Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Vale a pena Vender o Imóvel, Investir em Renda Fixa e Viver de Aluguel?

Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Atualizado em 25/05/2018! Impressionante como as coisas continuam iguais ... Não concordo e nem discordo, mas coloco o texto na discussão novamente!

Excelente texto que recebi de um colega que possui conta no site do Bastter.

Decidi compartilhar, por espelhar exatamente o que eu penso sobre imóveis.


Espero que gostem do texto.

Vai vender o imóvel para viver de aluguel?



"TODO ANALISTA QUE PUBLICAMENTE INDICA VENDER O IMÓVEL PARA INVESTIR DEVERIA SER PRESO!

Não estou dizendo que uma pessoa que saiba muito bem o que esta fazendo não possa até fazer isso, mas a grande maioria vai terminar sem imóvel e sem dinheiro, especialmente porque segue conselho de “Antalista” (mistura de Analista com Anta).

Mais imbecil ainda é a comparação Aluguel X Renda Fixa, não é a toa que esta sempre no jornal.

O Valor Principal não valoriza na Renda Fixa.

Vou repetir pois isto é importante (Complemento: VDC repetindo pela importância):

O Valor Principal não valoriza na Renda Fixa.

Se você coloca 100K na RF, 10 anos depois tem 100K. Você recebeu juros sobre os 100K, mas o principal não muda e perde valor com a passagem do tempo (Complemento VDC - Devido à inflação).

Se você coloca 100K num imóvel, 10 anos depois pode ter 200K, 300K, 400K e até 50K. O principal tende a acompanhar a inflação se o imóvel tiver valor (NO LONGO PRAZO, no curto prazo pode acontecer qualquer coisa).

O Investimento em imóveis consiste da Valorização do Imóvel + Aluguel.

O investimento em RF somente dos juros, não há valorização do principal, então é comparar banana com laranja.

E é claro que o aluguel tende a ser menor do que os juros da RF porque você esta ganhando a valorização do imóvel, o aluguel é apenas um extra.

Mas dizer que você ganharia mais na RF é absurdo.




Na RF se você tirar o rendimento e gastar, não reaplicar, o principal vai valer cada vez menos, comprar cada vez menos e render cada vez menos, até que você vai ter de mexer no principal para manter o mesmo nível de gastos até que um dia o dinheiro acaba.

Se seguir aquele conselho idiota, vende o imóvel, vai viver de aluguel e com o rendimento paga o aluguel.

O rendimento vai ser sempre o mesmo e o aluguel vai aumentar todo ano. Adivinha o que vai acontecer?

O aluguel para quem está formando capital o ideal é reaplicar também mas mesmo que você gaste todo o aluguel, o principal tende a se valorizar e o aluguel tem reajuste.

São situações totalmente diferentes.

Agora tem mais uma razão porque atacam tanto o investimento em imóveis: Fica aquele dinheirão lá parado sem produzir corretagem, taxa de administração, impostos, nada. Coloca no giro para sustentar o sistema!

Ajuda a galera!

ANTES QUE COMECE A LADAINHA E PARA OS QUE NÃO SABEM LER, O TEXTO NÃO ESTA DEFENDENDO O INVESTIMENTO EM IMÓVEIS NEM DIZENDO QUE É MELHOR DO QUE OS OUTROS INVESTIMENTOS, APENAS ALERTANDO PARA ESTA COMPARAÇÃO IDIOTA E PARA O CRIME QUE É INDICAR A PESSOAS QUE NÃO SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO VENDER SEU IMÓVEL PARA APLICAR NA RENDA FIXA.

Vejam estudo espetacular abaixo feito pelo CeltiberiaN sobre esta situação.


Conheçam nosso Grupo de Investimento em Imoveis:


Pra fechar ...

Vale a pena Vender o Imóvel para Investir em Renda Fixa? Sim. Somente para conquistar seu atestado de burro ...


Bastter disse tudo que eu queria dizer sobre.

Nem precisei criar um texto falando sobre esta comparação idiota.

Um abraço e até a próxima postagem!


VDI – VIVER DE IMÓVEIS

89 comentários:

  1. é interessante mas acho que depende muito...nao venderia um imovel para investir e viver da renda mas o certo é isso ai mesmo,ver quanto consegue em cada um olhar o cenario como um todo considerando todas as variaveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lição mais importante é: Não cair no papo de analista dizendo que é melhor vender seu imóvel para aplicar em Ações, FIIs, renda Fixa, etc.

      É errado fazer isto? Em alguns casos não.

      O problema é que vendem isto como “é burrice manter um imóvel, tem que vender e aplicar pra viver de aluguel com os rendimentos”. Isto não procede, são poucos os casos onde será correto fazer isto.

      Excluir
  2. Lembrei de um ditado que dizem em Las Vegas que é mais ou menos assim em português: Nunca aposte o que não pode ser perdido.

    ResponderExcluir
  3. Sendo que em FII você ganha o aluguel + o reinvestimento do aluguel + valorização do imóvel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FII`s até o fim, diluição de riscos, valorização das cotas e IR free pra mim é a [ultima pepita de ouro perdida nesse mercado financeiro louco do nosso país. Melhor falar pouco senao estragam rsss

      Excluir
    2. Isso que penso. Eles que não nos escutem. Qualquer concentração onde gere renda já chegam eles querendo dar uma mordida. Netflix, Youtube, Uber, etc. E é sempre 2 pesos e 2 medidas. Tem concorrentes do Netflix como NetMovies, mas esse ninguém fala, pois é menor $$$.

      Excluir
  4. É loucura. O objetivo é comprar ativos reais (empresas e imóveis) e não vendê los pra comprar papel (juros).

