Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Blindado Contra o Desemprego: Nova Onda de Demissões ...

Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!



Caros amigos, peço desculpas pela demora na nova postagem, mas, eu precisava de um descanso, por estar muito comprometido com o Projeto Saúde e com o Projeto Trabalho.

Para esta postagem, abordaremos algo que tenho visto diariamente: Demissões ...

Blindado contra o Desemprego: Parte 2 ...

Rodrigo chegou na última sexta-feira normalmente para trabalhar.

Estava feliz, afinal, era sexta-feira, e já estava planejando sair a noite para ‘tomar uma’ com os amigos.

Aproximadamente por volta de 10:15, foi chamado na sala de seu gerente, permanecendo lá por volta de 25 minutos.

Ao sair, já demonstrava um semblante totalmente distinto daquele que havia acessado a sala.

Olhos vermelhos, uma expressão de quase choro, apenas juntou rapidamente as coisas de sua mesa, abraçou 3 pessoas, e saiu segurando as lágrimas, com a mochila nas costas.

As pessoas se entreolhavam em busca de informações: Será que algo ruim teria ocorrido com algum ente de sua família?

Não ...

Rodrigo foi demitido.




Infelizmente a cena ocorreu também com outros colegas, e nesta hora já sabíamos que era o desemprego batendo em nossa porta.

O chamado “facão” (corte de funcionários) passou novamente pelo setor e pela empresa.

Até o momento, sobrevivi.

Ainda triste pelos colegas que se foram, mas não posso deixar que o desânimo ou a preocupação me tirem do foco principal, que é a excelência em meu trabalho.

Por ter assumido uma função mais gerencial, ainda que com apenas um discreto aumento salarial, e ainda sem a mudança de cargo, se manter empregado nos dias atuais pode ser considerado sim uma promoção.

E eu não vou desperdiçar a confiança depositada em mim numa hora tão complicada ...

Fico imaginando a dura missão de demitir uma pessoa, algo que meu gerente conversou rapidamente comigo sobre, durante uma pausa entre reuniões, onde também obtive a confirmação de que ficarei e que não preciso me preocupar.

Todas as empresas possuem uma ‘lista de talentos’, e felizmente estou inserido na de minha empresa, afinal, venho trabalhando arduamente, gerando resultados constantes, sendo político, não gerando atritos com as demais áreas e conseguindo desta forma formar uma imagem de alguém muito organizado, proativo e pronto para resolver os problemas da empresa. E o principal: Conheço muito bem, não apenas a minha função, mas os processos como um todo da empresa, o que me dá grande vantagem sobre meus concorrentes.

Agora, esquecendo um pouco o ambiente corporativo, pensando mais no lado financeiro, eu digo aos amigos: Tenham o seu Plano B!

Não manter uma reserva para os tempos difíceis é quase um suicídio financeiro.

Alavancar (contrair dívidas) neste momento é um risco desnecessário.

É como a história da cigarra e da formiga, que nos ensina, desde crianças, que é necessário criar reservas para passar os tempos difíceis.


Retornando ao âmbito corporativo, quando eu digo para que cada um seja o melhor na atividade que desempenha, não falo apenas no aspecto promoções e aumentos de salário, mas, principalmente para manter o seu trabalho, pois é ele que vai fazer com que você tenha uma renda capaz de lhe manter e possa separar parte deste dinheiro para o futuro, ou seja, separar a sua reserva, podendo desta forma investir em valor, e seguir a velha história que eu conto postagem a postagem: Tempo, Juros Compostos. Esquecer Preço, esquecer Rentabilidade, esquecer Notícias.

Algumas outras mudanças foram e estão em curso de serem realizadas, e em todas elas estou sendo impactado de forma benéfica.

Você pode tirar coisas boas até de acontecimentos ruins como este, quem sobreviver a esta crise estará mais preparado para a fase de bonança.

A minha parte mais técnica esta sendo retirada dia a dia, e com as alterações que teremos eu atuarei exclusivamente com uma função gerencial (não, ainda estou longe de ser um gerente), mas isto já ajudará muito, pois estou definindo os rumos da minha carreira, o que me deixa extremamente motivado de continuar a luta diária, com garra, persistência, humildade e amor.

Eu não estou aqui simplesmente para receber meu salário ao final do mês, eu estou aqui para agregar, eu quero que meu nome seja uma marca aqui dentro e venho conquistando isto.

