Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Serei Livre Financeiramente! Quero Férias Sem Fim + Plano de Aumento dos Aportes p/ Encurtar o Caminho à IF ...

.
.

Boa tarde Senhores do Milhão. A Luta Continua!

As definições de Independência Financeira foram atualizadas!

Tive excelentes dias de férias, digo aos companheiros de luta que valeu cada centavo gasto, mas como é de praxe na minha vida, foi um passeio muito econômico, e o mais importante: Pago à vista (aproveitar sem dívidas, sem prestações posteriores).

Já estou pensando no próximo passeio que farei nas próximas férias, ainda este ano.

O que tenho a dizer sobre as férias: Voltei muito, mas muito motivado a buscar a Independência Financeira!

Nada justifica viver trabalhando um dia inteiro dentro de um escritório, enquanto podemos aproveitar a piscina durante a manhã e tarde, tomar um suco gelado no calor (ou uma cerveja p/ quem gosta), um café da tarde olhando as montanhas, descer num tobogã e cair dentro d’água, caminhar no meio da natureza, ficar atoa durante todo o dia, sem preocupações, sabendo que você esta vivendo e aproveitando a vida.

Amigos, estou decidido e escrevo este post para que eu sempre o leia quando ficar desanimado ou cansado com meus planos de aumento de renda, pois como sempre ressalto no blog na fase que me encontro, que é a de Acumulação de Patrimônio, nada supera a dobradinha Aporte (em valor) + Tempo.

Como não posso controlar a Rentabilidade que o mercado me proverá, eu focarei em aumento de Aporte.

Para mim estas férias foram como um prêmio, pois, após 10 anos de muita luta, muito trabalho, muita economia, como ressaltei no post anterior agora chegou a fase das pequenas recompensas, que irão aumentando gradativamente até o grande dia onde poderei dizer: “Sou financeiramente independente”.

E acreditem: Isto é possível, já consigo vislumbrar nem que seja uma parte desta chamada Independência Financeira que tanto buscamos.

Fico imensamente feliz de poder compartilhar neste blog estas sensações e desejos, pois de todos os que estão próximos de atingir o milhão ou que já superaram esta marca expressiva, sou aquele que possui os menores aportes, a menor renda mensal p/ investir, e não vou desanimar por isto, pois aos poucos com meus amigos Juros Compostos e Tempo a minha renda de Aportes esta crescendo a passos pequenos, mas constantes, e já há alguns meses eu venho vivendo apenas com os rendimentos dos Dividendos da Sociedade, posso assim dizer, pois esta renda já supera meus gastos mensais, incluindo os gastos fixos e os modestos gastos de lazer e saúde que tenho.

Os aluguéis recebidos nos Fundos Imobiliários, eu considero como Renda Passiva, mas não considero realizar saques p/ usar este valor (somente em alguma situação emergencial), pois preciso continuar alimentando os Juros Compostos com Novo Aporte + Reinvestimento.

Estive num resort conceituado, que já incluía as principais refeições do dia: Café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Isto para mim foi excelente, pois sou uma pessoa que gosta de ter os horários e de fazer estas 4 refeições, excluindo talvez o jantar, que pode ser um lanche mais light.

Agora vamos para a parte prática, o que eu descobri com as férias é o que eu já sabia: Eu quero ser financeiramente livre, para poder viajar desta forma quando eu quiser, de um dia para o outro, sem preocupação com os custos, e com horários.

A minha parte Poupadora ainda me dominou algumas vezes, como no esquecimento do meu chinelo (fiquei com muita raiva de ter que pagar R$ 32,90 para comprar um chinelo Havaiana no hotel), e principalmente em algo que me deixa extremamente nervoso, mas que faz parte de hotéis: Não tem água próximo aos quartos, o que nos obriga a consumir garrafas de água ao custo de R$ 3,50 (neste hotel estava até barato).

O que meu espírito Poupador fez: Eu até levaria umas garrafas de casa, para economizar um ou dois dias, mas não o fiz.

No hotel, consumi 2 garrafas de água mineral (eu e minha esposa), e por duas vezes enchi as mesmas na academia do hotel, quando fui a noite. Faz parte #SomosPoupadores.

.
.

A continuidade da estratégia foi: Onde eu via um bebedouro, eu consumia água, mesmo sem sede.

