Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

domingo, 18 de setembro de 2016

Reflexão: Por que Manter o Meu Blog? O Conflito entre Blogs de Finanças x Blogs de Assuntos Pessoais ...

Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Hoje foi um dia para almoçar fora, tomar uma Heineken e pensar um pouco na vida: O que estou fazendo dela?

Começar a participar da Blogosfera de Finanças me trouxe algo muito bom, que foi meu amadurecimento na análise de outras formas de investir (LCI, LCA, Tesouro Direto, e principalmente os FIIs), e o mais legal: Compartilhar minhas histórias e ter a oportunidade de acompanhar a história dos amigos da internet.

Se de um lado eu ganhei Conhecimento Financeiro, por outro eu venho perdendo dinheiro – isto mesmo – perdendo dinheiro, pois praticamente eu cessei tudo aquilo que eu fazia na internet para lucrar, para dar atenção ao blog, escrever frequentemente, ler o blog dos colegas, sempre comentar, e principalmente responder a todos os colegas que interagem em meus posts.

E eu preciso voltar a dar atenção a parte dos Projetos Digitais, pois preciso voltar a faturar mais de R$ 1.000,00 mês. Neste mês, devo ficar na casa de R$ 200,00 no máximo.

Acontece que, depois de tomar estas cervejas fiquei pensativo: Por que agora tenho tanta preocupação com este blog? Eu realmente preciso de mais uma preocupação em minha vida?

Algo precisa ser feito: Preciso fugir das polêmicas. Preciso buscar o público certo para o meu blog.

Um exemplo clássico: Vejam o público do blog Pensamentos Financeiros do inteligentíssimo Soul Surfer.

Ele pode buscar planos maiores, como se tornar um palestrante, um motivador, lançar um livro. Ele é muito bom, escreve muito bem, e terá um público fiel.

Outro exemplo: O próprio Viver de Renda. Inteligentíssimo em relação às aplicações financeiras, conseguiu fazer em pouco tempo o que muitos não fariam com o dobro do tempo. Poderia tranquilamente ser o responsável por aplicações de valores vultuosos, num clube de investimentos, por exemplo.

Ontem mesmo comentei no blog do Mestre dos Dividendos que, dado ao seu exímio conhecimento em FIIs, ele deveria ser um dos gestores de grandes fundos, trabalhando em grandes corretoras e sendo responsável por análises e avaliações para aplicações de montantes vultuosos em nosso mercado.

E o meu blog, o que ele é? Para que isto aqui serve?

Nasceu como um diário de um Construtor.

Depois um diário de um Investidor em FIIs.

Em paralelo, postagens sobre a minha vida pessoal,  no quesito Trabalho e Saúde, além de meus pensamentos sobre Independência Financeira.

E depois incluiu uma vertente mais informativa sobre FIIs, a coluna nova “Papo de FIIs”, que foi um nome em homenagem aos posts do grande Viver de Dividendos que também é um  excelente blogueiro que faz este excelente trabalho, nos propiciando bons posts frequentemente.

Não que eu tenha mudado o foco do blog, continua mais sendo um Diário Financeiro, mas agora com estoque de casas prontas não tenho o que falar de Construção, a não ser que eu vendesse todos meus FIIs, comprasse um lote, e voltasse a Construir no momento.

Eu realmente quero ser conhecido como um Blog de Finanças. Nada mais. Investimentos em Fundos Imobiliários, Franquias (algo que penso em escrever mais), Construção, Ações (talvez), Tesouro Direto, e Carreira Profissional.

 
Eu tive toda esta reflexão ontem, pois tive que reler post a post para entender se em algum momento eu havia escrito alguma coisa que realmente justificasse as agressões que eu vinha sofrendo, que até cessaram felizmente, e não vi nada que não fosse relacionado à Finanças, o que me deixou mais tranquilo. Perdi umas 5 a 6 horas do meu sábado relendo todos os meus posts e comentários, para entender o que mudou, onde passei de um blog de um cara ‘gente boa’ que recebia somente comentários positivos, para alguém que agora tem que filtrar o que publicar ou não.

Não vou ser o santinho aqui e dizer que nunca xinguei ninguém, pois realmente alguns me tiram do sério: Comentei dia destes num dos blogs dos colegas daqui, e pelo público dele ser mais novo, abaixo da minha mensagem um xingamento a mim. Aí não tem jeito, você explode e xinga também, afinal, não podemos ser os bonzinhos sempre não. O que vou fazer? Comentar menos ou nem comentar nestes blogs, infelizmente.

Com todo respeito aos colegas que permitem postagens anônimas, mas, se fosse aqui no meu blog, se eu visualizasse uma mensagem de xingamento gratuita a um colega blogueiro eu apagaria, não manteria este tipo de comentário, que incita este tipo de atitude.

