Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Afastar-se de Pessoas Conflitivas Traz Benefícios à Alma e ao Corpo ...

.
.

Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Por acaso, navegando pela internet da vida, achei este texto, e por descrever algumas situações que vivi recentemente, resolvi coloca-lo aqui na íntegra.

É um texto de um site chamado Revista Pazes, e aqui o link direto ao texto: http://www.revistapazes.com/afastar-beneficios/

Esta bem próximo do que fiz: Não trabalho para passar raiva. Se eu tenho uma pessoa na equipe que quer causar discórdia e me prejudicar, eu me afasto e vivo tranquilo. Simples assim.

Não me importei tanto se eu seria visto como uma pessoa que não consegue gerenciar conflitos, pois, eu sei que tentei e fiz de tudo para ajudar a pessoa, mas a pessoa não quis ser ajudada, e agora corre sérios riscos de demissão, afinal, sem a minha colaboração (e meu intuito era trabalhar em conjunto), ela não conseguiu avançar com as atividades e ficou claro que o problema era da própria pessoa citada.

Se tem uma dica que posso tentar passar a todos é exatamente esta: Se afaste de tudo que é ruim, e busque manter a sua vida a mais tranquila possível, em todos os aspectos, incluindo financeiro.

.
.

Abaixo o texto ... Vale uma reflexão em nossa vida ... E tenho certeza que você logo identificará pessoas que ‘negativas’ e ‘conflitivas’, até mesmo aqui na internet, facilitando esta reflexão.


Afastar-se de pessoas conflitivas traz benefícios à alma e ao corpo

Sério, afastar-se de conflitos aumenta a nossa saúde física e emocional. Algumas pessoas nos cansam, nos sugam energia e aniquilam nossa capacidade de reação. Elas são verdadeiras destruidoras da nossa saúde e paz interior, adoecem nossa capacidade emocional e distorcem nossas sensibilidades.

A verdade é que ao longo do tempo, passamos a desconhecer muitas pessoas que pensávamos conhecer, e percebemos que vivemos sujeitos às suas exigências, sua conversa, seu comportamento e, especialmente, suas emoções tóxicas.

Essas pessoas não sabem como respeitar e considerar os outros, e os utilizam como marionetes de seu mau caráter e alvos de conflitos externos e internos. Elas não vivem e deixam viver e, portanto, impedem o desenvolvimento e crescimento pessoal dos que as rodeiam.

“Podem fazer isso de forma consciente ou não, mas é evidente que nos afogam e intoxicam, nos fazendo sentirmos vulneráveis, que fiquemos com raiva facilmente ou que desejemos fugir e abandonar tudo.”

.
.

Obviamente, embora fosse mais adequado, nem sempre podemos nos afastar fisicamente destas pessoas, pois podem ser da família ou colegas. No entanto, se tivermos a possibilidade de tomar distância física, é a medida mais adequada para cuidarmos de nossa saúde.

No entanto, podendo ou não fazê-lo, o importante é conseguir um distanciamento emocional. Então, o melhor a fazer é começarmos a ter a força para nos mantermos fora de sua capacidade de ação, não permitindo influenciem nosso comportamento.

Como podemos nos distanciar emocionalmente de alguém que nos fere?

Se tem alguém em sua vida que te machuca, você pode jogar com a vantagem da antecipação, porque sabe que suas reações ou intenções se tornarão mais previsíveis.

A este respeito, deve-se enfatizar o que mencionamos acima, talvez as pessoas ao nosso redor não queiram criar mau ambiente, mas não sabem se relacionar com o meio ambiente de outra forma.

Ou seja, pare de dar importância ao que essas pessoas fazem e focar-se nos problemas que estão te criando, assim terá mais oportunidades de crescimento e parará de minar sua força e autoestima.

Por estas razões, temos que jogar com as expectativas. Esperamos tanto dos outros que somos incapazes de aceitar a realidade como ela é. Isto gera desapontamentos e desilusões, alimentando uma atmosfera na qual é muito difícil respirar.

.
.

“Manter perspectiva nos ajudará a alcançar certa indiferença e desceremos dessa montanha-russa emocional, nos separando de nossas preocupações e liberando nossas inseguranças e reações desproporcionais.

A ideia é iluminar nossas mentes e expor nossos pensamentos e emoções sem medo das consequências, quando chegar a hora. Isto terá um resultado tão rápido e direto quanto satisfatório: nossos problemas irão diminuir e poderemos viver em paz.”