A parte boa, já pensando na IF foi: Nem olhei o preço de refrigerantes, sucos e água mineral, que na hora do almoço / jantar eram quase que obrigatórios, diante de uma variedade tão grande de comidas e excelentes sobremesas.

Como havia estas 4 refeições, eu fiquei durante toda a estadia sem saber o que era fome, então nas idas às piscinas (externa / interna aquecida), não tomei nenhuma outra bebida (cerveja, refrigerante, drinks), e aproveitei bastante.

Mais uma excelente notícia:

O resort contava com muitas piscinas, e eu não sabia nadar, mas usando macarrões de piscina (sim, eu usei sem vergonha alguma, mesmo sendo velho) eu simulava os movimentos de natação, e minha esposa me ajudou um pouco com o básico da natação. Eu sou muito medroso com água, uma vez entrei numa piscina que dava pé e escorreguei e passei um susto, pois não conseguia equilibrar e ficar em pé, e agarrei desesperadamente meu colega, que me ajudou. Foi uma cena muito cômica, até hoje rimos disto. Felizmente havia poucas pessoas na piscina e no clube naquele dia.

Na última viagem que fiz (da lua-de-mel) eu pratiquei bastante a natação usando os macarrões, mas nunca entrava na piscina sozinho, realmente o medo da água tomava conta de mim.

Só que neste hotel não havia mais que 3 macarrões de piscina, e eu vendo a possibilidade de ir à piscina e não ter macarrão decidi confiar na minha esposa (que nada muito bem, por sinal), e pedi a ela pra ficar perto, pois eu iria tentar nadar sem o macarrão, da mesma forma que eu fazia usando ele ...

A surpresa foi: Apesar de nadar todo desengonçado, eu consegui nadar poucos metros, e perdi totalmente o medo de não conseguir ficar de pé na piscina, pois mergulhar já não era um problema, aprendi a boiar e a subir facilmente, usando as mãos e os pés ... Agora já não tenho medo da ficar na piscina.

Amigos, até de costas eu consegui nadar, gravei até vídeos para mostrar aos meus familiares.

E depois que peguei esta confiança, me arrisquei no tobogã, que era bem alto, e este foi um dos dias mais felizes da minha vida!

Devo ter escorregado umas 30 vezes, sem brincadeira, igual um menino, descia, e subia correndo para descer novamente.

É como se eu estivesse aproveitando muita coisa que eu não pude aproveitar na minha infância, e isto é muito bom.

O resort estava vazio, só havia eu e minha esposa na piscina externa, melhor época para viajar.

É um orgulho para mim saber que a viagem toda, com tudo do bom e do melhor, teve um custo baixo (para as minhas condições atuais), ou seja, não alterou nada no meu portfólio e paguei ela somente com uma das Rendas Passivas que recebo mensalmente.

O mais legal disto tudo é saber que ‘Aprender a Nadar’ era uma das minhas Metas Pessoais de 2016, e a realizei naturalmente, ou seja, numa piscina que dê pé, ou seja, abaixo de 1,60 eu já não morrerei afogado (sempre preocupe e mitigue riscos contra a sua vida).

Pretendo melhorar ainda mais esta parte da natação, mas falarei no tópico Saúde mais abaixo.

Voltando à parte financeira, que rege este blog:

Eu preciso atingir a Independência Financeira. Ponto.

Há três maneiras para que eu faça isto, no meu entendimento atual:

1)      Continuar trabalhando na empresa onde estou, aportando e vivendo de forma simples, como já venho fazendo. Tempo para a IF: 10 anos.
2)      Continuar trabalhando na empresa onde estou, aportando e vivendo de forma simples, aumentando as receitas mensais para aumentar proporcionalmente o Aporte. Tempo para a IF: 6 anos.
3)      Buscar um novo emprego que pague mais, pela experiência e currículo que tenho, vivendo de forma simples e aumentando as receitas mensais para aumentar proporcionalmente o Aporte. Tempo para a IF: 4 anos.

Não realizei cálculos, apenas ‘chutei’ alguns números, mas dá para ter uma noção de que, se eu buscar aumentar o meu Aporte, o tempo necessário para atingimento da Independência Financeira será menor.