Agora, uma coisa posso dizer: Não sou religioso fervoroso, mas eu tento sim seguir um bom caminho, não prejudicar ninguém, não roubar, não matar, e ser uma pessoa boa, do tipo que, ao receber um troco errado você lembra que a pessoa do caixa será responsável e terá que pagar do próprio salário, e vai lá e devolve, avisando o erro cometido. Que ao ver uma pessoa meio maluca gritando num posto de gasolina dizendo que o frentista roubou e não pôs gasolina no tanque, se presta a ir lá defender o frentista, afinal são trabalhadores (acredite, isto aconteceu comigo nas últimas semanas).

Então, o que motiva tantas pessoas boas escreverem na internet, mesmo sendo alvo de agressões virtuais?

Nos casos do Viver de Renda e Soul Surfer, são dois caras que já atingiram a Liberdade Financeira, e que mesmo assim se prestam a dedicar uma parte do seu tempo para escrever algo para a gente.

No caso do Mestre dos Dividendos, reler meus posts foi excelente, pois somente agora, 1 ano depois de começar a investir em FIIs, comecei a entender as dicas que ele me dava desde o final do ano passado ... Ah se eu tivesse seguido à risca ... Estaria melhor ainda.

Então fica aqui o meu pedido: Vamos tentar aproveitar um pouco mais dos textos, publicarmos mais, escrevermos coisas que agreguem e parar com estas perseguições. O fim dos bons blogs de finanças só prejudicam a nós mesmos, pois este tipo de conhecimento aqui gerado é vendido em cursos, e mesmo assim não trazem todos os detalhes que vemos aqui na blogosfera.

É algo que pretendo também fazer em meu blogroll: Infelizmente não poderei manter os colegas que estão ligados à Finanças, mas que também trazem esta vertente do antigo blog do Pobretão. Só por tentar participar do ranking blog do Pobretão eu já fui incluído na lista de polêmicas, também claro devido ao outro blogueiro da área de construção que postou sobre estas temas lá no blog do Pobretão e um perfil falso, que vem comentando fingindo ser eu, escrevendo sobre casamento e outras coisas, com o único intuito de trazer agressões ao meu blog. Pergunto: Pra que fazer isto?

Então caro blogueiro, não fique triste caso eu lhe retire de meu blogroll, é apenas uma forma de tentar separar estas vertentes: Blog de Finanças / Blog de ‘Real’ (aprendi este termo lendo o blog dos demais colegas).

Eu não sou exemplo para falar nada de ‘Real’, nem quero ser. É um tema complexo, já fui adolescente, novo, sei bem, mas já passei por isto (sou velho). Quando chegarem na casa dos 30 / 40 anos saberão que este tipo de coisa já não importa mais, mas eu não critico quem goste deste tipo de blog, pois como disse: São fases. Eu já fui desta fase, mas para mim acabou, infelizmente.

Já tive banda de rock, algo que nunca relatei aqui no blog. Eu gostava de estar ali, de tocar, a galera toda de preto, mas hoje em dia não consigo estar ali mais. São fases, e como a vida, fases passam.

Para aqueles que não gostaram deste novo ranking sugerido pelo meu blog: A ideia não é fazer como fez o Investidor Troll e nem como fazia o Pobretão, penso em comentários mais sérios mesmo, mais do lado de Finanças mesmo. Eu não vou escrever nada sobre “O cara fez uma viagenzinha com a namorada e por isto aportou menos”. Penso em algo do tipo “Neste mês, com uma alta exposição em ações de commodities, com o aumento do preço do petróleo, minério e aço, teve uma excelente valorização do patrimônio”.

É esta a mensagem que quero deixar. Não são dois rankings para dividir a blogosfera (meu blog nem é lá grandes coisas pra ser um divisor de alguma coisa), mas eu gostaria de continuar focando em Finanças, que é o que eu gosto, então, é apenas isto que eu peço: Deixem-nos discutir Finanças, sem envolver os poucos blogs que se prestam a passar mensagens de Finanças com os demais blogs de assuntos pessoais.

Até agradeço o convite do Investidor Troll, mas não posso participar: Eu abro os blogs estando em meu trabalho, e misturando Finanças com fotos de belíssimas mulheres e descrições ‘a lá’ GPGUIA podem me complicar ... Imagino a situação: Eu conferindo o ranking, aparece uma gostosa mulher nua e meu chefe aparece atrás me vendo acessar este tipo de conteúdo ... Não seria algo legal (risos).

Finanças, Finanças, Finanças: Vamos crescer juntos! Este blog esta de portas abertas a todos que querem comentar e discutir Finanças.

