Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

O Poder da Renda Variável para Enriquecimento + Próximos Passos ...



Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua ... Devagar, mas continua!


Quem leu meu último post soube da notícia de que, conforme os meus controles (que não incluem FGTS, dinheiro de pai, mãe, tia, avó, prima, chefe, esposa, namorada, ou seja, DINHEIRO GERADO COM MEU ESFORÇO)  eu atingi um dígito a mais na minha planilha de Controle Financeiro, dígito este que vi simulando a renda que entrará no início de Março (Salário + Aluguéis + Rendas Digitais).

A tranquilidade que já estava em alta, agora esta mais ainda, EU QUERO É PAZ! Quero viver tranquilo, continuar cuidando do corpo, aparência, e dinheiro virou algo ainda necessário, mas que não precisa tomar mais tanto tempo meu, pois formei a bola de neve, agora é só ir cuidando e esperar pra ver no que vai dar.

Este é o sentimento que tenho após ter fechado uma etapa simbólica, mas MUITO IMPORTANTE do Projeto Viver de Construção:

DEVER CUMPRIDO!
Como não estava acompanhando em detalhes, e estou desde Dezembro de 2016 sem novos aportes na Renda Variável (andei gastando demais, tudo planejado, sendo viagem ao exterior + novo veículo), foi realmente uma ‘surpresa boa’, algo de celebrar por toda a luta que tive, por todo o sofrimento, por todos os momentos onde pensei que eu era o único a não aproveitar a vida, vendo meus colegas viajando para a praia todos os feriados, comprando carros melhores, e andando muito bem vestidos.

Felizmente, isto tudo mudou.

Agora consigo me vestir bem, sem ser ‘ostentador’, claro, e consigo comprar coisas melhores pra mim, sem perder o espírito poupador que é de natureza.

Posso viajar, se eu quiser. Usando a Renda Passiva, claro.

Posso passear mais.

Posso gastar um pouco mais (desde que meu Salário sobre 100% para ser Aportado).

Em outras palavras, eu já posso gastar um pouco mais, usando aquilo que ganho da Renda Passiva.

Gastei muito nas últimas semanas, era a proposta ficar 3 meses sem aportar, estou 3 meses sem aportar, e agora já chega, preciso voltar a aportar, estou sentindo falta mesmo!

Voltando ao tema da postagem, o motivo de eu ter atingido este valor e ter ficado surpreso na verdade foi acarretado por duas variáveis: 1) Salário mais alto (como disse, fui agraciado com um discreto aumento salarial, ainda não tive a mudança para o cargo que almejo (momento de crise da economia nacional e global me prejudicando), mas este pequeno aumento já deu um gás legal na renda mensal). 2) Explosão dos Fundos Imobiliários, cujas cotações dispararam, me fazendo alcançar algo como o Aporte de 3 meses em um único mês, acho que é isto.

Apesar de já ter 30 anos, falando em explosão dos FIIs, lembrei da Explosão Galáctica do Saga de Gêmeos (Cavaleiros do Zodíaco) e coloquei este GIF foda aqui, peço desconsiderem este momento ‘off-post’, lembranças da minha infância.


Não sei o que vou fazer daqui pra frente não.

Não que tenha mudado alguma coisa na minha vida, isto é algo simbólico, mas, não sei o que continuarei fazendo, deixarei que meu entendimento de investidor me guie.

A ideia de liquidar o que resta do meu patrimônio imobilizado é tentadora, mas, preciso manter um imóvel como segurança, tipo, no pior do pior dos casos, me resta um imóvel para me segurar.

Se, e eu disse SE, eu desmobilizasse meu patrimônio e ele rendesse 1%, junto da minha renda atual, eu teria um valor realmente considerável para aportar (mesmo pagando aluguel para morar), mas acho muito, mas muito arriscado, e logicamente, girar patrimônio inclui impostos, logo, a equação seria Patrimônio – Impostos, ou seja, menos Patrimônio do que o atual.

O que eu percebi mesmo neste mês, e venho percebendo desde 2015 quando comecei a olhar a Renda Variável não mais como um cassino ou algo para enriquecer rápido e sim como uma forma de bonificar o capital poupado, eu vi a força que a Renda Variável tem.

Quantos aí não compraram a empresa VALE a R$ 30,00 a 2, 3 anos atrás, e quem continuou aportando firme e forte em VALE independente da cotação, hoje vê VALE novamente a R$ 30,00 e teve a oportunidade de comprar MUITO MAIS AÇÕES neste período, pois o preço delas ficou ridiculamente baixo.

Quem manteve a confiança nos fundamentos (e haja sangue frio para se manter comprando algo caindo a tantos meses), esta sorrindo atoa.

