Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Dia de Desânimo - Aqueles Dias onde Nada dá Certo ...

.
.

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Quem lê este blog deve ja estar acostumado com a minha positividade, bom astral, perseverança, luta e muito empenho.

Mas ...

Sabe aqueles dias que bate um tremendo desanimo com tudo? Que da vontade de jogar tudo pro ar e desistir?

Pois bem, hoje é um dia destes dias.

Sem forças para ir academia.

Sem forças para ligar o computador.

Sem forças para ligar a TV.

Sem forças para estudar, ler, ver algo na internet.

Tudo isto graças as preocupações do Trabalho.

Estou pelo menos escrevendo algo para o blog pelo celular, talvez seja a melhor coisa da noite.

Ultimamente venho ficando bastante desanimado, pois eu trabalho, trabalho, trabalho e trabalho, gero resultados, mas, com isto ganho apenas mais projetos dos mais complexos, e daqueles que ninguém quer pegar, por já terem sido iniciados.

Hoje realmente eu cansei.

Estou cansado de ter que ser o 'salvador da pátria',  praticamente um 'severino porteiro, o quebra galho'.

Vou exemplificar com um exemplo da Construção:

Numa Casa de dois pavimentos em construção, imagine que a estrutura, a base da casa esta sob risco, por algum erro de cálculo, de projeto.

Do que adianta continuar trabalhando no segundo andar, colocando porcelanato, a louça do banheiro, pintando, se a qualquer momento a casa pode cair?

Se o exemplo acima é coisa de maluco, porque certas pessoas insistem em continuar errando?

E é isto o que vem acontecendo, mas digamos que agora eu seja o engenheiro responsável.

.
.

Como engenheiro, eu sugeriria: Vamos demolir o segundo andar e refazer a base.

O problema: A casa ja esta vendida e com menos de um mês para a entrega!

No meu caso específico, recebi uma casa nova a ser feita a partir desta casa, mas sou responsável por esta casa problemática também.

A casa nova que estou planejando esta saindo bem, conforme projeto, e esta tudo dentro dos conformes, como é de praxe naquilo que faço.

Na casa já vendida, eu assumi a responsabilidade, mas, o engenheiro anterior responsável agora responde a mim, mas este engenheiro é 'cabeça dura', e nao aceita as minhas dicas, minhas análises, e eu simplesmente nao posso demiti-lo, pois poderia 'gerar atritos', visto que ele projetou a casa conforme o gosto do cliente.

O problema? O cliente nao soube explicar o que queria corretamente, e o  engenheiro anterior não soube explicar ou mesmo melhor entender esta necessidade, e acabou construindo esta casa com a base com problema.

Eu tentei corrigir, analisei, mas realmente verifiquei que eu não posso assinar este projeto, pois o risco de ter problemas é muito alto, e eu não quero assumi-lo.

Eu não tenho tempo suficiente e não quero ser o culpado por um problema que sei que ocorrerá.

O que também me entristece: Avaliando o que tínhamos pronto na casa, sugeri algumas correções, que foram consideradas 'opcionais' pelo antigo engenheiro.

O que aconteceu? Algumas das coisas que pedi anteriormente e que foram sumariamente descartadas, o cliente agora só aceita com estas mesmas coisas prontas na casa.

Nao há tempo hábil para atingir a data acordada de entrega.

Além disto, passei algumas diretrizes ao engenheiro anterior e ele simplesmente alinhou com o cliente o contrário do que eu havia pedido, e eu só soube disto depois ... Foi aqui que eu desisti e vi que 'a vaca iria para o brejo'.

Agora este engenheiro descobriu o erro cometido, se lembrou das coisas que eu tinha pedido antes, e agora me pede ajuda.

Vou ajudar? Não.

Vou 'lavar as minhas mãos', e apresentar o meu laudo aos diretores dizendo "Eu sugiro fortemente não entregar esta casa ao cliente, por estes riscos descritos. Inicialmente o cliente poderá morar normalmente, mas descobrirá brevemente os vícios da obra e seremos acionados como culpados em caso de problemas.

Acredito que ninguém gosta de pegar um serviço incompleto para terminá-lo, até mesmo na Construção os pedreiros sempre me dizem isto, pois qualquer problema depois a responsabilidade é sempre da última pessoa responsável, e é isto que não desejo.