Como sou moderado, provavelmente o cenário escolhido será o número 2: Renda Digital.

Esta na cara, é o óbvio, mas eu estou procrastinando e sendo um ‘mi mi mi’ chorão, pois parei de criar, pois ‘já faço demais’.

Senhor Viver de Construção, vá se F*&%&%%$%¨#¨!!!

.
.

É isto mesmo, desculpem pela frase, mas eu me tornei um ‘mi mi mi’ na Renda Digital, pois desisti, estou sendo fraco, parei de fazer aquilo que mais eleva os meus rendimentos, simplesmente por preguiça, procrastinação, para dar mais atenção aos blogs e ficar lendo bobeiras na internet (e algumas vezes estudando outro idioma e treinando o inglês, isto pelo menos é válido).

Ou seja, agora é ‘faca na caveira’, ‘sangue nos olhos’, o ‘bicho vai pegar’, ‘ou vai ou racha’.

Vou voltar a ser eu mesmo, testando mídias, ferramentas, programando sistemas, automatizando rotinas, ou seja, usando todo meu conhecimento digital para gerar dinheiro para mim.

Quem sabe, eu não consigo monetizar algumas ideias, inclusive com este humilde blog?

Tenho algumas ideias que envolvem o blog, tenho outras separadas só para mim, mas o importante é: Estou cheio de ideias e testarei uma a uma, mas, desta vez, farei um planejamento completo, definindo os riscos e criando os planos de mitigação, serei mais inteligente que meus concorrentes, farei algo novo, diferenciado ...

Serei frio, planejarei cada passo, plano B, investirei em testes, comprarei o que eu precisar, e vou montar meu império digital, ou pelo menos voltar a ganhar mais dinheiro por dia do que ganho no meu próprio trabalho, mas de forma escalável e principalmente mais certa, pois varia muito e enfrento muitos obstáculos, e quero estar preparado para todos eles.

Eu serei este cara aqui fazendo planos ...



Para que não assistiu, totalmente recomendo assistir a série Prison Break, e conhecer o personagem Michael Scofield, um gênio da estratégia, do planejamento, pelo menos na ficção, e que serve de inspiração para meus planejamentos.

Como o post já ficou muito extenso, deixarei dois assuntos que queria comentar para o próximo post (algo como “Lute por si mesmo, Defenda seus Direitos, Não deixe ninguém lhe abater”).

Rápida Atualização:

Fundos Imobiliários:

Entendam este conceito (eu estou começando a entender) e apliquem a sua vida de investimentos (não somente em Fundos Imobiliários):

Da máxima do meu investimento (o que saiu do meu bolso) ao que valorizou as cotas dos FIIs + Aluguéis, eu cheguei a R$ 17.000,00 de lucro, ou seja, um percentual de 17% pelos cálculos que fiz.

Ontem, este valor máximo de lucro havia caído para R$ 15.000,00, ou seja, em termos de Valorização das Cotas + Aluguéis houve um recuo onde minha rentabilidade caiu de 17% p/ 15% positivas.

Neste mês, até a próxima semana, eu receberei de aluguéis estimados R$ 1.188,00, o que com os Reinvestimentos elevará este percentual de lucro de 15% para 16% ...

Estão entendendo que porr*&¨% é esta? SÃO OS JUROS COMPOSTOS  + TEMPO. Eles são muito foda! São a maior força do universo, como disse Einstein!

Se eu que sempre fui um péssimo investidor em Renda Variável posso dizer que saí de um prejuízo de quase 20% para um lucro de 15%, amigos, vocês também podem! Acreditem em mim!

Acreditem também em vocês, na força do Aporte, na força do Tempo e esqueça a Rentabilidade. Acima foi apenas um exemplo, para mostrar que eu não me preocupo mais com a negociação diária, neste momento mesmo que posto, as cotas dos meus FIIs estão em negociação na bolsa, e eu não estou nem aí, pois o que importa é o longo prazo, então não faz sentido ficar acompanhando cotações no Home Broker.

.
.

Próximo Aporte: Irei de MXRF (Maxi Renda), pois irei aumentar posição até 5K neste FII. Na fila estão SDIL, BPFI, NSLU, AEFI, e surgiu novo candidato, que nem citarei pois já preciso comprar muitos FIIs. Somente após fechar minhas compras pensarei em novos FIIs.

