Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A Revolta com a Empresa + O Blog dos Fodões das Finanças (Aqui é Povão - Espaço para o Investidor Comum) ...

.
.

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Revolta ... Raiva ... Justamente o sentimento que me faz reverter as fases ruins e mostrar que não vim pra este mundo pra ser mais um, e mesmo nascendo pobre, com a minha cabeça e meus investimentos de ‘velho’, eu sempre me superei ...

Hoje é post da revolta, com trilha sonora pesada ... No meio do texto. Alguns dos sons que usei produzindo este texto aqui.

O cara mais positivo da blogosfera, desanimado, desacreditado, descontente! Eu!

Lembro que uma vez me falaram que não existe felicidade, e sim momentos felizes.

.
.
Quem lê meu blog às vezes pode pensar que tudo funciona às mil maravilhas para mim, mas as coisas não são bem assim ...

Hoje foi mais um dia daqueles ...


Não entendo: Meu trabalho estava indo bem pra caramba, meus projetos todos sendo entregues, tudo planejado, tudo do jeito que eu gosto ... Férias planejadas após a entrega de todos os projetos ...

Aí tudo muda ...Uma pessoa do “Alto Escalão” muda toda a sua carreira se quiser!

Fui colocado neste projeto que venho falando, pois era um projeto “ grande e que daria muita visibilidade”.

Eu não quero “visibilidade”, eu quero dinheiro na minha conta todo mês, isto pra mim é reconhecimento.

.
.

Eu não nasci pra bajular ninguém, por mais que eu tente, não tenho traquejo político.

Ver gente pior que você subindo de cargo, e você ali ... Descrito como um dos melhores, mas sempre ali, na mesma posição, e a cada vez com desafios cada vez maiores. Chega de jogar no Hard, muda para o Easy aí! Quero ter chances como os demais, e não ter que me superar a cada a dia.

Hoje amigos, sinceramente, ocorreram algumas mudanças na direção da empresa, conselho administrativo novo, redução de custos total, e ocorreu algo que me fez perder todo o ‘amor’ para com a empresa.

Não poderei revelar em detalhes, mas, foi alterado algo nos regulamentos internos que prejudicou 93% dos empregados para auxiliar os outros 7% “High-Level”.

Nunca vi tanta reclamação na empresa! Todos comentando e discutindo, putos da vida, e com muita razão.

Até eu que sou tranquilo pra caramba fiquei muito triste com o que aconteceu, pois, claramente priorizaram funcionários classe AA (eu não sou classe AA, e nem tenho esperanças de conseguir ser).

Eu, particularmente, me senti humilhado com a decisão da empresa e com o que foi feito. Um privilégio às claras, logo na empresa que internamente dizia que não há diferença entre os empregados ...

Pode parecer uma coisa muito simples, que infelizmente não posso revelar, mas, digamos que acabou o amor de forma definitiva, e ano que vem, ou mesmo após as minhas férias, depois de longos anos, chegou a hora de procurar novos rumos, respirar novos ares.

Ou de empreender ... It's time! Vou esperar até quando para colocar as ideias que tenho em prática?


Eu sempre fui muito grato a empresa onde trabalho, pois a mesma sempre foi muito correta, mas, de uns tempos para cá, algumas coisas vem ocorrendo em busca da redução de custos, alguns benefícios foram cortados, e este novo corte para mim foi a gota d’água.

Eu preciso lembrar do meu plano: VIVER DE CONSTRUÇÃO!

.
.

Já consegui cerca de R$ 1.500,00 de Renda Passiva (não conto com os Dividendos Sociedade), ainda é pouco, preciso me esforçar, preciso fazer grana, preciso colocar as ideias para funcionarem, preciso colocar meus projetos digitais a todo vapor novamente.

Preciso dar um tempo com o blog, venho gastando muito tempo com isto aqui, tudo bem, eu acho que ajuda muita gente, ou pelo menos diverte tendo algo para ler diariamente, mas, a verdade é: Eu estou perdendo dinheiro mantendo meu blog!

Eu parei de testar, eu parei de inovar, eu parei de ver coisas e copiar, eu parei com tudo, simples e puramente pois eu gosto muito de escrever, sempre gostei desde criança, mas não tinha espaço para isto em minha vida, e surgiu justamente com o blog.

Mesmo não usando as palavras bonitas de investidores "referência" como ‘Diversification’, ‘Fundo de Players’, ‘Bonds’, ‘Stocks’, ‘Picks’ e sei lá mais o que, algo vem dando certo neste blog e trazendo o público comum, como eu, como você! Somos comuns aqui. Não somos os fodões das finanças! 

Sobre estas palavras todas? Pra mim é tudo ‘Bla bla bla’! Até a minha avó de 82 anos se começasse do zero aportando 20K chegaria no milhão aportando na POUPANÇA


Não somos gênios dos investimentos, não lemos os livros em inglês de economistas fodões, sabe por que? Por que o segredo de enriquecer é um só: NÃO PERDER DINHEIRO, VIVER SIMPLES, POUPAR MENSALMENTE. É só isto mesmo! E esperar o tempo, não tem jeito.

Ganhar $ 0,50 a $ 1,00 por dia com blog, não é nada ... E tem gente que ainda pensa que venho pensando em ‘page views’ ... Eu perco muito dinheiro estando aqui, comentando o que estou fazendo, e às vezes me pergunto: Pra que eu faço isto? Sempre fui sozinho e subindo patrimônio, ano a ano, e ao contabilizar meu patrimônio vi que em cerca de 9 anos de trabalho eu já estava perto do Milhão.