    Sendo bem simplista, mas é isso.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa análise (em partes). Eu também de forma alguma venderia meu imóvel para morar de aluguel, porém, achei a análise cegamente intencionada a provar que quem fizer o contrário está errado através de premissas completamente irreais com a atualidade. Me desculpe, mas dizer que valorização do imóvel tende a acompanhar a inflação é no mínimo má fé ou cegueira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem mencionar que o valor do aluguel está na lei do mercado (oferta x procura);
      Sem falar que imoveis podem danificar e tbm perder valor (exemplo: morava num apto onde o aluguel era de 1.200 e condominio 1000 - valor do imovel diziam q era 400k, mas por esse valor ninguem quer comorar um imovelncom 20 anos de idade e cheio de problemas? Sabe o bairro? Higienopolis, em sao paulo... Pesquise aí!)
      Sem falar que quem recebe aluguel recebe juros SIMPLES,
      Sem falar que na vacancia do imovel quem arca com os custos é vc...
      ....
      A resposta correta para TODAS as perguntas é DEPENDE!
      toda manada tem um lider... Bastter é um dos lideres de uma manada. Siga ele, invista em eternit, brin3 e me diga quanto ganhou...
      Abraco

      Excluir
    2. E mais: há investimentos da RF que o principal se valoriza sim, amigo. Nao engula tudo que leia por ai....
      Abraco

      Excluir
    3. O valor do imóvel depende da localização, nível de emprego da região e condições do imóvel. Mas tende a bater a inflação.

      Acredito que em nenhum momento da história do Brasil imóveis tenham valorizado menos que a inflação em qualquer período de 5 anos analisado.

      Quem tem imóvel e inquilino tem problemas. Se valer a pena pra você, tenha, se não valer não tenha. A decisão de possuir um imóvel vai além dos números.

      O melhor é ter de tudo na carteira, mas me desculpe, não da pra comparar. Imóveis NO GERAL batem qualquer investimento no longo prazo.

      Excluir
    4. Investidor Mineiro foi certeiro e direto no alvo. Analisar cada particularidade é fundamental, caso contrário a análise se perde no vazio da generalização.

      Esse escrito é PURA e SIMPLES DESINFORMAÇÃO. Nem vou perder meu tempo desconstruindo completamente.

      Bastter sendo ele mesmo, o "cara da massa". Muito jargão,chavão,premissas malucas... Iniciante passa batido, experiente NÃO.

      Blog
      Viver e Multiplicar Herança
      Acompanho faz tempo esse blog e nunca comentei. Agora não deixei escapar.

      Excluir
    5. Mineiro Wins. Um tapa na cara desse VDC fanfarrão. Quem segue filosofia de Bastter tem que se fuder mesmo. Éter3 o maior mico da bolsa, o cara destruiu a vida de muitos investidores com essa empresa. Ele não vive de ações, é médico e vende cursos pra sardinhas iniciantes. Se dependesse de bolsa ele estaria falido. Bolsa é timing meu camarada, comprou, subiu, vendeu... embolsa o lucro é parte pra outra...

      Excluir
    6. Nao tive tempo de ler tudo ainda, mas nao tem perdedor e vencedor, o objetivo e discutir as ideias.

      Eu posso estar errado? Claro que sim.

      Eu tambem sou um tapado e burro, as discussoes embasadas nos fazem aprender e crescer.

      Nao conheço a historia do Bastter e indicacao de ETER3 pra comentar.

      Sera que a "indicacao" de alguma acao que subiu faria alguem vir aqui elogiar?? Parece que so os erros sao apontados.

      Excluir
    7. Aqui é máxima de cada caso um caso. Acho difícil vender um imóvel para viver de renda passiva, até pq o ganho de incerteza dessa estratégia é imenso, principalmente no Brasil em que tudo é incerto. Aqui o povo financia imóvel para trinta anos. Levando para trás esse tempo, trinta anos atrás vivíamos em outra ordem constitucional (CF/67). Vejam o tamanho da incerteza.
      Agora, dizer que o valor do principal não se altera na renda fixa é um equívoco gigantesco. Se a renda passiva for superior a inflação, já haverá o reequilíbrio (inúmeros papeis de RF pagam IPCA ou outro índice inflacionário). O importante, se for tentar essa estratégia, é manter as retiradas mensais inferiores à correção monetária gerada.

      Excluir
  6. RF é, pelo menos parcialmente, lastreada em títulos do TD e tem um detalhe que poucos comentam: mais cedo ou mais tarde o governo vai dar um calote simplesmente porque a dívida é impagável. Os sinais estão todos aí: (a)Todas as agências de classificação de risco colocaram no Brasil o selo "Corre, Bino, que é furada". (b)O ministro Meireles já disse que se a reforma da previdência não passar o Brasil quebra. (c) Vários estados já estão quebrados como RS, MG e RJ (d)O Brasil já deu 11 calotes desde a república. O último foi no gov. Collor. (e) Olhai a Argentina, Venezuela e Grécia. #depoisnãodigaquefoipegodesurpresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu posso estar desinformado, mas o Brasil só "deu calote" na dívida externa, dívida interna ele imprime moeda e paga, óbvio que vai afetar a economia de outra maneira, mas calote na dívida interna é como ganhar na loteria 3x.

      Muito improvável.

      Att,

      RTA.

      Excluir
    2. A dívida interna tem um componente inflacionário que dá uma bela amortizada, quando se fala em dívida x pib, não coloca o efeito da inflação na dívida, mas de ano pra ano tem.

      E outra, se o governo não pagar, é melhor começar a estocar água e vento pq vai faltar, toda tesouraria de grande empresa, mesmo multinacionais é ancorada em RF, seja com lastro em títulos privados ou públicos.

