Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

Janelas Prontas ou Blindex Sob Medida?

.
.

Veja uma análise detalhada sobre os benefícios de usar janelas prontas de madeira, ferro ou alumínio ou um modelo de vidro ou blindex feito sob medida.


A construção de uma casa é formada por um conjunto de escolhas que precisam ser feitas desde a fase de concepção do projeto até a execução dele como um todo. Escolhemos o pedreiro, os materiais, os melhores processos, a arquitetura a ser adotada, entre outros.
.
.
As janelas são bons exemplos e que nem sempre é fácil escolher qual é o melhor modelo ou melhor material a ser usado. Mas creio que atualmente uma das perguntas que precisam ser feitas é se vale a pena comprar as janelas pronta, como tradicionalmente é feito ou mandar fazer a janela de vidro ou blindex sob medida para cada espaço necessário.
A resposta não é óbvia e requer outras perguntas antes, como:
  • Onde esta janela será colocada, tipo: banheiro, quarto, sala, cozinha, etc?
  • A opção por cortinas ou persianas é bem-vinda ou você prefere apenas a janela limpa?
  • Qual o estilo da construção? Moderna, rústica, tradicional, etc.
  • Quais os recursos disponíveis ou qual o seu limite de gastos para este item?
  • Entre outros.
Vejamos algumas características de cada uma das abordagens acima propostas.

Janelas prontas



São mais usuais e tradicionais também. Normalmente as janelas prontas são de ferro, madeira ou alumínio. Muito indicadas para quartos onde o ideal é ter pouca luminosidade a noite, nesses locais elas são bastante indicadas.
Contam a favor o fato de você ter inúmeras opções de modelos e preços que podem agradar a todos os gostos e bolsos. Você pode comprar tanto uma janela de ferro por um preço bem acessível, como uma de alumínio por um valor relativamente alto.

Janela de vidro sob medida (Blindex)



Mas atualmente as janelas de vidros feitas sob medida tem sido uma opção cada vez mais comum, especialmente nas construções de padrão médio e alto. A opção pelo Blindex (que na verdade é uma marca de vidro), pode ser justificada pelo fato da arquitetura moderna ter propostos construções bem peculiares com espaços maiores e janelas que exigem proporções fora dos modelos tradicionais. Alguns exemplos justificam esta tese, como:
  • Janelas verticais de sala com pé direito duplo ou aquelas janelonas enormes que vão desde a base da parede até a parte superior;
  • Janelas de sala com meia abertura. Muita usada atualmente para permitir que uma parte dela seja fixa e a outra tenha abertura, geralmente horizontalmente;
  • Janelas de banheiros com medidas maiores e tamanhos bem personalizados;
  • Janelas de escritórios, pois o modelo de trabalho chamado de home office ou escritório em casa é cada vez maior.
  • Janelas de quartos nas medidas tradicionais. Neste caso a justificativa quase sempre é o alinhamento do layout da casa, uma vez que o vidro soa muita modernidade e combina facilmente com quase tudo.

Qual é melhor?

Na minha casa eu optei inicialmente por fazer tudo de vidro, mas depois passamos a refletir sobre alguns aspectos de usabilidade e concluímos que nos quartos a opção por um modelo pronto de alumínio ainda seria a melhor coisa a fazer, principalmente pelo fato da luminosidade noturna.
Nos demais ambientes a opção pelo vidro e os modelos sob medida prevaleceram. Desta forma os quartos ficaram com janela de alumínio, como modelos prontos e a sala, cozinha, banheiros e o escritório com vidro, sendo umas janelas com modelos fora do padrão e, portanto, feitos sob medida.
Creio que é preciso analisar cada caso individualmente e talvez um mix como eu fiz seja o melhor caminho.
.
.

21 comentários:

  1. Construção, você parece louco. Comprar uma coisa que custou vale mais de 50k. Por que lá em 2010,2011 você não investiu uns 200,300 reais em bitcoin?

    Deveria ter pensando assim: "Vou fazer uma aposta, esquecerei desse dinheiro por um tempo, é para longo prazo" Garanto que não te fariam falta 200 ou 300 reais.

    Não venha com a desculpa de que não conhecia, porque se for isso, vc estava muito atrasado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola.

      Nao conhecia.

      Nao tenho BTC, comprei para transacionar comprando outra moeda.

      Excluir
  2. As vezes tenho uma vontade de aplicar toda minha poupança no bitcoin, comprar um bitcoin por 33,35,36 mil, só pra ver ele aumentando pra 100 mil!

    Seria incrível. O que acha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto é especular.

      Voce tem 50% de chances pra dar certo.

      Eu nao faria isto.

      Abraço

      Excluir
  3. Que droga. Alguma coisa me diz que o bitcoin vai aumentar muito. Ai eu poderia tacar uns 30 mil hoje, só pra daqui um ou dois meses dobrar esse capital.

    Situação difícil. Parece que está tão fácil ganhar dinheiro. Me sinto mal por ficar em cima do muro.

    Semana que vêm o bitcoin volta a valer 60 mil ai eu me arrependo de não ter aplicado 30 mil nessa semana.

    Já estou arrependido nesse passado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 30 mil reais eu investiria na provável queda dos índices americanos e europeus nos próximos meses, os índices Nasdaq, S&P e Dow Jones subiram mais de 20% nos últimos 12 meses. Já passou da hora de cair que nem uma pedra!

