Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

segunda-feira, 18 de junho de 2018

As Quedas da Bolsa de Valores e o Comportamento Típico dos Investidores: Minhas Dicas para Não se Abalar


Olá amigos e amigas da Luta do Milhão!

As Quedas da Bolsa de Valores e o Comportamento Típico dos Investidores


Vamos falar rapidamente hoje sobre As Quedas da Bolsa de Valores e o Comportamento Típico dos Investidores?

Para quem acompanha a minha saga, vocês sabem que realizei uma grande alocação, justamente neste momento crítico de quedas da bolsa de valores.

Eu sabia o que estava fazendo? Acredito que sim, pois efetuei um grande aporte, o maior da minha vida, justamente numa fase tão crítica do país, e tão conturbado na bolsa de valores.

A minha atual composição em renda variável é: 85% em Fundos Imobiliários e 15% em Ações.

Se eu utilizasse o conceito de alocação de ativos e quisesse seguir à risca estes valores, o momento seria de comprar ações, pois este valor subiu, digamos para 85,5% FIIs x 14,5% Ações, o que indica que as ações caíram mais do que os fundos imobiliários.

Para quem não conhece este é o exato funcionamento do Bastter System, para quem conhece, pois  você insere nele os seus objetivos, e de acordo com a variação dos preços, ele “manda” comprar o que ficou mais para trás, ou seja, reduziu os valores da cotação.

No meu próprio “Bastter System”, teoricamente eu deveria comprar ações, mas eu tenho meu próprio “feeling” de investimento e não me prendo a alocação de ativos.

O meu conceito financeiro é utilizar a Renda Passiva para balizar a minha estratégia, e foi através dela que eu atingi a Tranquilidade Financeira neste mês de Junho de 2018.

Vejam bem: Eu atingi uma tranquilidade em termos financeiros em relação à provável renda passiva que terei à partir deste mês, e não à partir de um valor total de patrimônio na bolsa de valores.

Se estou triste? É claro que dá aquela tristeza. Se eu comprasse o mesmo valor hoje, eu compraria muito mais cotas e ações, porém não sabemos do futuro e ciente da minha estratégia de aportes e reinvestimento, achei desnecessário esperar as coisas ‘melhorarem’, pois quem segue este lema acaba comprando no pior momento: Topo Histórico. Momento de alegria e euforia dos investidores.

O que mais deixa triste os investidores, onde me incluo (sou muito transparente) é ver o seu aporte sendo engolido pelas quedas.

Dá uma sensação de estar jogando dinheiro no lixo.

Dá uma sensação assim: “Poxa vida, eu economizo pra caramba pra aportar, tinha X de patrimônio, comprei mais R$ 10.000,00 e meu patrimônio é X – 10%. Onde foi parar meu aporte?”.

Acredito eu ter adquirido ativos em um bom momento, apesar de sempre frisar que não há bom momento para compra, bom mesmo é comprar a todo e qualquer momento.

Se quer uma dica minha neste momento de queda: Quedas sempre vão ocorrer, e nem estamos em período de queda na verdade. A bolsa de valores subiu muito nos últimos meses, e agora era hora de uma reversão. A bolsa de valores é algo que varia, sempre.

O que pretendo fazer daqui pra frente, até para reduzir este sentimento ruim de ver quedas no patrimônio, sendo esta a dica principal para investidores normais! Escrevo como um, pois sou um investidor normal, e espero que captem e usem as dicas:

Parar de acessar a página de Fundos Imobiliários da Infomoney:

Esta é uma das coisas que eu sempre faço. Apesar de não tomar o preço como fator decisivo em minhas compras, aquela olhadinha despretensiosa para ver os destaques de alta e de queda não mais farei.

Automaticamente no topo visualizamos o índice IBOV, IFIX, e até Bitcoin ... Melhor dar um tempo, concordam?

