, alisadora de concreto, cortadora de piso, compactador de solo e vários outros do tipo.

Por exigir um alto investimento inicial em maquinas e equipamentos desse tipo, o que algumas construtoras de pequeno porte fazem é alugar esses maquinários para trabalhar alguns dias ou meses em uma construção. Essa pode ser uma opção interessante caso você não tenha todo o dinheiro suficiente para iniciar, sendo que ao decorrer do tempo a sua empresa vai crescendo e poderá adquirir seus próprios equipamentos!

Quanto custa montar uma construtora de pequeno porte?

Infelizmente não tem como montar uma construtora de pequeno porte com pouco dinheiro, pois mesmo sendo algo mais simples que as construtoras convencionais, você ainda precisará investir cerca de R$ 150 mil Reais para iniciar todo o negócio de maneira simples, então é algo que requer todo um planejamento financeiro detalhado para saber exatamente onde investir todo esse capital necessário. Basicamente você vai investir no aluguel do seu espaço fixo de trabalho, compra de equipamentos, legalização da empresa, contratação de funcionários e uma série de outros gastos indispensáveis!

Funcionários para construtora civil

Um negócio desse tipo exige uma certa quantidade de funcionários para conseguir lidar com todos os serviços do dia a dia, então será necessário contratar pedreiros, serventes, armadores de ferragem, um mestre de obras e outro mais. As construtoras de pequeno porte aqui da minha cidade contam com no mínimo 10 funcionários, sendo que eles são divididos em turmas para trabalhar em cada construção contratada. É muito importante contar sempre com funcionários já experientes na área ou que tenham pelo menos uma boa noção, porém é indicado investir sempre na qualificação profissional dentro da sua empresa para atingir maiores resultados ao decorrer do tempo.

Clientes de uma construtora de pequeno porte

Se você quer saber como montar uma construtora de pequeno porte, precisará se atentar principalmente ao seu público alvo. Geralmente serão pessoas que desejam construir a casa própria, construção de pequenos prédios, obras empresariais, reformas e vários outros tipos de serviços voltados para a construção civil. Uma outra opção muito interessante para pequenas construtoras é participar de licitações em seu município para prestar serviços a prefeitura, sendo que essa é uma oportunidade de crescer sua empresa no mercado regional.

Montar uma construtora de pequeno porte da dinheiro? Vale a pena?

Até aqui eu procurei lhe mostrar alguns dos principais detalhes de como montar uma construtora de pequeno porte, pois acima de tudo esse é um negócio muito rentável atualmente. Hoje o ramo da construção civil é um dos que mais geram dinheiro para os empreendedores, portanto se é uma área que você gosta de atuar e tem uma certa habilidade, eu recomendo que continue firme e forte, pois o seu negócio tem tudo para ser um verdadeiro sucesso.

Tudo vai depender da sua estrutura e do mercado em si. De qualquer forma, podemos ver que vale muito a pena sim investir em uma pequena construtora hoje em dia.”



Bom amigos, fico por aqui ...

Preciso de mais renda passiva, para talvez arriscar mais na minha vida ...

Um abraço e até a próxima postagem!

VDC – VIVER DE CONSTRUTORA

19 comentários:

  1. Este é futuro meu caro, ano que vem, vou firmar uma parceria com uma construtura que ja tem nome para começar construir meus edificios.

    Abraço e avante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece uma boa ideia AA.

      Desejo todo sucesso pra voce e nos conte sobre o andamento.

      Abraço

      Excluir
  2. Esse é um excelente ramo para investir, porém, acredito que o investidor tenha que ter know-how do business que irá entrar...

    Além de uma experiência em administração etc...

    Porém, entretanto, contudo, temos inúmeras construtoras pequenas ganhando MUITOS reais com zero de administração, acredito que esse ramo está se especializando, mas ainda existe muito "amadorismo".

    Abs VC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.

      Nao adianta apenas querer, tem que ter uma boa nocao sobre obras.

      Acredito que mesmo nesta crise temos espaço para novas empresas que gerenciem as construcoes de forma diferente e transparente.

      Abraço

      Excluir
  3. Beleza, VdC?

    Qual seria o retorno anual sobre o capital investido? 30% ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon, tudo bem?

      Em geral 20% a 60%.

      Eu fico entre 30 a 40 no maximo.

      Abraço

      Excluir
  4. Gostei do texto, mas eu não teria coragem. Minha área é outra. Parece arriscado demais. Sigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maestro,

      Nao e algo simples.

      Mas, o primeiro passo é o mais complicado mesmo.

      Este setor poderia ser um plano B em caso de demissao minha.

      Abraço

      Excluir
  5. É bem arriscado. Meu pai estava começando e logo desistiu por causa de processos trabalhistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Tive um problema uma vez, infelizmente meu tio contratou um mau carater e pagamos o preço.

      Isto é o que desanima mesmo.

      O ideal é contratar como prestador de serviço com contrato assinado em cartorio, evitando vinculo trabalhista.

      Abraço

      Excluir
    2. Complicado mesmo. Antes de sair do Brasil propus a meu tio engenheiro fazermos uma construtora, e ele me disse que teria tanto incomodo que o melhor seria construir como pessoa física.

      Excluir
    3. Verdade.

      Por mais que voce pague direito, sempre tera aquele que entrara na justiça pra ganhar um a mais.

      Isto é o que desanima.

      Abraço

      Excluir
  6. VdC, independente do caminho que seguir, trabalho duro na maioria das vezes dá resultado!
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Vc já pensou na venda de materiais de construção, principalmente a parte de acabamentos? acho que a rentabilidade é parecida e o risco é bem menor. A desvantagem é que vai precisar de um capital inicial maior.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. VDC, qual a porcentagem do lucro líquido de uma construtora? Dá uns 40% de lucro líquido sobre o investimento? Grande abraço, estou sempre ligado em suas dicas.

    ResponderExcluir
  9. Trabalhar com gente da família pode ser um tiro no pé. O pulso tem que ser firme e quando verem seu sucesso o ciumes aparece.

    Prestar serviço nessa área é um excelente modelo de negócio.

    ResponderExcluir
  10. Grande VdC! Você acha que o mais vantajoso é ser um incorporador ou construtor? qual o seu desejo?

    ResponderExcluir
  11. VDC,

    Bacana hein ... é realmente algo a se considerar... alugo um imóvel de um cara q tem 26 imóveis como o meu ... ele compra terreno e constroi e aluga ... só sossego ...

    Abs,

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...