Quando nos afastamos da dor, nos aproximamos da felicidade

Afaste-se do medo e aproxime-se da indiferença. Não se machuque tentando manter uma boa impressão sobre os outros ou pensando que sempre têm boas intenções.

Dizem que quando alguém tem a intenção de prejudicar-nos, o melhor desprezo que podemos fazer é não dar apreciação; ou seja, não deixar que minem a nossa autoestima e ignorar as mensagens negativas.

Ambientes tóxicos e conflitantes têm uma capacidade de contágio devastadora para a nossa saúde. Quanto mais tomarmos distância mais emocional deles, melhor nos sentiremos.

“A vida é muito curta para viver em angústia. Assim, ame as pessoas que te tratam bem e distancie-se daquelas que não o fazem. Sem arrependimentos.”


Um abraço a todos e excelente feriado!

.
.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

34 comentários:

  1. Boa tarde VDC
    Realmente tem muita gente toxica por ai.
    Este tipo de gente temos que nos afastar!
    Abraços

    ps. te adicionei no blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AA,

      Darei uma lida no seu blog, como são muitos blogs novos tenho adicionado pouco, pois eu leio todos os que adiciono, e comento.

      E também priorizarei os blogs de finanças.

      Vou ir lendo seu blog, participe aqui e vamos falando ok?

      Abraço

      Excluir
  2. Pois é VDC, esse tipo de gente só atrai coisas negativas, é preciso ficar bem longe.

    Bons ventos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marujo,

      Este post refletiu exatamente o que penso, por isto postei aqui na íntegra.

      Abraço

      Excluir
  3. Excelente texto e post VDC, parabéns!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Fala amigo, tenho um blog de beta também. Dá uma força aí e adiciona no seu blogroll, estarei adicionando você também. Abraço!

    pobre-diabo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PD,

      Darei uma lida no seu blog, como são muitos blogs novos tenho adicionado pouco, pois eu leio todos os que adiciono, e comento.

      E também priorizarei os blogs de finanças, o assunto "beta", "omega", apesar de interessante aos mais novos, pra mim que sou velho não traz muita coisa, pois já passei por isto.

      Vou ir lendo seu blog, participe aqui e vamos falando ok?

      Abraço

      Excluir
  5. Coitadismo em rede social é uma das coisas que eu nem perco tempo lendo. Tem gente que parece ter prazer em mostrar a desgraça do mundo. Tô fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IJR,

      Eu também fujo dos 'mi mi mi' e das pessoas negativas.

      O melhor é se cercar de pessoas positivas.

      Aqueles que me prejudicam, como no caso do trabalho, ou eu saio, ou eu tiro de perto de mim.

      Conviver com pessoas ruins não dá ...

      Abraço

      Excluir
  6. VDC,

    Já tive problemas com um sujeito cujo baixo nível moral e de difamação (é um mestre em mentir e destruir a reputação dos outros) quase me levaram a cometer uma enorme besteira, da qual não teria volta.

    O tempo passou, segui meu caminho e fui desmentindo as calúnias do pilantra, até o ponto que o mesmo brigou e difamou tantas outras pessoas que hoje é um sem moral, de domínio público.

    Este ano, meses atrás, havia um grande evento público organizado por ele já há 4 anos. Eu fui convidado para substituí-lo, não me pergunte o porquê! Retiraram o cara do evento que ele criou, ele cortou verba de patrocínio - e eu consegui em outros locais, que não a fonte dele.

    O mais legal: quando pedia a verba, as pessoas perguntavam se o pilantra ainda estava no evento. Eu dizia: "não mais, este ano eu estou a frente e ele não fara mais parte do grupo organizador".

    Resultado? Consegui em 12 dias arrecadar todo valor necessário, teve gente que ajudou e nem quis propaganda, apenas a felicidade de colaborar CONTRA ELE. O universo é assim... física pura!

    Tem pessoas que nunca terão nada para te dar e muito a te tomar, fuja destas pessoas! Querem que a doença espiritual delas nos contamine, que o infortúnio que é sua vida seja conosco dividida, que o tormento que vivem seja dos outros também. Não convivo com quem eu não gosto! Não desejo mal, mas se elas se lascarem, eu não choro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala HM!

      "Não convivo com quem eu não gosto!"

      Isto resumiu tudo ... Nada a acrescentar.