Limpar o cache do navegador e não olhar mais as cotações das ações que possuo:

Eu sempre recomendo a todos não olhar cotações, porém, como realizei pesquisas anteriores para a compra, o navegador salvou estes dados e vez ou outra ao acessar o Google visualizo as cotações.

Não acessar a página da minha corretora Socopa:

Este é um ponto importante, pois estando dentro da página da corretora, num momento emocionalmente eu posso jogar tudo para o alto e vender no pânico.

Aquela típica frase “Chega, eu não aguento mais estas quedas, vou vender”.

Seria catastrófico, além do tempo que eu gastaria e o custo do spread, pois tenho diversos ativos.

Logicamente não farei isto, porém é importante compartilhar aos investidores o que um investidor comum, como sou, poderia fazer num momento de pânico.

Desta forma, não analisarei mais o valor total da carteira, e nem visualizar a página inicial com os ativos todos em vermelho, indicando quedas.

O reinvestimento será mensal e será feito uma vez por mês, no máximo duas vezes, para reduzir ao máximo meu contato com o Home Broker.

Evitar falar sobre bolsa de valores com qualquer um

Isto é algo que já faço, evito ao máximo falar sobre. Porém, sempre temos aqueles colegas de trabalho chatos, que sabem que você investe, e que nesta queda ficam perguntando “Nossa, e a bolsa está caindo né?”. Sim, eles querem te abalar psicologicamente, e por dentro estão rindo da sua cara. Tolos, eles não entendem o que é a bolsa de valores e que a nossa luta vai muito além de algumas semanas de queda na bolsa de valores.

Não tenha vergonha em dizer “Pois é, tive que vender tudo, saí no zero a zero, o lucro foi todo embora”. Após, não responda mais nada, só diga “Hummmmmm” se o papo continuar.

Contabilização do Patrimônio: Pausa ...

Teoricamente após atingir uma renda passiva similar ao meu salário, não faz sentido continuar pensando em aumentar patrimônio para divulgar. Eu devo focar na renda passiva, aqui sim eu controlo, mas até mesmo as próximas divulgações pensarei bem se vale a pena fazer.

Muitos amigos da Blogosfera não publicarão mais patrimônio, estou certo disto.

Focar demais em patrimônio não te deixar aproveitar a vida. Eu mesmo lutei muito antes de decidir comprar passagens áereas para visitar a Europa, pois sempre penso “Seriam X ações, seriam X FIIs ...”.

Viva mais, continue poupando e pense menos em números.

Evitar pensar nas frases ...

“Pode cair mais que estou comprando tudo”.

“Está faltando dinheiro para tanta oferta boa. A bolsa está uma pechincha”.

“Estou 100% em Ações”.

“A queda não me abala nem um pouco. Vou criar um tópico sobre isto no Bastter ou em outro site”.

“Vou lá rir da cara do VDC que está muito exposto na bolsa de valores”.

Conclusão ...

Lembre-se sempre: O nosso caminho na bolsa de valores vai muito além de semanas de queda! Temos um objetivo muito maior no longo prazo.

Continue vivendo, saindo, aportando.

Está ruim aportar, sentimento ruim? Reduza o aporte! Fique um mês sem aportar e compre alguma coisa legal, faça uma pequena viagem, mude o foco.

Um abraço e até a próxima!

VDBVQ – VIVER DE BOLSA DE VALORES EM QUEDA

26 comentários:

  1. Falou tudo man! Nem olho as cotações. Estou muito satisfeito com os dividendos que estou recebendo. Bastter é o que há! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vdc, da uma olhada no Heavy Metal Investimentos. Não sei se ele realmente existe, mas o acompanho desde 2008 e em uma dessas crises ele reduziu o patrimônio em mais de 40%, depois disso mudou o raciocínio de investimento e deixou sua carteira com maior porcentagem em RF e FII. Já tomei mto na cabeça (igual o HM) nessas crises desde então e aprendi que as vezes não vale muito a pena ficar exposto em rv nesses momentos de topo (ex:ibov 85mil). Bom que FII segura um pouco mais nas quedas, é menos volátil, mas com IPCA+ chegando nos 6% e um monte de pré além do TD com 12% de taxa, vale a pena alocar a grana na defesa (RF, dólar e etc) e voltar longe de topo histórico e ir recomprando aos poucos (no caso das ações) quando rolar uma derretida, nada sobe para sempre. Entendi a mensagem do tópico mas gostaria de adicionar algo mais na discussão, até porque são nos comentários que sempre pesco um ponto de vista interessante. Abraço ao Vdc e a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Concordo contigo. Mais de 50% do meu patrimônio está imobilizado e na renda fixa, uns 40% na variável pq aumentei muito agora neste último aporte gigante que diz. Tenho 85% dois e 15% ações. Durmo bem. Se eu começar a suar frio e acordar a noite rebalanceio, mas pensei muito antes da alocação.

      Dinheiro novo vai todo para ações. Itausa, por exemplo, mesmo a 6 reais e pagando dividendos me interessa demais. Preciso chegar a 10.000 ações rs.

      Abraço

      Excluir
    2. Sou o Anon, tb me interessa mto o Itausa. Coçando o dedo para tirar da RF e entrar nela. Vc é um cara legal Vdc, te desejo sorte. Abração!

      Excluir
  3. Segura peruca: Este mês até eu perdi bastante hahahaha

    Apesar de estar 60% FII e 40% ações dolarizadas a bucha entrou bonito. Agora é hora de comprar! Exista muita ação boa dando sopa no mercado. Se você operar yield como a hora de comprar é justamente agora quando tudo de ruim vai para o preço dos ativos.



    As minhas preferidas são:
    - Itausa
    - Taee
    - EGIE

    Fundos imobiliários: Todo mês compro shopping , logo vou entrar com mais dinheiro aqui também.Muita promoção dando sopa para pouco dinheiro!


    Espero que a bolsa fique nessa faixa ou até mesmo abaixo. Acredito que mercado estava fumando crake precificando as ações no topo histórico dado fiscal deteriorado das terras tupiniquins.


    Sobre heavy metal : Infelizmente entrou no mercado de rena variável de novo com força , deve estar perdendo bastante nestas quedas.





    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você brinca sempre mestre, vou repetir sua frase e dizer que pelo menos um banheiro do shopping ABCP eu tenho agora kkk.

      Também aportei forte nele aos 15 ... Pode ir a 12, mas se continuar pagando 0,08 estarei satisfeito.

      Último investimento meu foi em Itaúsa e permanecendo assim todo reinvestimento farei em Itausa, pois ficarei uns 3 a 4 meses sem aportar dinheiro novo pela viagem da europa, só reinvestir dividendos e rendimentos dos FIIs, o que já é um ótimo aporte agora rs.

      Valeu e poste mais, ajuda demais os novatos e malucos como eu.

      Abraço

      Excluir
    2. Melhor sinal de bons preços, MD na área... mas eu quero mais barato ..travar DY recorrente(perene) de 8/9% na média e correr pra galera.

      Excluir
    3. Minha mira está em itsa,egie,taee,grnd,cgra,ssbr,mdia,abcb,alup,flry,unip...Comenta aí pra nois, Mestre dos Dividendos. abs e sucesso

      Excluir
    4. Concordo Anon 1, também fico mais tranquilo quando o Mestre aparece rs.

      Anon 2, excelentes compras / ativos ...

      Excluir
  4. Poxa VDC,

    Gosto de ler seu blog pois vc fala a real sobre seus investimentos. Mas agora nesse momento de crise vc querer de parar sobre seus ativos me parece uma atitude medrosa. Fale a real! Qual o prejuízo sua carteira esta apresentando ? Vc vai manter todos os ativos ou vai mante-los ? Não se esconda não!