Mês a mês, na divulgação dos resultados dos FIIs, eu acesso um a um e vejo quanto será distribuído no mês corrente:

Surpresas Positivas: BRCR (ainda aguardarei mais distribuições para voltar a comprar BRCR, que apresentou resultado muito bom, de R$ 0,85 por cota, mas, precisamos entender se isto é rendimento real ou se é rendimento + queima da gordura da amortização).  Os fundos de fundos também surpreenderam positivamente com excelentes rendimentos: BPFF e BCFF. Posteriormente pretendo comprar mais cotas destes fundos de fundos.

Surpresas Negativas: EURO e FEXC. Desocupação no EURO e o FEXC nem olhei o motivo, mas veio menor o valor dos aluguéis comparados aos rendimentos do mês anterior. Absolutamente normal isto ocorrer. Segue o jogo.

Percentual da rentabilidade da minha carteira esta em 1,09%, devido à papelada que incluí para contrabalancear tijolos. Como sempre digo, apenas informativo, na fase que estou o que importa é o Aporte.

No geral, no mês anterior eu havia reclamado da redução de pequenos valores em cada FII do meu portfólio, neste mês 85% dos FIIs tiveram pequenos ajustes para cima, o que contribuiu para uma renda passiva esperada de R$ 1.188,00 nos FIIs ... Rumo aos R$ 1.500,00 e após rumo aos R$ 2.000,00! Vem comigo Juros Compostos! E não deixem os FIIs serem taxados, pelo menos não este ano!

Saúde:

Eu estou indo até bem, mas estes dias no resort eu comi muito, pois a variedade era alta e havia muita coisa gostosa, mas, tentei maneirar, ou seja, equilibrar as coisas. (Colega Rato Investidor, segui suas dicas, sai da dieta e comi bastante!).

Na academia, realmente estou gostando de ir, e já começo a ver pequenos resultados.

Profissional de TI, em geral, fica com os ombros mais caídos (posição de trabalho, preciso melhorar), e já notei diferenças na postura, com os exercícios passados.

Preciso definir uma melhor alimentação, cortar biscoitos recheados e outras guloseimas, ao final das férias na próxima semana pensarei em algo, ou irei a uma nutricionista mesmo.

Voltarei ao futebol ... Que se danem os custos, eu quero viver agora que cheguei aos 30 anos, e além da academia continuarei a jogar futebol (duas vezes por semana) e pretendo incluir natação também. A meta é fazer exercícios todos os dias.

Estou confiante de manter estas atividades pois acredito firmemente que aumentarei minhas receitas com os ganhos da Renda Digital, e estes cobrirão este pequeno aumento de custos fixos.

Em breve farei exames de sangue, urina e fezes, para ver se esta tudo dentro da normalidade.

Também nas próximas semanas, após a extração do dente siso, terei que fazer uma outra pequena cirurgia no dentista, para fins estéticos, e isto me consumirá uns R$ 350,00.

O próximo passo será um clareamento dentário, isto se o dentista não indicar que eu use aparelho nos dentes de 12 a 18 meses ... Já usei, foi péssimo, vou pensar muito, mas, estou aberto a procedimentos que melhorem a minha saúde e beleza, mesmo sendo casado é preciso manter o corpo em dia.

O controle da saúde passará a ser mais rígido daqui para frente.

Bom, acho que no geral contei tudo, mais um texto gigante como sempre, mas é isto aí! Atualização feita.

Um grande abraço e excelente final de semana!

.
.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

31 comentários:

  1. VDC, umas férias sempre caem bem.

    Quanto a possibilidade que você mencionou de mudar de empresa faço um comparativo: rotatividade na alocação dos seus ativos na maiorias da vezes não é algo bom, mas se determinado investimento não te agrada mais ou se a perspectiva não é boa uma alteração pode ser positiva. Em suma, se aquele cargo que você almejava não vier de uma empresa concorrente é bastante provável que permanecer onde está seja mais favorável, empresa nova você teria que passar por todo este período de provação que você passa ou já passou, sem falar que a sua demissão seria muito mais barata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guilherme, tudo bom?

      Concordo plenamente, ainda mais em uma fase de crise no mercado.