E para aqueles que gostam os blogs de assuntos da vida, relacionamentos, estarão de portas abertas para recebe-los também.

Um grande abraço e excelente semana.


VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

53 comentários:

  1. VDC,

    Sou leitor do seu blog há uns 3 meses. Continue com as postagens de finanças, pois também me interessam bastante.

    Abraco

    ResponderExcluir
  2. Apoiado, tenhi sentido falta desses comentários mais focados nos investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu PZ.

      Talvez desmembrando estes tipos de blog, que ficaram todos como "Blog de Finanças" estas brigas acabam, ou pelo menos que ocorra justamente nos blogs que falam sobre relacionamentos e coisas pessoais.

      O meu foi vinculado erroneamente neste tipo de assunto.

      A ideia aqui é focarmos em finanças mesmo.

      Valeu

      Excluir
  3. VDC, continue com o foco em finanças. E se o tempo for curto, faz post mais resumidos. Vamos crescer juntos..

    Grande abraço, sucesso!
    Bagual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Bagual,

      É isto aí.

      Comecei a escrever mais sobre FIIs também, acho que o caminho é este ... Deixa a molecada falar de tinder, de moto, carro, e nós os 'velhinhos' vamos comentando de finanças aqui tranquilos.

      Abraço

      Excluir
  4. Sempre existira públicos distintos dentro de diversos blogs, mesmo dentro da áreas de fianças temos nichos dos mais diversos temas:Ações, FII, Cambio , Empreendedorismo, Economia etc.

    Na área pessoal:Temos a questão política e ideológica de cada participante, embora prefira tratar diretamente da questão lógica e matemática para desmascarar pseudos charlatães .

    Infelizmente política e cultura afetam mercado como um todo, mas alguns assuntos espinhosos melhor não opinar , principalmente se estes forem embasadas em 400 página de cálculos comprovando realidade dos fatos que defende.

    Ai tu começa afetar classes dentistas e atrair haters.

    Blogs da real: Tenho muitos artigos sobre manipulação de massa, mídia parasita etc Mas também nem escrevo sobre tais temas para não chocar meu público, embora em minhas pesquisas recorra frequentemente ao embasamento e arcabouço lógica suficientes para refutar qualquer argumentação contraria, prefiro me abster de temas como:Mídia de massa,indução social,meio acadêmico corrupto,diploma é apenas um papel,religião, casamento etc etc. " Ainda mais na plataforma que temos acesso"

    Resumindo: Como havia lhe alertado em outrora se foque em ganhar dinheiro.
    O mundo gira enquanto idiotas continuam hateando sem sair do lugar ,tem gente que não faz nada na vida! Com certeza prontinhos para destruir quem faz algo.. " Militância virtual" de parasitas partidários.
    Mesmo no âmbito de finanças ficaria meio atento sobre alguns temas " Ai fulano vai lá e faz uma merda" te denuncia como aconteceu com blog do pequeno investidor " embora saibamos que o mesmo estava prestando consultoria sem ter certificado adequado.

    Ganhe dinheiro e foda-se todo resto " Igual discutir política, se mostrar uma pilha de cálculos comprovando minhas teses o que isso mudaria? não se trata de ciência e sim de relações humanas " Crença" então assunto já para por aqui.
    Na vida primeiro é necessário aprender a jogar para só depois dar um xeque mate.
    boa sorte em seus investimentos.







    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Resumindo: Como havia lhe alertado em outrora se foque em ganhar dinheiro."

      Onde assino? Concordo plenamente.

      A questão dos 'haters' foi confundir meu blog com outros, eu não quero este tipo de público aqui, e acho que daqui pra frente terei sossego.

      Conheci somente no fechamento o blog do Pequeno Investidor, acredito que o problema foi mesmo esta consultoria. Tem que haver alguma prova.

      Um exemplo: O blog do Tetzner. Neste caso ele poderia ser fechado também.

      Apesar de colocar o texto, realmente pelo crescimento deste humilde blog me preocupa este risco ... Aceito sugestões de como demonstrar as minhas compras sem passar esta imagem de 'analista'. Eu nem venho postando minha carteira por este motivo.

      Valeu meu caro, comentário muito bem escrito como de praxe.

      Abraço

      Excluir
  5. O importante é compartilhar o conhecimento VDC. E crescer sempre. Essas discussões de carro, moto, academia, loira, namorada e etc o pessoal pode ver em outros lugares. Tem mt gente doida cada um com uma teoria doida na cabeça querendo convencer os outros da mesma loucura. Eu quero saber é do dinheiro. Qnd um desses caras me vêm com essas coisas eu pergunto o patrimonio, a carteira e a rentabilidade dele. Quem tem que se ocupar em ganhar dinheiro não tem tempo a perder com discussão de tatuagem, beta, alfa, combo de whiski. Isso ae é pra conversar na calçada com os amigos da rua e não na internet. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Frugal,

      Aqui eu estou que nem você: Eu quero saber é do dinheiro, afinal, foi por isto que eu criei o blog e por isto estou aqui.