Quero ver fazer 1 milhão em 10 anos aportando 2K, 3K por mês, fazendo hora extra, ralando sábado o dia todo como eu fiz, e sabendo aplicar o dinheiro com inteligência! Foi isto que eu fiz! É isto que eu faço! 


Talvez meu erro foi ser moderado demais ... Talvez eu deveria ter arriscado mais na minha profissão, pois eu fui muito inteligente nos meus investimentos, isto é algo que eu me orgulho pra caramba, pois eu sou povão, até hoje eu ainda aporto pouco perto dos grandes aportadores, e mesmo assim, em teoria meu patrimônio é até bom, pois eu ainda sou novo.

.
.

Eu deveria ter jogado mais, sido mais “Game Of Thrones”, e não um babacão entregando resultados e ralando pra caramba, promovendo chefes e colegas que eram colocados para supostamente me ajudar, e que ao final do ano colhiam os resultados do MEU trabalho, pois eu sou assim: Se a pessoa não faz, para entregar os resultados eu faço o meu trabalho e o da pessoa, e deixo por isto mesmo. Missão dada, missão cumprida. Mas no mundo empresarial, fazer isto é se tornar o Severino Quebra Galho da área ...

Eu deveria ter perdido menos tempo fazendo e mais tempo colocando os outros para fazerem, e fazendo marketing ...

Ah se eu tivesse nascido 3 anos antes, e tivesse tido mais 3 anos investindo dentro do ‘Boom Imobiliário’ ...

Mas ... Tenho orgulho de onde cheguei. E sou muito agradecido.

Quando você não teve condições de estudar em escola de inglês top, fazer intercâmbio, ter que pagar a faculdade na raça, amigos, é diferente! 

Não posso esquecer o meu foco: CONSTRUÇÃO, CONSTRUÇÃO, CASA, PRÉDIO! É aqui que eu tenho que chegar!

De todos aqui na Blogosfera, o cara que vai bater todo mundo, em poucos anos, mantendo o mesmo ritmo, é justamente um Construtor: Não eu, será o Pobre Catarrento. Ele já faz o que eu planejo ... Que cara esperto! Não tenho dúvidas que ele será o cara com maior patrimônio entre todos, pois A CONSTRUÇÃO É IMBATÍVEL EM TERMOS DE RENTABILIDADE.


E eu vou chegar lá galera, anotem aí ... Serei Construtor de Prédios ...

Vou repensar toda a minha estratégia ... Preciso focar no que sei fazer de melhor! Construir.

Vou calcular, recalibrar tudo, esta indo muito bem, mas vou dar um gás nisto aí ...                        

Eu estou cansado.

Meu tempo é curto.

Eu preciso ser livre o quanto antes ...

Fui ...
  


VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

Esta não podia faltar ...


.
.

VDR - VIVER DE REVOLTA

53 comentários:

  1. VDC permita que eu expresse minha humilde opinião, acelerar pode ser excitante, mas implica que você vai ter que comprar um risco maior, eu gosto de seguir em frente na velocidade segura, assim curvas fechadas não irão fazer com que eu saia da estrada.
    Seu texto está carregado de muita emoção, por isso é bom refletir um pouco mais, é bem verdade o ditado que o retorno é proporcional ao risco, mas será que vale a pena tomar risco para acelerar? Eu sempre penso muito antes de fazer alguma mudança, as vezes penso tanto que perco o trem, mas prefiro ir devagar e sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Surfista,

      As opiniões são sempre bem vindas, pode descer a lenha também que eu publico rs.

      Eu não gosto muito de deixar posts 'prontos' por este motivo, eu gosto de escrever o que vem na cabeça e no momento, e isto varia com cada fase que estou (hoje é um dia de negatividade, mesmo eu sendo muito positivo e de bem com a vida).

      Na verdade a única grande mudança citada é a possibilidade de abrir a mente e se abrir ao mercado: Eu já atuo há muitos anos na mesma empresa, e já é algo que venho pensando: Ter a oportunidade de recomeçar, logicamente, com um salário superior o que eu ganho.

      Durante 10 anos de trabalho eu sempre fui muito moderado, não pretendo tomar riscos logo agora, mas acho que a busca de uma nova posição, com minha formação e experiência, talvez seja um esforço válido.

      Devo voltar a trabalhar nos projetos digitais também, que sempre geraram valores consideráveis, e que eu parei de atuar, justamente para manter o blog, que não me rende quase nada (ainda demorarei uns 3, 4 meses no ritmo atual para fazer o primeiro saque de 100 dolares).

      Abraço e grato pela dica, a ideia é justamente esta, balizar as ideias com os comentários e dicas dos amigos!

      Valeu

      Excluir
    2. Entendido.
      Você já chegou a compartilhar alguma informação sobre seus projetos digitais? Sempre fico curioso quando você fala sobre eles, os projetos digitais.

      Sobre buscar novos desafios profissionais é excelente! Eu ultimamente estou pensando no que fazer para melhorar minha liquidez no mercado de trabalho, pelo visto acho que vou passar ileso por essa crise, mas sempre fico com aquele sentimento que estou na linha de tiro, afinal tenho alguns anos de empresa e já tenho um salario acima da média para o meu cargo atual e não vislumbro muitas possibilidade de progressão de carreira na minha atual empresa.

      Eu já até pensei em contratar os serviços de um headhunter qualificado para tentar buscar uma nova posição, vou esperar para ver se essa crise passa e devo tentar algo no segundo semestre de 2017.