Sinceramente, não sei qual atrito isto irá gerar, mas, se esta casa for entregue ao cliente, quero deixar claro que fui contra e não quero meu nome incluído, pois como sei que haverá problemas e como sei que não tem como corrigir a base da casa a tempo, que meu nome esteja fora disto, mesmo se der certo!

.
.

Logo eu que gosto tanto do que faço, saindo desanimado do local de trabalho.

Este tipo de coisa me desanima tanto também por saber que eu economizo para a empresa, entregando casas rapidamente ao gosto do cliente, mas em contrapartida outros engenheiros simplesmente tentam entregar na base da 'tentativa e erro', sendo que cada erro custa tempo e dinheiro da companhia, ou seja, planejamento zero.

Bom, a luta continua, mas no dia de hoje o cansaço e o desânimo me venceram ...

Ps.: Não custa relembrar, este exemplo da casa é ficticio, mas exemplifica bem os problemas que estou encarando no trabalho.

Um abraço e boa noite

.
.

VDC - Viver de Construção

20 comentários:

  1. Bom dia meu amigo.
    Na minha área enfrento os mesmos problems que você!
    E o pior é saber que alguns que trabalham comigo não fazem metade do que faço pela empresa e ganham mais do que eu.
    Mas estou de saco cheio de tudo isso, e esses dias resolvi pedir aumento.
    Será meu posto de hoje quando eu voltar do trabalho.
    A jornada começa as 8 e vai até as 12:45
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dentista,

      Em geral a minha vida no trabalho é bem tranquila, pra ser sincero, com poucos estresses.

      O problema mesmo foi 'pegar' este trabalho que já estava na pior e tentar resolver, infelizmente não haverá tempo hábil e a equipe do projeto é fraca pra ser sincero.

      Eu também estou no aguardo de um aumento salarial ... Torcer pra dar certo!

      Abraço

      Excluir
  2. Eu entrei aqui ontem a noite e fiquei meio desorientado se tinha clicado no link errado ao ver o layout diferente kkkkkkkkkk. Na pegada do seu post certa vez recebi um ofício de uma demanda do Ministério Público querendo providências sobre um assunto que era de minha responsabilidade que me fez perder o sono no fim de semana. Ainda bem que deu tudo certo no final. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IJR,

      Algumas coisas realmente nos deixam sem ação e desanimados, foi o que aconteceu comigo ontem. Eu simplesmente 'desisti' da demanda que me foi passada, se quiserem que eu faça bem, teremos que recomeçar quase do zero ...

      Optei por mudar o layout, estava meio enjoado da cor laranja, e esta cor chama menos a atenção quando abro no trabalho, uma forma de despistar também.

      Abraço

      Excluir
  3. Tem dia que dá uma desânimo mesmo. Vivemos numa senoide sem fim.
    Ontem até que tive uma animada, o site bateu recorde de público, 4.000 acessos em um único dia. preciso escrever sobre isto, passar umas dicas pros colegas.

    Bom fds e ripa a chulipa! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Uó,

      Nem me fale, ontem foi o dia mais desanimado do ano, saí do trabalho desanimado com tudo que esta acontecendo, mas, segunda-feira tenho que voltar com pique total.

      Muito bacana o seu número de acessos. O meu máximo esta sendo 1.400 acessos dia, esta sempre variando entre 1000 a 1200 e em alguns dias chega a 1.400.

      Eu estava desanimado com o RPM da minha página, por 3 dias ficou em menos de $ 0,30, aí nem com 500 visualizações dá pra ganhar alguma coisinha.

      Agora voltou a variar entre $ 1,00 a $ 3,00, com picos maiores, aí animei de novo com o blog.

      Postar todo dia cansa, mas é legal, me sinto como um blogueiro de verdade agora rs.

      Este seu post será muito bom, quando escrever farei um post para redirecionar meus leitores para lá, pois valerá a pena!

      Um abraço

      Excluir
  4. VdC,

    Fora de cogitação se negar a pegar estes projetos mal iniciados?

