Viver de Construção

Blog sobre Investimentos e Tranquilidade Financeira ...

domingo, 5 de março de 2017

O que Fazer Para Ser Melhor a Cada Dia?




Boa noite Senhores do Milhão. A Luta Continua!

Eu sempre falo sobre mim neste blog, mas hoje eu quero fazer algo diferente: Eu quero que você seja o protagonista desta postagem, contando para a gente o que você esta fazendo para ser melhor a cada dia!

Isto mesmo! Você, caro leitor.

Eu sei o que eu estou fazendo para ser melhor, em todos os aspectos na minha vida.

Por exemplo, estou pensando neste exato momento sobre o tema, o que me faz melhorar neste aspecto, fazendo esta reflexão antes de postar mais este texto.

Finalizando a postagem, irei adiantar algumas coisas de meu Trabalho, afinal, eu quero ser o melhor, e para ser o melhor você tem que fazer aquilo que os outros não fazem.

Você tem que analisar a sua vida, te desafiar, planejar, agir, controlar.


Eu quero saber a sua história.

Faça esta reflexão antes de comentar: O que você esta fazendo para ser melhor?

Você esta trabalhando bem? Esta usando a minha dica de ‘Atuar como um Gerente’, mesmo sendo um analista?

Esta buscando ter PAZ na sua vida?

Na esfera financeira, o que tem feito?

Na esfera familiar, como andam os relacionamentos?

Amigos, tem cultivado a amizade?


Amanha será um dia muito importante para mim, pois terei uma reunião para ter uma análise sobre a minha carreira e os resultados de meu ano anterior e deste início de ano.

Preocupação?

Medo?


Receio de demissão?

Não ... Vocês sabem que eu tenho meu ‘Plano B’, e que o meu ‘Plano A’ tem dado super certo: Eu trabalho para ser o melhor.

Não entenda isto como desmerecer os demais colaboradores (concorrentes), eu trabalho para ser melhor que eu mesmo. É isto que você tem que colocar na cabeça para começar a agir melhor.

As melhores histórias farão parte de uma postagem específica!

O QUE VOCÊ ESTA FAZENDO PARA SER MELHOR A CADA DIA?

Um abraço e até a próxima postagem!


Ps.: Amigos, tenho gostado muito de ver o bate papo rolando nos comentários. Sintam-se a vontade para comentar os tópicos uns dos outros, eu faço sempre o possível para responder a todos, se eu passar algum batido, me pergunte de novo, pois são muitos comentários e eu foco mais nos posts mais recentes.

VDC – VIVER DE CONSTRUÇÃO

29 comentários:

  1. Oi, VDC.
    Eu uso mensalmente uma ferramenta chamada "roda da vida". É um círculo que vem com todas as áreas da sua vida e você pontua. É legal ver a variação dela com o passar do tempo e as melhorias. Em dezembro de 2016 minha área financeira era nota 1, hoje eu me dou uma nota bem melhor. Isso é usado em coach, a propósito, essa sua reunião é coach?

    Eu deveria pra esse ano melhorar meus cuidados com exercícios, estou sedentária lamentavelmente. Já uma área que não abro mão em momento algum é estudo. Estou terminando uma pós, estudando espanhol e lendo sobre investimentos e economia e sempre estou com um livro (e-book) na mão. Acho importante manter a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacqueline,

      Interessante, não conhecia. Vou pesquisar mais sobre, parece muito interessante.

      Minha reunião não é coach, é empresarial de avaliação de resultados (que incluem a postura como profissional e resultados obtidos).

      Muito legal sua ideia dos estudos, mas, tente conciliar com exercícios físicos, é bastante importante.

      Adicionei academia e natação na minha vida e tem sido excelente.

      Um abraço

      Excluir
  2. Acho que estou bem focado agora em investir com qualidade pra poder colher os frutos no futuro. Sempre gostei de pensar a longo prazo, pq temo ter uma aposentadoria sem conforto; portanto, é importante pra mim economizar hoje pra que possa ter uma vida boa, fazendo o que gosto.

    No trabalho, é constante a minha preocupação pela superação. Cada dia é um desafio pra eu me superar do dia anterior. Leituras sempre me ajudam muito de todas as formas.

    A vida amorosa é sempre meio conturbada, mas não há muito o que fazer pq tem sido difícil achar pessoas que buscam o mesmo objetivo de vida. Então, prefiro estar sozinho mesmo (do que mal acompanhado).

    Então é isso... é sempre manter o foco pra poder alcançar os objetivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EP,

      Acredito que o fato tempo tenha bastante influência, e temos que planejar as coisas para o futuro (imediatismo não ajuda nestas melhorias, concordo contigo).