      Excluir
  2. Diga la VDC, bem assim q me sinto hj, e ja estou traçando novos caminhos para janeiro 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala PZ,

      Eu sou muito positivo e otimista, mas ontem com mais mudanças na empresa, eu realmente desanimei geral, pois privilegiou-se as pessoas que ja tem cargos altos la, e nos os 'peoes' que pagamos o pato.

      Vou começar a planejar minha vida profissional para 2017, pois ja estou perdendo as esperanças de ter aumento salarial, so aumento de funçoes mesmo.

      Desejarei sucesso em seus novos planos tambem, vai dar certo!

      Abraço

      Excluir
  3. Grande VDC, o senhor está realmente PUTO! e com total razão, infelizmente eu já vi esse filme,pai de família sendo demitido para manterem o alto escalão, ou reestruturação goela abaixo acabando com um monte de função e rebaixando gente que trabalha para manter vagabundo de 'gestô'
    A questão é que esse tipo de coisa rende muito programa na rádio corredor, e enquanto eles discutem e reclamam, olhe com uma visão crítica e tire proveito seja lá como for, nunca é tarde para começar a fazer sua política.

    Vamos a algumas considerações:

    Sobre seu patrimônio: você tem conhecimento suficiente para entrar em ativos de maior risco e maior retorno.
    Vida: Continue reservando um valor para viajar, você precisa.
    Projetos digitais: Se tu manja e gosta, vai na fé, vai te dar prazer e dinheiro.
    Emprego: Atualize/crie um Linkedin.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala AA,

      Nestas horas notamos que somos apenas um numero mesmo, na cabeça dos engravatados.

      Realmente, nunca havia visto uma mudança tao malefica na empresa, e olha que ja cortaram varios beneficios, mas este de ontem, mantido apenas para as pessoas acima de uma classe especifica, deixaram 100% dos funcionarios nao 'qualificados' a esta regalias putos, incluindo eu.

      Eu vou sair de ferias, vou sair de ferias mesmo, nao vou participar de conferencias estando de ferias.

      Preciso criar um linkedin. Vou ser sincero: Nem sei como procurar novo emprego.

      Abraço, vamos todos melhorar, e atingiremos nossos objetivos.

      Excluir
    2. Fala, VDC.

      O ponto que o AA colocou é interessante mesmo. Crie um LinkedIn bacana e se candidate nas vagas que te interessam. Você tem a vantagem de estar empregado, ou seja, pode escolher se sai ou se fica.

      Sobre 'dar o gás' e se esforçar pra fazer o nome dos outros, você pode dar uma de doidão e dizer que quer o seu aumento. Um dia li no Pai Rico, Pai Pobre algo que hoje faz sentido demais: 'o empregado trabalha o suficiente pra não ser demitido, e o empregador paga o mínimo pro empregado não pedir pra sair".

      Eu até acho que você tem que correr atrás, mas a empresa dá sinais pra gente e nós precisamos entendê-los. Se a empresa não reconheceu você (financeiramente) até agora, por que ela faria isso agora? Você teria que ser muito brilhante.

      Entenda esse textão como o relato de alguém que viveu isso. Eu precisei pedir pra sair pra poder voltar pra empresa num cargo decente. Caso contrário, talvez eu estivesse num cargo menor, fazendo a mesma coisa ou mesmo teria sido demitido numa das mil 'reestruturações', downsizings, reposicionamentos ou outros nomes que eles dão pra demitir peão e garantir benesse de chefe filho da puta que não produz.

      Abraço, meu caro. Keep working, mas pense fora da sua empresa. Talvez alguém fora daí queira pagar o que você vale.

      Ceariba.

      Excluir
  4. Bem vindo ao clube do frustrados com a profissão, só que eu levo a vantagem de poder me encostar nos cantos por causa da falta de meta de produção no funcionalismo público, já você que vive no setor privado, mesmo frustrado tem que produzir, mas você já tem currículo VDC, custa nada pesquisar outros locais de trabalho que podem está precisando de alguém como você, pelo tempo que você está nesse trabalho e em razão do seu carácter passivo, normal que a administração queira te pisar, é a natureza dos que procuram cargo de chefia, por isso muitos querem cargos de superiores pra poder explorar e humilhar os em situação subalterna.

    Mas fora isso, como anda sua vida fora do ambiente de trabalho, estás cuidando da sua saúde? anda tudo bem no seu relacionamento conjugal? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala King,

      Esta é uma diferença mesmo, se eu parar de produzir, posso ser demitido, e ficamos sempre naquela duvida: Faço só o necessário para me manter, ou busco fazer mais para sonhar com promoções?

      Estou chegando a conclusão de que o melhor é só se manter mesmo. Você esforça pra caramba, e nada acontece, só vai ganhando mais trabalho, mais projetos simultâneos, e reconhecimento (dinheiro) que é bom, nada.

      Você disse uma palavra que acho que se aplica demais a mim: Passividade.

      Estou muito passivo aqui no trabalho, como se tudo que fizerem pra mim, esta bom. E não é assim. Se eu trabalho e gero resultados, quero promoção. É simples.

      Preciso quebrar esta passividade, preciso estar aberto e pronto para olhar outras empresas.

      Grato pela dica.