      Assino embaixo.

      Defino isto como crescimento pessoal: Chega num ponto que você não fica com estas ideias malucas sobre mulheres, sobre qual carro ter, você foca mais no seu crescimento pessoal e financeiro e escolhe aquilo que é melhor: Quer casar? Casa. Não quer? Fica solteiro. Não tem certo e nem errado como o pessoal gosta de discutir.

      Aqui vamos focar em ganhar dinheiro, e o ranking será assunto de 'gente grande', sem muita baboseira nas análises.

      Um abraço

      Excluir
  6. Estou de acordo VDC. Acabei buscando refúgio na blogosfera de finanças porque não conheço pessoalmente ninguém para discutir e trocar uma ideia sobre finanças.

    Eu trabalho em uma empresa com mais de 300 funcionários e apenas uma pessoa tem um pequeno interesse no assunto e mesmo assim não tenho um nível alto de confiança para compartilhar certas informações.

    Estou bem curioso sobre seus planos para o novo ranking.

    Abs e boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PN,

      Na blogosfera encontrei 'amigos', mesmo que virtuais, para discutir sobre finanças.

      Nas poucas vezes que falei algo sobre com colegas de trabalho e amigos comuns, fiquei com fama de 'esquisito'. Onde já se viu chegar à Independência Financeira sem herança, apenas com trabalho? Poupar? Ah você é pão duro, isto sim.

      Eu tenho também, curiosamente, apenas um amigo que eu revelo meu patrimônio, pois ele é mais velho e se interessa muito por economia, como eu.

      Mês que vem teremos o ranking alternativo, mais sério.

      Abraço

      Excluir
  7. Isso ae VDC. Quem quiser finanças vê o que tem aqui e nos demais. Se gostar de discutir vida pessoal é só procurar quem goste de debater o assunto. Sem choro, sem firula e de preferência com $$$ bem aplicado. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá IJR,

      Separando os públicos, não teremos mais estas brigas e cada um comenta o que quiser.

      Eu fui incluído como 'pregador de real', eu nem sei o que é isto rsrs.

      Vamos focar em finanças e ganhar dinheiro, de forma honesta, que ganhamos mais.

      Um abraço

      Excluir
  8. Show VDC!
    Como você tem experiência, pode sempre escrever um pouquinho sobre construção, o que olhar pra não perder e não ser enganado, e até mesmo umas dicas pra fazermos em nossos lares quando formos construir algo a mais ou reformarmos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FPI,

      Pois é, acabei deixando meio de lado este quesito, base do blog, pois no momento estou tão apertado no trabalho que não venho tendo tempo, e principalmente por estar com estoque de casas, devido a crise ... Prefiro esperar do que entregar as casas a preço de banana, com margem baixa. Esta é a coisa boa de não estar alavancado.

      Vou ver se crio um post específico de construção, estou em falta.

      Um abraço

      Excluir
    2. Ótimo. Quero aprender mais sobre isso, em especial como não tomar os famosos chapéus do povo, e também sobre as coisas que não valem a pena gastar mais numa casa para venda (não em fazer "trambicagem", mas sim em não colocar grana em algo que não trará boa rentabilidade, como piso melhor, essas coisas).

      Talvez consiga fechar com 2 a 4 parentes em casa, cada um financia uma cota-parte e depois pega sua rentabilidade

      Excluir
  9. Olá VdC - acho que voe esta coberto de razao. Dependendo do tema abordado, voce ira atrair um determinado publico. Eu, particularmente, nao tenho nada contra nenhum tema - acho que todos podem e merecem ser discutidos (nao acho que politica, religião e futebol nao se discute...rsrsrs); mas também acho que somente conseguimos discutir detemrinado assunto polemico, se as pessoas do outro lado estiverem dispostas a ouvir a opinião contrária.

    Infelizmente, alguns temas da real atraem pessoas ainda muito jovens, que acreditam que conhecem bastante da vida e que somente uma opinião é correta (no caso, a deles).

    Então eu acho que voce faz bem em tentar selecionar o publico que é amis adequado ao tema que voce vai tratar no blog.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala EP, tudo bem?

      Poxa, li seu último texto e digo: Que aprendizado!

      Estou aprendendo pra caramba com seus textos e com os do colega Economicamente Incorreto, ainda mais nesta fase onde estou próximo do alto escalão, apesar de ainda ser um nível bem abaixo rsrs.