O que já ganhei até o momento: Aumento salarial, blindagem contra demissão, carreira com possibilidades de crescimento.

É isto o que venho propondo aos amigos leitores do blog: Dedicação, luta, persistência, pois se você focar em seu trabalho automaticamente você estará dando a maior contribuição para a sua vida financeira: Manter-se-á empregado e principalmente terá a possibilidade de aumentar seu aporte com promoções e aumentos salariais.

 Lembrem sempre: O que te levará a Independência Financeira não será o ‘trade’ perfeito, não será a alavancagem, não será Blog nem Youtube, não será a ‘dica matadora’ de compra de Ação ou FII, nem mesmo o ‘turnaround’ de uma empresa ruim que se tornará boa e multiplicará seu patrimônio.

É por isto que eu venho focando mais em meu Trabalho e continuo escrevendo as coisas aqui.



Tentar rentabilizar meu blog, como vinha falando anteriormente, é apenas uma forma de aumentar meu aporte, mas, a base do meu patrimônio sempre foi meu Trabalho, pois foi dele que consegui acumular capital necessário para entrar no ramo de Construção.

Se eu ganhar R$ 10,00 por dia com o Blog, o foco continuará sendo meu Trabalho, mas, convenhamos, só uma pessoa muito estúpida para ignorar uma renda adicional proveniente de uma atividade prazerosa, pois, quem lê meu blog sabe que tenho prazer em escrever aqui, e que receber, que sejam centavos de dólar por dia, é um prêmio pela minha dedicação e mostra que eu agrego algum valor à Blogosfera.

Talvez eu esteja chegando ao ponto que almejo como investidor: Eu tenho uma quantia considerável aplicada em Fundos Imobiliários, e, neste exato momento que eu publico esta postagem, eu nem faço ideia se o mercado esta subindo ou caindo, se caiu algum rendimento lá, pois, eu tenho que acessar ele por volta do dia 15, 16, ver o que ‘caiu’ de rendimento, reinvestir, e voltar a focar em meu Trabalho.

Você pode fazer o mesmo caro leitor, focar em seu Trabalho e desenvolver suas demais fontes de renda.

Mas, para isto, você deve garantir a sua fonte de rende principal, que é seu Trabalho.

Foque em seu Trabalho.

Seja o melhor ...

Garanta primeiramente seu emprego e esteja preparado para as oportunidades de promoção e aumento salarial.

Um abraço e até a próxima postagem

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

51 comentários:

  1. Ótima reflexão! Sempre acompanho suas dicas e postagens!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. O ruim deste momento de crise é que nem sempre a demissão ocorre por incompetência ou falta de comprometimento com a companhia, ou seja, era um trabalhador útil e que no próximo momento de bonanza econômica será difícil repor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Guilherme,

      A empresa segura ate onde da,mas realmente pessoas boas de serviço estao sendo demitidas tambem, mas sempre priorizam os com pior avaliacao, aposentados e maiores salarios.

      Abs

      Excluir
  3. Tenho um amigo que vive desanimado, ele compara seus ganhos com um jogador de futebol por exemplo e fica dizendo: "Jogador tal ganha 80,100,150 mil por mês, quanto tempo vou levar pra ter isso"

    Ele ainda é daqueles que acompanha o time, fica por dentro das contratações, discute com outros torcedores em páginas de times de futebol no facebook, dedica um tempo nisso. Ele meio que sente um desespero por ver o tempo passar e não ter os ganhos altos como de um jogador por exemplo.

    Porque na visão dele, saberia usar muito mais o dinheiro do que grande parte dos jogadores. Ai ele acaba achando injusto ganhar entre 1 mil e 2 mil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Ai nao tem como animar. Seu amigo pega os melhores jogadores de exemplo, fala pra ele que 97% dos jogadores de futebol ganha menos de 3000 por mes, de varios times pequenos que temos.

      Os que atuam na elite do futebol sao casos raros na profissao, pois é muito dificil.

      Se seu amigo usasse o tempo do futebol para estudar e melhorar o curriculo, ou buscasse rendas adicionais o salario melhoraria.

      Hoje em dia eu tenho um time, mas nao acompanho nada ... Nao sei por que, mas desanimei com futebol e nao acompanho, apenas leio o resumo pra ter papo quando falarem sobre futebol comigo e na empresa.

