Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

terça-feira, 3 de abril de 2018

Quando Bate Aquele Desânimo com a Vida ...


Olá amigos e amigas do Blog do Povo! Tudo bem aí?

Aqui na mesmice de sempre.

Como é monótona a vida financeira de aportadores, como nós.

Às vezes eu queria ter um pouco mais de emoção, ter histórias mais legais para contar, porém a busca pela liberdade financeira, termo este já usado mais de mil vezes aqui no blog, é extremamente chata e sem graça.

Eu sempre priorizei ativos mais perenes, mais robustos, e isto acaba deixando os investimentos sem emoção, o que é em partes até bom, pois, mesmo tendo um alto percentual de capital alocado na renda variável, com destaque aos Fundos Imobiliários, em média não varia nem 1% meu patrimônio da renda variável.

Eu até tenho algo interessante para contar na parte das Criptomoedas, num trade que estou posicionado, e que acabou se tornando um trade mais longo, não por que eu não saiba o que estou fazendo ou por estar no prejuízo, na verdade é pura e simplesmente pela preguiça de ter que vender a moeda, transformando em Bitcoin, para depois transformar em Tether.

Taxas sobre taxas.

Giro de Patrimônio.

Riscos elevados.

Impressionante como é tudo o contrário do que eu prego aqui, e mesmo assim eu me vejo obrigado a arriscar, o pouco que sobrou, afim de obter alguma vantagem ou pelo menos um aprendizado na entrada do mercado de Criptomoedas.

Eu tenho como premissa básica na minha vida financeira, não investir naquilo que eu não conheço.

Eu não consigo entender e precificar Criptomoedas.

É muito diferente, por exemplo, de um investimento em ações, que baseado no mercado, na estratégia da empresa, no produto ou serviço prestado, você consegue pelo menos ter uma noção do que está comprando, quais são os lucros passados e atual, e pelo menos traçar uma perspectiva de manutenção ou crescimento de lucros futuros.

Já nos Fundos Imobiliários, aí sim eu entro um pouquinho mais na minha área: É muito simples entender o funcionamento deles.

Se tratando de um fundo de tijolos, é locação, recebimento de aluguel, só que em volumes maiores do que nós, meros mortais, sonhamos.

Um prédio inteiro locado por R$ 700.000,00, que rende a cada cotista uma fatia deste bolo, reduzido das taxas de gestão, impostos, manutenção do ativo, etc.

É bem mais simples entender como funciona.

Já nas Criptomoedas ... Eu não faço ideia!

Como sabem, eu não faço ideia da minha atual rentabilidade de investimento, nem no mês, nem no ano, nem desde quando comecei a investir.

Sei que estou positivo pelos fechamentos patrimoniais, mas fora isto, não tenho controle algum.

Antigamente eu contabilizava todo início de mês, numa planilha, a renda prevista de recebimento, baseado no que os fundos divulgavam, ao final do mês.

Calculava o rendimento por cota vezes a minha quantidade de cotas daquele FII, e assim eu sabia quanto iria receber no mês.


Era uma alegria tamanha, e eu ficava ali, de olho para ver se aqueles valores cresceriam mais do que no mês anterior, pois, teoricamente falando, eu aportava um valor que já pré-determinava o quanto aumentaria em relação ao mês anterior.

Quando a situação aperta aqui, e eu vejo meu saldo em conta corrente quase no vermelho (como sabem, eu sempre ando com muito pouco dinheiro, sempre aporto no limite), dá aquela desanimada.

Por mais que eu tenha bons valores, números impressionantes pela minha idade e por ter iniciado do zero e com salário normal, é meio desanimador.

É como se a vida estivesse passando bem na frente dos meus olhos.

Eu escrevo esta postagem do meu trabalho.

Hoje nem horário de almoço eu tive, pois ao retornar, já me chamaram para uma reunião.

Será que esta é a vida?

Acordo cedo, tomo banho, coloco uma roupa social, dirijo até o trabalho, passo o dia em reuniões, fazendo meu máximo pelos interesses da empresa, depois volto para casa cansado, e espero até o próximo dia para recomeçar.

Vejam bem, não estou reclamando ...

Talvez esteja, por um momento de desânimo.

Sei que tenho um ótimo emprego, perto do que muita gente faz, a maioria dos brasileiros.

Porém, será que a vida é só isto?

Será que é uma meta factível ser independente financeiramente?

Estes dias estava navegando pela internet e caí numa reportagem sobre uma empresa chamada Max Milhas.

A descrição do criador desta empresa é exatamente o sentimento que eu tenho.

Para não copiar aqui, na íntegra, lembro ele dizendo algo do tipo:

“Eu gostava do meu trabalho, me sentia valorizado, porém também via que não conseguiria crescer tanto quanto gostaria, tendo um cargo gerencial”.