      Eu evito polêmicas, até na vida pessoal. Não perco tempo discutindo futebol (como já o fiz), religião, relacionamento ... Ainda mais aqui no blog, o intuito é outro, é melhorar nas finanças, pois já cometi muitos erros na renda variável e este espaço é muito valioso para o aprendizado e troca de ideias.

      Eu já fui jovem e imagino um pouco, estes jovens são muito ansiosos e impetuosos, até mesmo nas empresas vemos isto.

      Já escrevi alguns posts, e tenderei a me afastar destes temas, justamente para não perder a vertente do blog: Finanças.

      Grato pelo comentário, um abraço

      Excluir
  10. Oi VDC, conheci seu blog através de um comentário no do Pobretão e me interessei bastante, principalmente a parte da construção. O diário de obra que você faz. Gosto muito dessa área e sem nem ter lido todos os posts e comentários já peguei várias dicas pra diminuir custos e tal.

    Não sei se você falou, eu não encontrei, no final das contas as casas saíram por quantos R$ o m²? Só curiosidade mesmo, estou me organizando financeiramente pra construir uns pontos comerciais em um terreno que já tenho e queria ter uma base de quanto vou precisar.

    Parabéns pelo blog e continue as postagens da construção civil, pra mim elas são o grande diferencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá ID,

      Gostei da imagem do seu perfil, fará sucesso rs!

      Quando tentei construir, não achei blogs que passassem um diário de um construtor. Reli todos os meus posts e vi que foi algo bacana, dá uma boa ideia de como é a vida de um construtor e ajuda aqueles que querem entrar na área, como você.

      Eu poderia ter ido mais longe, postando fotos da obra, até minhas, mas por enquanto e por esta falta de segurança na internet tive que omitir, infelizmente.

      Sobre os valores por metro quadrado, digo que um construtor gera entre 20% a 60% do valor construído. Eu fico aí nos 30, 40% estourando ... Tem outros colegas que tem retorno maior, como o Pobre Catarrento, mas ele constroi prédios e apartamentos simples, tem capital bem maior que o meu (que é totalmente imobilizado).

      Teremos alguns posts sobre construção sim.

      Um abraço

      Excluir
  11. O importante é compartilhar o conhecimento VDC.(by Frugal Simple)
    Cara isso é tudo, isso é que é importante, compartilhar conhecimento.
    Já disse isso em outra oportunidade, o conhecimento não tem dono. Dono do conhecimento seria Deus, pois é dele que extraímos todo o conhecimento. Mas deixando a religião de lado, pois isso vai dar o que falar (rsrs), o compartilhamento de experiências e vivências é o que nos faz crescer.
    Parabéns pelo Blog, excelente conteúdo.
    Um dia começo o meu.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rica, tudo bom?

      É isto aí. Aqui somos todos unidos em busca do crescimento profissional e financeiro!

      Você vai gostar de ter um blog, começa a escrever aí que divulgo aqui, você sempre esta presente por aqui, será um prazer.

      Vamos juntos em busca do crescimento e conhecimento compartilhado.

      Um abraço

      Excluir
  12. O problema e que há alguns blogs, felizmente poucos, que se revestiam de blog de finanças mas de finanças falavam muito pouco. o que se via era o ódio sendo destilado das mais variadas formas.
    E quem semeia vento colhe tempestade como diria o outro.
    Finanças e o foco e disto que alguém que se propõe a ter um blog de finanças deve pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bom?

      O papel do Pobretão na blogosfera é inegável: Ele é um mito que colocou muitos jovens nos trilhos em relação à finanças.

      Mas, por abordar temas diversos, realmente finanças ficaram em segundo plano, e com isto nasceram e ainda nascem muitos blogs que são descritos como financeiros, mas que na verdade são diários para tratar de relacionamentos (nada contra).

      Com esta mistura entre os dois mundos, atritos são gerados, e até aqueles que não tomaram lado nenhum (como eu) começam a ficar no meio do fogo cruzado.

      Não há nada melhor que investir em valor, passar conhecimento e aprender, e ao final de cada mês verificar o que deu certo, o que deu errado, e trilhar o caminho rumo à Independência Financeira.

      Um abraço

      Excluir
  13. kkk, mas em tese vc não deveria estar abrindo nenhum blog no ambiente de trabalho, que seja o do Troll ou de outra pessoa, então não é motivo para declinar do convite dele se tiver abrindo de casa, rs.

    sobre as agressões: acostume-se, elas sempre existirão, o ser-humano é agressivo por natureza, erro seu achar que a agressão sempre vem de fora, ela vem de todo lugar, inclusive de dentro de vc e de dentro da sua casa. O mal está em todo lugar, Veja este vídeo...

    https://www.youtube.com/watch?v=5I8_2wsfp8A

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Fala Ábaco / Uó, tudo bom?