      Abraço

      Excluir
  5. Amigo, fica tranquilo, algumas empresas são assim mesmo, vc é tão novo quanto eu, também já levei uma espadada pelas costas da diretoria, eu tinha a impressão de que passaram MESES tramando contra mim, e estavam MESMO. Alegria de empregado é o salário no final do mês e só. EU não espero o tal do "reconhecimento", quero mesmo é o dinheiro, já lhe falei isso aqui. Se me contratarem como limpador da fossa e nem me deram bom dia tudo bem, desde que me paguem R$ 50 mil por mês, NÃO DOU A MÍNIMA, para diretores canalhas.

    Tente tocar suas obras em paralelo, perca menos tempo com o blog, não suma, não tome uma atitude precipitada, espera a poeira baixar. Promoções boas demoram, talvez estejam testando o seu psicológico e você nem saiba. Posições superiores tem muito mais responsabilidades e riscos que você nem imagina.

    Alegria de verdade mesmo é só quando a gente toca a nossa própria empresa e não trabalha mais pra canalha nenhum, essa é que é a verdade.

    Grande abraço e fica em paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Frugal,

      Não tá fácil mesmo não viu. Tem que ter muito sangue frio.

      Poderia ser pior: Imagine eu atolado em dívidas, pagando 30 anos de prestação de AP, prestação de carro e outras coisas. Pelo menos se eu sair consigo me manter muito tempo sem renda.

      O reconhecimento que eu quero é dinheiro mesmo, penso igual você.

      A hora que eu fico puto eu posto aqui, virou uma válvula de escape, e é até melhor que falar com algum colega de trabalho, neste “Game Of Thrones” as vezes pensamos que temos amigos, na verdade temos concorrentes.

      Se estão me testando, colocaram no modo “Very Hard” viu, tá foda aguentar este ‘mi mi mi’ do caramba, esta politicagem, sendo que deveríamos estar todos trabalhando unidos e juntos para gerar valor para a empresa, mas tem mais interesses diversos do que interesse em agregar valor.

      Vamos ver o que se sucede ... Mas meu plano é um só: Minha vida como construtor mesmo.

      Abraço

      Excluir
  6. "Preciso dar um tempo com o blog, venho gastando muito tempo com isto aqui"
    Faça posts mais sucintos, menores. Todo post você repete a mesma coisa. Uns 5 paragrafos de todo texto seu é repetição dos anteriores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Atingir a IF é algo muito complicado, ainda mais pra quem ganha pouco, como eu.

      Eu repito várias coisas, em todo post, e continuarei repetindo, pois é através desta repetição que o plano fica internalizado e mantenho os pés no chão, fazendo aquilo que planejei, pois, é muito difícil permanecer na mesma linha durante tanto tempo.

      Infelizmente eu não consigo escrever pouco, é algo que nasceu comigo, entre escrever um texto pequeno, muito resumido, eu prefiro nem postar.

      Mas todas as críticas são bem vindas, posso tentar resumir um pouco sim, vamos ver se consigo.

      Valeu

      Abraço

      Excluir
  7. Esta multinacionais não são fáceis... ainda mais em épocas de crise aguda do setor. Força aí VdC, tempos melhores virão.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó,

      Pois é, as coisas estavam boas, veio a crise, mudança de direção, e agora esta mudando tudo aqui, para pior.

      Parece que não estão nem aí para os funcionários, só os diretores, gerentes e pessoas com cargo mais alto estão tranquilas.

      Paciência ... Vamos continuar na luta! A IF ainda esta longe, e preciso de receitas de salário para aplicar com inteligência e poder focar em breve somente nos meus planos de construir.

      Abraço

      Excluir
  8. VDC,

    Pois é meu caro .. acho que você era feliz e não sabia ... quando você é "chão" os salários são muito próximos por mais que haja distorção... quanto mais você se aproxima de gerentes, diretores, você vai ver gente que ganha 10xs mais que você.... e só no migué ...

    Mas eu acho que isso é um assunto que volta a nossa educação de base... onde .. população é corrupta, logo temos corrupção e jeitinho pra todo lado, tenho meus indicados, meus protegidos .. etc..

    O sistema que trabalho me permite trabalhar em grandes empresas ... e ... cara .tudo igual ...

    O melhor é tocar a vida ... pois o sistema não vai mudar por causa de 1 ... mas... um dia quem sabe mandamos todo mundo a m* e sim .. infelizmente é assim mesmo .. entendo sua frustração.. fiz essa descoberta há uns anos atrás também ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo,

      Tenho esta percepção agora: Você é obrigado a responder, trabalhar muito mais, hoje ganho o mesmo salário de quando era “feliz” e não vi nenhum benefício nisto ainda.

      Viajar pra Europa é bom, mas não era a passeio, então não é lá algo que tenho que ajoelhar e agradecer aos céus não.

      Infelizmente, até aqui tem esta politicagem, os protegidos, os queridinhos que não fazem nada, mas, já vi muita coisa: Pessoa que era protegida de diretor, que saiu da empresa, e logo após o protegido foi demitido, entre outras situações.

      Eu já sabia desta situação “suja” também, mas na área que estou atualmente é a primeira vez que este sentimento voltou a tona, até antes estava tudo tranquilo.

      Por isto que na minha vida, meu foco já foi empresa em primeiro lugar, hoje meus planos pessoais vem na frente.

      Vamos seguindo nesta luta sangrenta, afinal, nosso objetivo é a IF, e não virar diretor ...

      Abraço

      Excluir
  9. VC

    cara, mantenha a calma. nada melhor que o tempo para apaziguar nossos pensamentos e sentimentos

    empresa privada é complicado mesmo. os caras só pensam no lucro. Enquanto tiver bom para os grandes diretores, a ralé até pode sentir o gostinho de ter alguns bons beneficios, PLR graudo etc... Mas a partir do momento que começarem a mexer com eles, pode ter certeza que algo vai acontecer, e a corda sempre estoura pro lado mais fraco.

