Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Comprar Imóvel Sem Escritura: Vale a Pena?

.
.

Boa noite pessoal, tudo bem?

Li este texto aleatoriamente no site Extra (Clique Aqui ...), e achei interessante compartilhar aqui, na íntegra.

No final do texto tem a minha opinião ...

Comprar Imóvel Sem Escritura: Vale a Pena?


"O ditado “o barato sai caro” se encaixa perfeitamente nos imóveis que não têm escritura. As casas, lotes ou apartamentos sem a documentação em dia costumam ter um preço muito mais em conta. No entanto, a dor de cabeça futura acaba não compensado a negociação. E pior: na tentativa de regularização, gasta-se muito mais.

O maior problema para quem compra imóvel nesta situação é a ausência de segurança quanto à procedência. Além disso, o vendedor que não apresenta a documentação em dia pode nem ser o dono da propriedade. E a falta de garantia na transação implica até na perda do imóvel.

— A escritura é um documento essencial na transação, pois contém todas as informações da venda e os dados do comprador e do vendedor. Ou seja, comprova quem é o proprietário do imóvel. O vendedor deve sempre apresentar a escritura registrada no Registro Geral de Imóveis e outras certidões de praxe na hora da venda. Se ele não apresentar, o comprador já deve ficar em alerta — explica o advogado Luis Guilherme Russo, diretor-presidente da Irigon.

Várias pessoas caem nesta roubada, que é tema de muitas perguntas enviadas ao Imóveis Extra. De acordo com Bruno Teodoro, diretor da Estrutura Consultoria em Financiamentos, é possível legalizar, mas muitas vezes pode custar até mais que o próprio imóvel.

— Cada caso é um caso. Se o terreno tiver escritura e a casa não, por exemplo, o primeiro passo será regularizar o projeto de construção. Este processo é feito na prefeitura e no cartório de Registro de Imóveis, além de ser necessário contratar um arquiteto para fazer projeto. É um processo que leva tempo e é oneroso, mas precisa ser feito.

Os chamados contratos de gaveta são muito arriscados, pois o proprietário legal ou seus herdeiros podem requer o bem. Estes contratos podem ser discutidos na Justiça, mas a decisão nem sempre é favorável.

— Vale lembrar que os bancos não aceitam o contrato de gaveta. Quem compra um imóvel que está financiado neste modelo terá que ser analisado pela instituição financeira para verificar se o novo comprador tem capacidade de pagamento para ter o financiamento transferido para o seu nome. É como se fosse um novo contrato habitacional — diz Teodoro.

De acordo com o advogado Arnon Velmovitsky, especialista em direito imobiliário, a Caixa Econômica Federal considera irregular o contrato de gaveta.

— O STJ, entretanto, tem admitido, em inúmeras decisões, a possibilidade de celebração desta modalidade de contrato, pois entende legítimo o cessionário do bem financiado discutir judicialmente as condições e obrigações assumidas no pacto. O STJ já reconheceu, até mesmo, que se houve a quitação de todas as prestações do financiamento o contrato de gaveta se consolidou no tempo e não poderá ser anulada a transferência da propriedade — diz ele.

Apesar de trabalhar na área, Mariliza Fontes Pereira, diretora da MD.oito Arquitetura e Consultoria, entrou numa furada destas:

— Comprei um terreno há 25 anos por meio do contrato de gaveta, mas o condomínio de lotes ainda não era regularizado. A legalização só aconteceu há cinco anos. Não fiz na época e acabei tendo problemas, pois quem me vendeu morreu e um dos herdeiros não quer assinar o documento para efetivamente passar para o meu nome — lamenta, explicando que está com uma ação na Justiça.

Nada de financiamento
Os imóveis sem escritura não permitem a utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e nem o uso de financiamento imobiliário. Nos dois casos, os recursos somente serão liberados se a unidade estiver totalmente regularizada.

Usucapião
Em primeiro lugar, é necessário saber de que forma o imóvel foi adquirido. Se for por posse, é necessária uma ação de usucapião urbano, válida apenas para quem reside há mais de cinco anos no local. Isso pode ser comprovado com o recolhimento do IPTU, das contas de luz e de gás durante este período.

Gaveta
Se for por contrato de gaveta, já com valor quitado, o ideal é apresentar os comprovantes de pagamento ao agente financeiro e transferir o imóvel para seu nome.

Não vale a pena

Atualmente, o mercado oferece imóveis com financiamento com juros mais acessíveis e até com subsídio (desconto) do governo federal. Então não vale comprar uma unidade sem escritura. O programa Minha Casa, Minha Vida é uma alternativa.

Opinião do Viver de Construção:

.
.

Quando comprar um imóvel sem escritura e registro?

NUNCA!

Não arrisque seu dinheiro, seu patrimônio.

Parece vantajoso, mas, se você não conhece a procedência, poderá ter problemas.

O caminho para a formação do patrimônio é difícil e leva tempo.

Tudo que tentamos comprar ou obter de forma vantajosa, acaba em problemas.

Logo, compre imóveis com escritura e registro! Sempre!

Abração e até a próxima postagem! 

VDI - VIVER DE IMÓVEIS

.
.

13 comentários:

  1. Comprar imóvel só depois da IF? O que acha... Mas ai tem que juntar mais o valor do imóvel, depois da IF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anon,

      Minha primeira grande aquisição foi meu AP atual, financiado, financiei algo em torno de 30% dele. Valeu a pena, valorizou bem.

      Se eu começasse do zero, pensaria com carinho em comprar um AP e deixar alugado, e após começar a aportar forte.

      Depois da IF aí já pode pagar aluguel mesmo, se travar a renda passiva num TD ou outro meio acima da inflação.

      Abração

      Excluir
  2. Bom seria se o fgts pudesse ser usado pra fundos imobiliários.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Alerta!
    Viver, qd puder adiciona aí o blog do Uó...
    https://blogdouo.blogspot.com.br/
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó!

      Já adicionado.

      Seu fã assíduo estará lá (VDC).

      Abração

      Excluir
  4. Respostas
    1. Mas não vale mesmo CF ...

      Roleta russa.

      Você compra, se der zebra, perde muito dinheiro.

      Abração

      Excluir
  5. Olá VDC,

    Em Brasilia-DF a maioria dos imóveis não tem escritura. Muitas pessoas vão ter que pagar outra vez. Dessa vez para a Terracap.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CI!

      Não sabia disto.

      Regularizar o imóvel é meio chato, dependendo da cidade e construção, impossível.

      Abração

      Excluir
  6. Boa tarde, você acha que é possível ganhar dinheiro sendo corretor de imovéis? tenho estudado a profissão mas tudo que eu ganhar quero por nos investimentos pra ter minha IF no futuro,quero trabalhar forte,você é construtor? tem alguma formação? sou novo aqui,se puder me ajudar com sua opinião.

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...