      Excluir
  7. Excelente post VDC,
    Vi essa postagem do fórum do Bastter. Esse negócio de seguir analista é a pior besteira que as pessoas fazem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Sei lá, acho que quem tem imóvel deve conservá-lo e valorizá-lo e ponto final!

    ResponderExcluir
  9. Dizer que após o consumo dos juros o investidor deverá usar do principal é totalmente válido, afinal, após consumir o aluguel, o proprietário do imóvel pode comer os tijolos da casa, com azulejo e tudo.

    ResponderExcluir
  10. Fala VdC!

    Li essa semana este post lá no Bastter tbm e concordo com o médico-investidor-dono-do-site! hehhehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. VDC tenho uma dúvida : e para quem não tem imóvel ainda? Vale a pena então comprar um? e outra : para quem já tem um, vale a pena comprar o segundo ou investir na renda fixa?

    ResponderExcluir
  12. O Bastter forçou demais, comprar imóvel (renda variável) com RF é doideira. Só alguém muito ignorante em investimentos cogitaria isso. E o pior é que, em se tratando de Brasil, isso não é de se espantar. Deve ter gente vendendo AP e colocando o dinheiro na poupança.

    A estratégia funciona sim com FII`s, além de receber $ sem IR.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai os FIIs desabam e você vende tudo. O bastter usa esses exemplos pra manada parar de girar patrimônio.

      Excluir
    2. FII`s não são tão voláteis quanto as ações... Pesquisa melhor brother! Abraço!

      Excluir
    3. FII's é renda variável, e renda variável varia.

      Excluir
  13. VC, artigo típico do Bastter.
    1) Veja na própria tabela que as premissas são que os imóveis seguem a inflação, e não só isso, eles terão crescimento real de 1.2%aa. Isso é apenas uma aposta, nada mais do que isso, algo que tende a acontecer em períodos longos de tempo. Agora colocar crescimento real também, é para lá de otimista.
    2) Onde está o CAPEX? Quer dizer que os imóveis se valorizam de forma real sem colocar dinheiro na sua manutenção? Coloque aí 1.5 a 2% aa para manutenção em períodos longos de tempo.
    3) Não existe títulos corrigidos pela inflação? Olha, retire-se apenas os juros reais da aplicação, o autor do texto simplesmente ignora essa possibilidade.

    Tabelas de excel aceitam tudo, VC, cabe a nós refletirmos sobre os Inputs colocados.

    Abraço


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem com credito e moral na blogosfera confirmou oq eu disse, especialmente às 20:52...
      No mais, vale uma reflexao: "o errado é errado mesmo quando todo mundo está fazendo. O certo é certo mesmo que ninguem esteja fazendo".
      Abraco

      Excluir
    2. "Não existe títulos corrigidos pela inflação? Olha, retire-se apenas os juros reais da aplicação"

      soulsurfer tem razão. Isso que a maioria do site do Bastter não vê. No meu ponto de vista a pessoa deve-se estudar e decidir o que é melhor para ela. Não ficar seguindo dicas de analistas ou de educadores.

      Excluir
    3. aliviado agora. ainda tem pessoas inteligentes, como a galera ai em cima.

      Excluir
  14. Vendi uma sala comercial que tinha e apliquei o dinheiro em TD quando estava pagando IPCA + 6,7 (2035)
    Estou muito satisfeito!

    ResponderExcluir
  15. Ah, depende né VdC; Concordo com o Soul, Excel aceita tudo. Como sabe, eu tenho um apartamento alugado e aplicações tanto em FII como em Renda Fixa.

    Minha amostragem é baixa ainda (1 ano), porém, real. E por enquanto, o imóvel está perdendo. Não tem como cravar que imóvel valoriza 1,2% + inflação. Se fosse assim, todo FII classe AAA só iria subir, e sabemos bem que isso não ocorre.

    Outro detalhe importante, é um fato que estamos em época de oferta muito maior que a procura. Infelizmente (ou felizmente, pensando bem) eu estou do lado da oferta e senti na pele a dificuldade de alugar um imóvel. Não adianta também dizer que são dados históricos, pois justamente nos últimos 10 anos teve a explosão dos preços dos imóveis, devido a fácil liberação de crédito, aquecimento da economia, ascensão da classe D e C, Minha Casa Minha Vida e por aí vai. Nossos dados históricos recentes pegam uma época que dificilmente irá se repetir nos próximos anos. E olha, tento ser realista, lembre-se que eu tenho investimentos em imóveis e além de tudo, como engenheiro, trabalho no ramo.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  16. VDC,

    Não sou especialista em imóvel.. mas dou minhas especuladas em números ... depende de muitas variáveis.. por ex.. pros proxs anos será que renderá 1,2+ipca? E isso em um indice real né .. pq esse fipezap que temos a disposição é furada ...

    Abs,

    ResponderExcluir
  17. Bastter tb é um analista.

    Eu tenho imóvel próprio e não venderia para investir em papel a não ser se fosse uma oportunidade boa de empreendimento.
    A decisão é muito difícil de ser tomada, pensando ainda que terá que pagar IR sobre o lucro auferido, acho desvantagem.

    ResponderExcluir
  18. Bela analise, mas como já comentaram, tudo depende, para o mercado atual, analisando os últimos 24 meses talvez essa sua analise tenha ficado um pouco exagerada, mas aumentando para 60 meses, fica real.

    Minha família trabalha com imóveis a 25 anos, nossa carteira de investimentos nesta modalidade está atingindo os 8 dígitos, existem épocas ruins e épocas boas.