      Legal, você pensa como eu neste caso, eu sempre tento ser melhor que eu mesmo, isto faz com que nossa performance no trabalho seja sempre alta, nos destacando.

      Sobre a parte amorosa, concordo: Antes só do que mal acompanhado.

      Bacana sua estratégia!

      Um abraço

      Excluir
  3. Tenho acompanhado a blogsfera, desde semana passada "redescobri" ela, estou gostando bastante, e até criei um, já fazia alguns meses que a vontade de escrever me rondava rsrs.
    Leio livros também, escuto podcasts, gosto bastante de aprender.
    Estou estudando sobre finanças e investimentos, e a blogsfera tem ajudado, o que mais me impressionou foi a forma como as pessoas se ajudam aqui, formou uma comunidade, realmente um nível que no meu círculo de convivência eu não tenho!
    Seu blog está na minha lista, aprecio a forma como escreve!
    Esta semana vou entregar currículos, e tenho fé que vou conseguir um trampo legal, para voltar a ter renda, já que meu comércio que abri não deu lucro até o momento, desde o começo do ano as vendas despencaram geral, o pessoal sumiu kkkkk
    boa sorte pra nós essa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola VL1,

      Bacana, importante não ficar ‘parado’, estagnado na vida. Eu leio poucos livros, deveria ler mais, vou tentar melhorar isto na vida.

      Não dá pra falar abertamente sobre dinheiro com amigos fora da blogosfera, aqui é a forma e o local que encontramos para trocar ideias e crescermos juntos. Eu aprendo muito aqui.

      Abrir comércio agora é mais complicado, as pessoas tem evitado comprar as coisas, todos com medo de demissões.

      Sucesso com o currículo, se Deus quiser vai encontrar uma boa proposta!

      Abraço

      Excluir
  4. Roda da Vida como citado em outro comentário, é excelente. Hoje estava ouvindo o Lair Ribeiro falando sobre dar-se notas em diversos aspectos da vida e em todos me dei nota 6. Liguei a luz vermelha, tenho muito o que melhorar pois realmente acredito que "sucesso" vem quando várias áreas estão sendo trabalhadas e para elas atribuímos realisticamente uma nota alta.

    Recomendo um vídeo fantástico do Bastter chamado: "nada vai melhorar, a não ser você mesmo!".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atingir boas notas em todos os quesitos é que é o X da questão.
      Muitas vezes a pessoa foca no trabalho e por isso não dá a devida atenção a vida pessoal ou a saúde.
      Muitos falam em priorizar sua vida, saúde, relacionamentos, ter mais tempo pra família ou viagens ou lazer de modo geral, mas são poucos os que tem coragem de fazer uma mudança radical em suas vidas nesse sentido.
      Muitos são os que trabalham por trabalhar, já não tem motivação para o trabalho além do salário que recebem (geralmente baixo), mas quando alguém se propõe a chutar o pau da barraca e mudar de emprego, mudar de cidade ou de comportamento o que vemos é que a reação de outras pessoas é se perguntat o porquê daquilo ou se você enlouqueceu, está com algum problema ou algo do tipo.
      Minhas notas também não são boas em todos os quesitos, sei que preciso evoluir em algumas coisas, mas no fim das contas quase todo mundo precisa.

      Excluir
    2. Olá CF, Anon,

      Interessante esta abordagem também de dar notas. Resta saber quais seriam os requisitos a serem avaliados.

      Gosto dos vídeos do Bastter, assistia mais, voltarei a ver alguns.

      Anon,

      Interessante, é realmente difícil conseguir boas notas em todos os sentidos, mas não devemos focar inteiramente num requisito, tem que saber levar os demais. Por exemplo, tenho foco no trabalho, mas consigo me divertir e arrumo tempo para cuidar da saúde.

      Pra fazer isto tive que abdicar de TV e outras perdas de tempo que eu tinha na vida.

      Abraço

      Excluir
  5. Para ser melhor a cada dia seria interessante escrever o próprio destino num diário. No dia, acontecerão futuras ações e decisões. Selecione tipo 3 ações/decisões prováveis que vc faria em determinada situação que irá acontecer no dia e as escreva no caderno. (Pode ser uma ou duas)

    Ao final do dia veja se alguma ação programada foi cumprida, caso nenhuma foi escolhida, anote a ação inesperada ocorrida no dia. Ao final da semana faça o % de ações/decisões programadas e o % de ações/decisões inesperadas. Lembrando que acontecimentos inesperados no dia requerem ações inesperadas.