    Imagino que finalizar com sucesso algo que não começou bem faça você ser muito bem visto pelos seus superiores, mas pelo cansaço mental que isso trás as vezes não vale tanto a pena.

    Desejo sorte!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola IA,

      Fora de cogitacao, veio da alta direcao a 'sugestao' do meu nome, por ser um projeto muito importante e que precisava de alguem com maior experiencia e que fosse um 'entregador nato' de projetos.

      O problema é que realmente eu tentei corrigir, mas cheguei a conclusao de que para corrigir precisarei desconstruir e reconstruir no minimo 70% ... Eu ficaria mais tranquilo se fosse desenvolver do zero, pra voce ter uma ideia do problema.

      Sistema desenvolvido errado é muito complicado, eu me sinto envergonhado de entregar algo ruim para meus clientes ...

      Agora IA, o problema é: Ok, sou um cara que consegue consertar grandes 'cagadas', mas, cade meu salario mais alto? Vejo colegas com projetos muito mais simples, na vida boa, e que ganham mais que eu.

      Ate eu que sou sempre muito motivado ontem desanimei, estou tendo que trabalhar muito ... Gostaria de ter uma promocao real, promocao de 'boca' de nada adianta ...

      Mas, segunda estarei motivado, se deus quiser, mas esta sexta desanimei mesmo.

      Abraco

      Excluir
  5. Rapaz, acho que todos já passamos por esse desanimo...
    Mas foco e fé.. como você mesmo diz, a luta continua!

    E o Ranking, vai sair?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PJ,

      Comecei a montar algo, mas nao terminei.

      Vamos ver se amanha tenho tempo, pois neste momento estou fora de casa.

      Tenho que continuar motivado, mas neste projeto problematico quero deixar claro que nao consguirei corrigir a tempo, e definir o prazo que eu precisaria para resgatar e conseguir corrigir tudo.

      Abraço

      Excluir
  6. Cara,
    Você trabalha com software pelo visto. Vou ti dar uma boa notícia não é só contigo. Já vi paredes sendo feitas de papel, teto de lona e o pior é que assim que é entregue para o cliente. Parabéns como gestor do projeto apontar os erros. Mas lutar contra infelizmente vai apenas te queimar.

    o Alto escalão adora esses caras bombeiros. Porque resolvem qualquer pica. Tente mudar um pouco o perfil.

    E só porque a casa nasceu torta, não precisa ficar torta para sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo,

      O problema é que estou me tornando este "bombeiro" e dinheiro mesmo que é bom ate agora nada ...

      De vez em quando desanimo por saber que colegas que fazem menos e nao tem estas dificuldades estao recebendo o mesmo tanto ou a maioria ate mais ...

      Eu sou sempre muito motivado, mas neste caso especifico como vi que o projeto é uma bomba quero deixar claro que eu nao fui o criador, o pai, apenad tentei consertar o que foi feito de errado.

      Vou corrigir esta casa ... So preciso de mais tempo do que a data definida.

      Abraço

      Excluir
  7. Força cara! Aguenta firme a pressão, com certeza você vai tirar de letra esse problema, sei exatamente o que significa pegar trabalhos dos outros todos tortos, gambiarras inacreditáveis e o pior: a pessoa que iniciou a bagunça simplesmente desaparece ou fica mais escorregadia que sabonete. No meu caso, são os malditos "sistemas legados" de 1900 e guaraná com rolha que drenavam minha energia física e mental. Força man!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gerson,

      Tem dias que nossa área desanima mesmo.

      Felizmente tive apenas um projeto que migrou para um novo sistema dados de sistemas legados 'telinha preta' de 1900 e lá vai bolinha.

      Vou ver o que arrumarei, só não quero assumir o papel de 'bombeiro' em todo projeto que esta mal das pernas, visto que todos os projetos que peguei desde o início deram muito certo, pois, como já fui usuário, penso com a cabeça de usuário, simplificando as coisas.

      Abraço

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá EP!

      A Luta continua! Estes problemas fazem parte mesmo da área, mas vou resolver tudo, como sempre faço.

      Um abraço

      Excluir
  9. Meu amigo, escreva tudo, escreva bem certinho o que fez, o que indicou e não assine nada suspeito. Na hora da justiça ninguém vai ter pena de você. Só se comprometa com as coisas que você fez e assumiu o risco de fazer.