      Para evitar fazer 'bobagens', que deixo aqui aberto por poder ser de todo tipo, o melhor é se afastar mesmo.

      Eu evito brigas, discussões, simplesmente me afastando.

      Pessoas negativas, que querem me prejudicar, eu me afasto.

      Esta é a melhor coisa para se fazer, pois como no caso que você descreveu, as máscaras caem e a realidade vem a tona.

      Dias atrás postei sobre um caso destes no meu trabalho, uma pessoa querendo me prejudicar. Pedi pra sair do projeto, pois não podia tirar ele.

      Não demorou nem 1 mês ... Sem a minha participação no projeto, nada evoluiu, e fui chamado novamente ...

      O cara fez um barulho danado para voltar a ser o 'manda chuva' no projeto, e no final das contas, sem a minha ajuda, não fez nada ...

      E olha que fiz de tudo pra ajudar o cara.

      Já passei raiva demais nesta vida, o que me faz buscar a IF é ter PAZ, TRANQUILIDADE ...

      E mesmo ainda não tendo alcançado, ter o poder de dizer "Não quero mais" já vale muito a pena.

      Abraço

      Excluir
  7. Belo texto, obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PZ,

      O que eu achar de interessante, vou compartilhando aqui para refletirmos e discutirmos.

      Obrigado.

      Abraço

      Excluir
  8. O que fazer quando esse tipo de pessoas é seu parente !! ?? Rsrsrs mudando de assunto, esse mês você vai fazer o ranking dos amigos ? Como faço para entrar ? Eu add o seu blog no meu blogroll se vc puder add o meu ficaria muito agradecido !!! Até +

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP,

      Vou ler seu blog, mas estou inserindo blogs que já tenham mais posts. Infelizmente muita gente começa e para.

      Continue por aqui, vamos falando, e começando a ler seu blog vou adicionando, pois eu realmente leio cada um dos blogs que acompanho e tento comentar todos, na medida do possível.

      Também analisarei se será possível inserir novos participantes no ranking, antes de incluir mais pessoas no blogroll.

      O ranking sai sábado, postarei a noite, às 19:00.

      Obrigado.

      Excluir
  9. VDC você já descreveu bem tudo que esse assunto engloba no seu post.
    Hoje em dia recebemos muitas infomrações, seja por pessoas ou meios de comunicação e esse excesso de informação também pode ser tóxico.
    Acho que o ideal é filtrar o tipo de informação que interessa e deixar o resto pra lá. Programas de TV que só mostram tragédias devem ser ignorados.
    Antigamente não me importava tanto com isso, mas hoje acho que até filmes ou séries destrutivas ou que passem alguma mensagem negaiva devem ser evitados, há muito lixo na mídia.
    Redes sociais também devem ser usadas com muito critério.
    com relação a pessoas o que você citou é verdade, tem gente que é toxica sabendo ou sem perceber.
    Eu não gosto de fofoca, procuro evitar ficar falando da vida dos outros e é impressionante como tem gente que só sabe falar dos outros (geralmente mal ou em tom de crítica) tem hora que chega a encher o saco. Principalmente quando esse tipo de pessoa trabalha no mesmo ambiente que nós.
    Venho tentando não me irrita com esse tipo de situação já que as vezes é difícil evitar 100%.
    Mas tenho o objetivo de diminuir ao máximo a presença de pessoas e influências tóxicas seja lá do que for na minha vida.
    Esse tema pra muitos pode parecer sem importância, mas não é.
    Pelo contrário isso influi bastante na vida das pessoas, seja afetando sua saúde física e emocional ou afetando o seu modo de pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Achei esta parte bem interessante: “Programas de TV que só mostram tragédias devem ser ignorados”.

      Realmente: Se assistimos os programas de jornalismo do almoço, só vemos tragédias, assaltos, mortes. Isto nos deixa com medo de viver, eu pelo menos fico assim.

      Fofoca, a melhor coisa é sair fora disto. Não agrega nada.

      Parece que as pessoas foram feitas para fofocar, em tudo, e nas empresas não é diferente.

      Já ouvi reclamações desde o porteiro do prédio onde trabalho, da faxineira reclamando que a outra colega só fica descansando, não volta do almoço na hora, e mais coisas, do diretor que reclama do outro diretor que não quis participar em reunião domingo, pois iria sair para um almoço com a família ... Fofoca é muito tóxico, e se você se deixar se envolver, você estará falando mal dos outros, naturalmente.