      Abs

      Excluir
  4. Já passei por momentos com este VdC!!! Até piores... Dias em que havia demissões em massa na empresa... O gerente ia para uma sala de reunião reservada e o dia inteiro chamava as pessoas ao telefone... Era um Deus nos acuda se seu telefone tocava... Ao final do dia o clima era deprimente... Gerente (porta voz da notícia), demitidos e mantidos chorando e se lamentando.

    Sobrevivi a todas as ondas de demissão... Como vc disse a blindagem em relação ao emprego é algo que se conquista com dedicação, persistência, motivação e compromisso em fazer sempre melhor.

    Como eu comentei no blog Corrida dos Ratos: Baixa qualificação, falta de compromisso e de ambição é marca registrada do trabalhador medio brasileiro. É complicado trabalhar com pessoas assim. A maioria é acomodada. Péssimo para o país. Bom para os que encontram motivação para fazer melhor, pois se destacam facilmente da multidão.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola RI,

      Realmente a galera é acomodada, e nao da o melhor para ser bom profissional.

      Tenho colegas que chegavam as 09.30 e hoje chegam 08:00 em ponto.

      Outros so falam de familia e que tem filho pequeno, tentando evitar ser demitido.

      O marketing para se auto promover esta absurdo, tudo pra dizer que tem valor e merece ficar ... e assim vai.

      Esta fase é muito triste, clima ruim, pessoas com medo, mas, eu me preparei para a crise e estou tranquilo.

      Um abraço

      Excluir
  5. O que você acha de um montante cujo valor é de 20 mil reais? A percepção de muito e pouco talvez dependa de quanto a pessoa tem. Pra quem tem 800k, 20k parece pouco, pra quem não tem nada pode ser uma boa quantia.

    Olha, é complicado quando nunca estamos satisfeitos com o que temos, sabe, parece que sempre poderíamos ter mais, o cara se arrepende de não ter chegado a tal valor no passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Lembro exatamente desta quantia quando queria comprar meu primeiro lote.

      Achei um de 22K, 25K e 30K, sendo este mais caro ja com muro total e portao.

      Eu acho 20K muita coisa, aplicados bem em FIIs ja geram 180 a 200 reais mes, da pra comprar um veiculo por 19K e vender por 20K.

      Ou seja, da pra começar algum negocio e fazer o dinheiro aumentar.

      Se ainda acha pouco, o que seria melhor: Ter 20K ou dever 20K?

      De grao em grao a galinha enche o papo.

      Um abraço

      Excluir
  6. Rapaz, muito bom post.

    Por isso acho que somente malucos têm filhos e fazem viagens ao exterior antes de ter R$ 1M. Com um milhão dá para receber uns 8k por mês d eproventos e de operações de venda coberta.

    Quem tem filho está arriscando colocar mais um cracudo ou mais uma parasita no mundo.

    As empresas não perdoam, elas demitem. Assim é obrigação do funcionário juntar dinheiro de todas as formas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Tudo na vida merece planejamento.

      Filhos são uma responsabilidade muito grande, e você tem que ter reservas e condições de bancar os custos fixos que aumentarão e os custos imprevistos, que sempre aparecerão.

      Sobre viajar ao exterior, eu penso que realmente precisa-se acumular um bom capital, e uma viagem destas deve ser no máximo 1, 2, estourando 3 meses de rendimentos passivos ... Ou seja, você começa a se dar estes luxos quando você usa o dinheiro passivo, pois também não vale a pena viver eternamente poupando sem usufruir de nada.

      O problema de filhos é a falta de planejamento de alguns casais, pessoas que mal conseguem se sustentar é que geram uma penca de filhos ... Haja dinheiro.

      Para as empresas somos apenas números, só isto! Aquele funcionário que agrega mais valor será poupado, os demais independente da situação financeira e de vida serão demitidos mesmo.

      Abraço

      Excluir
  7. Meu caso é um pouco mais difícil acontecer, sou servidor público... mas mesmo assim o medo paira aqui na repartição...
    complicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MP,

      O problema maior do funcionalismo público é a falta de dinheiro nos estados e municípios, que pode trazer atraso de salários e parcelamentos de pagamentos (como vimos no Rio de Janeiro).

      Outro problema é o não repasse da inflação, o que deixa quem não investe corretamente perdendo poder de compra ano a ano.