      Digamos que nos raros momentos de descanso eu abro os blogs para conferir as notícias. É tipo meu passatempo, a minha ‘Globo .com’.

      Sobre as agressões: Não é atoa que vemos estes casos brutais de agressões em grupo. Em grupo as pessoas se transformam.

      Mas ... Os blogs de finanças permanecerão.

      No pior dos casos, apesar de não ser bom em finanças, poderia me tornar um educador financeiro. Como prego coisas boas, não teria vergonha de ter meu nome revelado.

      Vou assistir lá de casa.

      Um abraço e grato pelo envio do vídeo!

      Excluir
  14. VDC,

    é o negócio é gastar tempo com coisas boas .. que agreguem.. e deixar as outras coisas pra lá ... teu bem mais precioso é o tempo ..esse não dá pra comprar de volta ..

    É importante trocar aqui no blog ..sempre acabamos aprendendo uma coisa aqui .. outra ali ...

    Abs,
    Rodolfo Oshiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo, tudo bem?

      É isto mesmo. Tempo. Precisamos de buscar momentos felizes.

      Já aprendi muita coisa aqui e continuarei aprendendo, e tentarei passar o pouco que sei aos demais também. É uma via de mão dupla.

      No seu próprio blog aprendo muito, o post do resumo ficou show, inclusive devo comentar um dia destes, redirecionando alguns leitores para lá.

      Acompanhe os próximos posts.

      Um abraço e grato pelo comentário

      Excluir
  15. VdC, acho legal você querer focar somente em finanças, pra mim já ficou bem claro pelo teor dos seus posts. Mas, sinceramente, pare de se explicar.
    O blog é seu, você não deve nada a ninguém e não precisa se achar muito vítima de meia dúzia de haters.
    Eles vão continuar existindo, especialmente com o crescimento do seu blog, o destaque chama a atenção e a inveja, infelizmente.

    Mas o lado bom é que seu blog está se tornando cada vez mais relevante, e é com muito orgulho que você pode dizer que é pelo conteúdo, conteúdo de verdade, não por polêmica juvenil.

    No aguardo do ranking e das próximas postagens!

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ryca, tudo bem?

      Depois destas explicações os comentários cessaram ... Certamente que estavam me confundindo com outros dois perfis (sendo um fake com a minha foto).

      Infelizmente, concordo.

      Pelo menos uma coisa boa né Ryca? E eu que pensava que não duraria um mês ... Já se foi 1 ano de blog.

      Vou criar a planilha já para o próximo mês, e faço um comparativo com o mês anterior para quem postou ambos os fechamentos.

      Um abraço

      Excluir
  16. ganhou um seguidor que procura lugares para agregar valor e aprender

    ResponderExcluir
  17. Parabéns por essa atitude. A blogosfera de finanças prima pelo desenvolvimento financeiro e patrimonial do grupo. Esse negócio de ficar discutindo balada, academia...etc deixa para o pessoal da real. abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Beto, tudo bem?

      Pois é, já somos mais pro lado dos 'velhinhos', estes assuntos já não tem a mesma importância para nós, mas os mais novos podem discutir nos blogs voltados aos assuntos do tipo.

      Assim cada um fica no seu habitat e não gera conflitos.

      Um abraço

      Excluir
  18. Bola pra frente. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala caríssimo DH,

      É isto aí.

      Te adicionarei neste ranking alternativo, tudo bem?

      Abraço

      Excluir
  19. Olá, VDC. Antes de mais nada parabéns pelo blog. Graças a suas leituras até penso em construir um segundo imóvel e alugar ou vender. Foram muito proveitosas suas ideias.

    Mas mudando de assunto, caso vc faça um trabalho de arqueologia blogueira, vai ver que a blogosfera engrenou depois que começamos a discutir sobre como aproveitar a vida depois da IF. Isso lá no blog do Viver de Renda. A maioria, uns 80% dos frequentadores do blog concordou com a ideia de que arrumar amantes depois do milhão é o melhor investimento na vida.Rsss

    Daí surgiram, Pobreta, Troll, Mobral, Corey e outros. Uns são fãs de garotas de programas, outro gosta de levar a esposa para boate de swing. Mas a blogosfera engrenou depois de se misturar ganhos financeiros com formas de ter mais mulheres e aproveitar a vida.

    Evidentemente, alguns são fieis às esposas, sem demérito. Mas a blogosfera começou por misturar SEXO E DINHEIRO.

    Abs

    Fã das Gp's.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anon, tudo bom?

      Feliz é aquele que herdou ou comprou antes da fase de boom imobiliário vários lotes e casas mais simples: Aluguel certeiro todo mês.

      O VR é um dos primeiros blogueiros de finanças mesmo, o estudo feito pelo Ábaco Líquido mostrou isto.

