Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Arbitragem de Bitcoin e Criptomoedas: O que é e como Ganhar Dinheiro com isto?

.
.

Arbitragem de Bitcoin: O que é e como lucrar com isso

Fala galera! Em vez de ficar sempre falando sobre mim e a minha pacata vida, minha intenção com o blog é compartilhar um pouco do que eu leio e acho interessante.

O mundo das Criptomoedas é impressionante! Meus colegas de trabalho vivem com gráficos na tela, como se fossem gênios do ‘Trade’. Aqui no mínimo 60% está assim, todos com seus gráficos abertos, ao invés de focar em ganhar dinheiro trabalhando ...

Especuladores ...

Uma das coisas que achei bem interessante é a famosa “Arbitragem de Bitcoin”.

Abrindo neste momento um site comparativo, vejam na imagem abaixo as diferenças de preço nas corretoras, sendo este o preço do último negócio efetuado.


Aparentemente é até um negócio viável e simples: Você compra mais barato numa corretora, e vende na outra mais caro.

Ah e o tempo VDC?

Se você já manter os valores em duas corretoras, poderia até ser viável. Toda vez que operar, você usa o lucro e recompra na corretora que gastou o limite.

Para não perder tempo, abaixo um texto que encontrei por aí, a parte que nos interessa.

A pergunta é: E você, está ganhando dinheiro com Criptomoedas? Eu não estou não ...

“A arbitragem de Bitcoin é hoje uma das grandes oportunidades de negócio com a moeda digital. Mas você sabe exatamente o que é esse processo e como ele funciona?

No mercado financeiro tradicional, o processo de arbitragem consiste em procurar diferentes preços para um mesmo ativo e lucrar com essa diferença, por meio da compra onde ele está barato e venda onde está mais caro. Isso é feito há bastante tempo e de forma automatizada em ativos tradicionais como ações e commodities.

No mercado de Bitcoin, a arbitragem consiste no mesmo processo, porém usando a criptomoeda. Devido à vários fatores, como o fato de operarem com taxas, países, regulamentações, volumes de negociação, fusos horários e mercados diferentes, cada exchange de Bitcoin possui uma cotação diferente para a criptomoeda. Você pode, neste exato momento, conferir o preço de duas exchanges de Bitcoin aleatórias, sejam elas nacionais ou internacionais, e provavelmente o spread (diferença de preço) entre elas será maior que 1%.

.
.

Frequentemente, essa diferença de preços entre as corretoras é bastante significativa, muito maior que 1%, o que gera a oportunidade de arbitragem. Em síntese, aquele que conseguir comprar a moeda onde está mais barata e vender onde está mais cara obterá lucro no processo. Porém, na prática, o processo é muito mais complexo do que na teoria.

Vantagens e Desvantagens da Arbitragem de Bitcoin
A principal vantagem da Arbitragem é que, em essência, ela uma operação “neutra” em relação ao preço futuro do Bitcoin. Diferentemente de estratégias comuns de trade financeiro, nas quais traders realizam análises e compram ou vendem Bitcoin apostando na subida ou descida da moeda, a arbitragem não exige que a pessoa “adivinhe” o preço futuro do mercado. A execução da estratégia depende apenas da observação e operação encima de uma diferença real e já existente entre as corretoras.

Porém, o processo de arbitragem possui desvantagens, principalmente em termos de risco e tempo. Digamos que você veja a seguinte oportunidade de arbitragem: na Corretora A o Bitcoin está 25000 reais, e na corretora B está custando 25600. Para lucrar com isso, você precisará primeiro ter saldos em reais na corretora A, comprar o Bitcoin, sacar para a Exchange B, esperar a transação ser aprovada pela Rede e só então vender o Bitcoin onde está mais caro.

Agora, suponha que você não tivesse saldos na corretora A no momento certo. Só isso, já exigiria que você gastasse mais algumas horas com a aprovação de um depósito bancário para a Exchange, e até lá o spread provavelmente sumiria. Ou pior, até mesmo se inverteria. Afinal de contas, outras pessoas também estão constantemente monitorando o mercado em busca desse mesmo tipo de oportunidade. E, é claro, você precisa fazer tudo isso ao mesmo tempo em que calcula se as taxas das Exchanges e o volume das ofertas de compra e venda compensam o risco da operação.