O mesmo vale para várias ações e para os meus queridos FIIs


Até eu começo a achar os FIIs caros, lógico que pelo preço para dizer isto, mas muito mais pelos fundamentos, pois, vejo ativos subindo de forma alucinante (como RNGO que vendi), sabendo que em pouco tempo (meses) a renda tenderá a baixar, não havendo novas locações.

Fato é: Não vejo margem de entrada em nenhum dos meus FIIs atualmente, e se aportar, terei que pagar caro, com yield abaixo da taxa da poupança ...

Talvez seja a hora de seguir meu instinto de investidor simples e procurar um barracão ou apartamento simples para tentar comprar e alugar, se eu tiver tempo pretendo amadurecer a ideia, principalmente se puder usar FGTS.

O que vi desde 2015, em Ações e em FIIS, é que realmente no longo prazo a Renda Variável tende a bater a Renda Fixa, caso contrário ninguém investiria e manteria o dinheiro no banco rendendo juros, concordo, e os gráficos mostraram isto.

Bolsa é realmente paciência, é saber escolher os bons ativos e ter sangue frio (ou não olhar cotações) para se manter firme e não deixar a cabeça falar mais alto e girar patrimônio.

Foi a Renda Variável, que, pela primeira vez, fez uma explosão Galáctica em meus FIIs, e por este motivo posso ficar deste jeito abaixo da foto admirando a minha planilha financeira ...


Fico por aqui, depois vou postar sobre o momento de correria no Trabalho, mas de total paz e tranquilidade na minha vida!

E para me lembrar: Preciso sacar o dinheiro do Adsense do blog! Estou enrolando tanto e deixando de receber o fruto do trabalho aqui no blog!

Atingi a Tranquilidade Financeira mesmo (eu acho) ...

Abraços


VDC – Viver de Construção

30 comentários:

  1. Chega a ser reconfortante ver que é possível sim atingir essa tranquilidade financeira diante de bastante disciplina e dedicação. Não vejo a hora de eu tb chegar a esse patamar. Creio que vou ter de começar a ser mais agressivo, pq a RF não vai mais gerar bons resultados como outrora. Talvez mais um mês de estudos pra eu entrar ainda de forma tímida pra não abalar tanto o meu emocional e ir me acostumando com a volatilidade do mercado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon,

      Eu também não pensava ser possível, mas, foi possível sim.

      Quando não temos um montante alto pensamos que nunca atingiremos, mas, quem persiste no sonho e continua lutando pode chegar lá.

      Estou muito tranquilo falando de finanças, tipo, se chegar algo de 2K não planejado eu posso paga sem aquela correria toda, não estou preocupando é com nada ultimamente.

      Eu recomendo a renda variável pra quem tem mais tempo para aplicar (mais do que 10 anos), mas tem que saber o que esta fazendo.

      Renda Fixa para quem já formou um belo patrimonio, tipo, não vale mais a pena arriscar tanto quem já tem um bom montante, e, os juros são altos, mesmo aplicando em renda fixa desde o inicio o patrimonio tende a subir forte ao longo do tempo (este aqui o bom é que o risco é bem menor, quase nulo).

      Agora, o intermediario entre ações e renda fixa pra mim foram os FIIs: Segurança de imoveis e renda fixa, mas com o risco da renda variavel (preços).

      Só faça aquilo que vc ache bom, não siga estrategia dos outros, faça aquilo que lhe deixe confortável.

      Um abraço e obrigado amigo

      Excluir
  2. Parabéns pela meta alcançada , o fiis realmente foguetearam da vontade de liquidar tudo , mais pensando bem tenho um PM baixo ,ia pagar muito imposto(meu calcanhar de aquiles ),minha renda supera 0,8 mesmo com meus cupins trabalhando (XTED CEOC TBOF), e não vejo no momento uma modalidade melhor. Voltei focar em alguns cortes de custos incrível como sempre tem alguma apara pra fazer.... então segue o plano....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala SM,

      Sim, dispararam nossos queridos FIIs.

      Não penso em liquidar, ate as receitas deles tiveram aumento, estou bastante satisfeito com o desempenho, e tem a questao dos impostos mesmos, eu nem sei meu PM mais (perdi meu controle), logo, espero ficar o maior tempo possivel comprado nestes FIIs.

      Corte de custos sempre é bem vindo.

      Um abraço SM

      Excluir
  3. Não vejo preço só abro homebroker e compro :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anônimo,

      Eu até diria que você esta certo, eu também tenho isto em mente, mas nos FIIs o momento é de atenção, pois, a cotação tem subido muito e os alugueis tem caído, logo, dependendo pode ser mais vantajoso até manter provisoriamente o dinheiro na poupança do que comprar sem margem.