    Os números não mentem, dessa forma vc pode saber se consegue "controlar seu destino" com as decisões programadas ou se sabe lidar com pontos fora dessa curva, que são as decisões inesperadas! Chamadas nesse exemplo de "universo alternativo ou paralelo" pois ele não estava programado, "não existia". Assim sempre existe á possibilidade de rever os motivos das decisões, melhorando os caminhos a cada dia. Sabendo lidar com o que está programado e com o que é inédito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra consideração importante: Ao final da semana você descobre se teve mais "Universo Programado" ou mais "Universo Alternativo/Paralelo.

      Excluir
    2. Fala LM,

      Concordo: Você só pode medir aquilo que registra. Um diário é uma boa opção, posso dizer que meu blog é um diário.

      Gostei da sua ideia, bem pertinente, valeria fazer um teste.

      Outra coisa que é bom usar: Matriz de priorização. È algo simples e funcional.

      Abraço



      Excluir
  6. Fiz um mini Planejamento Estratégico para minha vida. Defini meus pontos fortes e fracos, no trabalho e nos relacionamentos analisei meus "concorrentes, fornecedores e clientes". É impressionante o quanto você percebe que precisa melhorar quando olha para dentro de si mesmo. Para mim a autocrítica é a pior de todas pois é a que mais dói. Infelizmente as pessoas dificilmente fazem o seu trabalho pensando como gerente, mesmo sendo analista. Se fosse assim criaria-se uma corrente onde o nosso colega de trabalho nos acrescentaria alguma coisa e a empresa teria melhores resultados melhorando a vida de todos.
    Como isso é um sonho impossível, eu tento fazer o meu melhor com as ferramentas que eu tenho e quem sabe assim melhorar pelo menos a minha vida, sendo uma pessoa melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PA,

      Legal demais, gostei da ideia.

      Esta auto-avaliação é de fato muito importante. precisamos saber exatamente nossos pontos fortes para valoriza-los e fracos para melhorá-los.

      Achei uma excelente dica.

      Abraço

      Excluir
  7. Eu tento estudar mais a cada dia. Línguas, tecnologias, finanças. etc.

    E Sempre acho que tá pouco kkkkkkkkkkk

    A propósito, VdC, ainda tem espaço no Blogroll?

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala MP,

      Ta certo! Não pode desanimar, e tem que estar fazendo coisas pra melhorar sempre!

      Vou te adicionar sim, adiciona meu novo blog lá tambem hehe.

      Abraço

      Excluir
    2. MP,

      Algum problema. Nem pelo celular e nem pelo computador consegui te adicionar, clico, nada ocorre. Pode cobrar nos proximos posts, me lembra, que vou tentar corrigir o problema.

      Abraço

      Excluir
  8. VDC,

    É meu caro ... é um reflexão que tenho as vezes ... mesmo no nosso país com níveis bons de desemprego, ainda tem gente que trabalha com uma puta má vontade... não sei exatamente o pq disso ... eu sempre tentei fazer melhor.. e muita gente dá suas desculpas tipo .. mas eu ganho pouco .. mas não ganho pra isso ... é cara. .e vc continuar trabalhando assim .. vai ganhar pouco pro resto da vida ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Rodolfo,

      Nossa, ate desanimo ouvindo este povo do mimimi. Cheio de gente precisando de trabalhar, e agora ta dificil, pois muita gente boa e qualificada esta buscando vagas com menor salário, ou seja, ficou desempregado, será mais dificil a recolocação.

      Vai ganhar pouco pra sempre mesmo.

      Abraço

      Excluir
  9. Rapaz, eu faço isso que você fala, por isso gosto do seu blog. Sempre aparecem boas postagens.


    Estou estudando cada vez mais para passar num concurso top. Acordo às 5h da manhã todos os dias. Esse estudo ajuda até meus investimentos. Na Contabilidade, vejo que 80% da blogosfera não sabe nada, são leigos preguiçosos que falam bobagens, não sabem a diferença entre Receita e Lucro. O pior é que os dois mais burrinhos da blogosfera são empresários... Como um indivíduo monta um negócio e não sabe o mínimo ??

    Ao estudar Contabilidade e Direito Tributário torno-me capaz de passar em concurso bom e capaz de filtrar asneiras ditas pelo povão e pela classe média iludida.

    Rumo aos 9704 exercícios de Contabilidade Geral do Tecconcursos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, muitos se dizem "investidores", mas não sabem escolher um fii, muito menos uma ação. Parece piada.

      Excluir
    2. Pelo menos eles estão ganhando dinheiro. E você, que ainda é um mero concurseiro? Desde desse tamanquinho da Sandy ai, amigo! Você tem muito o que aprender, inclusive o fato de que teoria não vale nada quando não refletida na prática.

      Excluir
    3. E ai galera,

      A Blogosfera financeira ficou um pouco misturada. Temos blogs que nem falam de finanças e são parte da blogosfera, eu sei lá o que é que acontece viu.