É claro que, com dedicação e estudo de estratégias de arbitragem, é possível realizar manualmente e consistentemente operações de arbitragem bem-sucedidas. Porém, existe um segundo problema, que é o tempo exigido para isso.

Poucas pessoas podem se dar ao luxo de passar o dia inteiro acompanhando as cotações do mercado e realizando cálculos para detectar boas oportunidades. Além disso, quando um spread significativo surgir, é necessário tempo para realizar todas as operações envolvidas de depósitos bancários, ordens de compra, saque e transferência de Bitcoin, aprovação do depósito e finalmente a venda com lucro.

.
.

Sem dúvida, é possível obter um bom lucro percentual no processo. Mas o custo de tempo pode ser até pior do que o risco. Além disso, a arbitragem frequentemente só vale a pena para operações com grande volume. Imagine que você separe um saldo de 2 mil reais para realizar arbitragem manualmente. Após alguns dias acompanhando o mercado, percebe um spread grande o suficiente para obter um lucro líquido seguro de 2% em uma única operação. Você teria gasto muitas horas da sua vida para ganhar incríveis… 40 reais.”

Um abraço e até a próxima postagem!

VDA – VIVER DE ARBITRAGEM

.
.

21 comentários:

  1. E ai VDC! Show de bola a dica!

    Interessante essa questão da arbitragem, ainda não tinha me atentado para essa possibilidade de ganho.

    Eu acho que com um tempo de estudo e observação do mercado daria para mapear quais exchanges costumam ser mais "careiras" e quais são mais "baratas" e também já montar planilhas em excel para acelerar o cálculo da viabilidade da operação, considerando as taxas cobradas por cada exchange.

    Entretanto, para ter ganhos interessante, como está dito no texto, seria interessante operar com uma boa quantia, penso que uns R$ 20 mil no mínimo. Daí é só deixar essa quantia parada num Banco Inter da vida (que não cobra taxa de TED) e esperar o momento certo de agir.

    Lógico que que o tempo até compensar o TED, compensar a compra do BTC, compensar a transferência do BTC para outra exchange e compensar a venda do BTC, pode acabar matando a operação, visto a enorme volatilidade do mercado, mas ainda assim acho que é uma forma válida de ganhar uma grana rápida para quem tem um montante relevante para alocar em capital de risco e, claro, tem tempo para fazer isso.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola SM,

      Sim, da pra ganhar dinheiro com isto.

      O ideal ja seria deixar grana, por exemplo, 5K em BTC em duas corretoras.

      A que tiver valendo menos voce compra e ja transfere a quantidade que vendeu para a mais cara, sempre deixando os valores iguais em ambas as corretoras.

      Tendo mais dominio e capital, ai da pra fazer o mesmo tendo 3, 4 corretoras, mas é preciso ser uma atividade dedicada mesmo.

      Risco maior: Voce comprar BTC a 40K e no meio destas operaçoes ele cair pra 35K. Mesmo ganhando dinheiro, estara em prejuizo pelo valor do BTC.

      Um abraço

      Excluir
  2. Bom Post, mas eu sou um investidor mais conservador prefiro ações e fundos imobiliários para longo prazo, seguindo a estrategia do Buy and Hold.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dil,

      Tambem sou muito moderado, mas te dou uma dica se me permite: Muita gente ganhou grana, muitos perderam, e nao sabemos se isto veio pra ficar.

      Acredito que valha uma pequena exposiçao, ate pra voce entender como funciona.

      Tenho 3K investidos que se tornaram 2K, mas como investi pra longo prazo estou tranquilo.

      Abraçao

      Excluir
  3. Uma alternativa de arbitragem em bitcoin (levando em consideração que se está utilizando capital alocado a risco e parte do mesmo ficará parado na corretora):
    Divide o capital em partes iguais e deposita nas contas. Compra onde está mais barato e aguarda a variação de preço. Se ocorrer de o preço estar maior onde comprou e ao mesmo tempo está mais barato onde o dinheiro está parado, realiza a arbitragem, deixando o dinheiro sempre onde está mais caro.