    Se nestes 25 anos tivéssemos apenas investido em renda fixa, não teríamos metade do que temos hoje, jamais venderíamos um imóvel para aplicar em outra modalidade, o lucro está sempre na compra, e não na venda, nisto que está o segredo. Vejo muitas pessoas reclamando do mercado imobiliário, e quando falo que é possível ter lucros elevados mesmo na crise, quase me crucificam. O segredo é a analise e o estudo detalhado, sem isso, qualquer modalidade se torna uma armadilha.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o importante em imóvel é LOCALIZAÇÃO. O resto é acessório.
      O primeiro imóvel que comprei era excelente, mas ficava a 25 km do centro. Péssimo negócio. Mas, era o primeiro e eu era inexperiente na época.
      O que tenho atualmente é um bom imóvel (não excelente), mas a localização é super excelente.
      Quando digo no serviço que vivo recebendo proposta para vender, não acreditam. Mimimi que é mentira, mimimi que olha a crise etc.
      Até parece. Crise existe na classe média. Não existe crise para Rico. Não, não sou rico, mas onde moro, certeza que tá cheio de ricão querendo morar.

      Excluir
  19. Independente de ser certo ou errado o estudo apresentando, o importante é o fato de realmente ser CRIME uma empresa bosta chamada em pi ri cus sugerir para proprietários de imóveis venderem seus bens para aplicar o dinheiro.
    O camarada já vai perder na venda pagando impostos e intermediários. Só para recuperar esse valor já vai demorar um bom tempo.
    Pior se for para aplicar em RV. Basta cair 5% que o camarada vai vender tudo no pânico (afinal ele vendeu o imóvel acreditando que iria aplicar para comprar o imóvel de volta e mais um tanto rsrrs).

    Enfim, vi no site dinheirama essa proposta ridícula da em pi ri cus e critiquei lá. Mas, acreditem, não só apagaram meu comentário como agora não permitem mais comentários nas propostas indecentes deles.

    PS. não fui eu que escrevi o post no Bastter.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Construção, como acabar com a sensação de insatisfação com o patrimônio? Tipo, fulano tem 10k, mas queria estar com 50k nesse momento, fulano tem 23k, mas queria 70k nesse momento, e assim vai, fulano tem 500k, mas queria 1 milhão nesse momento...

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grama do vizinho é sempre mais verde anon.

      Claro que temos que melhorar, mas também devemos ver o que já plantamos e colhemos nesta vida.

      Às vezes acho minha vida financeira uma droga, tipo, cheio de gente aí aportando 30K mês e eu aportando esta mixaria de 8K, mas ai me lembro que tem gente que aporta 2K ou nem aporta.

      Depende do ponto de vista.

      Minha opinião: Antes de ficar frustrado pelo que tem, tente ver por outro lado: O que você já conquistou?

      Quando eu mudo esta percepção para a segunda frase, eu volto a ficar feliz comigo mesmo, pois mesmo pobre consegui ter ate agora um patrimônio considerável.

      Faça o mesmo.

      Abraço

      Excluir
  21. Vamos lá, concordo que é arriscado vender um imóvel para colocar na RF.

    Vamos fazer uma "conta burra":

    1. Vendi um imóvel a R$ 350.000,00 e coloquei na RF onde conseguirei uma % de 0,95% a.m e 12,01% a.a, ao longo de 5 anos esse valor ficou R$ 617.230,59, ou seja, valorização de 76%.

    IPCA de 02/2012 a 02/2017 = 40,51% (Nesse período tinha muito CDB pagando bem)
    Ganho real = 35,49%

    2. Vendi um imóvel a R$ 350.000,00 e coloquei na RF onde conseguirei uma % de 0,95% a.m, porém, todo mês retiro R$ 1.500,00 para pagar meu aluguel e REINVISTO o restante, minha % anual fica na média de 8,40% a.a, após 5 anos o principal ficou em R$ 496.675,44, ou seja, valorização de 42%.

    IPCA de 02/2012 a 02/2017 = 40,51% (Nesse período tinha muito CDB pagando bem)
    Ganho real = 1,49%

    Assim como qualquer outra mercadoria o mercado dita o valor do imóvel, que pode variar para mais ou para menos. Vender o imóvel para morar de aluguel pode não ser exatamente o melhor negócio, mas definitivamente venda de imóveis definitivamente não é O MELHOR negócio. De 94 até meados de 2014 o CDI variou 4.400% enquanto o IBOV 1.700%, a inflação foi de 450%.

    Se eu tivesse investido R$ 150.000,00 em 1996 em algum lugar pagando 80% do CDI (OITENTA POR CENTO) teria hoje na faixa de R$ 2.600.000,00. Isso sem aporte, sem olhar, sem pesquisar melhores investimentos, sem nada.

    Isso de fincar o pé em imóveis vem muito da epoca que o Brasil enfrentou a hiperinflação e que o dinheiro poderia virar pó do dia para noite. Solução? Comprar imóveis para não perder tudo.

    O Brasileiro médio vender o imóvel e aplicar em RF para viver de aluguel é sim, perigoso, PORÉM, uma pessoa com um certo conhecimento consegue sim sair bem sucedida dessa operação.


    Att,

    RTA;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está vendo como a matemática nunca mente! Parabéns anônimo. Como moradia é consumo, pago o menor preço possível. É como se eu alugasse um Corolla 0Km pagando 200,00 por mês, é mole? Não compromete 10% da renda, sobrando muito pra aplicação em renda fixa que paga o maior juro real do mundo. Ipca de 0,96% no trimestre, já a Selic taxa de 2 dígitos

      Excluir
  22. VDC,

    Eu diria que, na maioria dos casos, os imóveis realmente terão rentabilidade superior à renda fixa, portanto a afirmação tem algum fundamento. Porém, muito cuidado com o site do Bastter, amigo. O Bastter gosta de jargões, de dizer verdades indiscutíveis (na cabeça dele), e chamar de burro e mandar estudar quem pensa diferente. Investir em imóveis pode ser bom, mas existem nuances que não podem ser ignoradas.