    Em época de crises, a palavra chave é cortar custos. Mas os custos de viagens ao exterior, dos grandes executivos, os carros que tem a disposição nunca são cortados. O que cortam é o emprego de milhares de pessoas

    Fazer o que, essa é a regra do jogo. O mais forte sempre irá se sobrepor sobre o mais fraco, é da nossa natureza.

    Bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      O blog tem sido a minha válvula de escape, ou seja, eu tento passar aqui justamente o sentimento que tenho na hora que acontece o fato.

      Eu já tomei muito na cabeça por agir no impulso, na hora da raiva, hoje eu controlo bem isto.

      O que não faz sentido algum é cortar benefícios para 93% dos empregados e justamente os de faixa mais elevada permanecem com todos os benefícios. Se é pra cortar custos e benefícios, deveria ser 100%, não ter esta separação entre classes, isto que me deixou puto da vida.

      Isto aqui que você disse exemplificou tudo “Em época de crises, a palavra chave é cortar custos. Mas os custos de viagens ao exterior, dos grandes executivos, os carros que tem a disposição nunca são cortados. O que cortam é o emprego de milhares de pessoas”.

      É isto mesmo que vem ocorrendo, é bem complicado viu.

      Vamos ver se continuarei sobrevivendo, mas devo começar a abrir a mente, até meu chefe já me disse isto, mesmo gostando muito da empresa, até ele sempre esta de olho no mercado para saber onde está.

      Abraço

      Excluir
  10. Fala VDC !
    Gostei do Post ! Talvez seja hora de usar sua experiencia para encontrar outra empresa que te valorize !
    Agora, seguinte: "Serei Construtor de Prédios" ...cara olha a situação dos maiores "construtores de prédio" do Brasil: BrookField, JCGontijo, etc. OS caras não estão conseguindo nem caixa pra manter os prédios vazios (sim...custa dinheiro manter prédio vazio!). Cara...pensa bem !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Interessante sua análise, pois eu não fiz esta conta ainda: Quanto custaria manter um prédio de 10 apartamentos vazio, durante 1 ano (incluindo todos os impostos, principalmente IPTU)?

      Sobre as grandes construtoras, deve-se levar em conta o fator Alavancagem. São empresas muito grandes, custos fixos muito altos (folha salarial + impostos + custo do negócio), e isto pesa no bolso.

      Não só na construção, mas em todo negócio, se você não faz dívidas, e tem caixa para segurar os momentos sem entrada de dinheiro, o risco é muito reduzido.

      Na questão dos prédios, eu teria que entrar no nicho do “Minha Casa Minha Vida”, estes são os com maior facilidade de venda, neste conturbado momento da economia.

      O legal é que o seu raciocínio também deve ser levado em conta em Fundos Imobiliários, pois um prédio vazio tem custos altos, vide exemplo do XTED.

      Abraço

      Excluir
  11. VDC, não sei se você já andou pesquisando o assunto, mas em todo caso recomendaria literatura em orçamento de obras ou mesmo cursos de orçamentação. A editora PINI tem muita literatura na área de engenharia e os livros são plenamente "entendíveis", tem muita coisa na web "cof cof 1000livrosdeengenharia blogspot com br". Se informe a respeito de uma TCPO, procure informação junto ao Instituto de Engenharia local ou CREA sobre agenda de cursos. Para quem pretende atuar nessa área noção de orçamentos profissional é bastante importante, e para o padrão de construção de você atualmente faz, pode ser feito e acompanhado por você. Outro site que tem vários artigos voltados para incorporação e mercado imobiliário e até mesmo os famigerados FIIs é o rexperts com br.

    ResponderExcluir
  12. VDC,

    Espero que você tenha sabedoria e tranquilidade para poder resolver essa situação da melhor forma possível.

    Sucesso meu caro!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala IL!

      Tá fácil não viu, mas, vou me adaptando ... O que desanima são estas medidas que a empresa vem tomando, isto deixa qualquer um desanimado de trabalhar.

      Valeu, um abraço!!

      Excluir
  13. VDC, de fato manter um blog amador é perder dinheiro.

    Uma exceção é o Pobreta que tinha uma audiência fora do comum, mas esse público vinha mais de pessoas que se sentiam excluídas socialmente do que de pessoas interessadas em investimentos.

    Já que nós não temos - e provavelmente não teremos - a mesma audiência que o Pobreta, é muito provável que estivéssemos ganhando mais dinheiro comprando coisas no AliExpress e revendendo na OLX do que sentando na cadeira e escrevendo um post para o blog, por exemplo.

    Por isso hoje eu já desencanei da ideia de ganhar dinheiro com blog. Posto por hobby mesmo, pois como você disse, manter o blog é perda de dinheiro, pois o tempo dedicado a um post poderia estar sendo aplicado em alguma atividade mais rentável.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Madruga,

      Verdade, muita audiência tinha o Pobreta, eu particularmente sinto falta do blog dele, por mais que eu não concordasse com algumas coisas, mas ele era e continua sendo importante para a blogosfera.

      Um outro blogueiro disse que me preocupo muito com isto, mas na verdade não ganho nada, apenas gasto meu tempo, mas sabendo que aprendo e ajuda as pessoas com isto, me sinto gratificado. Nem tudo deve ser feito por dinheiro apenas.

      Postamos por que gostamos mesmo.

      Abraço Madruga e sorte na reforma do apartamento!