    Acho melhor atrasar a entrega do que entregar meia boca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FS!

      Isto é o que quero deixar bem certo: Foram gastos muitos reais, mas eu entrei no projeto ao final. A parte nova que é minha, entregarei no prazo estipulado.

      A parte anterior que já tinha cronograma definido e estava em atraso, pela minha análise e pelas decisões do responsável anterior, não consigo entregar por N motivos que já pontuei num relatório.

      Agora cabe a chefia definir o que fazer, a minha parte como responsável eu fiz ...

      O problema de atrasar é que será a 3 vez que posterga a entrega ... e se atrasar considerando minha análise, é praticamente um 'mini-projeto' novo que deverei coordenar, pois são muitos os erros definidos e precisaremos corrigir tudo ... É um grande trabalho.

      Abraço

      Excluir
  10. Olá VDC

    Tome cuidado para não se transformar no “bombeiro” porque depois que você assumir esse papel, vai ser difícil a diretoria te colocar em outro cargo. Porque quem vai apagar os incêndios se você sair?

    Você disse que pretende assumir um cargo de gerencia na sua empresa. Mas você já analisou se tem as capacitações de um gerente? Como estão seus conhecimentos nas áreas de marketing, finanças e gestão de pessoas? Aos poucos você tem que ir se aperfeiçoando nessas áreas e mostrando aos superiores (diretores, e não os outros gerentes que serão seus concorrentes) que seu perfil e desejo estão mudando. Vai chegar uma hora que você já vai ter a capacidade de atuar como gerente, já vai até estar atuando como gerente de forma informal mas não terá um cargo ou um salário compatível. Nessa hora, você vai precisar flertar com outras empresas esse cargo, caso não consiga uma vaga na sua própria empresa.

    Quanto a questão de assumir projetos em andamento e o outro engenheiro não colaborar com você é furada mesmo. Sempre que se assume uma responsabilidade, tem que vir junto o poder sobre aquilo que você assumiu. Ao assumir esse projeto em andamento, você teria que analisar se iria conseguir entregar os resultados a tempo ou não. Em caso positivo, você teria que cobrar da diretoria o total poder do projeto. Você não poderia mais ter que ficar discutindo com o outro engenheiro o que é melhor fazer ou não. Sua palavra tinha que ser a final.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IX,

      Acho que você detectou exatamente o ponto que eu sinto: Não quero me transformar no 'salvador da pátria', justamente pois se eu assumir esta função as minhas ambições de me tornar um gerente serão eliminadas, e duvido que isto melhorará bem o meu atual salário.

      Sendo bem sincero sobre a parte da gerência: Me sinto preparado!

      Conheço muito bem o 'core' da empresa, tenho grande experiência de processos e projetos, sou um dos melhores, considerado na lista de 'talentos' e todos os trabalhos que fiz atenderam meus clientes acima das expectativas.

      Desde o ano passado já gerencio um pequeno time, e no início foi muito conturbado (fiz algumas disciplinas de gestão de pessoas, mas você só aprende a gerenciá-las na prática mesmo), mas agora esta muito tranquilo, acredito que o time gosta da minha gestão flexível, mas que cobra resultados e acompanha nos detalhes.

      Começar a analisar outras empresas é algo que esta martelando em minha mente ... Vamos ver.

      Sobre o projeto em curso: Eu já assumi com cronograma definido e com a informação do responsável anterior que estava tudo certo. Acontece que, após a minha análise completa, descobri falhas básicas e que são difíceis de corrigir em pouco tempo, então meu resultado foi: Não podemos entregar um projeto assim, e precisaria de mais tempo para corrigi-lo. O problema: Eu sou responsável por mais 4 outros projetos e o responsável deste projeto problemático anterior 'não é confiável'.

      Minha palavra deveria ter sido a final, foi justamente esta decisão sem meu conhecimento que decretou o gravíssimo problema para a entrega.

      Eu vou 'lavar as minhas mãos', pois não fui eu que fiz um projeto que gastou mais de 600 mil reais e que não atende ao propósito inicial.

      Vamos ver o que rolará!

      Um abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...