Não dá ... Sou mediano demais para ter sucesso!

Até com o blog novo, que vou começar a criar as postagens, no fundo acho que será meio que um fracasso, mas pelo menos tentarei.

Eu tenho uma alma empreendedora, mas, diante de tantas dificuldades e por buscar mais tranquilidade, eu paralisei todos os meus sonhos e projetos, e só venho aportando mesmo, sonhando com um futuro melhor, baseado nos estudos que mostram que aplicações em Renda Variável tendem a gerarem muito mais retorno do que em Renda Fixa, pois, se não fosse assim todos os donos de grandes empresas venderiam tudo e aplicariam em Renda Fixa.

Ou parafraseando o investidor Luiz Barsi, que carinhosamente apelidou a Renda Fixa de “Perda Fixa”.

Sei lá.

Tem dias que bate aquele desânimo ...

Felizmente tenho este blog aqui, a minha válvula de escape! Pelo menos posso chorar as pitangas aqui ...

E você? Bate aquele desânimo da vida de vez em quando?

Um abraço e até a próxima postagem!

VDBN – VIVER DE BLOG NOVO


31 comentários:

  1. É tenso cara, acaba que a vida de investimento anda muito lenta se comparada a nossa necessidade de satisfação pessoal instantânea. Mas a luta contra a matrix é assim mesmo, pensa no número de gente que está hoje torrando o valor que vc aporta; pensa no resultado dessa vida inconsequente no longo prazo. Completar metas é árduo, vai rolar desânimo, faz parte do caminho pra vitória.

    Mas, no fim das contas, vc está escolhendo a melhor parte, o VDC de 20 anos a frente está agradecendo seu esforço agora, faça isso por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que belo apelido, gostei do trocadilho rs.

      Pois é, meio desanimador às vezes, tanta luta, tantos aportes, e a vida vai passando pelos nossos olhos.

      Hoje já vejo que valeu muito a pena, pela tranquilidade que tenho e pela segurança, porém tem dias que dá um desânimo grande, não só na parte financeira, na vida em geral mesmo, sei lá.

      Espero que daqui há alguns anos eu atinja meus objetivos!

      Valeu BP!

      Um abraço

      Excluir
  2. Enriquecer é um processo chato mesmo.... estamos juntos nessa! :D
    Já em relação ao desânimo, por que tu nao viaja mais? faça entre 4-6 viagens por ano, pelo menos uma pro exterior, talvez lhe ajude. (tem funcionado comigo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Este ano, final dele, pretendo ir para a Europa, se der tudo certo. Estou planejando.

      Nestes finais de semana mais curtos, desanima pegar a estrada pois fica tudo parado e demora demais.

      Acho que é mais o cansaço normal, tem dias que as coisas não vão bem, problemas cotidianos, então desanimamos.

      Mas, tem que passar, pra focar nas coisas boas.

      Boas dicas, abraço e obrigado!

      Excluir
  3. Olá VDC você tem um hobby? Eu estudo panificação em casa e duas vezes por semana faço minhas experiências. Isso me dá umá limpada na mente. Um trabalho artesanal, além do que a farinha custa menos de dois reais o kg! Talvez de um hobby possam surgir ideias empreendedoras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon,

      Sim, um hobby pode te trazer idéias empreendedoras, e seria o melhor dos mundos, visto que se você consegue desenvolver algo rentável, você trabalhará com o que gosta.

      Atualmente meu hobby é a academia ... É a hora que pego pesado, refresco a mente dos problemas e fico ouvindo as músicas que mais gosto. É o meu momento.

      Bem interessante seu hobby. Um colega que tenho tem como hobby fazer cervejas artesanais aos finais de semana!

      Abração

      Excluir
  4. Legal construtor! as vezes me dá um desânimo é do ambiente do trabalho, mesmo no serviço público tem gente querendo "passar a perna" no colega, más sigamos em frente. a vida continua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto,

      Infelizmente isto é comum, na iniciativa privada tem muito disto também.

      O que eu faço é focar no meu trabalho, acredito eu que não sou político, então tento fazer o meu melhor, mas agora sem me matar com horas extras e trabalhando de casa ...

      Infelizmente toda empresa é assim, então melhor focarmos nas coisas boas e seguirmos aportando. É o que venho fazendo e melhorou muito.

      Você que acompanha o blog deve lembrar uma fase de choradeira extrema minha, querendo pedir demissão, etc, no final do ano passado.

      Agora foco em fazer o meu e aportar. Só isto.

      Sem pretensões e ambições grandes ...

      isto me ajudou demais, pois eu vejo o trabalho como um meio de atingir a IF com meus investimentos, recebendo salário!

      Abração

      Excluir
  5. Investir bem em renda variável, deve ser emoção, monótono e com muito estudo.