      Ainda vejo com bons olhos apenas FIIs de Papel, FIIs de Tijolo abaixo de 0,5% não devo comprar por agora não, apenas manter o que já comprei.

      Um abraço

      Excluir
  4. VdC, você poderia me dar dicas de renda alternativas? Já tenho emprego fixo, invisto em FII, mas preciso de alguma atividade para complementar a renda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Isto dependerá muito do que você pode fazer para aumentar a sua renda.

      Por exemplo, eu sou da área de TI e encontrei um nicho onde eu consigo gerar dinheiro com atividades fora do horário de trabalho.

      Tem Uber (apesar que não sei se hoje em dia vale a pena, eu não arriscaria), e outras coisas.

      Tudo que é burocracia você pode ganhar dinheiro. Pessoas (eu como exemplo) pagam para desburocratizar as coisas.

      Pense em algo que você possa fazer.

      Até meu blog mesmo, pra você ter uma ideia, se eu conseguisse postar mais vezes, deixasse ele mais profissional, poderia ser uma nova fonte de renda, pois já ganho tipo 1 dólar diariamente com ele do jeito que é.

      Há muitas coisas a serem feitas, coloque as ideias no papel, planeje e arrisque.

      Abraço

      Excluir
    2. VDC, também sou da área de TI. Tentei encontrar uns freelas pelo site 99freelas mas desisti. Concorrência gigante e desleal. Estou pensando em aprender a programar para android e fazer aplicativos para ver se ganho dinheiro por meio de propagandas adsense.

      Excluir
  5. VDC, tamém tenho algum patrimônio imobilizado. Tem hora que dá vontade de vender, mas eu já comprei para ter um conforto maior ou maior segurança. Resiste firme que daqui a pouco você poderá ver mais um dígito somente em patrimônio financeiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala SI,

      Vender agora em crise = perder dinheiro.

      Girar patrimônio = Perder dinheiro.

      E vender imovel = Perder segurança.

      Eu nunca venderia meu imóvel onde moro, a não ser que fosse pra comprar outro.

      Em qualquer crise, manter um imovel significa que você ainda tem salvação.

      Meu pai sempre me contava sobre anos atras, acho que no plano Collor, onde a poupança pagava juros exorbitantes.

      Muita gente vendeu os imoveis para 'viver de renda', e quando isto acabou e mudou o plano, muitos nao conseguiram se reerguer, pois o dinheiro nao valia mais nada e o preço das casas ficou muito alto (blindado contra a crise).

      Meu pai teve conhecidos que perderam tudo, e ele que era o dito "bobo da turma" por nao vender os imoveis que tinha continuou bem pra caramba, trabalhando e juntando.

      Abraço

      Excluir
  6. Parabéns, VdC! É muito bom ler um post como o seu, frutos de seu esforço! Isso da mais ânimo aos membros da blogosfera que ainda não chegaram "lá"!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Micro,

      Pois é, parece impossível, mas não é. Eu não fiz nada de tão genial assim, apenas segui a regra principal: Não perder dinheiro e poupar.

      As construções ajudaram muito, e o aumento do aporte baseado em Salario + rendas extras tambem tiveram grande impacto nesta conquista.

      So nao pode desanimar, tem que seguir na luta. A minha foi de 10 a 12 anos ate agora.

      Valeu, abraço!

      Excluir
  7. VdC,

    Vc tem apenas 30 anos? Chegou rápido na IF!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Concordo que tem que se desenvolver pra aumentar a renda, mas não vou gastar 250 ou 350 reais por mês pra fazer uma pós de 2 anos pra não ser reconhecida na iniciativa privada.

    Sempre dizem que a experiência e a atualização é o que conta na minha área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anon,

      Depende, eu acho que uma pós agrega sim, não apenas pelo título que você recebe e poe no curriculo, mas pela experiencia.

      A pós foi o melhor curso que fiz, e abre portas para o network (eu nao fiz muito, pois estava mais que satisfeito na minha empresa, mas tinha diretor, gerente e pessoas de boas empresas la).

      Pense nisto!

      Abraço

      Excluir
  9. Tenho um colega que vive arrependido. Diz que sua meta é atingir o milhão sempre no próximo mês, porém seu patrimônio está na casa dos 20k. Então ele diz que está anos luz atrasado, que deveria ter esse milhão já antes dos 20, porém já tem uns 22 segundo ele e se considera um velho que não viveu nada, é como se ele estivesse antecipando sofrimento!