      O VR é do tipo que pode dizer "quando cheguei aqui na blogosfera só tinha mato" rsrs.

      De fato, não conhecia a história.

      Até aí, ok, o problema é quando começamos a agredir uns aos outros, por discordar de alguns pontos.

      Na base da amizade, qualquer assunto é válido.

      Um abraço

      Excluir
  20. Seu blog é ótimo. Continue.

    Mas não vejo problemas de falar de academia e viagens, por exemplo. Entramos na bolsa para viver melhor e malhar, viajar são formas de viver bem.

    Para quem é casado e fiel nem precisa falar muito de sexo. MAs outros assuntos não precisam deixar de ser abordados.

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      A Saúde faz parte do plano de IF, então continuarei abordando alguns temas, não tão focados, mas na ótica de um trabalhador e investidor sem tempo, como eu.

      Viajar, a mesma coisa, inclusive agora pretendo aproveitar mais, viajar mais, pois já sou trintão e viajei pouco, sem ser a trabalho.

      A parte de relacionamentos não é muito minha área, aqui não pretendo abordar.

      Logicamente não falaremos exclusivamente de finanças, mas a ideia é manter este tipo de público acompanhando.

      Um abraço

      Excluir
  21. Vdc como Ryca falou, pare de se explicar e, principalmente, fazer "cafuné" em quem não gosta de vc, eles só vão ficar mais putos...o sol nasceu pra todos, cuide do seu, enquanto eles tão preocupado ctg, vc cresce, eles não...
    Conheci a blogsfera de finanças lá no Peq Investidor e to acompanhando desde então, vi muitos sugirem, sumirem, muita coisa boa que ninguém deu atenção, e outros que são enganação recebendi...ex tem um que vc elogiou muito aí que considero um baita Sofista, sim Sofista, tal qual Sócrates combatia, inclusive até encaixa no apelido dele, mas desde que vi isso parei de acompanhar(tempos atrás), se vejo um comentário dele pulo, simples assim, tenho mais que fazer que ficar hateando o cara, ele seja feliz.
    Tb não acho que vc precise eliminar colegas que não se atenham a finanças prioritariamente, vc poderia separar o blogroll, algo que Eu faria no seu lugar, mas o blog é seu.
    Enfim, traga mais conteúdo de construção, agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Unknown, tudo bom?

      É esta a diversidade que temos, não é possível agradar todos mesmo. Somos muito diferentes.

      Penso da mesma forma nesta parte: Se não gosto de alguém, não preciso ir lá brigar, xingar, basta desconsiderar, assim como você faz. Acho que é este o caminho mesmo, imagina se você se irritasse e ficasse brigando sempre, seria ruim.

      Não conseguiria separar (eu acho) o blogroll, ele é único.

      Mas, por exemplo, para evitar entrar em polêmicas, nos tópicos focados em argumentos da 'real', é melhor eu não participar, pois não me interesso por esta parte pra ser sincero.

      Muitas pessoas pedindo mais artigos da construção ... Até na vida real estou desleixado com esta parte, parece que me acostumei com a tranquilidade de receber um salário, aportar, receber renda passiva maior ...

      Mas, voltarei com força total à construção.

      Uma hora venderei uma das casas e volto à ativa, com obra em curso.

      Um abraço

      Excluir
  22. Fala VdC!

    Meu caro, eu entendi completamente a mensagem que você quer passar!

    À principio achei que ia fechar o blog e já fiquei com o estomago embrulhado. Pensei: puxa vida, mais um grande blogueiro que se vai.
    Felizmente não se tratava disso!

    Creio que o Pobreta aglomerava uma enorme quantidade de haters, e quando ele fechou o blog eles acabaram indo para toda a blogosfera.

    Recentemente tenho recebido fortes ameaças. Dizem que derrubaram o Pardal, e que vão derrubar à mim logo logo. Tal como diversos insultos em TODOS os artigos que escrevo. Mesmo assim eu resistirei até o último minuto, sem retirar o direito deles de se expressarem. Acho importante não censurar.

    Eu particularmente concordo com o anon das 11:43. Com certeza o blog é seu e você tem autonomia para fazer o que quiser como desejar, contudo acho que a diversidade da blogosfera é o que completa e fortalece nossa comunidade.

    Valeu VdC,
    Bons ganhos e um grande abraçoo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Burgues,

      Ainda não pensei em fechar, mas desanima ficar sendo xingado direto ... Eu nem falei nada sobre a 'real' para me crucificarem.

      Se não me engano seu blog é aberto, eu bloquearia os comentários para aprovação, isto já reduz 90% dos comentários do tipo, pois o autor sabe que não será publicado.