    Um grande investidor falou alguma coisa assim "investir bem em ações é como ver a relva crescer, demorado,chato e sem emoção".

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belíssima frase Dil!

      Não tenho comentado tanto quanto antes, mas sempre leio e aprendo com seus posts! Você tem muito conhecimento nesta parte, bem bacana.

      É bem chato mesmo investir desta forma, porém creio eu que é a forma correta ... Devagar e sempre.

      Abração

      Excluir
  6. Mindsete, meu caro. Quando você mudar essa chave de que é uma pessoa "mediana", as coisas fluirão.

    Se pensar, todos somos medianos, não? Ao mesmo tempo que somos únicos em algo. A chave é achar o seu "algo".

    Parabéns pelas mudanças no site, ficaram muito boas!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AM,

      Pode ser, concordo, ser mais positivo é bem melhor, sempre.

      Eu estou buscando, queria ter algo além do meu trabalho, quando (e se) atingir a IF.

      Ter um blog com uma renda menor seria uma excelente opção, pois gosto de escrever!

      Abração

      Excluir
  7. A vida não tá fácil pra vc q eh milionário imagina pra mim

    Mas não se preocupa VdC que amanhã sempre piora mais kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHuehuah que conselhos hein Viver kkk.

      Você tem 3 milhões já kkk, muito mais que eu, se vender a empresa nem os filhos dos filhos dos seus filhos precisarão trabalhar hehe.

      É cara, momentos de desânimo, fazem parte da caminhada.

      Vai melhorar.

      Abração

      Excluir
  8. Isso ja aconteceu comigo aqui na Empresa , ficar " Desanimado"

    Oque me ajudou a anima e motivar novamente , foi umas férias que eu tirei
    sendo que 1 semana passei na beira da praia com uma galera.

    Eu posso dizer que essa viajem foi como um remedio pra mim
    comecei a dar mais valor a minha rotina diária
    porque vi que ficar viajando por muitos dias também é cansativo
    nada melhor que a casinha da gente.. nosso empreguinho
    e um dia se Deus quiser alcançar a IF , ai sim trabalhar no que quiser a hora que quiser.

    Meu pai tem uma historia meia depressiva pós IF que embreve contarei em meu Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano passado eu estava numa choradeira tremenda, pensando em demissão e tal.

      Felizmente acordei pra realidade: Devo manter meu salário, meu emprego é bom, e devo continuar aportando.

      Eu também estava precisando de férias, ajudou muito e recomendo também.

      Dei uma lida no seu blog, estarei acompanhando lá!

      Valeu amigo

      Excluir
  9. Essas desanimadas são querendo ou não , um " Perigo"

    As vezes precisa acontecer algo pior pra pessoa acordar
    e dar valor no que tem.

    Pors isso muitos Coachs batem na tecla que vc tem que ter
    inteligencia emocional pra saber driblar isso
    e continuar firme no seu objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza FC,

      Nosso cérebro nos joga pra baixo às vezes sem motivo.

      É algo irracional, pois, tem tanta gente com mais problemas né?

      Concordo! Abraçaõ

      Excluir
  10. Acho que uma coisa que faz a pessoa sair de casa cedo motivado
    é ter metas claras , pude entender isso depois de ler o livro " O Poder da Ação"
    Recomendo demais ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bacana FC, não conhecia este livro, primeira vez que leio o título.

      Eu acho que é isto mesmo.

      Quem não sabe o que quer e onde quer chegar, qualquer coisa serve! tem que ter este propósito mesmo, concordo!

      Excluir
  11. Putz, nem fala VDC. Tava aqui na minha mesa pensando exatamente nisso. Essa nossa vida de aportador, tem dia que dá vontade de jogar tudo pro alto. Às vezes, fico desanimado em pensar que pelas minhas contas, ainda serão pelo menos mais SEIS anos nessa vidinha, de pagamento em pagamento para fazer aportes. Espero no final, que tenha valido a pena... Vamos ver. 2024 logo chega. SQN...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 6 anos passam rápido Anon, está bem perto então.

      Se conseguir aumentar as receitas, o tempo é reduzido, pense nisto.

      É, por enquanto, seguimos na vida de aportadores.

      Às vezes fico meio puto comigo mesmo por aportar tudo e ficar sem grana pra gastar ...

      Abração

      Excluir
  12. Parceiro. Antes desanimado por ter monotonia, do que desesperado cheio de dívidas, situação esta que está a maioria os "empreendedores" que sonhavam com o próprio negócio e se aventuraram sem planejamento e sem apoio. A vida é assim, cada caminho escolhido vai ter seus lados bons e ruins

    Abraço.!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Anon, realmente sua frase é muito importante.

      Às vezes reclamamos sem motivo! Tem toda razão.