      Na minha própria empresa, eu poderia me mover dentro do próprio setor para gerenciar projetos de outras áreas, mas, penso que entraria numa área dentro do setor, pessoas aguardando promoção, 2 a 3 anos para começar a mostrar trabalho e ter o nome reconhecido ... Prefiro não mudar dentro da empresa, e me manter bem onde estou.

      Sobre a mudança de empresa mesmo, isto que você falou pesa muito: Uma demissão mais barata e mais simples, afinal, eu seria recurso novo.

      Apesar de ter empresas que poderiam pagar mais pelo meu 'passe', acredito que seguirei minha estratégia moderada, mantendo meu trabalho em dia, projetos no cronograma e custo, como de praxe, e em paralelo tentarei aumentar a renda nos projetos digitais.

      Passar por todo o período de provação, como você disse, é bastante desanimador, mesmo p/ quem gosta e trabalha muito como eu, o fato de ir para o final da fila desanima.

      Abraço e obrigado pelas dicas muito boas!

      Excluir
  2. VDC, "texto gigante como sempre", rs

    Mas deu pra ler. Parabéns pelas férias e pela mudança de atitude com respeito a novos gastos.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI,

      Agora faço parte dos "trintão", tenho que aproveitar um pouquinho mais a vida, chegou a hora.

      O texto gigante já virou marca do blog, mas acredito que um dia ainda irei postar um texto menor rsrs.

      Fase nova: Continuo com aportes, mas me darei algumas recompensas, pois já percorri muito chão, sei que falta muito, mas acredito que estou no caminho certo.

      Abraço

      Excluir
  3. Muito bacana o relato.
    Também curto demais viajar. Esses resorts são tudo de bom. Já fiquei em Resort em Maragogi, Itacaré, Florianópolis, Natal e Araxá. Curti demais. Muita diversão e comida. Sou casado e tenho um filho e uma filha. Isso nunca foi empecilho para um vida próspera.
    Independência financeira é algo excelente, que todos deveriam buscar. Já tenho uma semi. Mas preciso aumentar o bolo ainda por uns 5 a 6 anos. Ainda assim, não sei se terei coragem de largar tudo após esse período de acumulação. Tenho receio de parar de trabalhar, acontecer uma merda bem grande no país (o que não é difíci) e eu ter que voltar para o mercado (o que seria horrível).
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo,

      Eu gostei demais da experiência num resort, pretendo repetir mais vezes.

      A família nunca é um empecilho à IF, como muitos dizem. Eu pretendo ter meus herdeiros daqui uns 3, 4 anos, planejados, mas, se vierem antes não ficarei triste, pelo contrário, estarei ainda mais motivado a trabalhar para chegar a IF e ter tempo de curtir a vida e a família.

      Eu estou atualmente num bom patamar (posso citar uma semi-if como você disse), onde consigo juntar muito dinheiro do salário, e a renda passiva que vem aumentando aos poucos já cobre meus gastos fixos com sobra.

      Mas, se eu saio do emprego, minha renda passiva ainda é pequena, por mais que dê para eu me manter e sobre, eu não quero ficar no aperto, vai que surge algum gasto excepcional, ou eu não receba parte das receitas ...

      Vendendo os dois imóveis que tenho parados, se eu aplicasse todo o valor em Renda Fixa, minha renda subiria mais de R$ 4.000,00 mês, e pretendo analisar bem esta possibilidade, pois o mercado de imóveis no momento esta ruim.

      Eu acho que dificilmente ficaria atoa de tudo, em casa, assistindo TV. Veja bem: Se eu tivesse uma renda hoje, fixa, de R$ 10.000,00 mês acima da inflação, eu poderia arriscar algum negócio, onde estes R$ 10.000,00 pudessem pagar, caso não gerasse lucro.

      Um sonho que tenho em mente: Imagine que você tenha uma loja, com bons funcionários, e possa gerenciar de longe, através de um sistema online, câmeras para ver a abertura da loja, todo expediente e fechamento, e que somente de vez em quando você fosse lá pessoalmente.

      Isto seria fantástico, e é um sonho possível de se realizar.