      Excluir
    2. Cara,

      Tem tanta oportunidade no mundo.

      Bitcoin caiu hoje, amanha sobe, depois cai de novo.

      Não se desespere, se programe para estas quedas.

      Abraço

      Excluir
  4. Tomará que o bitcoin caia pra casa dos centavos. O tempo cobra caro. Ninguém mandou o povão não aplicar na moeda lá em 2010.

    Bem feito, tomará que quem vendeu casa pra investir nisso vá morar na sarjeta. Pedindo esmola.

    Mas esse porra de bitcoin parece que é incaível. Olha o preço que ainda está!

    ResponderExcluir
  5. Aqui no bairro, as janelas tem que ter grades grossas de ferro por causa da violência. Meu sonho é ter uma casa com grandes janelas sem grades e portas de correr no estilo japonês. Incrível como até a arquitetura da casa reflete a situação moral do país. Quanto ao Bitcoin: vai tudo virar pó, tirando o Japão, os demais países vão proibir mesmo as criptomoedas. Aguarde subir pelo menos 5% do que "investiu" e venda amigo VDC, Bitcoin e demais criptomoedas vai tudo virar pó. Abraços amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gerson,

      Você esta muito cético rs.

      Alguém vai pagar a conta, com certeza, mas investi pouco, e vou deixar lá.

      Na capital não se constrói com blindex, fácil arrombar, tem que por grades (o que deixa bem feio).

      No interior ainda é possível usar blindex nas janelas.

      Abração

      Excluir
  6. Olá Construção,

    Entrei a pouco tempo neste universo dos imóveis. Suas dicas, mesmo as mais "básicas", tem me servido como uma boa orientação. Obrigado pela informações e parabéns pelo seu trabalho no blog.

    Tenho tido problemas constantes como a mão de obra de construção (pedreiros, encanadores, pintores, etc). Geralmente os problemas são falta de ética do profissional e enrolação. Como você lida com esse tipo de profissional? E como faz para selecionar este tipo de profissional? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder no lugar dele se me permite, todo mundo vai atrás desses profissionais e fecha diretamente um a um para economizar, creio que fechar a construção com uma construtora seja o melhor caminho, talvez gaste um pouco mais, mas eles tem equipe própria e que se vire com os profissionais.

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta. Colocando uma outra situação, no caso de você colocar um imóvel residencial (já pronto) sob a administração de uma imobiliária, caberia a imobiliária se responsabilizar pelas reformas e eventual manutenção do imóvel?

      Excluir
    3. Olá Anon 1 e 2,

      Anon 2, grato pela contribuição. É isto aí!

      Anon 1,

      Primeira dúvida: Nunca, mas nunca pague adiantado. O ideal é sempre contratar por empreitada, ou seja, você fará X, eu te pagarei Y. Se combinar diária, tenha certeza que será enrolado, ou você terá que ficar o dia inteiro acompanhando o profissional.

      Segundo: Sempre faça um contrato simples, uma folha descrevendo seus dados, dados da obra, e a atividade que será feita como Prestação de Serviço, pra evitar qualquer problema com a justiça, caso a pessoa te leve dizendo que você não assinou carteira ... Qualquer profissional, que fique 1 semana na sua casa, se não for de confiança, faça isto.

      Contratar empresas de construção seria bom, mas o ruim é o custo. Às vezes mais do que o dobro de um profissional liberal, não compensa pra quem quer ter lucro com obra, a não ser que a empresa cobre bem barato. O bom seria transferir todo o risco para a empresa ...

      Sobre sua segunda pergunta: A imobiliária apenas gerencia os pagamentos. Se precisar fazer manutenção, caberá ao dono, mas a imobiliária te informará.

      Abração

      Excluir
    4. As janelas com blindex ficam uma maravilha... Para diminuir a luminosidade uso na minha casa umas telas que parecem adesivo de carro, vc vê o lado de fora, mas por fora não conseguem ver atráves da tela.

      Quanto a reforma, tive sorte na escolha do pedreiro, mas quando chega as contas da aquela reflexão sobre a vida kkk.

      Excluir
    5. Obrigado VDC e Anon por responderem as minhas dúvidas. Fico na espera por novas postagens sobre o mundo dos imóveis. Sucesso!

      Se não for incômodo, gostaria de expor mais uma dúvida. No caso de um apartamento residencial num prédio na faixa dos 30 anos de idade, sem nenhum móvel dentro do apartamento, porém bem localizado na cidade. Seria válido reformar o apartamento (pintando, colocando armários nos cômodos, etc) para facilitar de alugar o mesmo? ou deve-se apresentar o apartamento "sem nada", deixando a critério do inquilino caso ele queira fazer as reformas por conta própria?

      Excluir
    6. Olá Anon,

      Para locação e venda, armários nas cozinhas e banheiros, e boxes, ajudam muito.

      Pra venda, armário nos quartos ajuda demais, mas isto encarece o preço e reduz sua margem.

      pra locação, melhor deixar sem nada, por que inquilino detona e é caro né? No meu AP pra locação não colocarei armário nos quartos não.

      abraço

      Excluir
  7. Gostei do novo rumo do blog, de volta às origens! rsrs... Parabéns!

    http://antipoda.com.br

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...