      Excluir
  14. "Ver gente pior que você subindo de cargo, e você ali ... Descrito como um dos melhores, mas sempre ali, na mesma posição, e a cada vez com desafios cada vez maiores. " - Me identifiquei muito com isso. A algum tempo eu tive uma chance de ir pra outro setor daqui da empresa e ganhar uns trocados a mais, me candidatei a vaga e.....foi bloqueado pelo meu chefe. Isso por ser "essencial" para o setor. Então aumenta o meu salário FDP. Estou a 2 anos com o salário praticamente estagnado e ele fica me dizendo que tenho que agradecer por ainda ter um emprego. Vontade de mandar um "VTNC" bem alto.

    A respeito de perder tempo com o blog. Eu acho que não escrevemos aqui por dinheiro, escrevemos para manter como recordação. É uma forma de guardar na memória virtual para o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Canguino,

      Pois é, me sinto às vezes assim, estagnado. Não adianta ser visto como ótimo profissional, se a empresa não tem um plano de carreira, e se não pensa em aumentar seu salário.

      Nossa, já passei por este bloqueio também, pois eu era “essencial” para o setor ... Igualzinho o seu caso, que coincidência.

      E me prometeram salário maior, veio pouco aumento, o aumento de nível e cargo que me foi prometido nunca veio ... Só quando tomei coragem e mudei para a área onde estou atualmente é que mudei de nível.

      Este negócio de ter que agradecer por ter emprego, também não gosto disto. Eu estou aqui por que gero valor, e gero lucro para a empresa, não é um favor que ela me faz, e nem eu a ela rsrs.

      Aqui eu escrevo para ajudar, ser ajudado, e acompanhar a minha própria trajetória.

      Eu melhorei muito como investidor postando aqui, por exemplo, se antes dava aquela ideia de fazer um trade maluco em alguma empresa, hoje em dia não tenho mais, pois eu teria que escrever aqui, e isto vai contra tudo que eu prego ... O blog tem sim a sua serventia, mesmo não gerando nada financeiramente falando.

      Abraço!

      Excluir
  15. Rapaz, quem ama empresa "tá" lascado. Vivemos na sociedade capitalista, temos de amar o dinheiro, os lucros e os dividendos. Querer ser bonzinho é dar dinheiro para empresário malandro.

    Pense na sua grana, nos seus lucros. Não faça como muitos aqui que se dizem capitalistas, mas reclamam das mulheres mercenárias, reclama dos colegas carreiristas. Ora, se você apóia um sistema deve saber que ele não é perfeito.

    O capitalismo premia quem acumula capital!!!!!

    Pode manter o blog com textos curtos. Foque me encher o bolso e não tenha "gratidão" por empresa nenhuma, elas lucraram em cima do seu trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Não pode mesmo ter este ‘amor pela empresa’, pois o amor nunca é recíproco.

      Já conheci pessoas que brigavam pela empresa, se falar mal, sai até no tapa ... Eu defendo, mas no limite do aceitável, não sou fanático.

      É por isto que acumulo capital, quero ser premiado rsrs.

      iSto que venho pensando muito: Será que eu não deveria buscar uma empresa que pague mais do que eu ganho? Por que eu sempre tenho que ficar tentando crescer aqui dentro.

      Já vi que, pessoas que chegam na empresa sendo contratadas de fora já chegam com salários bem mais altos que o meu, e eu fico aqui lutando pra ser promovido. Acho que o caminho deveria ser ir para outra empresa e ganhar mais, e no futuro até voltar pra cá, ganhando mais, negociando o salário.

      Tentarei ser mais sucinto, mas é difícil ...

      Abraço

      Excluir
  16. VdC, de longe tu és o cara mais sensacional dessa blogosfera.
    Teus textos são um estimulo a galera que tá começando.
    Se tivesse começado com a sua idade hoje eu teria um capital de 1M ou mais, mas fazer o que, comecei somente agora, com 38 anos na cara.

    Eu sempre sigo o exemplo do meu pai, numa situação dessa, sento na frente dos "caras" e cheque mate, podemos começar a conversar dobrando o meu salário. Meu pai fez isso, a empresa não dobrou o salário, ele saiu e hoje tem 2 M de patrimônio. Se tivesse continuado na empresa, hoje teria casa, carro, e dividas.

    Trabalhei na Engevix, faliu ou está falindo, sabe por que, só tem gerente migué, os caras que trabalham e dão resultados não ficam mais de 3 anos.

    Eu sai, montei minha empresa, não decolei, mas só vou decolar quando o voo for certo.

    Tu está na área certa, no campo imobiliário a rentabilidade é alta, e a crise é o momento para você comprar barato, como na bolsa. Eu perdi esse cavalo encilhado, mas estou juntando uma grana para pegar o próximo, a até lá estudar, pois ainda não tenho o seu conhecimento em ações e FII's.

    Eu tenho 15 anos de engenharia, e por causa do seu blog, agora tenho estimulo para montar o meu. E construtora e empresa de engenharia são "expert" em sugar os funcionários. Hoje eu aprendi, na negociação é "faca no rim".

    Um abraço e sucesso, qualquer que seja a sua decisão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rica,

      Obrigado cara, sou povão, igual 95% da blogosfera.

      Não é o fim da linha começar aos 38 anos ... Mas você terá que aportar forte, pra recuperar os anos anteriores. Se você começar sem dívidas, já é um grande começo ... E vá alcançando a IF em partes, uma semi-IF é muito bem vinda, com uma renda que já cubra as suas despesas com pequena folga.