      Abração

      Excluir
  13. Estou na mesma que vc VdC, vivendo a vida chata de hoje sonhando com um futuro melhor... pra mim tem dia que beira a depressão ao acordar pela manhã e ter que ir trabalhar em um emprego que odeio mas me permite chegar à IF em mais um ano. Atualizo a planilha várias vezes ao dia com a esperança de que aconteça um milagre financeiro!rs
    Acabei de voltar de viagem e passei uma semana no lugar que pretendo morar após chutar o balde ano que vem, confesso que deu um gás no meu desânimo. Não tenho muito oq sugerir alem de "engolir o choro" e enfrentar tudo "como homem". Meu blog também é uma válvula de escape e as vezes sinto que está sombrio demais por causa das minhas reclamações, mas segundo o Madfientist ele também passou por isso pouco antes de atingir a IF, em inúmeras entrevistas ele deixa transparecer que antes de deixar o trabalho a vida estava bem sombria. Espero que no próximo ano minha vide mude por completo depois da IF e possa só escrever coisas boas no blog.
    Um abraço.

    Sr. IF365

    Blog IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    https://srif365.wixsite.com/if365

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Sr. IF, temos que ser positivos.

      Eu até gosto do meu trabalho, não tenho esta tristeza toda, acredito que foi mais algo da vida, algo passageiro, já estou ficando mais otimista novamente.

      O fato de estar com grana curta também, tive um descasamento de recebimento de renda postergado pra semana que vem, então me complica um pouco, digo em relação á venda do lote ... Que já me deu muita dor de cabeça.

      Bacana ver que você já esta próximo! Vou passar no seu blog, acabei não indo pois te adicionei e o rss não atualiza pra você ficar no topo!

      Obrigado amigo, abraço e sucesso!

      Excluir
  14. Boa Tarde VDC
    Sua Corretora e a socopa nao é?
    O que acha daquele fundo FII GENERAL SHOPPING ATIVO E RENDA?
    Ja investiu em algum outro fundo dela?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio,

      Sim, uso a Socopa.

      Acho que é o único FII da Socopa, pelo menos só lembro deste.

      O FIGS é uma aposta ... FII de Shoppings, ainda em amadurecimento.

      Possui renda mínima garantida até início de 2019, este ano tomarei esta decisão.

      Teoricamente gerou cerca de R$ 0,30 centavos no último relatório, e vem pagando R$ 0,83.

      Normalmente shopping paga menos mesmo, entre 0,4% a 0,5%, então a decisão que cabe é: Vale a pena aguardar a maturação do empreendimento após a RMG, ou migrar para um HGBS, ABCP, PQDP, SHPH ou mesmo VISC? Esta é a decisão que terei ao final deste ano.

      Até o momento, sem reclamações. Comprei acho que por 60 a 70, e venho recebendo todo mês os 0,83 por cota.

      Importante saber que este valor de 0,83 todo mês é da RMG ...

      Abração

      Excluir
  15. VDC, ando muitas vezes tambem desanimado, sobretudo quando falamos de trabalho. Vejo que em geral, a grande maioria está desanimada, mesmo a galera que ganha bem! Acho que todo mundo já percebeu isto, digo ate o patrão e todo mundo resolveu apertar a tecla do foda-se e salve-se quem puder, desde que gere lucro ( o patrão propriamente dito e o funcionario com a dependência daquilo que pinga todo mês).

    Eu, particularmente não quero ser mais um assim, mas romper o ciclo também bao e fácil, sobretudo nas condições de mundo que temos hoje.

    Tudo isto e vejo que estou apenas começando com meu patrimônio e penso quanta coisa ainda tenho que aguentar até eu apertar a tecla do foda-se e viver minha vida, porém com a TF!!

    Dito isto, embora com outro enfoque, pois me lembrei de como 'me bate aquele desânimo com a vida!

    Um abraco @-@

    ResponderExcluir
  16. Achei interessante o seu desabafo. Quer dizer que pessoas com mais de um milhão investidos ainda ficam desanimadas?? Sim, eu sei a resposta: ficam sim! E a razão é simples: juntar dinheiro, aportar, aportar, aportar é importante para a tranquilidade na vida mas não é tudo!
    Não vou fazer aqui o discurso de que o importante é ser feliz, mesmo que seja pobre. Pelo contrário, pobreza é f#d@ !!
    Então tem que juntar dinheiro, mas quando você diz "fico puto porque invisto tudo e fico sem dinheiro para gastar", aí eu posso deduzir que você priorizou o "aporte" como finalidade e se esqueceu que o sentido da vida é muito maior que isso.

    O seu desânimo é porque você está deixando de ver sentido no que faz, ainda que pareça muito bom!
    Então, para finalizar, dê uma sacudida na sua vida. Diminua a importância destes aportes e pense em algo que te dê prazer, preferencialmente um hobby.

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...