    Obs.: só uma sugestão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Esta correto.

      Eu so completaria dizendo que sempre apos a operaçao voce deveria equalizar as duas ou mais contas, tipo, deve repor o estoque, digamos assim.

      Abraçao

      Excluir
  4. Sei que não tem relação com o post, mas qual a sua opinião sobre casas contêiner?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrando nessa, VdC você tem alguma experiência com Tiny House, estou fascinado e esse ano vou construir a minha aqui em SC. Se souber me passa alguma referência nesse segmento, sei que na gringa tem muita coisa, mas por aqui não encontrei muito.

      Excluir
    2. Ola amigos,

      Nao tenho experiencia nesta area.

      Na minha regiao casas deste tipo nao vendem. O pessoal procura casas de alvenaria.

      Ate para a venda financiada precisaria ser verificado se a Caixa financiaria este tipo de construçao.

      Vou dar uma pesquisada sobre, pode se tornar uma postagem.

      Vou sempre mesclar postagens sobre FIIs, Açoes, Criptomoedas, Construçao, Leilao, para atender a todos.

      Um abraço

      Excluir
  5. O Barão de Mauá ficou rico vendendo libras no Brasil e Uruguai com um spread enorme. Meu primeiro hustle foi vender uns dólares que ganhei de minha avó pra um agiota da cidade por uns centavos a mais lá por 1997.

    Uns tempos atrás pesquisei como abrir uma casa de câmbio ou uma exchange de dinheiro mesmo, tipo Money Gram. É bem interessante o assunto.

    Só vou ver como estão minhas cryptos quando voltar pra Pt. Espero que minhas ordens de venda tenham sido executadas.

    O btc no Brasil é bem mais caro, acho que mais que 1% do que se paga fora. Agora tem um robô monitorando varias exchanges que compra e vende dando lucro a quem comprar o serviço. Legal dar uma olhada. O foda são os crashs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CF,

      Tirando os riscos de assalto, uma casa de cambio parece bem interessante mesmo.

      Todo mercado que permite estes ganhos por variaçoes possuem robos, este é o problema de tentar ganhar com arbitragem, ainda mais se for com exchanges internacionais para nacionais.

      Mas, vale o estudo.

      Nao investirei nisto por nao ter tempo dedicado, e pelo risco do BTC cair do ponto de compra e nao cobrir os ganhos dos trades.

      Abraçao

      Excluir
    2. CF disse a palavra mágica: Robôs. Inclusive, recomendo uma empresa chamada Atlas Project. Trata-se de um robô que faz arbitragem de forma inteligente.


      Abs

      Excluir
    3. O risco é: Deixar seu dinheiro sendo gerenciado por terceiro. Sei lá, sou meio cético quanto a isto. Abraço

      Excluir
  6. Não é jabá, mas já venho fazendo isso há algum tempo, de uma conferida no https://arbtrade.com.br/

    Bem mais fácil e boa interface para verificar oportunidades de arbitragem.

    ResponderExcluir
  7. Fala VdC!!!

    Conhece a Quantum? https://quantum.atlasproj.com/
    O foco é exatamente o de arbitragem em criptomoedas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IR,

      A ideia do texto veio do site deles, que foi o que melhor explicou sobre arbitragem e colei aqui.

      So nao analisei em detalhes pra ver se vale a pena, e se os riscos compensam.

      Abraçao

      Excluir
  8. VDC,

    Gostei da tabela. Uma diferença de mais de 2k é realmente considerável.
    Procurei nos sites que conheço, mas não encontrei. Poderia me falar qual site é esse? Se não quiser colocar aqui, pode postar em um comentário em qualquer post do meu blog. Agradeço desde já.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola S,

      Eu vejo no site Dolar Hoje, de onde tirei a tabela.

      Ha outros sites ainda mais rapidos com atualizaçao de minutos.

      Abraço e boa semana

      Excluir
  9. Bitcoin é o futuro, se vc nao souber sobre, vce vai ficar pra tras, em meu site eu escrevi um artigo sobre, da uma olhada https://omeninomaisquerico.com.br/curso-segredos-do-bitcoin-com-ronaldo-silva-e-confiavel/

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...