      Um abraço

      Excluir
  8. Vale a pena ter filhos, se sim com quantos anos? Depois dos 40?50?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor ter filhos depois de 2M. Pois dinheiro é tudo nessa vida.

      Excluir
    2. Amigos anônimos,

      Acho que é uma resposta muito pessoal.

      Eu acho a idade de 33 a 37 anos uma boa idade para filhos, pois, nesta idade, em teoria, você estará com um bom patrimônio e ainda com bastante saúde para cuidar e curtir seu filho, brincar, sair, e tudo mais.

      Se você tem o filho muito velho, não consegue acompanhar o pique, quem tem crianças pequenas na família sabe o quanto eles dão trabalho e canseira.

      Não tem jeito, filho gerará despesas, mas, os que eu vejo que reclamam muito dos gastos são os pais que pagam futebol, natação, inglês, espanhol, recreação, professora particular, escola particular, presentes caros, e mais coisas.

      Acho que deve sim investir na educação, mas há gastos que podem ser evitados e não precisa mimar tanto a criança.

      Abraço

      Excluir
  9. Muito bom post, VdC.

    Infelizmente muitas empresas promovem os puxa sacos, aqueles funcionários que apresentam garotas de programas para os chefes, pegam cafezinho, riem das piadas bobas, um ritual político muito comum na AMBEV, VOlkswagen e outras grandes multinacionais já condenadas na justiça por estimular as surubas e bacanais para os empregados. Muitas vezes vemos o cara que arruma Garotas de Programas prostitutas ser mais valorizado que aquele funcionário padrão, certinho, cumpridor de ordens.

    A vida corporativa também exige um pouco de sorte de o indivíduo encontrar uma empresa decente. É mais ou menos como arrumar uma boa mulher virgem para casar. Tá uase impossível. Vemos muitas baladeiras de um lado e de outro feministas lésbicas nas faculdades. Fica difícil achar uma empresa séria e uma mulher virgem para casar.

    Você fez seu papel político, está conseguindo visibilidade e aumento de salário. Isso deve ajudar a aumentar os aportes. Logo logo, o mais importante desta vida, o primeiro milhão, chegará rápido.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá mais fácil achar empresa boa pra trabalhar.

      Excluir
    2. Garota virgem em faculdade federal é quase impossível. muitas feinhas estão virando lésbicas radicais feministas loucas.

      Excluir
    3. Anon da postagem e amigos anons,

      Concordo e assino embaixo ... Impressionante que vi exatamente isto, diretor pagando van pra levar diretores e gerentes de outros países no puteiro rsrs.

      Lembro de uma história de uma festa que convidaram funcionários pra um sítio, e só levaram garotas de programa, e uma pessoa que foi não sabia e levou a esposa kkk, deu a maior treta, isto é o que contam no chão de fábrica.

      Infelizmente só descobri que precisa ser político agora, eu poderia já estar atuando assim há algum tempo, melhorei muito minha imagem sendo mais político, se vestindo bem, comunicando melhor e sabendo vender as minhas ideias, mas, são coisas que aprendemos com o tempo mesmo.

      Hoje em dia achar uma mulher boa pra namorar é muito dificil mesmo, basta ver a quantidade de mulheres fáceis que se arruma no Tinder, mulheres mandando 'nudes' sem nem conhecer a pessoa ... Tá bem complicado.

      Hoje em dia é realmente raridade pensar em alguma mulher de 18 anos ainda virgem ...

      Abraço a todos

      Excluir
  10. VDC,

    É como sempre .. ter reservas, guardar dinheiro é fundamental ... eu pude arriscar mais em vários momentos por ter reserva ... pude pagar cursos... fazer pós ... já alguns amigos meus que poderiam estar em níveis mais altos ... não podiam arriscar... não podiam fazer cursos ... e 10 anos depois ... tb nao guardam 1 puto .. cada hora com uma desculpa diferente ... enfim ... cada um colhe o q planta né ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo,

      Com certeza. A liberdade que eu tenho hoje pelo montante acumulado é algo que valeu a pena sim.

      A maioria dos meus colegas de trabalho tem dívidas, ou padrão de vida elevado, logo, são totalmente dependentes do salário e se apegam a ele a qualquer custo, nesta hora de crise então, tenho visto cada coisa que até Deus duvida.