      O problema não é a diversidade, e sim misturar finanças com blogs de relacionamento, são intuitos totalmente diferentes, e isto acaba gerando atritos desnecessários.

      Mas, vamos manter a luta e a blogosfera ativa.

      Um abraço

      Excluir
  23. Olá, VDC!
    Grato pelas palavras, amigo. Fico sinceramente lisonjeado.

    a) Não vejo nenhum problema em você querer abordar outros temas. Agora, a segmentação é importante para fazer um espaço de internet ganhar mais popularidade. Se isso é importante para você, foque apenas em finanças pessoais.

    b) A maioria dos textos sobre mulheres, relacionamentos, etc, produzidos quase sempre o são para adolescentes ou adultos-adolescentes. Respeite a si próprio e respeite as mulheres com as quais se envolver. Isso já é mais do que suficiente, seja se você for casado e fiel, seja se você for solteiro e quiser sair com 8 ao mesmo tempo.

    No mais, continue escrevendo. É bom. Eu gosto muito, e percebe-se que você também. Não sabemos como tocamos a vida das pessoas. Algumas agradamos, outras não, é a vida.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá grande Soul, é uma honra receber um comentário seu.

      Já era mais do que hora de falar alguma coisa sobre seu blog, eu venho sempre postando e indicando aos leitores conhecer os demais blogs adicionados, pois sou leitor assíduo de todos, incluindo o seu.

      Esta segmentação é importante, justamente para que cada leitor saiba exatamente o que esperar do blog: O que eu quis deixar claro é que não tenho a intenção de aumentar o leque e tratar estes temas mais joviais, digamos assim, e sim um foco mais em finanças mesmo, claro, incluindo assuntos adicionais, mas mantendo sempre a ideia de mostrar o caminho percorrido para se atingir a IF.

      Eu também gosto de escrever Soul, acho que desde quando criança, pois lembro que redação era uma de minhas aulas favoritas (só perdia para educação física rs).

      Um abraço

      Excluir
  24. O que os Haters querem é atenção se você der isso a eles estara fazendo o jogo deles.

    Apenas ingore.

    Veja só teve um post que você fez que comentou sobre mim e o pessoal falou um monte de coisas nada a ver sobre mim, simplesmente ignorei e nao se criou stress e nem o cara se sentiu realizado.

    Teve uma vez que chegaram a me enviar dinheiro pelas doações só pra me chamar de viver de doações kkkk o cara tem que ser muito doido pra chegar num nível assim de gastar dinheiro pra cutucar o outro. O mais legal foi eu agradecendo ele no papo de dividendo como se nada tivesse acontecido, acho que ele deve ter ficado mais puto ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala VdD, tudo bom?

      Isto é meio desanimador, pois, se por exemplo, eu ligo a TV, passeio pelos canais, aquele canal que não me interessa, eu simplesmente passo, não vou enviar e-mail, ligar, e ficar estressado e xingando. Penso que para blogs deve ser igual, devemos ser educados e ler aquilo que gostamos, sem desmerecer o trabalho de quem perde ali alguns minutos, até horas do dia para tentar passar alguma mensagem a quem lê.

      Ri alto desta parte das doações ... É muita maluquice.

      Imagino a situação kkk.

      Acho (e espero) que este seja o último post do tipo ... Acho que a fase de brigas na blogosfera esta passando, cada um terá seu espaço.

      Um abraço

      Excluir
    2. O cara poderia doar 5 milhões de reais e zuar depois.
      Tipo, pow cara te transferi 5 milhões hoje, vc agora é o viver de doação, da minha principalmente. kkkkk te peguei. =P

      Excluir
  25. Oi!! Apesar de eu só ter escrito aqui a primeira vez hoje, venho acompanhando seu blog há um bom tempo, e adoro suas publicaçoes. Para mim, essa mistura entre a vida pessoal e a vida financeira torna as postagens muito mais legais (humanizadas)... nao desanime!! =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola GI,

      Olha, que bacana! Publico feminino tambem na blogosfera. Seja bem vinda.

      A ideia è manter o mesmo formato, pelo menos duas postagens semanais maiores (o famoso textao) e nos outros dias conteudos mais rapidos, assim quem gostar de tomar cafe, almocar e ler nos raros horarios vagos, como eu gosto, sempre tera textos em mao.

      Um abraco

      Excluir
    2. Ola GI,

      Olha, que bacana! Publico feminino tambem na blogosfera. Seja bem vinda.

      A ideia è manter o mesmo formato, pelo menos duas postagens semanais maiores (o famoso textao) e nos outros dias conteudos mais rapidos, assim quem gostar de tomar cafe, almocar e ler nos raros horarios vagos, como eu gosto, sempre tera textos em mao.

      Um abraco

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...