    Se, por exemplo, o mercado imobiliário valorizar muito acima da inflação por vários anos seguidos, é razoável esperar que ele passe a valorizar abaixo por alguns anos como uma forma de correção do seu preço inflacionado. Outro cenário mais radical é o de bolha imobiliária; de nenhuma maneira comprar um imóvel em uma região extremamente supervalorizada será mais rentável do que investir em renda fixa, porque bolhas precedem correções.

    Além disso, temos os pontos levantados pelo Soul sobre a incerteza quanto as rentabilidades do investimento imobiliário e dos custos de manutenção.

    Portanto, não existe "superioridade comprovada" de nenhum investimento sobre nenhum outro, e muito menos "atestado de burro" para quem investe em renda fixa, o que existem são diferentes relações de risco-retorno, e cabe ao investidor decidir a mais adequada para si.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, mas, na minha opinião quem vende imóvel para aplicar em RF é burro sim.
      Vc pode até não comprar mais imóvel, mas, vender o que vc tem é muita burrice.

      Excluir
    2. Anônimo,

      Acho essa generalização exagerada. O valor da estabilidade que um imóvel proporciona é algo totalmente pessoal. Enquanto para alguém casado, com filhos e com outros investimentos residir em um imóvel próprio possa ser fundamental, um jovem de 25 anos que só tenha o imóvel como patrimônio pode muito bem abrir mão dessa estabilidade para buscar um maior aumento patrimonial.

      Imagine este mesmo jovem, no ano de 2015, com um apartamento já quitado em algum bairro de classe média em São Paulo e com a renda fixa proporcionando uma rentabilidade real de 6% a.a. Você acha mesmo que este imóvel valorizará algo superior a isso nos próximos 5 ou 10 anos? Fosse certo assim, ninguém investiria em renda fixa, somente em imóveis.

      E existem várias outras situações: por exemplo alguém que constrói e demora cinco anos para vender, ou então alguém com um imóvel que sofre vacância por períodos prolongados... ambas podem tranquilamente não apenas proporcionar rentabilidades abaixo da renda fixa, como também da própria inflação.

      Portanto, continuo achando que é uma decisão pessoal.

      Abraços.

      Excluir
  23. HOje em dia com milícias e traficantes em todo o Brasil parece burrice dizer que imóvel é segurança absoluta. O investidor pode comprar um imóvel num mês e no outro ser vizinho de uma boca de fumo. Onde está a segurança do imóvel.


    Se tiver 400k para dar num imóvel posso receber 0,8%, R$ 3.200,00 e pagar um aluguel de R$ 2.000,00, reinvestindo o resto.

    Muitos esquecem que imóvel precisa de manutenção, e isso custa muita grana.

    Tenho imóvel de família e pretendo vender para comprar ações boas. Não tenho filhos para deixar herança, pretendo fazer vasectomia. Muitos querem imóvel para deixar para os filhos.

    Não vejo razão para ter imóvel se o dinheiro recebido com dividendos de ações e lucro de vendas cobertas for muito maior que o valor de um aluguel.


    Quem paga imóvel financiado para 3 imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc tem pensamentos muito infantis.
      Vasectomia, não deixar herança, vender imóvel para comprar ações ?!?!?!?. Vc tem qts anos?
      Vender imóvel e colocar na RF acho uma burrice, colocar em RV é o cúmulo da burrice.

      Melhor rever esses conceitos de "ganhar" dinheiro rápido. Venda coberta é cemitério colega.

      Excluir
  24. poderia usar apenas uma palavra pra justificar nunca fazer isso: Collor
    mas a também a tranquilidade de não ter o contrato rescindindo num lugar que vc gosta de morar , não pode ter uma edicula para alugar ,montar seu próprio negocio sem casa ,se houver bloqueio de bens? vai ser despejado ...

    ResponderExcluir
  25. O pessoal não entende e quer defender a sua opinião , o bastter simplesmente fala pra iniciante não cair nessas pegadinhas os experientes no máximo passa pelo site para ver os relatórios que são de simples análises não precisa concordar com ele , até mesmo pq eu já vi com meus próprios olhos um parente que nem sabia o que era investimento e vendeu um imóvel para aplicar o dinheiro o pior foi em bolsa e foi fazer trade , pq caiu no cemitério de malandro

    ResponderExcluir
  26. Gostei da discussão. Podemos concluir que DEPENDE. Na vida tudo DEPENDE.
    Vale a pena ter filhos? DEPENDE.
    Vale a pena se casar? DEPENDE.
    Vale a pena empreender ou ser funcionário público? DEPENDE.
    O segredo é analisar as partes como um todo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Não existe uma verdade absoluta, mas o que eu acho complicado é que a maioria dos analistas que induzem a fazer algo nesse sentido, ignoram que os preços dos imóveis variam, ignoram que existe fgts, ignoram que existe subsídio e etc... Vai ter um monte de gente que vendeu imóvel e se deu bem, e outros tantos que tomaram na cabeça.

    Só que há apenas uma motivação em analista que manda a manada fazer isso, colocar o dinheiro de um imóvel girando e pagando corretagem.

    Abs VDC, e se me permite contribuir com seu post, segue o meu onde abordo assunto semelhante.

    http://almofadinhaamarrado.blogspot.com.br/2016/11/realmente-apenas-idiotas-compram-imoveis.html

    ResponderExcluir
  28. Blogueiros, analistas e cia, todos puxando a brasa pra sua sardinha. Ninguém dando informações fidedignas e imparciais. Dizer que em aplicação o principal aplicado nunca aumenta é uma irresponsabilidade igual ou maior que indicar sumariamente a venda do imóvel onde a pessoa reside. Ambos os lados fazem comparações de coisas diferentes só para suas "verdades" terem base. Destrinxar todos os cálculos, custos, taxas, etc. nenhum tem a decência de fazer. Então eu digo a todos, estudem e analisem bem cada opção e todas as suas nuances. Não se apressem para decidir e desconfiem de tudo e todos. No fim das contas todos querem ganhar sobre os seu dinheiro e muitos irão. Mas vc também tem que ganhar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor situação pra mim é acumular, ao invés de vender.