      Eu também fiz cursos e pós, sempre pagando à vista pra ter desconto, curso de ingles, e assim vamos trabalhando, poupando e vivendo .

      Abraço

      Excluir
  11. Eita... aqui hoje foi dia de demissão, só na minha área de engenharia foram 3, fora os de outras áreas, a única coisa ruim que eu vejo é que o serviço aumenta mas a mão de obra diminui, a cobrança aumenta e os recursos diminuem... mas ter essa tranquilidade ao receber a notícia de que não será demitido é excelente.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IE,

      Com certeza, é um momento muito triste e conturbado, por este motivo precisamos sempre estar preparados para ele e pra outros eventos da vida.

      Poupar não é apenas com intuito de ficar rico, e sim de ter escolhas e tranquilidade para tomar as melhores decisões ou mesmo de não precisar de ajuda externa quando um evento como uma demissão ocorre.

      Um abraço

      Excluir
  12. A situação é simples ao meu ver: Se a pessoa trabalha em algo que não é dela, não há blindagem, não há segurança, não há garantias e ponto.
    A empresa não é sua. Uma hora ou outra, cedo ou tarde você sai de lá.
    Tem funcionário que começa a acreditar que a empresa tem "obrigação" de mantê-lo lá porque ele é correto, pontual, traz bons resultados etc. Isso não existe.
    Se alguém com mais pode que você não for com sua cara, se o ambiente pesar muito pro seu lado, se a crise apertar demais etc, você perde o emprego e pronto.
    Todo funcionário tem que ter claro em sua cabeça o seguinte: A empresa não é sua. Esueça segurança, sempre haverão riscos em amior ou menor grau.
    Se a situação está boa na economia, seu chefe ainda assim pode colocar alguém do agrado dele no seu lugar. A politicagem muitas vezes pesa.
    O negócio é ser profissional e ser também o mais desapegado possível com relação a cargo, empresa etc. Isso passa e as vezes passa rápido.
    É sempre bom ter um plano B, C ou quantos forem, nunca se sabe quendo estes serão necessários.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      A mensagem é um pouco diferente, eu concordo com o que você disse.

      Esta 'blindagem' não é que eu não serei mandado embora, é um sentido figurado mesmo, digamos algo como 'menor possibilidade de ser demitido'.

      Se você é ótimo, terá menor risco de ser demitido, isto é um fato.

      Até pelos riscos que você citou que eu tenho o meu e sugiro a todos terem o plano B, que é ter segurança para estas horas.

      Ser profissional e desapegado é uma ótima dica.

      Um abraço

      Excluir
  13. VdC,
    Eu mesmo conheço gente que gasta tempo demais do trabalho pensando em como investir o que ganha nesse trabalho, rs.
    É uma inversão de prioridades.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha KB, eu ri da sua frase pra caramba aqui.

      É verdade, o foco deve ser o trabalho, investir deve ser algo simples e que não tome muito tempo, se tomar muito tempo ou você esta se tornando um especialista e mudará para a área financeira ou esta fazendo errado.

      abraço

      Excluir
  14. Hoje em dia é inaceitável levar uma vida de 50 anos atrás. Viver está extremamente caro e perder o emprego custa muito pra vida. Antigamente você podia perder o emprego e cometer varios erro que um dia ia se aposentar... tudo mudou. Hoje quem não der muito duro vai acabar sem nada, muitas vezes por algo banal como perder o emprego e ter dividas como voCE citou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CF,

      Com certeza. É muito mais fácil trocar de emprego estando empregado, desempregado fica mais difícil e perde-se o poder de barganha.

      Concordo plenamente com seu comentário, muito agregador como sempre.

      Abraço

      Excluir
  15. Por isso fui para o serviço público...Aguçava ansioso demais com a insegurança dentro da empresa, fora as humilhações do executivo da emoresa. Abraço construtor..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,

      Eu no início da vida adulta cheguei a prestar um concurso público, sem estudar muito, e tive até uma boa colocação.

      Quase fui para a esfera do serviço público, não acho que tenha nada errado nisto.

      Tenho um familiar que é funcionário público e leva uma vida super tranquila.

      Acho que é a escolha de cada um mesmo, eu fui pro serviço privado, alguns como você para a pública, mas realmente neste quesito de tranquilidade você esta bem melhor que nós da esfera privada rs.

