Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

terça-feira, 12 de junho de 2018

Banco ou Corretora: Onde Investir? (Guest Post)


Banco ou corretora: Onde Investir?

Decidiu começar a investir, mas não sabe por onde começar? 

Talvez você se sinta inclinado a investir no seu banco, já que seu gerente tem algumas opções de títulos que parecem ter uma ótima rentabilidade. De fato, investir no banco já é melhor do que deixar o dinheiro na conta corrente ou na poupança, mas saiba que essa não é a única opção para fazer seu dinheiro render.



As corretoras, como XP Investimentos, Clear e Rico, costumam ser opções mais interessantes para investimentos do que os bancos. Isso acontece porque as corretoras têm uma maior oferta de aplicações, já que estão sempre tentando atrair novos investidores. Essas aplicações acabam, muitas vezes, tendo uma rentabilidade maior, também uma estratégia das corretoras para que você invista nelas e não no seu banco.

Investir em Corretoras é Seguro? 

Sim, investir em corretoras é seguro. O dinheiro que você investe através da corretora fica em centrais de custódia, e não na corretora em si. A corretora nada mais é do que a intermediação entre as centrais de custódia, sendo assim o agente de custódia. Por isso, se a corretora quebrar, seus títulos estão protegidos nas centrais de custódia.

Porém, é sempre bom conferir se a corretora que você escolheu é de confiança. No Comparador de Renda Fixa do IQ 360 você tem as melhores ofertas de CDBs, LCIs e LF nas principais corretoras do país, para que você consiga comparar e escolher o investimento ideal para você com a certeza de que a corretora é confiável.

Nas corretoras, você também pode investir no Tesouro Direto, LCAs, Debêntures, ações, FIs entre outras.

Corretoras Tem Taxas?



Sim, as corretoras têm taxas, que variam de instituição para instituição. Por isso, é importante verificar os valores para cada operação antes de abrir sua conta.

Uma das corretoras mais famosas, a XP Investimentos, tem taxa zero para:

·         Custódia de renda fixa, bolsa e COE
·         Tesouro Direto
·         Tarifas de TED para retiradas
·         Carregamento de entrada e saída em previdência

Contudo, verifique todos os custos operacionais da corretora da sua escolha. Assim, você não encontra surpresas mais para frente.

Como Abrir uma Conta em uma Corretora?

Para abrir uma conta na corretora da sua escolha é importante estar munido com o seu RG, CPF e um comprovante de residência.

Depois, é só entrar no site da corretora, preencher um formulário com seus dados e enviar fotos dos documentos para a corretora.

Assim que você for aprovado e tiver sua conta aberta, já pode fazer uma transferência via TED para a corretora da sua escolha e começar a investir.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Dependendo do pacote e planos, concordo que bancão pode ser uma melhor opção. Para a gestão das ações, estou satisfeito com a Socopa corretora. Abraço

      Excluir
  2. "Cliente satisfeito fala bem de uma empresa para 2 pessoas, já um insatisfeito fala mal para 20..."
    Seguindo essa máximo eu gostaria de dizer para evitaram a Easynvest, plataforma instável, site ruim e serviço de atendimento ao cliente precário. Procurem outras opções, gostaria de mudar de corretora mas precisa de uma carta com firma reconhecida solicitando a transferencia de custódia, inviável para mim no momento.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IF.,

      Não sou muito fã de corretoras que não cobram pelos serviços. Acho que uma taxa mínima pra manutenção do serviço se faz necessária, até para manter a qualidade.

      Muitos colegas usam a Easyinvest pela taxa zero em Tesouro Direto, mas eu mesmo nunca usei. Bom saber sua opinião.

      Abraço

      Excluir
  3. VDC,
    Me tira uma dúvida.
    Eu invisto através de corretoras em fundos de investimento, mas uma coisa que me incomoda um pouco é o fato de eu ter que confiar "cegamente" que as cotas estão efetivamente em meu nome.
    Gosto de validar que os investimentos estão custodiados em meu nome (a exemplo de títulos públicos, ações e outro títulos privados).
    Dito isso, te questiono se você conhece algum forma que eu "validar" com um terceiro a informação das cotas em meu nome?
    Creio que poderia entrar em contato com a administradora do fundo, mas gostaria de saber se você já teve este tipo de questionamento e se já fez algo neste sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sidnei,

      Este caso realmente eu não conheço. Sinceramente, apesar de não conhecer em detalhes, eu já adianto que no meu caso eu não ficaria muito tranquilo se o patrimônio não estivesse aparecendo no CEI, da B3 (antiga Bovespa).

      Se está com dúvidas, peça ao fundo as evidências da escrituração em seu nome. Por exemplo, e se você quiser resgatar agora, o que eles falariam?

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...