      Só vender se o ativo perder valor realmente, fundamentos ficarem ruins.

      Abraço

      Excluir
  29. Por favor, alguém me ajuda!
    Comprei um imóvel em outubro de 2016 por 210k, financiei 144k na CEF a uma taxa nada básica de 9%, pagarei em 360 meses uma parcela decrescente que atualmente esta em 1.370$, precisei mudar de cidade, não consegui nada além de 800$ de aluguel, embora seja um apartamento excelente em área com crescente valorização. Moro de aluguel e pago 750$.

    Penso em vender o imóvel que hoje custa 250k, quitar o financiamento que hoje tem uma dívida de 134k e investir em renda fixa o restante.
    Seria suicídio??? Meu maior objetivo é parar de pagar esses juros abusivos do financiamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já deu a resposta.

      Não existe vida com dívidas.

      Livre-se da dívida e pense em investir!

      Abraço

      VDC

      Excluir
  30. Isso tudo é muito relativo como disseram.

    Se for ver tem gente que ficou rico investindo em imóveis, Donald Trump, RF Willian Gross, RV Warren Buffet, Empreendedorismo Amancio Ortega (citei apenas alguns dos mais conhecidos).

    Como muitos deles dizem: Conheça seus pontos fortes e fracos e tire proveito deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Riva.

      O investidor deve aplicar naquilo que conhece e se sente bem.

      Eu sou fã de imóveis!

      Abraço

      Excluir
  31. Olá, VDC.

    Ouço isto durante anos.

    Prefiro não emitir opinião sobre vender imóvel e investir, principalmente se o imóvel é sua moradia.

    Conheço os dois lados: pessoas que venderam suas moradias para investir em renda fixa, ou negócio próprio e se deram muito bem e pessoas que fizeram o mesmo e não tiveram a mesma sorte.

    O que percebi é que a grande maioria que se deu bem nesta transição sabia exatamente o que estava fazendo e entendia os pormenores do negócio ou investimento que estava se metendo. Já as pessoas que perderam quase tudo seguiram as ações de outras pessoas sem pensar muito nas consequências. Enfim, não sabiam bem o que estavam fazendo, a ganância falou mais alto, penso eu.

    Não existe investimento melhor ou pior e sim o que se molda a cada perfil e é melhor seguir este mantra para poder dormir tranquilo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. Vdc,

    Cara, que texto mais idiota esse. Desculpe a sinceridade mas nunca li tanta bobagem.

    Não li os comentários anteriores, pode ser até que eu repita algo que já foi dito acima, mas vou ser direto nas minhas opinioes:
    - Falar que Renda Fixa não atualiza o principal é mentira. Os juros são sobre o principal sendo ele atualizado. O que vc quis dizer, eu acho, é que vc tirar toda a atualização e não deixando no ativo de renda fixa a atualização da inflação, esse principal vai deteriorar. Isso é óbvio.
    - Essas afirmações que renda fixa não são bons investimentos, que não vale a pena vender o imóvel para aplicar, é claro que vai depender de cada caso. Vc pode encontrar imóveis com preço bem abaixo do valor real, conseguir bons aluguéis mas eu acho que hj temos mais oportunidades no mercado financeiro do que no mercado imobiliário, falando no equilíbrio riscos x retorno. Hj eu acabei de aplicar $100 mil em um rdb que vai render 12% líquido de Ir durante 6 anos, protegido pelo Fgc. Também apliquei em outra instituição $100 mil que rende 132% do Cdi e outro investimento que vai me pagar ipca + 6,5%, todos protegidos pelo Fgc. Eu dificilmente encontraria no cenário atual imobiliário opções de invdestimentos que me paguem essas taxas, com essa garantia de pagamento e segurança.

    Abs,

    Investidor de Renda Fixa

    ResponderExcluir
  33. Imóvel próprio nem para morar... só quero viver de aluguel daqui por diante. Infelizmente ainda não vendi a casa mas esse mês deve entrar um inquilino que fez um excelente negócio ao se aproveitar do meu desespero para morar barato, em um imóvel de alto padrão e não terá preocupação em ter que reformar ou resolver pepinos que aparecem durante tempo que ficar no imóvel. Sonho com o dia que finalmente conseguirei vende-lo e colocar tudo em FIIs....

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
  34. Estou a 5 anos na renda fixa. Sabendo que a renda fixa é uma bosta e a variavel exige estudo, dei uma de doido e investi em imoveis de uma maneira exotica.

    Comprei um terreno e fiz do zero um prediozinho com 8 apartamentos para classe media baixa no extremo z/o oeste de sp.

    Eu tinha 400k na renda fixa atrelado a selic 100%

    Construi tudo meio a meio com meu irmao (advogado) ele cuida dos contratos eu cuido da manutenção.


    investimento total 400k (sendo 200 meu e 200 de meu irmao)
    lucro total 5,2k/mês


    Gastei 200k entre compra do terreno e construção e mantive outros 200k na renda fixa. A construção me da 2,6k de lucro + valorizaçao do imovel ja a renda fixa (atrelada ai cdi) me da uns 1100 de retorno mas tem q descontar a inflação.


    Estou contente com o resultado dos alugueis.