      Um abraço Beto

      Excluir
  16. Eu não tenho este perigo de demissão, por outro lado meus cliente sumiram, rs. Mas parado eu não fico, tanta coisa para fazer... segue o game.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó,

      Eu sempre me esqueço que você é empresário, eu sempre penso que você é empregado de home office rs.

      Bom que você agiliza seus blogs e sites, que poderão se tornar a sua fonte de renda numero 1.

      Eu estou desistindo ... A cada dia tenho menos tempo livre.

      abraço

      Excluir
  17. Fiz cadastro no Banco Rendimento: http://rendimento.com.br/.
    Se tudo der certo o google vai transferir o primeiro pagamento no fim deste mês.
    Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó,

      Salvei nos favoritos, estou sem tempo nem de ler ... Tentando pelo menos responder aos amigos aqui no blog.

      Vou pesquisar direito, mas acho que devo fechar neste também, dependendo de como for o procedimento (se for tudo online).

      Acho que ficará pra mês que vem o resgate, este mês estou muito atarefado e contarei uma novidade no blog.

      Abraço

      Excluir
  18. Grande VdC!

    Nossa cara, meu post de ontem meio deprê, e hoje essas notícias, é triste, mas eu vejo que existem muitas injustiças, demitem dez 'peões' para manter um diretor com salário de 50 mil, cara, o depósito de FGTS desse cara é meu salário...mas enfim, vida que segue. Infelizmente temos que dançar conforme a música, e você está certinho, dando aulas a cada um de nós sobre comportamento corporativo.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AA,

      Pois é, a crise esta tao brava que algumas empresas tem demitido pessoas de cargo mais alto que ganham muito, pois mantem desta forma mais pessoas de nivel mais baixo.

      Não pode desanimar, tem que buscar aumentar o salário sempre.

      Abraço

      Excluir
  19. Excelente post VDC,
    Hoje eu sou servidor público, mas quando eu era do setor privado eu não tinha medo de ficar desempregado, eu confiava no meu taco. rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CI,

      Legal, tenho o mesmo sentimento, sou muito otimista e 'confio no meu taco' em todas as vertentes rs.

      Ser funcionário público tem muitas vantagens, eu sei.

      Abraço

      Excluir
  20. Olá VdC - tudo bem ? Excelente essa postagem abordando o tema da demissão. Também houve cortes aqui na empresa e uma adequação no setor que pretendo falar nas minhas próximas postagens. Apenas queria comentar um ponto que está no seu texto e eu acredito que entedi corretamente a mensagem que voce quis passar, mas talvez alguns não entendam e eu queria deixar um comentário.

    O trecho que estou me referindo é o seguinte: "O que já ganhei até o momento: Aumento salarial, blindagem contra demissão, carreira com possibilidades de crescimento."

    Eu entendi que voce quis passar a mensagem que entregando resultados e agregando mais valor para a empresa, voce fica um pouco mais tranquilo em relação a demissao; e principalmente porque voce fez a lição de casa e poupou e investiu para momentos de crise, caso seja mandado embora não irá ficar desesperado como acontece com colegas que tem dividas e nao tem reserva financeira.

    O meu unico comentário é que voce ganhou aumento salarial e ganhou uma carreira com mais possibilidades que hoje voce consegue visualizar; mas voce nao ganhou blindagem contra a demissão - simplesmente porque isso não existe !!! Não existe nem no setor publico, ainda mais no setor privado. É importante ter em mente que mesmo entregando muitos resultados e sendo o funcionário mais proativo e competente da empresa, ainda assim nao existe blindagem contra demissão. Infelizmente, quanto mais alto o cargo (e voce está subindo no organograma) mais sujeito as intemperies politicas da empresa. Se amanha mudar o presidente e ele simplesmente nao gostar da sua cara ou de algo que voce comentar em uma reunião - a situaçaõ já se complica muito.

    Por isso, novamente deixo os meus parabens por voce ter feito a sua reserva financeira e investir regularmente. Essa é a unica proteção que existet e voce está focado em aumentar rendimentos passivos. Isto é muito bom !!!

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP,

      Como sempre comentários que dariam uma postagem, com tanto conhecimento passado (aprendo muito contigo meu caro, agradeço de coração).

      A mensagem que você entendeu é exatamente o que eu quis passar / dizer.

      Não existe blindagem contra demissão, sei disto, apenas da forma que levo meu trabalho as chances de ser demitido são menores, pois realmente venho agregando valor, o que me coloca na seleta lista de talentos da companhia.