    Abs.,

    Investidor de Renda Fixa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não faço idéia. Uns 40K/50K desde o pico máximo e considerando meus aportes que sumiram, acho que é por aí.

      Olhar o total da carteira nos faz pensar na venda. É este a síntese do post.

      E se você fica fissurado em números não vive a vida. No meu caso ja atingi algo inimaginável, só preciso manter a renda e continuar aportando, mas preciso viajar e viver também.

      Abraço

      Excluir
  5. Olá VDC, Concordo com o Mestre dos Dividendos acima.

    A hora agora é pra comprar, mesmo que caia um pouco mais. Como costumo fazer aportes regulares, prefiro que o preço das ações e FIIs possam continuar baixos durante um bom tempo,
    Algo que me estimula comprar mais é ver a evolução da minha renda passiva e quando tudo cai significa que estou comprando com um yield melhor.
    Enquanto o tamanho do meu aporte for maior do que 0,5% do patrimônio, eu não me preocupo tanto com a rentabilidade pq o que cai em um mês já será reposto com o aporte do próximo mês turbinando a renda passiva daqui pra frente.
    Eu ainda possuo muito caixa para “queimar” com essa queda.

    Sucesso pra você. Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Aportador!

      Eu fiz um mega aporte, e agora estou fora do jogo por uns 3 meses, planejando a viagem e gastando pra viagem.

      Não quero nem saber de bolsa por agora. Tá tudo aplicado e não posso fazer nada rs.

      Abraço

      Excluir
  6. Pior que essa sangria deve ir ao menos até as eleições como já aconteceu no passado, a não ser que o Brasil ganhe a Copa!rs

    Não consigo não abrir o Homebroker todos os dias, fico sempre na expectativa de pingar uma graninha dos FIIs naquele dia, de quebra já dou uma olhada no patrimônio para sofrer um pouco. Esse mês acho que vou perder sim o patamar dos 3 milhões conquistados, mas continuo firme aportando tudo em FIIs de papel até completar meu objetivo para esse tipo de ativo (ainda falta R$108 mil), depois disso volto a reforçar as ações que caíram muito e finalmente continuar a comprar FIIs dos outros setores. Do jeito que as coisas andam no país não preciso de muito pressa, a não ser que o Brasil ganhe a Copa!rs

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sr. IF,

      Com seu patrimônio, capacidade de aporte e planos de menos de 1 ano aposentar, eu não estaria preocupado.


      Siga o plano que no longo prazo as quedas não serão nada.

      Abraço

      Excluir
  7. Olá VDC,

    Como meu foco é em renda passiva, eu estou aportando todos os mês em RV.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Se vc ainda acredita no país sim estas quedas são ótimas oportunidades. Já quem não acredita...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40!

      Até hoje o Brasil continua de pé, mesmo com várias crises.

      Não muda nada e continuo comprando.

      Abraço

      Excluir
  9. VDC, concordo plenamente com você.
    Em tempos de ações em quedas manter o home broker fechado é a melhor solução, pois o nosso estado emocional tem interferência direta nos investimentos e, nessas horas, a chance de se autossabotar é muito grande.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza.

      Deixe tudo parado e em alguns meses volte a abrir.

      Só abro pq preciso reinvestir os dividendos, 2 vezes no mês.

      Abraço Papai

      Excluir
  10. BRasilililil....enquanto vibramos o ferro entra. KKKKKKKK

    ResponderExcluir
  11. Essa estratégia de aportar na mais pra traz pra mim nada mais é que aportar no pior aluno da classe.

    Eu não acho muito inteligente isso.

    Prefiro aportar nos melhores alunos.

    ResponderExcluir
  12. Essa estratégia de aportar na mais pra traz pra mim nada mais é que aportar no pior aluno da classe.

    Eu não acho muito inteligente isso.

    Prefiro aportar nos melhores alunos.

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...