    Agora estudo forte para arriscar um pouco na renda variavel (especificamente aprender trade na bolsa)

    Em resumo renda fixa é um investimento bem bosta mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc estava investido a 100% de Cdi ?? Isso é um péssimo investimento mesmo. Tem muita opção de investimento de renda fixa que paga 12% a.a líquido de Ir sem o risco que vc teve na consturçao.

      Excluir
    2. Amigo qual é o risco que tem uma construção? Pq eu nao senti o risco e penso até em fazer mais uma.

      Acho que fiz um bom investimento considerando que investi apenas 50% do meu patrimonio no imovel e to lucrando uns 17% ao ano sobre o investimento coloquei uns 190k e tiro 32k/ano. Recebe tudo direto no nosso escritorio em datas aleatorias em especie, com segurança, sem i.r, sem governo, sem nada.

      E 12% ao ano na renda fixa? livre de i.r? NO BRASIL??? SEM RISCOS???? kkkkkkkk se ta de sacanagem kkkkkkkkkkkkkkk

      Tenho 200k pra investir la, vc pode me indicar qual é esse investimento???


      Abç

      Excluir
    3. "Tem muita opção de investimento de renda fixa que paga 12% a.a líquido de Ir sem o risco"

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
    4. Amigo,

      Olha no site da Avista Financeira. Dentro de $250 mil, por cpf, está dentro do Fgc.
      Vc falar que não tem risco construção !? Vc deve ser muito andador no ramo então. Quero ver o dia que o pião faltar, vc tiver roubo na sua obra, a chuva atrasar, o preço dos materiais subir, por exemplo por causa de uma greve dos caminhoneiros, algum fiscal da prefeitura encrencar com vc. Isso para construir. Depois de pronto, vc acha que tem muita gente querendo comprar imóvel novo !? Em que país vc vive ?
      Como disse em outro post, brasileiro não sabe investir no Brasil.
      Abs

      Excluir
    5. Anon 10:10,

      Eu não coloquei que não tem risco. Falei que tem menos risco que uma construção.

      Excluir
    6. Brasileiro não pode reclamar do governo que tem não.
      O outro fala que não paga impostos sobre os aluguéis que recebe. Eu lhe pergunto, pq vc é diferente dos outros brasileiros que pagam os impostos corretamente ? Vc pode me argumentar que acha o valor de impostos caros, o que eu tb acho, mas não pagar não é correto. Para mudar leis é preciso votar no político e cobrar ele para mudar as leis.
      Vc que não paga impostos é tão corrupto quanto um político que rouba tb.

      Excluir
    7. anon das 10:00 vc esta certo, tomei esse caminho pois sabemos pra onde vai o dinheiro dos nossos impostos infelizmente.

      Ja ao anon das 14:02 tive todos esses problemas ai que vc citou (peao faltou a obra, chuva atrasou a obra, fiscal da sabesp embassou pra ligar a agua, peao roubou algum material etc etc etc). Ainda assim termiamos a obra os 8 aptos estao todos alugados, e nos da 17% ao ano de lucro real sobre o capital investido.

      Quer moleza bebe? Aqui a vida é dura e real, em tudo o que vc for fazer vai ter que aprender a assumir riscos e aprender a administrar as muitas coisas. Se nao da pra vc senta e chora, pq tem gente aqui que ta voando em plenna crise.

      Abç.

      Excluir
    8. Anon das 12:50,

      Vc teve o lucro alto pq não pagou impostos. Como disse o outro anon acima, vc é tão corrupto quanto o político que vc reclama.

      Excluir
    9. 19:11 se isso é ser corrupto, então, sim sou corrupto entao!

      Prefiro dinheiro no meu bolso do que no bolso d politico corrupto.

      Sinto muito "fio"!

      Excluir
    10. "Em que país vc vive ?
      Como disse em outro post, brasileiro não sabe investir no Brasil.
      Abs"

      Olha temos o Warren Buffet neste blog Kkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    11. Anon 13:18,

      Posso não ter o conhecimento do Buffet mas se quiser compartilho com vc minha carteira de investimentos e te mando os extratos das minhas corretoras para vc como conseguir multiplicar $1 milhão em $2,5 em 3 anos.

      Abs

      Excluir
    12. 13:18 to interessado não amigo pode guardar pra vc, estou muito contente com meus negocios e minha capacidade de evolução sem esquentar muito a cabeça.

      Apenas me espantei em ver uma pessoa com sua capacidade de investidor e una carteira tao sensacioal assim perdendo tempo em um blog chamado "viver de construção" kkkkkkk


      Bons invetimentos!

      Excluir
  35. Sempre pensei assim, inclusive estou pra raspar minha RF pra comprar um ap, e depois volto a aportar em RF até encontrar outra oportunidade, só não zero minhas ações! Esse papo de que vc mora hoje em um apartamento de um milhão alugado pra comprar um de um milhão daqui a 20 anos possivelmente vai comprar um apartamento de 80 metros quadrados em um bairro muiiito mais longe que esse que vc paga o aluguel de hoje! Show vdc!

    ResponderExcluir
  36. Fala VDC,

    Muito interessante a discursão que seu post deu nos comentários. O que eu percebo, lendo os comentários, é que muita gente ainda não sabe investir no Brasil. Muitos desses ainda escrevem sobre investimentos em Blogs.
    Falar que investir em RF no Brasil não compensa é desconsiderar os juros atuais e futuro. Eu poderia enumerar aqui vários opções de investimentos em RF com ganhos reais (acima da inflação) e ainda com varias tipos de garantias mas como não sou pago por nenhuma instituição, não vou fazer propaganda.
    O que eu acho, lendo os comentários, é que o imóvel passa uma “sensação” maior de segurança, pois é algo palpável. Falsa segurança. Podem ter vários riscos nesse investimento.
    Eu não compro imóvel para morar pois isso me prende para morar naquele local e a liquidez desse ativo muitas vezes não é tão rápida. Para investir em imóveis é muito melhor investir em Fiis.
    Esse pessoal que critica RF tem que estudar mais.