      Legal a história do seu pai ... É isto que fica martelando na minha cabeça: Quando eu vou chutar o balde e trabalhar pra mim mesmo? Meu pai veio do interior para uma cidade maior, sem nada, e também abriu a empresa dele e hoje é aposentado e tranquilo da vida, pois tem renda passiva que é 5 vezes o que ele gasta por mês, renda esta sempre subindo conforme inflação.

      Interessante, conte mais sobre a sua empresa (sem detalhes que lhe revelem, claro). Torço para que dê tudo certo.

      Acho que temos que ter colhões e abrir nosso negócio mesmo, eu fiquei no meio termo, mas por que consegui conciliar meu trabalho com as obras e outros ‘bicos virtuais’ que faço.

      Ações, conheço pouquíssimo ... Se quer uma dica? Fuja das Ações! Os FIIs ajudam muito por gerarem caixa todo mês, mas mesmo assim, veja que tem gente que comprou em 2012, 2013, e amarga prejuízos (os que olham cotação), mas aquele que comprou pensando em receber a renda mensal, esta super tranquilo.

      Tenho amigos que trabalham em construtora, e são muito cobrados, muito mais que eu! Não é fácil.

      Mas, sendo engenheiro (acredito que você seja civil, certo?), você tem a faca e o queijo na mão para decolar, seja prestando serviços, acompanhando obras, construindo pra alugar ou vender.

      Não tomo decisões de cabeça quente, mas em 2017 no máximo começo a analisar o mercado ... Ou mesmo montar algo além da construção.

      Não gosto de fazer nada às pressas, decisões precisam ser planejadas com calma.

      Prefiro perder tempo planejando e ter uma execução certeira.

      Não desanima, tem muitos desanimados que abrem os blogs do ‘mi mi mi’, eu brigo, fico puto, fico feliz, mas continuo sempre lutando.

      Abrindo o blog me fala que colocarei no blogroll.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  17. Prezado VdC, espero que encontre um caminho que lhe traga mais serenidade.
    Quanto à bajulação, é realmente insuportável. Não consigo emular esse comportamento. Passo por isso com certa frequência e espero me livrar dessas pessoas o ano que vem.
    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala RT!

      Você esta meio sumido, tudo beleza?

      Eu tento cara, mas não tenho traquejo pra bajular. Sou péssimo mesmo. Eu consigo mostrar trabalho, mas ficar naquele papo mole com chefe, não consigo.

      De vez em quando fico na ponta oposta: Outras pessoas me bajulando rs. É meio embaraçoso.

      Fico na torcida pra que dê tudo certo no próximo ano.

      Temos que trabalhar, mas temos que ser felizes também!

      Abraço

      Excluir
    2. Rsrs tudo beleza. Não sou de comentar muito, mas estou sempre lendo os blogs. Aliás, bom gosto musical - curto muito System. Abs

      Excluir
  18. Em tempo:

    Pense em formar grupo de investimento para fazer obra.
    Comece com prédios de 5 a 10 aptos, tipo minha casa minha vida, sei que os financiamentos estão difíceis, mas deixe a venda com o investidor, 1 cota=1apto.
    A venda fica com o proprietário/investidor. Eu fiz 3 prédios de 4 apto, para o meu cunhado. Não fiz mais pq ele não queria expandir para mais unidades ai o lucro ficava baixo demais e não dava para dividir. (entre ele e eu)
    São 4 investidores. 1 por apto.
    Meu cunhado faz isso, acha um terreno, manda para um arquiteto parceiro (só ganha se a obra virar), verificar quantas unidades dá para fazer.
    Procura alguns investidores para bancar tipo uns 30% a 40 % da obra, ai lança e vai buscando outros investidores.
    Normalmente as imobiliárias já tem contato ou elas mesmas tem interesse em investir.

    Se não quiser postar esse não precisa, mas fica pra ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rica,

      Então, neste último final de semana, recebi uma proposta de um familiar pra rachar os custos de construção de um prédio, ele entrando com o lote.

      Da mesma forma que este familiar nem deu ‘bola’ quando eu disse isto no passado (propus construir duas casas no lote dele pra vendermos), também não disse muita coisa, e nem respondi.

      Eu busquei sócios, e me fecharam as portas na época.

      Hoje em dia, eu não busco sócios, vou construindo casas e vendendo até que tenha capital suficiente pra fazer um prédio inteiro, simples, MCMV mesmo.

      Este modelo de construção é bastante utilizado mesmo, já fui chamado também pra entrar comprado %, mas como nenhum sócio me abriu as portas, e por ter visto alguns problemas que meu pai já teve com sócios, eu sigo na luta, não sozinho, mas com Deus e com meu pai sempre me dando suporte rs.

      Valeu meu caro, vamos trocando ideias.

      Abraço

      Excluir
  19. Anônimo L (COMENTÁRIO EXCLUÍDO).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo L (COMENTÁTRIO EXCLUÍDO).

      Aqui é 100% Jesus! Não aceito este tipo de apelido.

      Seu comentário não foi maldoso, mas agradeço, só não publiquei por causa do apelido.

      Empréstimos não são crime ... E mesmo assim, as únicas pessoas que poderiam requerer algo seriam justamente os tomadores, uma pessoa de fora não tem nada a ver ...

      Você é jovem, é uma pessoa boa, pode crescer muito na vida.

      Quando eu atingir uma cifra X, vou vender tudo e viver da renda dos juros, mantendo apenas meu próprio imóvel.