      Tinha bastante tempo que eu não me irritava, mas o recurso ‘concorrente’ que citei no meu post estava falando mal de mim com outras pessoas, querendo ‘me queimar’, e isto realmente me deixou puto da vida.

      Este tópico é muito importante: Isto te adoece. Você pode querer até sair do trabalho, se não souber contornar esta situação (eu mesmo cheguei ao limite, cheguei mais tarde no trabalho pela raiva que passei, e quase pedi demissão pra me livrar da situação).

      Excelentes comentários, grato pela contribuição.

      Abraço

      Excluir
  10. Olá VdC - excelente texto. Infelizmente encontramos pessoas assim no trabalho, no grupo de amigos e na familia. O pessoal do trabalho e "amigos" é relativamente facil separar as coisas, mas quando tem um parente assim a coisa fica mais dificil. Tem que criar uma certa "blindagem" para nao se contaminar com comentarios e ideias negativas.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP,

      Fico imaginando como você enfrenta isto no seu nível ... Deve ter muito disto, pessoas querendo subir a qualquer preço, seu próprio chefe (ex) foi um exemplo.

      Quando ocorre na família é mais complicado mesmo, mas, felizmente na minha família não tenho um caso assim, mas minha ‘família’ mesmo é bem reduzida, considero somente os parentes bem próximos mesmo, que são pouca gente.

      Estou aprendendo a melhor em blindar, pois há alguns anos na empresa sofri muito por este tipo de coisa. Ver pessoas querendo prejudicar a qualquer custo seu trabalho é muito ruim.

      Agora estou mais maduro, e quando vejo uma ‘erva daninha’ crescendo próximo, ou eu arranco, ou me afasto.

      Obrigado pela participação e um abraço

      Excluir
  11. Dizem que vc é a média das 5 pessoas mais próximas que vc mais convive. Então...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó,

      Será que contam as pessoas da blogosfera, mesmo que virtual? Tenho muitos amigos aqui já rsrs.

      Bom questionamento: Quem são as 5 pessoas com que mais tenho convívio? Esposa, pai ... E os demais? Não sei ...

      Não sou do tipo de pessoa que tem aquele amigão, que sai todo final de semana.

      Até temos (eu e esposa) casais amigos, mas são casais afundados na matrix, desanimo sair sempre, de vez em quando eu gosto.

      Abraço

      Excluir
  12. VDC,

    Isso aí cara . só alegria ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo,

      É isto aí, tentando buscar sempre a alegria e tranquilidade.

      Minha saúde vale muito, seja do corpo, seja da mente.

      Abraço

      Excluir
  13. Essa Alta dos FII...
    Onde vai parar
    Vai continuar comprando ate quando VDC
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Sergio,

      Esqueça o preço, pense na qualidade dos imoveis, em ser dono de cotas destes lindos empreendimentos.

      No longo prazo comprar 'caro' nao faz muita diferença.

      Vai com tudo rsrs

      Eu continuo comprando normalmente.

      Abraço

      Excluir
  14. Ótimo post. É melhor distanciar de pessoas negativas e que falam mal da vida dos outros. Concordo totalmente com você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala CI,

      Com certeza.

      Ninguem merece este tipo de pessoa toxica.

      Abraço

      Excluir
  15. Havia lido seu post mais cedo e hoje tive a oportunidade de aplicar em casa. Excelente post meu caro. Forte abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RI,

      Ta sumido, apareça mais.

      Viva mais tranquilo usando estas super dicas.

      Abraço

      Excluir
  16. Passando apenas para parabenizar pelo material. Tenho acompanhado alguns blogs, como o seu, e tenho aprendido bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Trocado.

      Fico feliz pelo apoio, e é um prazer escrever e responder aos amigos do blog.

      Abraço

      Excluir
  17. Adorei esse post!!!Estou passando por muitos conflitos,e principalmente decepções.Realmente tem que se afastar de pessoas ruins,e sem arrependimentos.O que a gente podemos fazer para ter um bom convivio tentamos,quando isso não é possível o afastamento é com certeza a melhor solução. ..digo isso por muita experiência. ..Sua vida emocional e financeira melhora nmuito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda.

      Não vale a pena perder tempo com gente assim.

      O melhor é se afastar e viver bem mesmo.

      Eu sempre faço isto.

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...