      Anon do concurso, legal, foco total no seu objetivo, mas cada um tem seu destino. Eu fui pra privada e empreendo com obras, colegas empreendem totalmente, outros focam em concursos.

      Temos que buscar aquilo que é melhor pra nos, se você acha que é concurso, bora estudar.

      Abraço

      Excluir
  10. Fala VdC,
    Sempre acompanho seu blog, nem sempre comento é verdade.

    Essa ideia de melhoria vem na minha mente via uma filosofia japonesa (Kaizen) que basicamente diz: "Hoje melhor do que ontem, amanhã melhor do que hoje!". E assim vou vivendo na direção de uma vida no "estado da arte".
    --

    Modelo que uso para fazer aquela boa e velha autoavaliação:

    (1) Vale a pena continuar vivo? Se sim, porque?
    (2) Financeiro
    (3) Físico
    (4) Sexual
    (5) Novas Experiências
    (6) Intelectual

    Faço o overview desses fatores que julgo essenciais e preparo as melhorias/mudanças/adaptações para me tornar uma pessoa melhor.

    Falow,
    Pardal Investidor

    P.s.: Sucesso no seu projeto Porta dos Investimentos. Já pensou VdC fazer algo na linha audiovisual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Pardal,

      Você esta meio sumido mesmo, vou passar la no seu blog!

      eu penso em começar, mas tipo, acho que se eu fizer algo será meia boca, ai venho postergando. Demorará um pouco a criar coisa boa, mas penso em videos sim, tipo o viver de dividendos.

      Achei interessante sua análise, vale a pena fazer isto pelo menos 2 vezes ao ano.

      Abraço

      Excluir
  11. VdC,

    Post interessante; cria uma interação bacana com os leitores.

    Só o fato de pensar em desenvolvimento pessoal já é uma vitória em terras onde isso não é levado a sério, quando não visto vergonhosamente - é vergonha fazer o "certo"? vergonha melhorar?.

    Nessa toada procuro melhorar em alguns pontos mais perceptíveis e que me ajudarão a ter independência - financeira, física e outros tipos de independência. Para atingir tal objetivo, faço o que vários colegas da blogosfera fazem, como educação financeira, gestão de carreira, busca por conhecimentos, cuidar da saúde e etc.

    Mas, e esse é o ponto mais subjetivo, tento entender ou apreciar algumas coisas essenciais à felicidade que não estão no plano direto - no caso, não dependem tanto de ações concretas, como estudar, alimentar-se ou treinar. Algumas dessas coisas são: apreciar mais o tempo, valorar cada vez mais as coisas importantes, cuidar para ser gentil na medida do possível e tentar ser um exemplo para mim mesmo - e posteriormente para um futuro filho(a).

    A questão da apreciação do tempo é interessante. Muitas vezes queremos tempo, mas quando o temos ele se passa tão rápido e é tão não marcante que nós acabamos por nos esquecer de o que fizemos nele, no futuro. É por isso que nossa infância tende a ser recheada de boas memórias, pois nós a valorizávamos com muitas coisas que nós julgávamos ótimas. É por isso que não adianta ter uma independência financeira se não apreciarmos o tempo advindo dela. Eu costumo observar o tempo, as mudanças climáticas no dia a dia, é um exercício interessante para saber o quanto de momentos diferentes há em um único dia; e esse exercício é interessante não apenas para ver as variações, mas para observar, no futuro, quantas coisas ocorreram... Tem momentos que me pego pensando em algo que julgo ter ocorrido no mês passado, tamanha as ocorrências de fatos durante os dias, depois percebo que aquele algo não foi há tanto tempo assim... O que quero dizer é que quando preenchemos nosso tempo com tantas coisas que nos fazem sentido, logo tenderemos "a prolongar" esse tempo, pois nossa memória acerca da nossa própria vida será maior.

    Enfim, sigamos na luta!


    Abraço!



    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anderson,

      Poxa vida, que análise sensacional.

      Me recuso a adicional qualquer coisa, penso como você neste ponto, sem palavras.

      Abraço e sucesso! TMJ

      Excluir
  12. Olá VDC,

    Eu estou estudando sobre várias coisas, e tentando ser mais otimista. Trabalhando para atingir as metas pretendidas.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CI,

      Boa coisa: Otimismo.

      Desde que mudei pra uma pessoa otimista, melhorei muito.

      E tentar atingir as metas, nos faz melhorar de vida.

      Abraço

      Excluir

Olá caro leitor! Responderei brevemente! Algumas vezes não recebo a notificação de novos comentários em postagens anteriores a 5 dias, caso não veja seu comentário, me avise pela postagem mais recente, tá bom? Um abraço e obrigado! Viver de Construção

Anúncio Google:

Pesquisar no Blog ...

Postagens Populares ...