    ResponderExcluir
  37. Você não cansa de postar nesse mentiras nesse patrimônio fake não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. Ainda mais agora que os acessos estão subindo e terei mais um saque de Adsense. Peço sua ajuda pra continuar divulgando o blog e mantendo este espaço e o Informaremos, nem que seja com críticas. Obrigado

      Excluir
    2. kkkkkkkkk anon trouxao ai foi da uma de sabidão, vdc enrabou o anon com elegancia kkkk

      é disso que o povo gosta!

      Excluir
    3. "Informaremos, nem que seja com críticas"


      Que tal com provas de verdade? Prints, documentos, etc. Todos os seus posts são sofríveis e revelam uma ignorância sem igual sobre o assunto construção. Você, claramente, não é da área.

      "Adsense"

      Ok. Nem mesmo o pobreta com milhões visualizações faturava sequer mil reais. O seu blog fedido fatura o quê? mocinha. Pra quem tem supostamente patrimônio milionário, importa-se muito com mixaria.

      Aliás, que blog fedido pra um milionário. Seu fakezão mané.


      "acessos estão subindo"

      Aí você acordou e voltou pro xvideos, seu gordão doritos mentirosinho.

      Excluir
    4. Então Anon, justamente o que me fez atingir estes números foi não ter vergonha de buscar renda extra.

      Segue os números do blog pelo site Alexa da Amazon:

      https://www.alexa.com/siteinfo/informaremos.com

      https://www.alexa.com/siteinfo/viverdeconstrucao.com

      Cara, eu malho todos os dias, jogo futebol e faço natação. Nunca estive em melhor forma, e recomendo a você dispender este tempinho do "haterismo" em seu próprio benefício.

      Acho que você confundiu os blogs, não tem estes assuntos aqui. Basta você ver as postagens anteriores e meus relatos e prints (imagens) dos valores sacados de Adsense.

      Pra você entender por que eu atingi 1 milhão e você nao: Estou aqui trabalhando em meu blog e colocarei nova postagem no ar, enquanto você está fazendo comentários maldosos e muito mal escritos. Que tal contribuir ao invés de fazer este papel tão feio?

      Eu hein


      Excluir
  38. O problema é confiar nesses índices do governo.

    ResponderExcluir
  39. O problema é ter um imóvel aqui nesta brazuela, mas de resto é um bom post pra pensar. Um abraço, VdC!

    ResponderExcluir
  40. Vender o ÚNICO imóvel pra mim é burrice. Agora, vender os demais, é relativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq burrice ? Eu vendi o apartarmento que tinha no meu prédio por $500 mil e aluguei no mesmo prédio, o apartamento do mesmo tamanho por $1.700. Esses $500 que recebi da venda estão rendendo mais na renda fixa, o que consigo pagar meu aluguel e ainda não fico com dinnheiro preso em imóvel.

      Excluir
  41. Falou bosta. Demonstra nao saber nada sobre juros e está claramente enviasado pelo fato de ter imoveis

    ResponderExcluir
  42. Bom mesmo é ter imóveis, FIIs, ações, renda fixa, etc.
    Sobre essa discussão, tudo depende do conhecimento da pessoa.
    Eu não tenho a menor capacidade para vender meus imóveis e aplicar em RV ou RF. Vou me lascar. Agora pega esse dinheiro e joga na mão de quem entende de RV e RF. Vira milhão.
    Acredito que a maioria que faz isso - vender imóvel para aplicar - se ferra pela falta de conhecimento e excesso de arrogância.
    Por isso o conselho do artigo é muito bom (a maioria não sabe nem diferenciar FII de ação e tesouro IPCA, selic e pré-fixado).
    Mas acredito que aquele que tenha um bom conhecimento em RV e RF possa fazer milagre com o dinheiro da venda de um imóvel.
    No fundo, todos os conselhos estão certos! Depende do destinatário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor colocação foi a sua. É isso aí.

      Excluir
  43. Não devemos generalizar.
    Entendo a ideia do Bastter porém ele tem uma arrogância as vezes desnecessária. Essas contas aí são duvidosas quanto a essa valorização de 1.2% + inflação. Quem garante isso?

    Nessa crise aí que passamos cansamos de ver pessoas alugarem imóveis à preço de banana pq não conseguem inquilino. Tenho um vizinho que construiui 4 casas a mais de um ano. Só conseguiu alugar uma, se for vender de repente não vende nenhuma. Imóvel tbm gera custo, manutenção, IPTU.

    Tudo vc tem que pesquisar. Tenho amigo que comprou um imóvel pela metade do preço pq o dono tinha dívidas e queria mudar de estado. Excelente negócio.

    Por isso não dá pra cravar nada, como já falaram.. Tudo depende.

    Uma das coisas que acho absurdo ler é que a Renda fixa no Brasil é ruim. Po vcs estão brincando? Tem título aí de banco médio já pagando 12..13%aa .. Em 2015 o tesouro tinha títulos a 16% aa.
    A renda fixa daqui é a melhor do mundo.
    Nos Eua vc tem treasures que na média rendem 1..2% aa. Tem países aí que menos que isso. Como que 12% pode ser ruim cara??
    E se for pensar em risco, tudo tem risco.. Renda fixa, variável, imóvel. Atravessar a rua é um risco se vc não prestar atenção.

    ResponderExcluir
  44. Concordo plenamente! Vender imovel para investir é loucura! Querer investir em renda fixa pra alugar tudo bem...posso até aceitar...mas vender o imovel que mora pra investir, só louco fala isso.

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...