      Realmente isto que você me disse de mudanças e pessoas de alto escalão que podem não gostar de você por um incidente ou algo que você disse me preocupa bastante.

      Realmente, a única proteção é a nossa reserva ...

      Um abraço amigo EP

      Excluir
  21. VDC realmente é muito desagradável vc demitir alguém por causa de cortes. Nas férias de 2015 estava eu tranquilo quando recebo uma ligação do meu gerente, informando que deveria manter apenas UM funcionário da minha equipe. Duro foi a escolha dos mesmos e ligar para cada um informando. Procurei o funcionário que tivesse desempenho bom e que tivesse mais responsabilidades. Mais tarde o funcionário começou a encher o saco por causa do salário que era baixo (quase 4k) e que poderia arrumar coisa melhor. Mandei ele embora, ficou 1 ano parado sem arrumar emprego, encontrou emprego subalterno por volta de 1,5k e hoje chora para voltar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anon,

      Imagino a situação, que coisa terrível a se fazer.

      Hoje em dia quem tem um emprego que pague correto e bem, não pode se dar ao luxo de fazer como seu ex funcionário fez.

      Este aí aprendeu uma lição ...

      Valeu, um abraço

      Excluir
  22. Boa reflexão, VDC!

    Minha mãe também foi demitida esse mês. Era um emprego mal pago e sem qualquer perspectiva de crescimento, mas ela trabalhou lá por quase 10 anos, então sentiu o baque.

    Bola pra frente pros demitidos, só lhes resta buscar e encontrar algo melhor.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Madruga,

      Que ruim! Desejo força e que sua mãe consiga se recolar no mercado rapidamente.

      Não pode desanimar, a luta tem que continuar sim.

      Abraço

      Excluir
  23. Sai dessa VDC
    Qndo for dar o seu melhor, de pra vc msmo.
    Vc vende sum preciosa vida e suor para deixar terceiros 10x mais ricos que vc
    Se vc colocar toda essa energia em algo próprio vc será o patrão e vc lucrara de acordo com o seu esforço....provavelmente muito mais
    Outra que segurança não existe...
    Eu usava meu emprego como trampolim...fazia tudo certinho,nem mais nem menos, no momento de ser pro ativo eu trabalhava nos meus negocios...ações,marketing etc...
    Acredite, da muito mais resultudo do que ser empregado...
    Sei que vc tem imóveis e etc,mas pense em canalizar esse seu esforço na sua própria empresa...o céu será o limite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Mas eu já coloco a energia nas minhas coisas pessoais, mas realmente meu trabalho eu faço com prazer, gosto mesmo da minha profissão / atuação, por isto sempre dou meu máximo.

      Estou num fase de priorização do trabalho, pois tenho chances reais de melhoria na carreira, então estou muito empolgado, mas, concordo contigo que às vezes devemos canalizar esforços aos nossos projetos pessoais.

      Na idade que estou e com o que já juntei, vejo como melhor opção continuar construindo casas e manter meu emprego, em cerca de 5, 6, 7 anos se eu seguir o ritmo atual acho que poderei pendurar as chuteiras e trabalhar só com obras.

      Gostei da sua história, conte mais ...

      Abraço

      Excluir
  24. Isso, meu amigo,

    Eu acredito que seja verdade para um perfil, mas pode não ser o melhor para outro. Quem recebeu uma grande herança sem nunca ter trabalhado (poucos) deve sim senhor olhar juros, rentabilidade.

    Algumas pessoas são investidoras, mas tem empregos que pagam muito mal. Então, até vender coisas na internet podem muito bem substituir, no curto prazo, um emprego ruim, ainda mais se mora com os pais.

    De maneira geral,

    -Grande herança;
    -baixo salário

    Vale a pena olhar rendimento, juros nem que seja apenas na renda fixa. Lógico, são casos raros, mas existe.

    ResponderExcluir
  25. Olá Anon,

    Sim, você tem razão. Rentabilidade e preço não fazem sentido no início, no fim da caminhada, com montante maior, preço terá sim sua importância, bem como a rentabilidade.

    Concordo também que dá pra substituir um emprego com salário de menos de 1,5K por algo de venda na internet ... O problema é que falta coragem e as pessoas preferem ficar ganhando pouco e reclamando rs.

    abraço

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...