      Um outro sonho meu, com a melhora no ramo de construção, é fazer a mesma coisa (e eu já faço isto) na construção de casas, onde eu compro todos os materiais e controlo tudo com telefone, whatsapp e um notebook para as transações bancárias, e preciso ir a obra no máximo 1 vez a cada 15 dias, tendo alguém de confiança tomando conta pra mim.

      Dificilmente eu ficaria sem fazer nada, mas preciso ter esta renda que me garanta a liberdade que tanto quero.

      Abraço.

      Excluir
  4. Prison Break é um máximo. Nossa eu curti essa série em 2006 e foi top.
    Bom junho pra vc.
    S&P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP!

      Eu havia assistido a série, até o início da quarta temporada.

      Comecei a rever tudo novamente pelo Netflix, falta apenas o capítulo final, o que dá até tristeza, mas valeu demais, a série é uma das melhores mesmo.

      Desejo muito sucesso neste mês p/ você também SP, grande abraço!

      Excluir
    2. Lembrando que a série vai continuar eim galera! Esperem mais escapadas sinistras!!

      Excluir
  5. Olá VdC

    Te adicionei lá na minha lista de blogs, sucesso na sua caminhada rumo a IF e foco nos aportes :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdD,

      Obrigado amigo.

      Já li e acompanhei algum de seus artigos, excelentes por sinal, mas comentei em poucos.

      Pretendo comentar mais vezes.

      Te adicionei aqui também, parabéns pelo trabalho feito no blog.

      Grande abraço

      Excluir
  6. Pode postar seu email aqui? Depois vc apaga. Quero te mandar um material legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola HM,

      Ainda nao criei um @ p/ o blog.

      Em breve criarei e disponibilizarei aqui, te alerto.

      Obrigado.

      Abraco

      Excluir
  7. Quero fazer um Check up este ano e voltar a me exercitar diariamente também . Muito bom você ter está meta, desestressa muito.
    Tambem tenho medo de parar de trabalhar, mas acho que com 1kk de patrimônio estarei bem diversificado, aí eu decido.
    Seu salário liquido é impressionante. Acho que gastar uns 500 ou 1000 em diversão e melhoramento pessoal não vão ferir seus planos e vão lhe dar uma boa qualidade de vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola CF,

      Fazer este check up anualmente e muito importante, e agora na casa dos 30 precisarei me cuidar ainda mais.

      Sobre o salario, faltam mais duas prestacoes chatas no cartao de credito de 1K que eu pago o porcelanato da obra, ai sobrara mais dinheiro, uma parte ira sim para a diversao / lazer / saude, excelente dica.

      Aos poucos vou melhorando minha vida, e continuarei aportando sempre.

      Abraco

      Excluir
  8. Isso aí meu caro VDC, notei que seu ânimo voltou com a corda toda. Parabéns. Fez mais que certo, viajar, se divertir e experimentar coisas novas fazem parte de nossas jornadas. Cai dentro da renda digital, ela ainda vai te dar bastante alegria. Vai que surge uma startup da blogosfera de finanças. Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola RI,

      Sim, baterias recarregadas e pronto para a batalha.

      Ainda estou em ritmo de ferias, mas semana que vem voltarei firme e atacarei forte a renda digital, chega de procrastinar.

      Quem sabe, seria uma boa mesmo.

      Abraco

      Excluir
  9. Rapaz, Curtir de vez em quando assim faz super bem!
    Fiz um cruzeiro em 2013 e outro em 2014... viver como um rei por uns dias, sendo pago pelos juros haha;

    Comi demaisss, mas como sou magrinho, isso pra mim não afeta em nada hehehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola PJ,

      Vale a pena fazer cruzeiro? Nunca fiz, mas parece que deve ser bem agradavel.

      Nao balanca muito o navio?

      Ferias e ser tratado como um rei e muito bom, pena que nao conto com o mesmo poder de nao engordar ... Mas comi muito do mesmo jeito kkk.

      Abraco

      Excluir
  10. Texto gigante nada, com uma leitura dinâmica dá pra compreender tudo bem rápido!
    Para que tanta pressa pra IF? Dá ter uma vida agradável com a IF em 10, 15 ou 20 anos. Eu mesmo com a IF irei trabalhar até uns 70 acho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá R1!

      Sou naturalmente uma pessoa ansiosa ... Ficar de férias é bom demais!