      Realmente 1 milhão em imóvel não é nada ... Imagina vender tudo que eu tenho pra comprar um AP "TOP" de 900K e depois disto ficar com zero reais em conta.

      Valeu

      Excluir
    2. Tá certo, vdc.. Mas não falei pra comprar imóvel e sim viver de renda e alugar um bom flat..

      No mais tá só zoando mesmo não sei quem você é, nem muito menos vou denunciar nada..

      Mas valeu até que você foi educado em sua resposta, não vou importunar mais.

      L

      Excluir
    3. Ainda nao chegou a minha hora L,

      Os riscos de vender tudo e aplicar seriam muito altos.

      Preciso triplicar meu patrimonio para fazer isto.

      Para que importunar, se voce pode ser mais um dos amigos aqui comentando.

      Pense nisto.

      Sucesso, abraço

      Excluir
  20. VDC,
    Qual é o seu "stop loss" nessa empresa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lux,

      Não tenho uma data certa, mas uma coisa diferente ocorrerá: Eu não costumo sequer olhar vagas externas de emprego, e à partir de agora começarei a analisar.

      Temos muitas empresas boas, tenho uma experiência legal, falo inglês muito bem para negócios, outra língua já falo um intermediário, e tenho esta empresa no currículo, que já ajuda muito.

      Vou fazer o que eu nunca fiz no ramo do Trabalho: Arriscar.

      Eu sempre fui muito moderado ... E quem sabe eu não acerto e consigo um emprego pra ganhar uns 10K líquidos?

      Aqui na empresa, eu já dei boas ideias, mudei conceitos, e reduzi muitos custos ... Projetos que antes custavam 500 Mil, eu desenvolvo por 150, 200 mil, uma diferença gigantesca, e meus conceitos já são usados em outras áreas internas.

      Sou visto como excelente profissional, mas, e o dinheiro? E o nível mais alto? E a gerência? E aquele colega que trabalha bem menos e já esta 2 níveis acima que o meu?

      É isto que venho me questionando, e com estas mudanças internas fiquei ainda mais certo que devo estar aberto ao mercado e parar de ter este amor com a empresa.

      Abraço

      Excluir
  21. Força cara! Sei bem o que você está passando, é difícil mesmo perder benefícios e ver a elite da empresa mantendo os deles. Por causa disso que pulei fora da CLT. Você terá muito sucesso no ramo da construção com certeza: já trabalhei para a INPAR (que mudou de nome) e até os fornecedores pequenos de bens e serviços dela cresceram juntos com os empreendimentos de construção da empresa, lembro de uma pequena loja de materiais de construção que fechou um contrato milionário com ela e faturou muito fornecendo peões "furadores de parede" e torneiras para algumas obras da Inpar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gerson.

      Você fez certo em sair da CLT, e tem totais condições de ter um futuro melhor na sua pequena grande empresa, que poderá crescer muito.

      Construção é uma boa área, o momento é ruim pela economia, mas faz parte do ciclo de alta e baixa, estamos no ciclo de baixa agora.

      Já vi muitos construtores que enriqueceram, não só na TV, mas muita gente bem de vida construindo as casinhas.

      Continuo com raiva, mas na luta ainda ... Ano que vem estarei de portas abertas para outras empresas rs.

      Abraço

      Excluir
  22. Poxa, VdC. As músicas nem são pesadas, rs.

    Mas falando sobre o assunto. É assim mesmo, vivemos em um mercado quase fechado, o que faz muitas empresas ter reserva de mercado por não terem que se submeter à concorrência externa. Sendo assim, fica fácil as facilitações aos indicados...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      Sim, tem muitas mais pesadas rs.

      É isto o que desanima. Ainda sonho em ver uma empresa que trate todos de forma igualitária.

      Abraço

      Excluir
  23. VC

    Por que não investir pesado em FII? Já avilou os prós e contras?
    Tá cheio de guru dizendo que é a mesma coisa, com a diferença que não precisa pagar IPTU, vacancia do imovel etc....

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      FIIs são muito bons, mas, é necessário diversificar.

      FIIs para mim são geradores de renda, serão o meu ‘salário’ mensal enquanto construo.

      Já a construção é investimento, onde invisto X reais e tenho X reais + lucro ao final, e este lucro reinvisto em FIIs (ou outra coisa que gere renda passiva) para continuar sempre aumentando o poder de compra.

      De fato, entre comprar um apartamento para alugar e um FII, eu prefiro FIIs, mas, são renda variável né ... Tem que ter muito sangue frio e esquecer preço.

      Ps.: Em dois dias, já “Perdi uns 2.800,00” com a queda de alguns FIIs ... Se eu olhasse preço, estaria maluco já.

      Abraço

      Excluir
  24. Já vivi isso também VDC. Trabalhei em várias empresas e ralava igual a um louco e não era reconhecido. Existiam vários caras que ralavam menos que eu e ganhava quase o dobro, isso me deixava muito nervoso. Mudei muito de empregos por causa disso. Força aí.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  25. Boas,


    Pancada essa situação VdC

    Os donos se favorecem, não importa em qual empresa.
    Brasileiro quer ganhar vantagem em tudo, não importando as consequências!!

    Abraço e vc vai superar tudo isso

    ResponderExcluir
  26. Olá VdC

    Também tenho refletido o quanto de tempo tenho gasto no blog. Entrei nessa espiral de fazer post todo dia, mas acho que não vai rolar por conta de tomar muito tempo. Infelizmente não dá pra viver de blog e principalmente de finanças

    ResponderExcluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...