    Mas isso ai já é exagero, colocar metas absurdas desse tipo. E não adianta tbm ficar se comparando com os outros. O problema é que pessoa assim fica pensando em dinheiro 24 horas, tem que aportar e esquecer da grana e viver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Eu consegui chegar com 12 anos de muito trabalho, 10 anos mais focados em geral. É difícil começar sem dar o primeiro passo.

      A idade entre 20 a 30 anos é a ideal para consolidar o patrimonio, a bola de neve, e dos 30 aos 40 é aporte mais alto pra decidir a vida.

      Não dá pra pensar em dinheiro 24 horas, mas, se a pessoa naturalmente já pensar no futuro, bastará poupar e investir em valor que os frutos aparecerão.

      Aos que ganham pouco pelo salário baixo: Investir em qualificação. Isto também é aporte.

      Abraço

      Excluir
  10. Olá VdC.
    Qual é a faixa de preço das camisas socais que você compra? E das calças e sapatos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Calças: R$ 300,00 a R$ 400,00 (social). Acho que a única calça jeans que tenho (sim, eu só tenho uma rsrs) foi uns R$ 300,00 também.

      As camisas variam de R$ 200,00 a R$ 400,00, em geral compro as de R$ 300,00 e R$ 400,00.

      É caro? MUITO. Mas, vale muito a pena, por serem de alfaitaria, e ficarem perfeitas no corpo, fora a durabilidade.

      Se precisar de qualquer ajuste, eles fazem, nunca precisei, mas neste preço inclui.

      O ideal é comprar umas 5 camisas e 2 calças, tipo, gastar uns 2K a 3K, e ficar com roupas por muito tempo.

      Venho fazendo assim, e agora é só manter, comprando 1, 2 camisas e 1 calça passando alguns meses.

      Abraço

      Excluir
    2. Esqueci dos sapatos, na faixa de R$ 250,00 a R$ 300,00 compro bons sapatos sociais.

      Deveria ter dois pra manter mais, mas acabo comprando apenas um, que dura em torno de 6 meses.

      Excluir
    3. Quase cai para trás aqui kkkk. Tem alguma dica para quem é estagiário, não tem dinheiro direito e quer se vestir bem e barato? Comprar camisas sociais no Braz ou em algum lugar na internet?

      Excluir
  11. Sobre o QI lá do trabalho é uma pessoa de fora que pegou uma função que requer muito conhecimento técnico. Ganhará uns 15% a mais que o resto da equipe. Parece que meu gerente vai sofrer com essa escolha da alta administração, embora ele não esforçou pra dizer que isso pode dar errado (pra segurar seu cargo?), pois tecnicamente eu seria o mais cotado, mas por ingerência política, entrou um cara sem experiência e vai dar ruim. Acredito que nem ajudarei nem prejudicarei essa pessoa indicada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R1,

      Quando vem pessoa de fora para assumir cargos mais altos é bem complicado mesmo.

      Cara, você tem duas opções: Ficar se remoendo por dentro por este motivo, ou pior, ficar remoendo e tentando atrapalhar o cara (que não tem nada a ver com a escolha feita pela empresa), ou deixar isto de lado, manter a pegada e quem sabe ter chances na próxima vez.

      Sofri meio que um golpe no meu trabalho, perdendo uma função de destaque, mas de muito trabalho também, e quem assumiu esta tendo dificuldades e reclamações, com pessoas pedindo meu retorno, mas, não devo voltar a esta função, meu foco agora é a função mais alta que desempenho.

      Abraço e sucesso, vamos comentando sobre empresas, isto me ajuda muito e vamos nos ajudando!

      Excluir
  12. Renda variável não é para quem é ansioso, impaciente ou muito preocupado. As variações do mercado trarão muito stress nesses casos, renda variável é paciência e boas escolhas.
    Falando sobre Vale: O balanço da empresa foi divulgado na 5ª feira com resultado muito positivo e as ações caíram, já haviam caído um pouco antes da divulgação do balanço, fugindo completamente da lógica, bolsa tem dessas coisas difíceis de entender. Fora o fato de analistas e especialistas na área errarem muito em suas previsões, erros grotescos as vezes.
    A Petrobras está patinando faz tempo, será que daqui pra frente a empresa se valoriza num movimento parecido com o que ocorreu com a Vale?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Já tentei entrar na renda variável com ações, nunca deu certo. Eu sou ansioso e ficava vidrado no preço das ações, o que mudava drasticamente meu humor.

      Com FIIs finalmente consegui mudar isto, e olha que tive uns 30% de perdas quando comecei a investir.

      Petrobrás, dívida imensa. Não sei se a venda dos ativos resolve. Não acompanho de perto mais, mas quebrar, acho difícil.

      Vale só vi o preço das ações viu, não acompanho mercado do minério.

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...