      Não sei se ficaria atoa após a IF, acho que me sentiria sem utilidade, mas, até lá terei muito tempo para pensar nisto, pois falta muito chão.

      Trabalhar até os 70? Ah não, até uns 50 no máximo, a não ser que seja algo seu, prazeroso.

      Abraço

      Excluir
  11. Hahahaha VDC, a parte da água eu sempre me revolto em qualquer lugar! Sabe o que faço em alguns hotéis, principalmente no exterior? Vou ao mercado e compro coisas pra tomar café e lanchar, quando isto não é oferecido de graça e compro garrafas de água de 1 litro a 1 real as vezes, isto não é ser pão duro, é saber dar valor ao dinheiro, ja fiquei em hotel que cobrava 7 reais por uma garrafa de 350 ml.
    Quanto à IF, a minha está planejada e não tenho como mudar, tenho que trabalhar mais 12 anos independente de quanto tenha investido, por isso não me desespero e estou sempre viajando.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola BPM,

      Pois e, ja fiquei em hotel 5 estrelas pela empresa onde as garrafas d'agua eram importadas e valiam mais que 8 reais, em 250 ml apenas!

      Eu vou a academia do hotel e bebo agua tranquilo.

      Eu quero encurtar a IF meu caro, e estou neste momento trabalhando no meu novo teste virtual.

      Espero que de dinheiro.

      Abraco

      Excluir
  12. Rapaz, não adianta só aportar e não viver a vida. É preciso ter algum lazer, alguma satisfação por ter economizado tanto.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anonimo.

      Esta e a ideia, e estou comecando esta fase.

      Estou gostando muito, mas, o aporte em primeiro lugar rsrs

      Abraco

      Excluir
  13. E o que vc acha das pessoas que só aportam e nunca saem do casulo(cidade)?

    Quantos dias foram e quanto gastou no total?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já fui este cara, juntava, juntava e quase não saía, nunca havia viajado sem ser a trabalho, mas no fundo vejo que valeu a pena, pois a minha condição atual de poder ser demitido e saber que a renda passiva paga as contas é muito recompensadora, mesmo sabendo que ainda falta um longo caminho para dizer que sou livre financeiramente.

      Da viagem em si foram 4 dias, gastos abaixo de R$ 2.000,00, sendo que minha esposa pagou R$ 700,00 (eu nem esperava uma ajuda e ela me surpreendeu).

      Este gasto inclui gasolina (gastou bem pouco), o famoso ISS na saída do hotel, hospedagem com tudo incluído (exceto bebidas) e as bebidas.

      Eu cheguei aos 30, precisava começar a me divertir, pois, se eu morresse antes da viagem, acharia que minha vida foi uma droga com pouca diversão, agora posso incluir esta diversão da viagem na minha lista, principalmente porque esqueci da questão financeira.

      A viagem que fiz de lua de mel foi boa, mas, poderia ter sido melhor, pois eu fiquei regrando as coisas. Exemplo: Jantar caro, escolhi um 'menos caro' para não gastar tanto, sendo que era uma ocasião especial.

      Então agora estou na fase de começar a curtir um pouco, pois, em teoria o que eu juntava antes sem gastar nada é menos do que o que já junto naturalmente gastando com diversão.

      O importante é manter a máquina de aportes sempre ligada.

      Abraço

      Excluir
  14. Boas Viver de construção,

    Legal seu relato das férias. Viajar é tudo de bom. Eu gosto muito apesar de ser pobre.

    Aprender a nadar e perder o medo d'agua é sensacional. Engraçado que eu tbm quando desci pela primeira vez um toboga de água...nossa. Não parava mais.

    Tenho 30 anos já, mas ao contrario de vc não tenho um patrimônio grande e nem possibilidade de aportar mais que Mil reais por mês. Mesmo assim não estou aportando.

    Estou aprendendo muito lendo seu blog e dos outros colegas!

    Sucesso nos investimentos :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu.

      Não pode desanimar IM, só não vai perder tudo nestes trades de opções.

      Abraço

      Excluir
  15. Hahaha, mais um idiota que comprou o cursinho do BP...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta enganado ... Eu nao perderia dinheiro com estes cursos do hotmart. Eu ganho dinheiro com MEUS projetos.

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...